Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa

2 participantes

Ir para baixo

A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa Empty A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa

Mensagem por scirpaceus Ter maio 18, 2010 8:43 am

Caros anilhadores

Uma pequena reportagem fotográfica está disponivel no meu blogue pessoal ( www.scirpaceus.wordpress.com ) , ficando aqui a lista das espécies capturadas pelos anilhadores de serviço- Eu e a Ana Claudia Norte.

Sylvia atricapilla 2
Fringilla coelebs 4
Certhia brachydactyla 4
Parus major 11
Dendrocopos minor 2
Passer domesticus 7
Carduelis chloris 1
Streptopelia decaoto 1
Turdus merula 5
Oriolus oriolus 2
Parus caeruleus 4
Phoenicurus ochruros 7
Sylvia cantillans 1
Miliaria calandra 1
Troglodytes troglodytes 1
Serinus serinus 4
Sitta europaea 6
Sylvia borin 1
Parus cristatus 2
Hirundo rustica 4
Aegithalos caudatus 1

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa Empty Re: A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 18, 2010 12:07 pm

Muito interessante!

Três notas breves:

scirpaceus escreveu:Dendrocopos minor 2

Aqui está uma espécie que nunca vi na mão mas gostaria de ver...

scirpaceus escreveu:Sylvia borin 1

Não são dadas como nidificantes para aquela região. Passagem, talvez...?

scirpaceus escreveu:Aegithalos caudatus 1

Notaste alguma diferença de plumagem relativamente aos que anilhas em Coimbra? Pergunto isto porque os bichos do norte (taiti) são diferentes dos do sul (irbii).

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa Empty Re: A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa

Mensagem por scirpaceus Qua maio 19, 2010 1:03 am

Dendrocopos minor

Tambem foi uma estreia para mim. Achei interessante os dois indivíduos apresentarem pelada de incubação em regressão, exactamente identica, talvez significando que o macho apresenta o mesmo comportamento da fêmea na incubação dos ovos. Depois de prospectada a zona, foi encontrado o ninho e portanto pode ser referenciada a sua nidificação como confirmada para a área.

Sylvia borin

A ave apresentava algum desenvolvimento cloacal, mas não apresentava qualquer tipo de pelada. Mas... nesta altura do ano e face ao habitat, podemos pensar na possibilidade de nidificação na área

Aegithalos caudatus

A ave apresentava um aspecto um pouco mais "clean". Mas os taiti tambem aparecem por Coimbra.

Abraço

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa Empty Re: A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 19, 2010 5:49 am

scirpaceus escreveu:
Sylvia borin

A ave apresentava algum desenvolvimento cloacal, mas não apresentava qualquer tipo de pelada. Mas... nesta altura do ano e face ao habitat, podemos pensar na possibilidade de nidificação na área

O habitat (carvalhal?) até pode parecer apropriado, mas penso que essa zona do Douro é demasiado seca para a espécie, daí eu ter falado na possibilidade de passagem (já as vi de passagem em meados de Maio no sul do país).

scirpaceus escreveu:
Aegithalos caudatus

A ave apresentava um aspecto um pouco mais "clean". Mas os taiti tambem aparecem por Coimbra.

Mais 'clean' em termos de cor?

Já agora, eu não sei qual é o limite sul dos taiti, mas tinha alguma curiosidade de saber. Supostamente no centro do país ocorrem formas intermédias.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa Empty Re: A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa

Mensagem por scirpaceus Qua maio 19, 2010 8:43 am

Em relação ao habitat:

Era tudo menos seco. Daí a minha surpresa perante a diversidade de passeriformes que observei. Pode ser uma situação temporária em função do Inverno chuvoso, mas este tipo de habitat era apropriado para esta espécie.
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa Empty Re: A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 19, 2010 8:52 am

Bem, eu quando escrevi que a zona era seca estava a referir-me ao clima dessa região, que tem uma forte influência mediterrânica (por contraste com as zonas mais a norte onde a espécie nidifica habitualmente, como a serra de Montesinho); não estava a referir-me ao habitat.

De qualquer forma, é de facto possível que num ano mais húmido elas "desçam" um pouco.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa Empty Re: A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa

Mensagem por scirpaceus Qua maio 19, 2010 11:53 am

Eu compreendi o que querias dizer, mas as condições este ano estão mesmo alteradas. No dia da minha chegada e estamos a falar da passada sexta-feira, tinha nevado nas proximidades, daí que o local pode estar menos mediterrânico do que o habitual, pelo menos por agora. A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa Icon_biggrin

Paulo
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa Empty Re: A minha participação na Festa das Aves - Vila Chã Braciosa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos