Pisco com insónias

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: Pisco com insónias

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Dez 17, 2012 11:16 am

Luis Silva escreveu:Já ouvi em varios locais, sem iluninçao artificial, piscos e melros (e outros sp.) durante a noite, mas como nao faço registos nao sei a altura do ano. Mas tenho a ideia de ter sido sempre em noite de forte luar

E consegues precisar a hora?

Pergunto isto porque uma coisa que reparei é que algumas aves começam a cantar aos primeiros alvores (no início do chamado crepúsculo astronómico, quando o olho humano ainda não distingue a claridade mas ela já começa a aparecer).
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20600
Local : Sotavento

Mensagem por Luis Silva em Seg Dez 17, 2012 12:00 pm

Nao,nao posso precisar as horas...

Luis Silva

Número de Mensagens : 492

Mensagem por SaraCarvalho em Qua Mar 27, 2013 8:11 pm

Boa noite,
tenho estado a aguardar uns dias até comentar sobre o acontecimento pois pensava ser uma coisa esporádica.
Acontece que, aparentemente, não tenho um melro com insónias cá na rua, tenho um melro nocturno!
Já passaram cerca de 4 dias, e a partir das 1:30 da manhã o melro começa a cantar, canta toda a noite (dei me ao trabalho de conferir hora a hora Sleep ).
No entanto durante o dia não costumo ouvir melros por aqui (há muitos estorninhos e rolas não sei se são incompatíveis com melros).
A verdade é que esta situação já está a ficar incomodativa principalmente quando ele canta às 3 da manhã no quintal! Laughing
Gostava de saber a vossa opinião sobre isto.
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 537

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Abr 16, 2015 11:47 am

Ao fazer umas pesquisas nos cadernos de campo antigos encontrei mais um registo de um pisco a cantar de noite:

29.01.2002, às 23h30m, nos Olivais (Lisboa) - zona com iluminação artificial
Gonçalo Elias

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jan 10, 2016 4:33 am

Hoje às 4h45m estava um Turdus merula a cantar perto de Lagos. Mais uma vez num local com iluminação artificial.
Gonçalo Elias

Mensagem por Paulo Lemos em Qua Jan 13, 2016 5:16 pm

Das aves que mais gosto de ouvir de noite, também sob iluminação artificial bem antes da madrugada, é o Cartaxo-comum. Para melhor se fazer ouvir sobe até às antenas ou varandas. Desde Dezembro há muitos anos ouvem-se 2 machos (ou os que os revezam), um na rotunda do continente e outro bem mais abaixo nas cancelas. Ambos nidificam próximo (ainda, em territórios cada vez mais confinados).

O pisco é a única passeriforme que vejo cantar de Inverno longe de iluminação artificial (e da sua influência), mas muito menos intensamente do que na cidade. É também das passeriforme que conheço, a que maior actividade exibe em baixa luminosidade (e decora os poisos do seu território, podendo mover-se em relativa precisão em completa escuridão como as Estrigiformes). Com aqueles olhos, não admira que possa também ver melhor na penumbra do que outras demais aparentadas... basta dizer que parece uma "ave sombra" nos movimentos e que tem de viver no solo de denso coberto florestal (e encontrar insertos) em dias muito cinzentos.

Com "sua influência", quis incluir que beeeem longe da cidade mesmo, e de qualquer reflexo que por quilómetros de difunde em dias nublados. Às vezes no Braço da Barrosa parece "dia"... só para imaginarem.
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: