Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

5 participantes

Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Qua Jul 31, 2019 7:27 am

Ouvi duas aves a fazerem o call, mas só vi uma. As fotos são as possíveis, o bicho não parava quieto e escondido. Fiz vídeo com o call e gravei áudio também.
Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Dscn7212
Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Dscn7214
Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Dscn7213
Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Dscn7215

vídeo   https://youtu.be/mfa0gVXfwy0

áudio: https://vocaroo.com/i/s0nyW4u61Lgz

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por pedro121 Qua Jul 31, 2019 2:09 pm

as fotos parecem ok, mas os sons deixo para os outros
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por João Tomás Qua Jul 31, 2019 6:14 pm

Eu nunca escutei uma ao vivo mas diria que o canto e o call também são ok para opaca.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Qui Ago 01, 2019 1:29 am

Obrigado a ambos

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por PNicolau Qui Ago 01, 2019 11:32 am

Eu não consigo ouvir nem chamamento nem canto da espécie. Alguém me consegue indicar onde acham que se ouve?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Qui Ago 01, 2019 12:58 pm

PNicolau escreveu:Eu não consigo ouvir nem chamamento nem canto da espécie. Alguém me consegue indicar onde acham que se ouve?

tanto no vídeo como no áudio gravei o que penso ser o call, não gravei canto.

no vídeo a partir dos 4/5s após o barulho de zoom da máquina

no áudio está lá baixinho mas de forma maais continua a partir dos 7/8s

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por PNicolau Qui Ago 01, 2019 3:09 pm

Isso não é Sylvia atricapilla porquê?
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por João Tomás Qui Ago 01, 2019 4:05 pm

PNicolau escreveu:Eu não consigo ouvir nem chamamento nem canto da espécie. Alguém me consegue indicar onde acham que se ouve?

O canto não está lá. Eu disse canto mas apenas me queria referir ao chamamento.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por João Tomás Qui Ago 01, 2019 4:08 pm

PNicolau escreveu:Isso não é Sylvia atricapilla porquê?

Embora a gravação tenha vários sons à mistura o call não me parece de atricapilla. Mas ok, pela gravação não identificaria como opaca.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Sex Ago 02, 2019 2:45 am

PNicolau escreveu:Isso não é Sylvia atricapilla porquê?
Quando cheguei ao local usei o call do ebird, inclusivé tenho uma gravação onde usei o call do ebird por descuido. As duas aves reagiram e estavam talvez a 8/9m de mim. Também fui verificar no xeno e existem calls idênticos. Mais logo posso postar que agora não consigo.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por PNicolau Sex Ago 02, 2019 2:57 am

Mas Márcio, de forma geral, as felosas respondem a tudo. É um erro chamar uma espécie e assumir que é só essa espécie que vem. Aliás até podem vir espécies que nada têm a ver com o grupo, por exemplo chapins.

Isto para dizer que teres aves a responder não significa nada, ainda para mais em espécies que fazem "tek tek".

Eu não digo que não haja opacas aí no meio, e até nem digo que as aves da foto não sejam, mas na gravação não há nada para mim que seja claramente opaca, aliás a maioria é na minha opinião atricapilla.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Sex Ago 02, 2019 5:51 am

PNicolau escreveu:Mas Márcio, de forma geral, as felosas respondem a tudo. É um erro chamar uma espécie e assumir que é só essa espécie que vem. Aliás até podem vir espécies que nada têm a ver com o grupo, por exemplo chapins.

Isto para dizer que teres aves a responder não significa nada, ainda para mais em espécies que fazem "tek tek".

Eu não digo que não haja opacas aí no meio, e até nem digo que as aves da foto não sejam, mas na gravação não há nada para mim que seja claramente opaca, aliás a maioria é na minha opinião atricapilla.

aceito a tua opinião Nicolau, mas sei que tu já foste ver a opaca ao local, não sei se junto á lagoa se junto ás ruinas ao lado do caia, isto para te situar. Eu utilizei o call junto a uma árvore que está mais isolada e mais pequena do que as outras mesmo da margem do lado direito das ruinas onde já foi observada por outros observadores. E foi esta ave que apareceu e vocalizou. De resto apareceu uma fuinha dos juncos e mais nada. Não digo que não possa ser uma atricapilla mas essas eu conheço bem visualmente e não vi nenhuma perto, nem de barrete preto nem castanho e bem que observei a árvore e arbusto á procura da opaca.

de qualquer das formas hoje voltei ao local e saquei mais 3 fotos, penso que sirvam para dissipar as dúvidas ao quanto de ser opaca  e gravei um áudio que ainda estou a tentar isolar em que o canto começa tipo com aquele tek tek arranhado dos rouxióis pequenos, mas ão tenho a certeza que possa ser da opaca. para já deixo as fotos.

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Dscn7810
Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Dscn7811
Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Dscn7917

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por Eduardo Realinho Qua Ago 14, 2019 11:12 pm

É tramado Márcio... as fotografias que envia são de uma felosa, no entanto, para uma que devia ser felosa-pálida, nas suas fotografias a ave aparece super amarela, o que sugere felosa-poliglota. Eu até acredito que ave não fosse assim tão amarela pois é visível que o equilíbrio de brancos da sua máquina fez o que lhe deu na gana...
Quanto aos calls, têm potencial mas o ideal seria ouvi-los enquanto observa a felosa(-pálida).
No local existem Iduna opaca e apetece-me sugerir que em fez de usar os playbacks do eBird, fique no local um bocadinho, atento aos calls destas felosas e tente ver se lhe aparece alguma que seja pálida.
38.864107, -7.046926 Sorte!
Eduardo Realinho
Eduardo Realinho

Número de Mensagens : 38
Idade : 38
Local : Guarda
Data de inscrição : 21/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por Marcio Cachapela Qui Ago 15, 2019 5:35 am

Eduardo Realinho escreveu:É tramado Márcio... as fotografias que envia são de uma felosa, no entanto, para uma que devia ser felosa-pálida, nas suas fotografias a ave aparece super amarela, o que sugere felosa-poliglota. Eu até acredito que ave não fosse assim tão amarela pois é visível que o equilíbrio de brancos da sua máquina fez o que lhe deu na gana...
Quanto aos calls, têm potencial mas o ideal seria ouvi-los enquanto observa a felosa(-pálida).
No local existem Iduna opaca e apetece-me sugerir que em fez de usar os playbacks do eBird, fique no local um bocadinho, atento aos calls destas felosas e tente ver se lhe aparece alguma que seja pálida.
38.864107, -7.046926 Sorte!
Super amarela? No meu telemóvel e no meu computador as fotos não parecem super amarelas e ao vivo através dos binóculos não era amarela. Volto a frisar que vi a ave tanto através dos binóculos como através da máquina fotográfica. Eduardo das felosas que tenho visto mais no alentejo até têm sido poliglotas e sinceramente esta não pareceu poliglota. Não tinha os tons amarelados/acastanhados, era mais delicada etc.
Em relação ao call como foi dito anteriormente eu usei o call e uma das aves reagiu e veio para uma árvore que estava a poucos metros de mim vocalizando e eu via perfeitamente pelos binóculos e posso dizer que era pálida.
Uma coisa que aprendi nos ultimos tempos foi que mais vale uma identificação visual bem feita do que um borrão fotográfico e neste caso tentei ver bem a ave primeiro através dos binóculos e depois tentar fotografar para conseguir o registo. Como o Eduardo sabe as opacas são muito nervosas e mostram-se pouco dai as fotos terem a qualidade que têm.
Pela minha observação visual tenho certeza que era opaca, pelos calls não vou dizer isso porque não tenho essa experiência mas no xeno canto existem calls idênticos para opaca e presumo que as aves tenham sido bem identificadas.
Já agora junto foto do local com as coordenadas que o Eduardo enviou e junto foto do local com onde fiz o registo.

Local do Eduardo
Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Screen10


Local do meu registo
Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Screen11


São talvez a 20/30m de distância?

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019 Empty Re: Confirmação de ID Iduna opaca Guadiana ao lado daa alfarófia 31/07/2019

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos