Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nomes de espécies sem sentido

3 participantes

Ir para baixo

Nomes de espécies sem sentido Empty Nomes de espécies sem sentido

Mensagem por PNicolau Qui Jan 17, 2019 2:57 am

Com os novos avistamentos de Anser cygnoides num parque no Barreiro... Decidi ir olhar para a espécie.

E depois pensei... Porque raio se chama ganso-africano quando ele só existe na Ásia??? Quanto muito ganso-chinês, mas este nome para mim devia ser ou erradicado da lista de nomes portugueses (já que só existe nome para a forma doméstica), ou pelo menos alterado para ganso-chinês.

Aproveito para referir que esta espécie nunca deverá ser reportada como não sendo forma doméstica. O fenótipo selvagem é significativamente diferente e será raro mesmo em colecções.

Tenho a certeza que haverá outros nomes semelhantes, por isso tornei o título do tópico genérico.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Nomes de espécies sem sentido Empty Re: Nomes de espécies sem sentido

Mensagem por pedro121 Qui Jan 17, 2019 2:59 am

PNicolau escreveu:Com os novos avistamentos de Anser cygnoides num parque no Barreiro... Decidi ir olhar para a espécie.

E depois pensei... Porque raio se chama ganso-africano quando ele só existe na Ásia??? Quanto muito ganso-chinês, mas este nome para mim devia ser ou erradicado da lista de nomes portugueses (já que só existe nome para a forma doméstica), ou pelo menos alterado para ganso-chinês.

Aproveito para referir que esta espécie nunca deverá ser reportada como não sendo forma doméstica. O fenótipo selvagem é significativamente diferente e será raro mesmo em colecções.

Tenho a certeza que haverá outros nomes semelhantes, por isso tornei o título do tópico genérico.

O problema para mim é ser possível reportar a espécie como não domestica em áreas onde são todos domésticos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Nomes de espécies sem sentido Empty Re: Nomes de espécies sem sentido

Mensagem por PNicolau Qui Jan 17, 2019 3:24 am

Essa é outra questão mas muito difícil de controlar nos moldes actuais do eBird. Se calhar para evitar romarias para verem o ganso irei disponibilizar a alternativa (domestic type) no filtro.....
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Nomes de espécies sem sentido Empty Re: Nomes de espécies sem sentido

Mensagem por Luis Reino Qui Jan 17, 2019 9:55 am

Sim em Fão anda um faz já uns anos...

Luis Reino

Número de Mensagens : 164
Idade : 53
Local : Fão, Esposende
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.lanius.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Nomes de espécies sem sentido Empty Re: Nomes de espécies sem sentido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos