Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bird Watching mais fotos e videos. Três em um por uma fracção do preço?

2 participantes

Ir para baixo

Bird Watching mais fotos e videos. Três em um por uma fracção do preço? Empty Bird Watching mais fotos e videos. Três em um por uma fracção do preço?

Mensagem por Miguel Figueiredo Sáb Ago 21, 2010 7:50 pm

Viva,

Sou um recém-chegado a esta área.

Porém, dado que aprecio aves e gosto de imagens (fotos e videos), quer como forma de registo quer como forma de partilhar as observações, tenho andado a tentar descobrir que equipamento será necessário.

Tanto quando investiguei - e corrijam-me se estou errado:

Equipamento de observação: os mais usados são os spotting scopes, cujos preços geralmente variam entre as centenas de euros para os minimamente razoaveis (por exemplo, os Celestron Ultima 80 ou 100) e os milhares de euros, para os bons ou muito bons.

Equipamento de imagem: Para fotos é preciso uma reflex, com uma objectiva, do género sigma 50-500 mm. Isto também fica em milhares de euros... sendo que a máquina fica nuns 500-800 euros mas a objectiva pode sair bastante mais cara que máquina.

Portanto, um bom equipamento para observar e fotografar aves custa entre 2500 e 3500 euros, sem contar com o video...

Existem, é claro, soluções de recurso, como a de colocar a máquina fotográfica a espreitar pela ocular do spotting scope... mas as fotos ficam, em geral, péssimas. Além disso, penso que será complicado, no campo, andar a atarrachar e a desatarrachar a máquina fotográfica... nem se faz boas observações nem boas fotos.

No meio disto tudo, a imagem é das áreas de evolução mais rápida da indústria electrónica, talvez existam outras alternativas, recorrendo a produtos de grande consumo e BARATOS.

Estive assim a ver camcorders e descobri que a elevada concorrência desta área fez surgir máquinas BARATAS com zooms ópticos de 60 ou 70x!

São máquinas feitas para filmar com qualidade aceitável (algumas até em mesmo em HD) com imagens claras e atractivas. De facto, estes camcorders precupam-se com coisas como estabilizadores ópticos avançados e processadores de imagem em tempo real, dando suporte à potencia do zoom.

Penso que, neste aspecto, poderão até estar mais avançados que os spotting scopes. Creio que, mesmo os topo de gama, não terão estabilizadores de imagem? Imagino que um pouco de vento no tripé possa dificultar as observações em grandes amplificações?

A minha ideia é:

Ir para o campo, munido de um camcorder com um bom zoom e de um tripé. As observações podem ser feitas e, desde logo, filmadas e fotografadas (em geral, os camcorders também fotografam).

Além disso, um camcorder cabe na mão, sempre é mais portátil que um spotting scope. Quanto ao tripé é que não há nada a fazer... temos mesmo que o levar.

Dos camcorders que vi, o melhor que encontrei foi:

Um Panasonic de 78x, em promoção da Pixmania, por 169 euros:

http://www.pixmania.com/pt/pt/4876430/art/panasonic/camara-de-video-sdr-s50-p.html

Das pesquisas que fiz na net, retirei estes dados que parecem interessantes:

Eliminate the effects of hand-shake with this Panasonic SDR-S50k camcorder, which offers an advanced Optical Image Stabilization, and sports a 78X optical zoom 33mm wide-angle lens.

It records in standard definition, accepts SD/HC and SDXC memory cards. You also get more features such as Intelligent Scene Selector and Contrast Control as well as face detection.
(...)
And if your subjects just won't keep still, this camcorder's intelligent auto focus will let you select whoever is at the center of the frame (your dog, your child, etc.) and keep them in focus no matter how much they move.

Segundo percebi, basta apontar o ponto de focagem ao passarinho e a camara, automaticamente, irá mantendo o pássaro focado, enquanto este andar a saltitar pela árvore, mesmo que não fique no centro da imagem. Isto parece ser fixe!

Também existem camaras Sony de 60x a 205 euros, por exemplo:

http://www.pixmania.com/pt/pt/4546215/art/sony/camara-de-video-dcr-sx34.html

Mas a camara que, após muito estudo, finalmente escolhi (estive a analisar o assunto toda a tarde de sábado) não tem nem zoom de 70x nem de 60x nem sequer de 40x...

Optei por uma camara de apenas 30x, uma Sanyo Xacti:

http://www.pixmania.com/pt/pt/2633010/art/sanyo/xacti-digital-movie-camar.html

E porquê? Porque filma em HD (720p) e porque é estanque até 3m, o que me dá a possibilidade de filmar outros animais: por exemplo, os peixes quando fizer snorkeling. Bom, também pode aparecer algum corvo marinho Smile

Adicionalmente, dado que faz video de alta resolução, provavelmente o zoom digital da máquina é usável até 50x.

A resolução das fotos, porém, está no mínimo do aceitável: 1600 x 1200 - pois é, não existem coisas perfeitas.

Se vou conseguir boas observações com uma camcorder destas é coisa que me resta descobrir... mas prometo publicar os resultados.

Em último caso... coloco as imagens dos peixes Smile



Miguel

Miguel Figueiredo

Número de Mensagens : 13
Data de inscrição : 16/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bird Watching mais fotos e videos. Três em um por uma fracção do preço? Empty Re: Bird Watching mais fotos e videos. Três em um por uma fracção do preço?

Mensagem por RuiCaratao Dom Ago 22, 2010 6:28 am

Ola Miguel,

Equipamento de observação: os mais usados são os spotting scopes, cujos preços geralmente variam entre as centenas de euros para os minimamente razoaveis (por exemplo, os Celestron Ultima 80 ou 100) e os milhares de euros, para os bons ou muito bons.

O mais usado sao os binoculos, e ´´e nestes que se deve fazer o primeiro investimento. Com eles, vai fazer, maior parte das suas observaçoes de aves....mas penso que estes ja tem.

Quanto ´´a sua ideia, sobre a camcorder, parece-me boa, se pensarmos do ponto de vista economico.
Mas basicamente e desculpe a franqueza, ´´e como comprar um carro SUV: meio todo-o-terreno, meio monovolume, meio berlina....... um 3 em 1 muito giro mas que nao vai onde um todo-o terreno vai, nem tem o conforto e agilidade na estrada de uma verdadeira berlina ou um carro familiar.

Penso que, neste aspecto, poderão até estar mais avançados que os spotting scopes. Creio que, mesmo os topo de gama, não terão estabilizadores de imagem? Imagino que um pouco de vento no tripé possa dificultar as observações em grandes amplificações?

Existem realmente zooms para cameras de filmar muito bons e comparaveis a um bom spotting scope, usados em documentarios de natureza, mas estes nao sao concerteza os de uma handycam.
Como ja em outro post lhe tinha dito o preço dita a diferença do equipamento, e a qualidade de imagem de uma handycam de 200 Euros, nao e concerteza igual a de um spotting scope que custa 10x mais

E pensando num aspecto mais practico, para quantas horas de uso terao as baterias da camera capacidade, a funçao zoom deve consumir imenso......

cumps,
Rui

P.S. por falar em zooms, descobri este.....quero um!!!!
[url]
https://www.youtube.com/watch?v=IRq18WpQZC0
[/url]
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos