Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lanius meridionalis (digital)

3 participantes

Ir para baixo

Lanius meridionalis (digital) Empty Lanius meridionalis (digital)

Mensagem por Paulo Alves Sex Abr 02, 2010 6:41 am

Olá!
Esta é a minha primeira tentativa de desenhar em digital Lanius meridionalis (digital) Fresse não está bem como gostaria, mas ainda estou a aprender Lanius meridionalis (digital) Icon_study

Lanius meridionalis (digital) Lanius13

Abraço!
Paulo Alves
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Lanius meridionalis (digital) Empty Re: Lanius meridionalis (digital)

Mensagem por João T. Tavares Sex Abr 02, 2010 7:54 pm

Olá Paulo. É fixe ver que há cada vez mais gente a experimentar esta técnica.
Gosto do ensaio, especialmente do realismo do brilho no olho e acho que dá perfeitamente para ver que é uma ilustração tua. O teu traço está lá.

Aqui vão um par de dicas avulsas para quem está a experimentar ilustração digital. Falaram-me nisso há pouco e é por isso que me lembrei de introduzir aqui esta informação.

Após criar os contornos, pode começar-se com a cor base com um "pincel" (brush) bem largo, mesmo a encher tudo. Depois com um pincel muito largo (dependendo do tamanho original do desenho, pode ser 100, 300 ou mais pixeis) e de limites pouco definidos, pode-se trabalhar as sombras com recurso às ferramentas burn tool e dodge tool (assumindo que usas photoshop). Pode tornar tudo muito mais simples do que trabalhar as cores uma de cada vez, principalmente em gradientes de cor suaves, em superfícies mais ou menos lisas.

Um exemplo (desculpem não serem exemplos com aves, e repetidos ainda por cima, mas é o que tenho à mão):
Lanius meridionalis (digital) KELP_composiçao%20copy_small
Aqui utilizei muito essa técnica.

Uma boa ideia é no final da ilustração, criar uma textura que dê ao desenho um aspecto mais "analógico", como se tivesse sido feito em papel. Há várias formas de conseguir isso.
Uma que o Pedro Fernandes me sugeriu foi: digitalizar uma folha de papel aguarela ou parecido, colar na ilustração como uma layer sobre o desenho, e multiplicar as layers (nas propriedades da layer que está por cima, escolher "multiply" em vez de "normal")
Eu pessoalmente uso por vezes no menu effects, a ferramenta add noise. Para além de parecer mais cru, quebra as linhas e homogeneiza a textura do desenho.

Eis um exemplo do grão, num ensaio que deixei a meio:
Lanius meridionalis (digital) Genetta_genetta_2

Cada vez mais me apercebo que não exagerar na saturação das cores também dá realismo ao desenho.

Abraço!!
João T. Tavares
João T. Tavares

Número de Mensagens : 70
Local : Faro
Data de inscrição : 28/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Lanius meridionalis (digital) Empty Re: Lanius meridionalis (digital)

Mensagem por VozdoBerço Sáb Abr 03, 2010 4:28 am

Muito fixe, parabéns! É das minhas aves preferidas. Para primeira tentativa está um espectáculo Smile
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Lanius meridionalis (digital) Empty Re: Lanius meridionalis (digital)

Mensagem por Paulo Alves Sáb Abr 03, 2010 7:17 am

Muito obrigado joão e Voz do Berço.

Boas dicas João.

Estou a experimentar uma drawing tablet de um amigo. Achei engraçado e resolvi tentar. No princípio achei estar a "trair" as técnicas tradicionais, mas isso é conservadorismo a mais .. Lanius meridionalis (digital) Icon_lol

O programa que usei foi o Corel Painter IX. Ainda não experimentei com o Photoshop, mas assim que adquirir uma tablet ( Lanius meridionalis (digital) Icon_razz ) vou ver disso.

Abraço!
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Lanius meridionalis (digital) Empty Re: Lanius meridionalis (digital)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos