Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird

4 participantes

Ir para baixo

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird Empty Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird

Mensagem por pecardoso Sáb Fev 23, 2019 3:30 pm

Recentemente recolhi todos os dados disponíveis no eBird para Portugal Continental desde 2000 através da opção de Download parametrizado. Contava encontrar no arquivo todos os registos associados também ao Atlas de 2008 mas infelizmente não está lá nada. Dos cerca de 3 milhões de registos há 84.654 associados ao novo atlas. Tanto quanto pude verificar a cobertura deste atlas é significativamente mais fraca que a do anterior. Aos experts pergunto: isto é mesmo assim ou haverá dados que não estão no eBird?

Outro aspeto que fica evidente pela observação dos dados disponibilizados no portal é a falha de cobertura que não parece nada razoável. Embora não tenha encontrado evidência escrita disso, pergunto se alguém saberá se há omissão de dados ou truncagem de coordenadas nos dados que o eBird disponibiliza para PT?

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird 3W0gyHd

[Tentei inserir uma imagem mas não a vejo associada ao meu post]

pecardoso

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/12/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird Empty Re: Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird

Mensagem por pedro121 Seg Fev 25, 2019 1:54 pm

A propósito da cobertura sugiro a leitura deste tópico: https://aves.forumeiros.com/t19100-atlas-das-aves-nidificantes
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird Empty Re: Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Fev 25, 2019 3:50 pm

pecardoso escreveu:Contava encontrar no arquivo todos os registos associados também ao Atlas de 2008 mas infelizmente não está lá nada.

De facto os dados do segundo atlas não foram carregados no ebird. Eu inseri as visitas que efectuei no âmbito desse projecto, mas como visitas normais.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird Empty Re: Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird

Mensagem por pecardoso Seg Mar 11, 2019 8:05 am

Obrigado Pedro pelo link com informação adicional sobre o Atlas

Deixo aqui uma comparação dos dados do EBIRD e GBIF. Nos mapas contabilizei o número de espécies por UTM10x10 associadas ao Novo Atlas [Atlas] e Todos os restantes [Outro] e ainda a informação disponível no GBIF. Gostava de perceber o porque das falhas nos dados do Ebird (Atlas e Outros).

Estaria a espera de ter recebido o conjunto de todos os dados recolhidos em Portugal desde 2000 mas não foi isso que aconteceu pois a pesquisa a partir da plataforma online sobre os dados para o mesmo período difere bastante na cobertura espacial.

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird Esp_ut11

pecardoso

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/12/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird Empty Re: Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird

Mensagem por pedro121 Seg Mar 11, 2019 8:16 am

É natural que haja buracos, mesmo porque em 2000 ninguém usava o eBird em Portugal, os dados existentes para esse período foram carregados posteriormente, provavelmente usando protocolo históricos e muitos certamente foram carregados como listas não completas.

Não sei como foram recolhidos os dados brutos, mas é preciso cuidado porque o eBird não considera os dados das listas não completas como validos para alguns outputs, só mesmo para presença/ausência.

Agora o mapa dos outros, os registos são de listas em que as espécies tenham códigos de reprodução certo? Mas eu tenho quase a certeza de que pelo menos para Bragança tenho listas com códigos de reprodução, e não aparece nada.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird Empty Re: Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird

Mensagem por pedrocardia Qua Set 25, 2019 4:43 am

Olá,

Estou com dificuldade em conseguir corresponder o mapa do Atlas em curso com a cobertura actual.
Qual foi a data de corte para os dados que servem de base a este mapa ?

PEdro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird Empty Re: Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird

Mensagem por pecardoso Qui Set 26, 2019 5:31 am

Olá Pedro,
Considerei todos os dados existentes no EBIRD. Para o GBIF teria que ir verificar. Que cobertura obtiveste? Podes partilhar?

pecardoso

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 24/12/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird Empty Re: Dados do Atlas das Aves Nidificantes no eBird

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos