Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

+10
Paulo Lemos
PedroN
Paulfer
Tissot
PNicolau
Flávio Oliveira
RuiCaratao
pedro121
Gonçalo Elias
João T. Tavares
14 participantes

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulo Lemos Qui Jan 12, 2017 9:43 am

Ai que bricalhões flower

Pode até haver essa espécie e passar-me despercebida. A mim e a todos.

Quanto ao resto... epa. Se se arrependeram do que aqui foi postado e decidiram manter segredo de um forte indicio de nidificação dessa espécie (foi o que me pareceu, de um user do flickr), terei eu de pagar por isso?

Não estou a ver a hipótese de eu ter outra janela aberta com discussão sobre esta ave, postando no tópico errado... Wink

Té logo....
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Tissot Qui Jan 12, 2017 10:00 am

Paulo Lemos escreveu:Ai que bricalhões flower

Pode até haver essa espécie e passar-me despercebida. A mim e a todos.

Quanto ao resto... epa. Se se arrependeram do que aqui foi postado e decidiram manter segredo de um forte indicio de nidificação dessa espécie (foi o que me pareceu, de um user do flickr), terei eu de pagar por isso?

Não estou a ver a hipótese de eu ter outra janela aberta com discussão sobre esta ave, postando no tópico errado... Wink

Té logo....

Mais uma vez o problema são os outros...é de facto um incompreendido!!!! Leia o tópico totalmente e verá que as respostas que diz que faltam não foram apagadas.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Qui Jan 12, 2017 11:01 am

Paulo Lemos escreveu:Ai que bricalhões flower

Pode até haver essa espécie e passar-me despercebida. A mim e a todos.

Quanto ao resto... epa. Se se arrependeram do que aqui foi postado e decidiram manter segredo de um forte indicio de nidificação dessa espécie (foi o que me pareceu, de um user do flickr), terei eu de pagar por isso?

Não estou a ver a hipótese de eu ter outra janela aberta com discussão sobre esta ave, postando no tópico errado... Wink

Té logo....
????
Vamos ao que aconteceu.
Uma das páginas anteriores tem um link, postado há anos atrás, de uma felosa que o PR sugeriu ser pálida, mas com fotos posteriores  da mesma ave rapidamente se concluiu ser uma poliglota. Isto são tudo posts que estão neste mesmo tópico, pode ir procurar nas páginas anteriores. Provavelmente, o Paulo enganou-se na página e viu o link, sem ter lido a conversa toda e sem ter percebido que não havia qualquer dúvida numa identificação feita há já muito tempo.

Regra geral, as pessoas aqui não andam a ocultar informação nem a apagar posts.

Gonçalo Elias escreveu:Quando vi a participação do Paulo neste tópico e antes de abrir as mensagens não pude deixar de pensar "eh lá, querem ver que a felosa-pálida já tem uma população nidificante no oeste e a malta não sabia?" Twisted Evil
Isso é só felosas-icterinas.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jan 12, 2017 11:05 am

PNicolau escreveu:
Regra geral, as pessoas aqui não andam a ocultar informação nem a apagar posts.

Já agora gostaria de esclarecer que se um membro do forum editar uma mensagem depois de esta ter tido respostas, esse facto fica registado no final da mensagem (isto é, aparece uma indicação que a mensagem foi editada). Nem o administrador do Forum está livre desta regra. Portanto, se alguém quiser editar uma mensagem, pode fazê-lo, mas a indicação de que houve edição fica lá e não pode ser apagada.

Esta regra não se aplica se a mensagem a editar ainda não tiver tido qualquer resposta.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulo Lemos Qui Jan 12, 2017 5:44 pm

Tissot escreveu:

Mais uma vez o problema são os outros...

Sim, as bocas "sem jeito nenhum" enervam, e como já estou habituado a "estranhas manobras" noutros "espaços", sem me surpreender muito...
O computador a bloquear, o forum a abrir lento, as pilhas do rato a falhar, e mais as bocas gratuitas (como se eu devesse algo)... ui ui  No .

Paulo Lemos escreveu:tinha aqui mais do que 1 janela aberta (...)?

Peço desculpa porque de facto tinha outra janela aberta (a 1ª página deste tópico, que foi a que abriu a clicar no link).
A ave é esta:
https://www.flickr.com/photos/lcmj/20076138508/in/pool-aves_de_portugal

Quanto a registos desta espécie em discussão...
Deixa cá pensar...
Será que fiz confusão, e os "scirpaceus" que faziam ninho em vegetação ripícola e Arundo, seriam de facto scirpaceus, como até já os tinha referido no forum com esses hábitos, ao longo de cursos de água quase sem caniços? É que, nem sempre tenho o olhos ou ouvidos postos nas aves com a devida atenção (nos locais mais propícios até eram peixes, como em Vale de Janelas na Praia D'El Rei desde muito novo) e portanto eu posso estar estar tão habituado a ouvir as suas vocalizações e as dos scirpaceus simultaneamente, que nem sinto "despoletando" o meu habitual sentido de atenção para tudo o que é diferente (diferente ou fora de contexto, costuma ser tiro certo). Confirmando agora no xeno, há mesmo essa possibilidade. E esta heim? Cool Seriam então 5 Acrocephalidae nidificantes no spot?! Quem sabe... Twisted Evil  
Impossível a confusão com as H. polyglotta (essa conheço bem, alguma experiencia ex-situ, espécie omnipresente por todos os habitats do Oeste de há 20 anos, também próximo de cursos de água mas menos limitada aos mesmos e mais conspícua, de vocalização distinta.

Talvez fosse (ou sejam) mesmo scipaceus.
A averiguar, será "agora". Os ambientes mais propícios para certas espécies ripícolas estão mesmo a desaparecer, pelo menos neste canto do Oeste onde vivo. Por várias causas, não só a repressão directa.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 03, 2017 5:36 am

Hoje de manhã junto ao parque de campismo da ilha de Tavira ouvi um canto que poderia ser de uma Iduna opaca - o som parecia uma coisa intermédia entre Acro scirpaceus e Hippolais polyglotta. Infelizmente não consegui ver a ave e entretanto passou um tractor que provocou bastante ruído e depois disso não ouvi mais nada.

O habitat era composto por um misto de giestas e acácias, na orla de uma plantação de pinheiro-bravo.

Conto voltar ao local nos próximos dias para tentar confirmar a id (caso a ave ainda esteja por lá).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Qui maio 04, 2017 2:16 pm

Fixe, mas devias ter gravado... É o que se faz quando se suspeita de um som bounce
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 04, 2017 2:56 pm

PNicolau escreveu:Fixe, mas devias ter gravado... É o que se faz quando se suspeita de um som bounce

Sim, é o que se faz, quando se tem equipamento. Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Qui maio 04, 2017 3:48 pm

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Fixe, mas devias ter gravado... É o que se faz quando se suspeita de um som bounce

Sim, é o que se faz, quando se tem equipamento. Wink
Como assim ir para o campo sem equipamento??
Uns headphones com um gravador aceitável não devem custar mais de 20 euros...
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 04, 2017 4:01 pm

PNicolau escreveu:Como assim ir para o campo sem equipamento??
Uns headphones com um gravador aceitável não devem custar mais de 20 euros...

Acredito que sim, mas não tenho e mesmo que tivesse provavelmente não andaria sempre com ele - tal como não levo sempre a máquina fotográfica, muitas vezes levo apenas os binóculos e quando aparece alguma coisa "diferente" não tenho a máquina comigo não posso fazer fotos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Sex maio 05, 2017 8:26 am

PNicolau escreveu:
Uns headphones com um gravador aceitável não devem custar mais de 20 euros...

Bem, não percebo para que serviriam os headphones, mas andar com algo que grave sons é muito util, mas não é realmente preciso investir, as camaras actuais gravam video com som razoável desde que não esteja vento, e os smartphones igualmente. O problema é uma pessoa lembrar-se de gravar o som, confesso que no meu caso não é instintivo, mas já tenho feito varias vezes.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex maio 05, 2017 11:51 am

Bem mas equipamento à parte, e voltando ao tema do tópico, a questão relevante aqui é saber a identidade da ave.

Vou tentar voltar à ilha de Tavira nos próximos dias para ver se o bicharoco ainda anda por lá.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulo Lemos Dom maio 07, 2017 9:22 am

Falta aqui "adubo" Very Happy.

O que se ouvirá de mais interessante, quando nos aproximamos do local de cria (ou de territórios de nidificação)?
Vulgarmente fala-se de "alarme" mas vários tipos de vocalização são adaptados a cada circunstancia "alarmar". Portanto fiz uma selecção do que de mais representativo se ouve em cada espécie, quando nos aproximamos do local de cria (não exactamente junto ao ninho, ou quando estamos prestes a pisar as crias).

Na polyglotta ouve-se isto, quando nos aproximamos do local de cria :http://www.xeno-canto.org/105563

No scirpaceus ouve-se isto, quando nos aproximamos do local de cria: http://www.xeno-canto.org/265298

Na opaca, só encontrei isto, mas nenhum dos 2 me convence quanto ao que se ouve ao nos aproximarmos do local de cria:

http://www.xeno-canto.org/301959
http://www.xeno-canto.org/343736

Acho que também não é bem isto, que me parece antes uma fase de pré-canto "meio ajuvenilado" de um macho cantor : https://www.youtube.com/watch?v=lBb56uwFRdo (olha Tamargueiras!)

Mas... também encontrei isto! Mal se ouve "lá ao fundo", entre os 3 e os 4 segundos, algo parecido à polyglotta (não idêntico): http://www.xeno-canto.org/276731



Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulfer Ter maio 29, 2018 3:41 pm

Que acham?
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S46139196

Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 29, 2018 5:35 pm

12? Grande fartura affraid

E ainda por cima tão perto da fronteira
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por João Tomás Ter maio 29, 2018 5:36 pm

Paulfer escreveu:Que acham?
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S46139196

A minha pergunta é: Contaste todas? Não havia mesmo mais nenhuma para contar?  Evil or Very Mad
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Qua maio 30, 2018 12:59 am

Paulfer escreveu:Que acham?
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S46139196

Então e não tentaste ver na tuga? Isso é muito perto de onde vimos uma o ano passado. Achava que alguém lá ia este ano, deve ser relativamente fácil dar com uma(s).

Muito fixe
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Qua maio 30, 2018 2:38 am

PNicolau escreveu:
Então e não tentaste ver na tuga? Isso é muito perto de onde vimos uma o ano passado. Achava que alguém lá ia este ano, deve ser relativamente fácil dar com uma(s).
e

E foram, mas demasiado cedo...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulfer Qua maio 30, 2018 2:49 am

PNicolau escreveu:
Paulfer escreveu:Que acham?
https://ebird.org/portugal/view/checklist/S46139196

Então e não tentaste ver na tuga? Isso é muito perto de onde vimos uma o ano passado. Achava que alguém lá ia este ano, deve ser relativamente fácil dar com uma(s).

Muito fixe
Sim, fui procurar mesmo na foz do caia com o guadiana e também andavam por lá.
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Paulfer Qua maio 30, 2018 3:00 am

Gonçalo Elias escreveu:12? Grande fartura affraid

E ainda por cima tão perto da fronteira

São aos ''montes''.
Eu é que perdi quase 4 horas só de volta de uma para a tentar fotografar. (foi logo a 1.ª) Laughing
Depois quando fui explorar mais a zona é que ''tropeçava'' nelas.
Ouvem-se muito bem e perseguem-se umas às outras. Assisti a vários combates
Cheguei a uma altura que estava a duvidar do que andava a ver por serem tão comuns.
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Qua maio 30, 2018 3:05 am

Paulfer escreveu:

Muito fixe
Sim, fui procurar mesmo na foz do caia com o guadiana e também andavam por lá.[/quote]

Era mesmo aí que eu queria ir!!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por PNicolau Qua maio 30, 2018 4:04 am

Já agora Paulo, era fixe adicionarem código de nidificação. E era giro que se fizesse um censo na zona para perceber o tamanho da população.

Ah.. é que genialmente a espécie passou a ser raridade. Very Happy Very Happy
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Qua maio 30, 2018 4:08 am

PNicolau escreveu:
Ah.. é que genialmente a espécie passou a ser raridade. Very Happy Very Happy

True story, note-se que quando foi decidido a dimensão da questão não estava realmente clara, ou seja até Abril de 2017 havia menos de 1 registo por ano, e suspeitas de que poderia haver aves em Badajoz. Só a partir dai é que fixou claro que havia aves na zona.

Vendo as coisas pela positiva, ao menos espero que agora haja dados concretos para mudar o status. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 30, 2018 4:22 am

PNicolau escreveu:Ah.. é que genialmente a espécie passou a ser raridade. Very Happy Very Happy

O mais giro é que este filme é uma reprise Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por pedro121 Qua maio 30, 2018 4:26 am

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Ah.. é que genialmente a espécie passou a ser raridade. Very Happy Very Happy

O mais giro é que este filme é uma reprise Laughing

Multipla, e nem é das piores. Caffer, é, não é, é mas não ali, deixa de ser.
Branta bernicla, não é, é, não é, é, não é a não ser que seja hrota
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca) - Página 4 Empty Re: ESPÉCIE: Felosa-pálida (Iduna opaca)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos