Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas para o meu BY

+6
Rui Figueiredo
Samuel Patinha
PNicolau
Gonçalo Elias
pedro121
Pedro Maia
10 participantes

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Qua Nov 27, 2019 12:35 pm

Há pouco a Estrelinha-de-cabeça-listada na Estação Agronómica de Oeiras.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Dom Dez 08, 2019 8:17 am

199 e 200 Very Happy

Dicas para o meu BY - Página 7 BY-Tarambola-Dourada-1
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Dom Dez 08, 2019 8:47 am

fixe
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jan 06, 2020 5:37 am

Já comecei o BY 2020, os objectivos para este ano são chegar às 215 espécies e às 20 novas em Portugal, se conseguir o primeiro consigo o segundo porque no ano passado, em que parei nas 200, houve um número ainda apreciável de espécies que só vi uma vez e algumas dessas é mais que provável que não consiga ver este ano.

Neste momento já tenho 2 novas, o Tordo-comum e a Cotovia-arbórea, entre outras espero conseguir as que procurei mais sem conseguir no ano passado, como o Esmerilhão, o Cortiçol e o Alcaravão, entre outras.

Outros objectivos são tirar melhores fotos (comprei uma Nikon P900 que me vai permitir fotografar aves mais longe) e melhorar na identificação, bem preciso depois do fiasco do Esmerilhão do outro dia:oops: .
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 06, 2020 5:41 am

Uma dúvida: 215 é o objectivo de espécies vistas este ano ou fotografadas este ano?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jan 06, 2020 6:00 am

Fotografadas e identificáveis pela foto, são as "regras" do jogo.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por PNicolau Seg Jan 06, 2020 6:02 am

Eu punha 230-250 pelo menos de objectivo, para ser mais desafiante. E continua a ser fácil-fazível, especialmente tendo o ano todo pela frente, e se fores a Montalegre na Primavera sacas muitas novas e é um sítio espetacular.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jan 06, 2020 6:40 am

Eu punha em 250. Neste momento ainda há uma serie de raridades fazíveis. Zarro-de-colar na estacada, Mergulhão+mobelhas+maçarico na lagoa de Obidos, Gansos raros na Ponta da Erva. Rabilongo naquele sitio em Almada?? E escassas, como cruza bico em Lisboa.

Para as 250 tens que mudar a táctica e focares-te mais nas espécies raras. e ires fotografar o individuo que aparece no sitio tal.



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jan 06, 2020 6:41 am

PNicolau escreveu:Eu punha 230-250 pelo menos de objectivo, para ser mais desafiante. E continua a ser fácil-fazível, especialmente tendo o ano todo pela frente, e se fores a Montalegre na Primavera sacas muitas novas e é um sítio espetacular.

Montalegre talvez seja mais seguro no inicio de verão, tipo Junho.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 06, 2020 7:00 am

Pedro Maia escreveu:Fotografadas e identificáveis pela foto, são as "regras" do jogo.

Muito bem. Para conseguires esse total, faz sentido considerares vir pelo menos uma vez ao Algarve, arranjas aqui uma série de espécies que não são fáceis de fotografar no resto do país.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jan 06, 2020 7:22 am

PNicolau escreveu:Eu punha 230-250 pelo menos de objectivo, para ser mais desafiante. E continua a ser fácil-fazível, especialmente tendo o ano todo pela frente, e se fores a Montalegre na Primavera sacas muitas novas e é um sítio espetacular.

Se conseguir esses números tanto melhor, quanto à facilidade tudo é relativo, vocês são todos prós nisto e eu só comecei há menos de um ano.

Montalegre é longe que se farta, acho que é uma das poucas zonas do continente onde nunca estive, o que até pode ser um bom pretexto para dar lá um salto.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jan 06, 2020 7:26 am

pedro121 escreveu:Eu punha em 250. Neste momento ainda há uma serie de raridades fazíveis. Zarro-de-colar na estacada, Mergulhão+mobelhas+maçarico na lagoa de Obidos, Gansos raros na Ponta da Erva. Rabilongo naquele sitio em Almada?? E escassas, como cruza bico em Lisboa.

Para as 250 tens que mudar a táctica e focares-te mais nas espécies raras. e ires fotografar o individuo que aparece no sitio tal.

Vou fazer um pouco disso sobretudo agora no início do ano mas não só, o factor "passeio" continua a ser importante.

Estive na Lagoa Pequena no sábado mas não sabia do Zarro-de-colar, já vi no grupo do facebook, tirei fotos dos negrinhas mas agora tenho que as conferir todas porque nunca se sabe se o outro não aparece nalguma por acaso, o cruza-bico vou procurá-lo 6ª feira ou no fim de semana..

Quando vieres cá abaixo ou quando achares que é boa altura para eu ir à tua zona diz-me.


Última edição por Pedro Maia em Seg Jan 06, 2020 7:30 am, editado 1 vez(es)
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jan 06, 2020 7:29 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pedro Maia escreveu:Fotografadas e identificáveis pela foto, são as "regras" do jogo.

Muito bem. Para conseguires esse total, faz sentido considerares vir pelo menos uma vez ao Algarve, arranjas aqui uma série de espécies que não são fáceis de fotografar no resto do país.

Todos os anos passo a última semana de Agosto em Cabanas e este ano é provável que sejam as duas últimas semanas.

Já agora, alguma vez que subas ao Alentejo num fim de semana avisa, pode ser que possa ir lá ter contigo, se não te importares, claro.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 06, 2020 7:34 am

Pedro Maia escreveu:Todos os anos passo a última semana de Agosto em Cabanas e este ano é provável que sejam as duas últimas semanas.

Segunda metade de Agosto é excelente nessa zona para apanhar aves em migração, especialmente limícolas, algumas gaivotas e passeriformes insectívoros.

Mais perto da data posso dar-te umas indicações mais precisas, em função daquilo que precisares.

Pedro Maia escreveu:Já agora, alguma vez que subas ao Alentejo num fim de semana avisa, pode ser que possa ir lá ter contigo, se não te importares, claro.

Qual zona? É que o Alentejo é grande Very Happy

Eu vou ao Alentejo uma ou duas vezes por mês (mas sobretudo distrito de Beja, que é o que fica mais perto daqui).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jan 06, 2020 7:58 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pedro Maia escreveu:
Pedro Maia escreveu:Já agora, alguma vez que subas ao Alentejo num fim de semana avisa, pode ser que possa ir lá ter contigo, se não te importares, claro.

Qual zona? É que o Alentejo é grande  Very Happy

Eu vou ao Alentejo uma ou duas vezes por mês (mas sobretudo distrito de Beja, que é o que fica mais perto daqui).


Quanto mais perto de Lisboa melhor, mas não é fundamental, o mais importante é conseguir o alcaravão e o cortiçol Wink  .
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por PNicolau Seg Jan 06, 2020 8:20 am

Pedro Maia escreveu:
PNicolau escreveu:Eu punha 230-250 pelo menos de objectivo, para ser mais desafiante. E continua a ser fácil-fazível, especialmente tendo o ano todo pela frente, e se fores a Montalegre na Primavera sacas muitas novas e é um sítio espetacular.

Se conseguir esses números tanto melhor, quanto à facilidade tudo é relativo, vocês são todos prós nisto e eu só comecei há menos de um ano.

Montalegre é longe que se farta, acho que é uma das poucas zonas do continente onde nunca estive, o que até pode ser um bom pretexto para dar lá um salto.
Pelo contrário, acho que 250 é um objectivo ambicioso mas completamente fazível, para alguém no teu nível que tem alguns recursos, motivação e está disposto a aprender. 210 vai ser muito fácil mesmo, vais ver. Especialmente com ajuda de observadores locais, é peanuts. Portanto podes ter sempre um segundo objectivo. 300 para cima é mais difícil, mas 250 é o último patamar fácil sem grandes esforços. Eu fiz 301 fotografadas em 2014 sem grandes maluquices, sem noturnas praticamente. Mas fiz o país todo e andava a ver raridades. Passados 6 anos o panorama mudou muito. O Pedro Moreira viu 310+ em 2019, mesmo trabalhando a tempo inteiro e falhando 30+ espécies possíveis. Portanto, 250 em 2020, 300 em 2021... E depois atiras-te ao recorde nacional Smile

Montalegre é ideal para levar a família no início de Junho. É um sítio muito bonito com aves incríveis. Depois voltas por Carrazeda de Ansiães que é outro sítio espetacular. Claro que precisas de uns 3-4 dias para isto. Quando calha o 10 de Junho?

Mas só agora no Inverno fazes mais de 150. No Estuário do Tejo só num bom dia passas as 100, o que deverá ser tipo 80 fotografadas.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 06, 2020 8:24 am

Pedro Maia escreveu:Quanto mais perto de Lisboa melhor, mas não é fundamental, o mais importante é conseguir o alcaravão e o cortiçol Wink  .

Alcaravão tem uma distribuição vasta no Alentejo, mas pela minha experiência é consideravelmente mais fácil de fotografar no Algarve.

Cortiçol encontras no Baixo Alentejo, sendo especialmente comum no concelho de Mértola, embora ocorra noutros concelhos também. A propósito, vou a Mértola no dia 12, domingo, e vou andar por lá desde o nascer do dia até ao princípio da tarde, se te interessar diz qualquer coisa e combinamos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jan 06, 2020 8:41 am

PNicolau escreveu:
Pelo contrário, acho que 250 é um objectivo ambicioso mas completamente fazível, para alguém no teu nível que tem alguns recursos, motivação e está disposto a aprender. 210 vai ser muito fácil mesmo, vais ver. Especialmente com ajuda de observadores locais, é peanuts. Portanto podes ter sempre um segundo objectivo. 300 para cima é mais difícil, mas 250 é o último patamar fácil sem grandes esforços. Eu fiz 301 fotografadas em 2014 sem grandes maluquices, sem noturnas praticamente. Mas fiz o país todo e andava a ver raridades. Passados 6 anos o panorama mudou muito. O Pedro Moreira viu 310+ em 2019, mesmo trabalhando a tempo inteiro e falhando 30+ espécies possíveis. Portanto, 250 em 2020, 300 em 2021... E depois atiras-te ao recorde nacional Smile

Montalegre é ideal para levar a família no início de Junho. É um sítio muito bonito com aves incríveis. Depois voltas por Carrazeda de Ansiães que é outro sítio espetacular. Claro que precisas de uns 3-4 dias para isto. Quando calha o 10 de Junho?

Mas só agora no Inverno fazes mais de 150. No Estuário do Tejo só num bom dia passas as 100, o que deverá ser tipo 80 fotografadas.

Record nacional, não fazes a coisa por menos Very Happy .

Vamos ver como é que correm as coisas, os objectivos vão-se actualizando se for caso disso, e com ajuda de quem sabe claro que é tudo mais fácil.

O 10 de Junho é uma 4ª feira, a meio da semana não me serve, e de qualquer forma não posso planear nada com tanta antecedência.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jan 06, 2020 8:41 am

PNicolau escreveu: Especialmente com ajuda de observadores locais, é peanuts. Portanto podes ter sempre um segundo objectivo. .

Exacto, os observadores locais são muito importantes, ter uma boa rede de contactos é fundamental para as 300, mas para as 250, ter meia dúzia de contactos deve bastar.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Rui Figueiredo Seg Jan 06, 2020 8:56 am

Pedro Maia escreveu:
O 10 de Junho é uma 4ª feira, a meio da semana não me serve, e de qualquer forma não posso planear nada com tanta antecedência.

Mas o feriado do Corpo de Deus é dia 11 de junho quinta feira Wink

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jan 06, 2020 9:02 am

Rui Figueiredo escreveu:
Pedro Maia escreveu:
O 10 de Junho é uma 4ª feira, a meio da semana não me serve, e de qualquer forma não posso planear nada com tanta antecedência.

Mas o feriado do Corpo de Deus é dia 11 de junho quinta feira Wink

Ui!! 10, 11 e posso meter o 12 por conta dos anos, épá vou fazer a festa.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por pedro121 Seg Jan 06, 2020 9:03 am

Pedro Maia escreveu:

Quando vieres cá abaixo ou quando achares que é boa altura para eu ir à tua zona diz-me.

Agora não é má, para as invernantes.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jan 06, 2020 9:19 am

Rui Figueiredo escreveu:
Pedro Maia escreveu:
O 10 de Junho é uma 4ª feira, a meio da semana não me serve, e de qualquer forma não posso planear nada com tanta antecedência.

Mas o feriado do Corpo de Deus é dia 11 de junho quinta feira Wink

Não pensei nesse, mas de qualquer maneira é muito cedo para pensar em ir a qualquer lado nessas datas.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Pedro Maia Seg Jan 06, 2020 9:21 am

pedro121 escreveu:
Pedro Maia escreveu:

Quando vieres cá abaixo ou quando achares que é boa altura para eu ir à tua zona diz-me.

Agora não é má, para as invernantes.

Se não puder ir ao Alentejo no domingo pode ser que possa ir aí no sábado, se estiveres por aí logo vemos.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por patriciaeluis Seg Jan 06, 2020 11:01 am

É claro que há quem fique sempre cá por baixo nas lista anuais, 227 é o nosso máximo ("Patrícia e Luís") somos menos dedicados é claro.


patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para o meu BY - Página 7 Empty Re: Dicas para o meu BY

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos