Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estorninho malhado?

+3
ACarvalho
Tissot
Menezes
7 participantes

Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Estorninho malhado?

Mensagem por Menezes Qui 28 Out 2010, 23:59

Viva.
Penso tratar-se de um estorninho malhado.
A minha dúvida prende-se com o bico, já que nas fotos que tenho visto desta ave ela tem o bico vermelho!
Por outro lado, no Atlas das Aves - Assírio & Alvim, vem escrito, paço a citar, "a nidificação do Estorninho malhado em território Português está limitada ao arquipélago dos Açores, onde foi confirmada em todas as ilhas"

Há que esclarecer!

estorninho - Estorninho malhado? Estorninhomalhado

Modo: Prioridade velocidade: 1/1000
Abertura: f5.6
ISO 200

Menezes
Menezes

Número de Mensagens : 180
Idade : 71
Local : Cantanhede
Data de inscrição : 31/08/2009

http://www.menezes-foto.com

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por Tissot Sex 29 Out 2010, 00:43

Boas,

Penso que se enganou e que queria postar este post na secção “foto critique”. Very Happy Este não é de certeza fotomontagem, acho que o truque foi ter também passado pela tal loja do chinês que vende bonecos de aves, bonecos cada vez mais perfeitos e realistas!!!!

Agora sem brincadeiras, a foto está fantástica e de facto é um estorninho malhado. O meu guia de aves refere que o bico de uma ave adulta no inverno é preto (e no verão é amarelado, não avermelhado). O estorninho malhado é uma ave invernante pouco comum a comum no território de Portugal continental (agora que tenho a publicação Aves de Portugal – Ornitologia do Território Continental até pareço um entendido na matéria Very Happy ). Se a fotografia foi tirada recentemente o seu registo não é invulgar.

Já agora, alguém me pode dizer onde fica a tal loja do chinês?

Cumprimentos

Matthias
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por Menezes Sex 29 Out 2010, 00:58

Tissot escreveu:Boas,

Penso que se enganou e que queria postar este post na secção “foto critique”. Very Happy Este não é de certeza fotomontagem, acho que o truque foi ter também passado pela tal loja do chinês que vende bonecos de aves, bonecos cada vez mais perfeitos e realistas!!!!

Matthias

Boas.
Penso que não me enganei porque este este fórum diz assim:

Galeria
Aqui pode partilhar as suas fotos de aves.
Moderador: Faísca


Quanto à loja dos chinês não sei onde fica! Também não me interessa!
Mas eles agora preferem mais comprar do que vender; dívidas públicas de países que estão de tanga, por exemplo Crying or Very sad

Menezes
Menezes

Número de Mensagens : 180
Idade : 71
Local : Cantanhede
Data de inscrição : 31/08/2009

http://www.menezes-foto.com

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por ACarvalho Sex 29 Out 2010, 21:20

Menezes escreveu:Quanto à loja dos chinês não sei onde fica! Também não me interessa!
Mas eles agora preferem mais comprar do que vender; dívidas públicas de países que estão de tanga, por exemplo Crying or Very sad

Olá,
também não sei onde fica a tal loja do chinês. Suspect
Por mim, podia ser na china. alien

Mas já se está a ver que começam a fazer maus negócios, pois nem os espanhóis compram "isto".
Será melhor comprar aos poucos?

Agora a "sério", a tua foto está um espectáculo, não sei se também iria pensar numa coisa ... pirat

Abraço,
Alberto

ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por Pedro Marques Sex 29 Out 2010, 23:41

Excelente foto!! cheers

1 Abraço,
Pedro
Pedro Marques
Pedro Marques

Número de Mensagens : 1444
Idade : 52
Local : São Domingos de Rana
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.flickr.com/photos/pedrolmarques

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por Menezes Sáb 30 Out 2010, 11:13

Viva.
Para se ver como são cada vez mais perfeitos, realistas e versáteis estes bonecos chinocas deixo-vos mais duas fotos.
Na primeira foi só flectir-lhe um pouco as patas, chegar a esquerda mais para cima do ramo e passa-lhe uma escova pelas penas da nuca!
Na segunda coloquei o boneco de costas e virei-lhe a cabeça Laughing
Simples!

Estorninho malhado (Sturnus vulgaris)

estorninho - Estorninho malhado? Estorninhomalhado0101

estorninho - Estorninho malhado? Estorninhomalhado0201

Bem hajam pelos comentários.

Modo: Prioridade velocidade: 1/1000
Abertura: f5.6
ISO 200




Menezes
Menezes

Número de Mensagens : 180
Idade : 71
Local : Cantanhede
Data de inscrição : 31/08/2009

http://www.menezes-foto.com

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por Rafael Matias Dom 31 Out 2010, 22:39

Olá a todos,

Excelentes fotografias.

Contudo, sou da opinião de que se trata de um estorninho-preto Sturnus unicolor em plumagem de Inverno (como outros já terão pensado). As dificuldades na identificação de estorninhos em plumagem de Inverno são muitas vezes subestimadas, principalmente aves distantes.

Os estorninhos-pretos apresentam também pontas brancas nas coberturas do corpo e também na cabeça (apesar de isto surgir de forma confusa nalguns guias de campo). Os estorninhos-malhados em plumagem de Inverno têm as penas das asas com orlas relativamente largas de cor creme e o tom de fundo dessas penas, assim como das escapulares apresenta reflexos verdes. As pontas claras do manto e escapulares são também de uma cor mais creme em vez de branco. As coberturas infracaudais têm também estas orlas largas, assim como as pontas brancas das coberturas corporais são também bastante maiores do que as da ave em questão.

A ave das fotos tem orlas muito finas, cor de base das penas com reflexos violeta escuros e outras caracteristicas que apontam apenas no sentido de se tratar de um estorninho-preto em plumagem de Inverno, possivelmente uma fêmea de 2º ano.

Os links seguinte do site excelente do Javier Blasco Zumeta provavelmente irão mostrar mais claramente o que descrevo.

Sturnus unicolor: http://www.ibercajalav.net/img/417_Sturnus_unicolor.pdf

Sturnus vulgaris: http://www.ibercajalav.net/img/416_Sturnus_vulgaris.pdf

Os estorninhos dão bons exercícios de identificação… study

Cumprimentos
Rafael


Última edição por Rafael Matias em Seg 01 Nov 2010, 22:35, editado 1 vez(es)

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)
Data de inscrição : 03/10/2010

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por Tissot Seg 01 Nov 2010, 22:21

Boas,

Depois desta lição do Rafael Matias, terei muito mais cuidado em futuras identificações de estorninhos.
Esta identificação leva-me a perguntar se é ministrado, ou foi ministrado, algum curso de identificação de aves que foquem estes problemas de identificação mais comuns, direccionados principalmente para maçaricos como eu (ou se existe alguma publicação direccionada nesse sentido). É que a explicação sumária do Rafael Matias vale mais do que a leitura de muitos guias de campo! Não estou a falar de cursos de identificação de gaivotas, por exemplo, porque é um mundo à parte com juvenis, 1º inverno, 2º inverno, etc. Estou a falar de ajuda na identificação de espécies em geral, morfologicamente semelhantes e com comportamentos similares: andorinhão-pálido vs andorinhão-preto; felosa-comum vs felosa-Ibérica; corvo vs gralha-preta; cotovia-de-poupa vs cotovia-do-monte vs laverca; açor vs gavião; só para dar alguns exemplos. Um curso que evidenciasse os factores que possam levar à diferenciação das espécies similares, que fornecesse dicas e truques que levassem a uma maior segurança na identificação das espécies.

Relativamente ao boneco, espero que o Menezes tenha guardado o recibo da compra, de forma a poder trocar de estorninho, parece que lhe venderam um estorninho-preto em vez de um estorninho-malhado. Ou então o seu mandarim não é famoso e não entendeu bem as indicações na embalagem. Mas na minha opinião, eu ficava com este boneco, dá excelentes fotografias, eu ainda gosto mais da segunda fotografia do estorninho! Very Happy

Matthias






Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por Menezes Ter 02 Nov 2010, 23:11

Viva a todos.

Rafael Matias:
Mais elucidativo não podias ser; parabéns e obrigado.
Repara que não tenho formação nesta matéria, a da identificação e estudo das aves; simplesmente sou um curioso que gosto disto, o que hei-de fazer?
Logo de início fiquei com muitas dúvidas porque, como disse, ao consultar o Atlas das aves nidificantes em Portugal, Assírio & Alvim, publicação em que confio, reparei que o Estorninho Malhado é dado como habitando somente no arquipélago dos Açores. Daí a interrogação que fiz. Sendo assim, ou algum se tinha pirado para o Continente, o que era pouco provável, ou então havia por aqui algo que desconhecia!

Tissot:
Como acabas de verificar, a precipitação nunca foi boa conselheira. A melhor coisa, neste caso, seria deixar a fotografia para quem percebe de fotografia, muito ou pouco não interessa, e a identificação de aves para quem entende da poda!
E por falar de fotografia, repara que dei de barato a insinuação que fizestes logo no início, ao falares do Boneco Chinês, ou lá o que foi! Meu caro, as poucas fotos que vou pondo à apreciação neste fórum, com muito prazer, devo dizer-te, são fruto de horas e horas de espera passadas dentro de abrigos.

Para te mostrar mais algumas capacidades deste Boneco Chinês, vê onde o fui fotografar.
Hei-de voltar ao local para, desta vez, o fotografar em pleno voo!
Desconfio que até voar ele sabe!

Estorninho preto

estorninho - Estorninho malhado? Estorninho01

Menezes
Menezes

Número de Mensagens : 180
Idade : 71
Local : Cantanhede
Data de inscrição : 31/08/2009

http://www.menezes-foto.com

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por barrento Ter 02 Nov 2010, 23:53

A possibilidade de retirar as dúvidas sobre a identificação (também me vejo à rasca com os estorninhos Sad ) é a melhor prova de que as fotos são boas! Smile
Parabéns Menezes
Abraços
Eduardo
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por Gonçalo Elias Qua 03 Nov 2010, 01:02

Menezes escreveu:
Logo de início fiquei com muitas dúvidas porque, como disse, ao consultar o Atlas das aves nidificantes em Portugal, Assírio & Alvim, publicação em que confio, reparei que o Estorninho Malhado é dado como habitando somente no arquipélago dos Açores. Daí a interrogação que fiz. Sendo assim, ou algum se tinha pirado para o Continente, o que era pouco provável, ou então havia por aqui algo que desconhecia!

Olá Menezes,

Gostaria de assinalar que o Atlas que mencionaste apenas contém informação sobre a distribuição das aves na época reprodutora (Março a Julho, aproximadamente). Durante o resto do ano aparecem por cá diversas espécies de aves que não figuram no atlas e mesmo no caso das espécies que nele figuram há algumas alterações importantes no que à área de distribuição diz respeito.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25581
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por Tissot Qua 03 Nov 2010, 01:08

Menezes escreveu:Viva a todos.
Para te mostrar mais algumas capacidades deste Boneco Chinês, vê onde o fui fotografar.
Hei-de voltar ao local para, desta vez, o fotografar em pleno voo!
Desconfio que até voar ele sabe!

Eu cá não o punha a voar, esses bonecos não são muito fiáveis, parece que os comandos avariam com frequência.
Entretanto fico à espera dos resultados, a qualidade das primeiras fotografias leva a supor que vem aí mais uma excelente série de fotos.

Cumprimentos

Matthias
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

estorninho - Estorninho malhado? Empty Re: Estorninho malhado?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos