Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de ID Phylloscopus foz do sizandro 12/01/2020

4 participantes

Ir para baixo

Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Empty Pedido de ID Phylloscopus foz do sizandro 12/01/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Dom Jan 12, 2020 2:31 pm

Esta ave estava na zona norte da foz onde costuma estar a lagoa, que está seca agora. No meio de 10 a 15 collybitas ditas normais (amarelo esverdeadas) reparei nesta porque logo a olho nu pareceu-me bastante clara. Consegui aproximar-me e tirar estas fotos e após alguma análise creio que talvez não seja uma collybita. Usei playback do call para conseguir alguma reacção mas a ave não vocalizou e acabei por perdê-la de vista.
A ave é castanho acinzentada nas partes superiores, sem verde na coroa, branca por baixo com algum creme/ocre nos flancos e peito, o supercilio não apresenta amarelo mas sim branco e ocre/creme claro, o bico e patas pretas, algum verde nas escapulares e secundárias/terciárias.
Com estas características parece haver três ssp tristes, abietinus e fulvescens. Pedia a vossa ajuda para perceber se será uma destas ssp ou uma collybita deslavada.
procureiinfo no HBWalive e nestes links, britânico e holandês.
https://www.birdguides.com/articles/british-birds-siberian-chiffchaff-in-britain
http://www.birdingnetherlands.com/blog/identification-of-siberian-chiffchaff
Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Dscn8018
Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Dscn8013
Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Dscn8014
Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Dscn8015
Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Dscn8016
Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Dscn8017



-

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Empty Re: Pedido de ID Phylloscopus foz do sizandro 12/01/2020

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 12, 2020 2:52 pm

As fotos são todas da mesma ave? Se é o caso, parece-me que as primeiras duas estão bastante sobre-expostas, não poderá isso contribuir para a sensação de tons mais claros? É que na penúltima foto, por exemplo, as tonalidades parecem-me normais.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Empty Re: Pedido de ID Phylloscopus foz do sizandro 12/01/2020

Mensagem por HL Qui Jan 16, 2020 8:11 am

Partilho a dúvida do Gonçalo, são fotos da mesma ave? Nas últimas fotos a cor/tons parece de um collybita típico. O bico e as patas não são particularmente escuras/pretas.
Diria P. collybita, apenas.

A tua análise das cores é com base nas fotos ou foi a tua impressão no campo? O WB da máquina pode representar mal as cores reais, e por isso acho perigoso avaliar tons em fotos feitos no campo.

HL
HL

Número de Mensagens : 1436
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Empty Re: Pedido de ID Phylloscopus foz do sizandro 12/01/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Qui Jan 16, 2020 2:30 pm

HL escreveu:Partilho a dúvida do Gonçalo, são fotos da mesma ave? Nas últimas fotos a cor/tons parece de um collybita típico. O bico e as patas não são particularmente escuras/pretas.
Diria P. collybita, apenas.

A tua análise das cores é com base nas fotos ou foi a tua impressão no campo? O WB da máquina pode representar mal as cores reais, e por isso acho perigoso avaliar tons em fotos feitos no campo.


Não consigo ter a certeza de serem da mesma ave. As primeiras são da ave que vi logo de inicio, e mesmo ao longe pareceu-me bastante clara, foi a minha impressão no campo e não através das fotos. Vou postar as primeiras fotos que tirei da ave ao longe. Consegui aproximar-me e tirar as fotos que postei de inicio, depois a ave desapareceu e dai a uns minutos apareceu a ave das outras fotos no chão relativamente perto do arbusto. Mas para dizer a verdade nesse momento andava talvez 3/4 felosas no arbusto e num raio de 20 metros deviam de andar umas 7 ou 8.

Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Dscn8019
Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Dscn8020

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Empty Re: Pedido de ID Phylloscopus foz do sizandro 12/01/2020

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Jan 16, 2020 4:54 pm

Afinal, estas 8 fotos são da mesma ave ou não?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Empty Re: Pedido de ID Phylloscopus foz do sizandro 12/01/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Qui Jan 16, 2020 5:06 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Afinal, estas 8 fotos são da mesma ave ou não?
Acho que está explicito no meu post anterior quando digo que não tenho a certeza de serem da mesma ave. Mas volto a explicar, as duas fotos que coloquei no post anterior e as três primeiras fotos do post inicial são da mesma ave. As três últimas fotos do post inicial são de uma ave que estava na mesma zona uns minutos depois, que não tenho a certeza de ser a mesma ave que fotografei inicialmente.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Empty Re: Pedido de ID Phylloscopus foz do sizandro 12/01/2020

Mensagem por Gilberto Pinelas Sex Jan 17, 2020 4:37 pm

Ah, ok, não tinha percebido.
Na minha opinião essa ave é interessante e não me chocaria se fosse identificada como uma "siberian chiffchaff", mas não é uma "phy. Collybita tristis, não é uma. "phy. Collybita abietinus", logo, e acreditando que as fotos conseguem assegurar a fidelidade das cores, "phy. Collybita fulvescens" será uma boa hipótese.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Empty Re: Pedido de ID Phylloscopus foz do sizandro 12/01/2020

Mensagem por Marcio Cachapela Sáb Jan 18, 2020 1:44 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Ah, ok, não tinha percebido.
Na minha opinião essa ave é interessante e não me chocaria se fosse identificada como uma "siberian chiffchaff", mas não é uma "phy. Collybita tristis, não é uma. "phy. Collybita abietinus", logo, e acreditando que as fotos conseguem assegurar a fidelidade das cores, "phy. Collybita fulvescens" será uma boa hipótese.
Para ambas as subespecies, abierinus e fulvescens, a forma mais segura de distinguir da collybita normal e da tristis é através do call. Se alguem for ao local poderá tentar procurar a ave e gravar o som. Eu até conseguir lá voltar ainda vai demorar. Obrigado pela opinião.

Marcio Cachapela

Número de Mensagens : 1533
Data de inscrição : 30/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de ID Phylloscopus  foz do sizandro 12/01/2020 Empty Re: Pedido de ID Phylloscopus foz do sizandro 12/01/2020

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos