Green Big Year – Local Patch

Ir em baixo

Green Big Year – Local Patch Empty Green Big Year – Local Patch

Mensagem por HL em Ter Jan 14, 2020 7:36 am

Já que estamos numa onda de listas e desafios, deixo-vos aqui outro repto para um Green Big Year na vossa área.

As regras são simples (foram adaptadas por mim, há mais variantes):
- A área deve ser definida previamente e o observador só se pode deslocar dentro dessa área.
- Contam todas as aves observadas/escutadas da lista da oficial para Portugal (BUBO taxonomia IOC) na área delimitada ou a partir de qualquer ponto dentro desta área.
- A deslocação dentro de área tem de ser feita a pé ou de bicicleta.
- A deslocação até à área deve ser feita em transporte “verde” (a pé, de bicicleta) ou em transporte colectivo (“car pooling” incluído).

Neste momento tenho um patch (com 2 sub-areas) definido para o concelho de Castro Verde. O meu objectivo é chegar às 160 durante o ano de 2020. E tentar encontrar algumas espécies ainda não registadas no Concelho. Vou tentar fazer um update semanal aqui no tópico.

Para quem não conhece o conceito de Green Birding fica aqui alguma info:

http://greenbirdingworld.blogspot.com/
HL
HL

Número de Mensagens : 917
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Green Big Year – Local Patch Empty Re: Green Big Year – Local Patch

Mensagem por pedro121 em Ter Jan 14, 2020 8:52 am

HL escreveu:Já que estamos numa onda de listas e desafios, deixo-vos aqui outro repto para um Green Big Year na vossa área.

As regras são simples (foram adaptadas por mim, há mais variantes):
- A área deve ser definida previamente e o observador só se pode deslocar dentro dessa área.
- Contam todas as aves observadas/escutadas da lista da oficial para Portugal (BUBO taxonomia IOC) na área delimitada ou a partir de qualquer ponto dentro desta área.
- A deslocação dentro de área tem de ser feita a pé ou de bicicleta.
- A deslocação até à área deve ser feita em transporte “verde” (a pé, de bicicleta) ou em transporte colectivo (“car pooling” incluído).

Neste momento tenho um patch (com 2 sub-areas) definido para o concelho de Castro Verde. O meu objectivo é chegar às 160 durante o ano de 2020. E tentar encontrar algumas espécies ainda não registadas no Concelho. Vou tentar fazer um update semanal aqui no tópico.

Para quem não conhece o conceito de Green Birding fica aqui alguma info:

http://greenbirdingworld.blogspot.com/

Eu alinhava se não fosse a ultima regra, não posso realmente faze-lo, mas vou até à área a trabalho, por isso não faço nenhuma deslocação motorizada para ver aves...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 13864
Local : Obidos

Mensagem por HL em Ter Jan 14, 2020 11:06 am

pedro121 escreveu:Eu alinhava se não fosse a ultima regra, não posso realmente fazê-lo, mas vou até à área a trabalho, por isso não faço nenhuma deslocação motorizada para ver aves...

Essa regra é para impedir os participantes de estenderem muito o raio de acção, isto é, ter um patch gigante onde se deslocam entre vários pontos interessantes de modo não verde e depois fazem a observação em modo verde. Mas alterações às regras são bem-vindas desde que não deturpem o objectivo de promover o green birding.

- A deslocação de forma não verde só é permitida se for realizada para um patch nas imediações do local de trabalho fixo.
HL
HL

Mensagem por pedro121 em Ter Jan 14, 2020 11:53 am

[quote="HL"]
e]- A deslocação de forma não verde só é permitida se for realizada para um patch nas imediações do local de trabalho fixo.

Pronto, a minha questão é basicamente essa, eu trabalho no cabo carvoeiro, e um dos meus patch é o cabo carvoeiro, mas obviamente vou trabalhar de carro e depois faço observação normalmente depois do trabalho.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 13864
Local : Obidos

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Jan 14, 2020 11:53 am

HL escreveu:O meu objectivo é chegar às 160 durante o ano de 2020.

160 num só ano é muita fruta... ou esse é o total de vários anos acumulados?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 22330
Local : Sotavento

Mensagem por HL em Ter Jan 14, 2020 4:16 pm

pedro121 escreveu:
Pronto, a minha questão é basicamente essa, eu trabalho no cabo carvoeiro, e um dos meus patch é o cabo carvoeiro, mas obviamente vou trabalhar de carro e depois faço observação normalmente depois do trabalho.

Uma vez que é um único local, não vejo grande crise.

Gonçalo Elias escreveu:
160 num só ano é muita fruta... ou esse é o total de vários anos acumulados?
Posso estar a ser muito ambicioso de facto. Basicamente fui à lista de espécies do ebird para Castro Verde, e somei as espécies expectáveis de ver durante o ano na área que defini, e que ainda é considerável (2144 ha), mas está dentro das minha possibilidade de explorar a pé. Deixo aqui os limites a título de curiosidade:
Green Big Year – Local Patch Gby11
HL
HL

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: