Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

+31
LuisMM
nunes
PNicolau
jheitor
Paulfer
Francisco Bernardo
Miguelito
João Ferreira
Pedro Lopes Moreira
alcedo
Araújo da Silva
patriciaeluis
José Frade
RuiCaratao
PLeite
Ricardo Vieira
Flávio Oliveira
Pedro Fernandes
Rafael Matias
pedro121
zefil
Bipbip
António A Gonçalves
Simon Wates
PedroSeixas
Pedro Andrade
Gonçalo Elias
paulo dias
Helder Vieira
lrodrigues
pedrocardia
35 participantes

Página 3 de 13 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Sáb Jan 01, 2011 4:36 pm

Ontem no estuário vi um pato que me pareceu cansadito, estava um pouco longe, mas fiz um pequeno video (desculpem a qualidade Embarassed , espero que não enjoem What a Face ).

Parece-me um Melanitta nigra, Negrola

Que vos parece?

Obrigado,
Helder
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por António A Gonçalves Sáb Jan 01, 2011 4:54 pm

Concordo com a identificação.

Nunca vi um destes em terra...

Abr
António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por PedroSeixas Qui Jan 06, 2011 7:12 pm

Também confirmo, a postura da ave é mesmo tipica de quem passa muito tempo na água! Smile
Obrigado pela filmagem gosto muito desta espécie apesar de nunca a ter visto em estado selvagem. Em 17 de Julho de 2010 estava em Esmoriz e vi uma fêmea desta espécie (já morta infelizmente) trazida pelos pescadores quando estavam a chegar à praia, provavélmente ficou presa nas redes??

Pedro Seixas
Viseu

PedroSeixas

Número de Mensagens : 741
Data de inscrição : 09/01/2008

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Sex Jan 07, 2011 2:41 pm

Obrigado António e Pedro.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Sáb Jan 08, 2011 12:20 pm

Hoje no sapal, além dos habituais Anas platyrhynchos, andavam dois patos que me estão a tirar do sério. Além de eu não estar muito familiarizado com anatídeos, a luz era fraquita (estive entre as 16h30-17h00 a "persegui-los"), e os gajos eram esquivos. Reparei que andavam sempre entre a vegetação a debicar a ponta dos ramos...

-um deles pareceu-me um macho de Anas querquedula (Marreco), tinha o padrão típico na cabeça com aquele crescente branco. Tenho no entanto dúvidas em relação ao dorso, que me pareceu uniformemente escuro... e o tamanho pareceu-me idêntico ao P. Real...

-o outro era um patão affraid , maior que P. Real, cabeça e pescoço escuros, um colar branco (menor que o colar da Tadorna, e interrompido atrás), ventre/papo castanho e dorso escuro com tons azul/verde escuro metálico. Patas laranja vivo e bico rosado/alaranjado, com formato do género do do P. Real.

Andavam sempre juntos, geralmente o 1º atrás do 2º.

Palpites p.f.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por PedroSeixas Dom Jan 09, 2011 6:11 pm

Olá Helder Vieira,

Bem vou dar o meu palpite, não me arrisco a dizer muito pois se com fotos por vezes é dificil, sem fotos ainda mais!

O segundo exemplar, o patão, tem toda a pinta de ser um hibrido de pato real com pato mudo, a descrição encaixa perfeitamente, inclusivé o colar, pois muitas vezes é vestigial sendo portanto interrompido. As patas e o bico também parecem encaixar no perfil.

Quanto ao primeiro, sinceramente não sei, pois se dizes que o tamanho era de um Pato Real, então não será um Anas querquedula de certeza , a não ser que andasse em esteroides... poderá também ser um hibrido?? ou uma raça doméstica de pato? Sei que a lista supraciliar branca tipico dos machos de Anas querquedula poderiam facilmente aparecer numa fêmea duma misturada de raças de pato doméstico. Vou dar este exemplo (mas esta fêmea é de uma raça chamada Rouen clair, se o pato(a) que viste fosse resultado de um cruzamento de raças talvez ficasse como aquilo que descreves? ):
http://www.feathersite.com/Poultry/Ducks/RouenClair/BRKRouenClair.html

De qualquer modo, pode ser que consigas fotos da próxima vez!

Abraço,

Pedro Seixas
Viseu

PedroSeixas

Número de Mensagens : 741
Data de inscrição : 09/01/2008

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Seg Jan 10, 2011 4:29 pm

Obrigado mais um vez Pedro.
Quanto ao 1º é possivel que eu me tenha enganado quanto ao tamanho. O padrão da cabeça era garantidamente o típico de Anas querquedula...
Confesso que na altura fiquei "mais obcecado" na observação do 2º.

Mas lá está, e voltando ao inicio, estavam algo distantes e a luz já não ajudava...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por paulo dias Qui Jan 13, 2011 9:13 am

Boas
Ontem (12jan) passei pelo estuário:

- Gaivota-parda (Larus Canus) 2 ind.
- Gaivotão-real (Larus marinus ) + 4 ind. (sempre presente)
- (?) Pato-ferrugíneo (Tadorna ferruginea) um individuo em voo (com reservas)

Acho curioso a presença da galinha-d´agua (1 ind.) no porto de pesca Afurada (penso que é o único local na mrg esq. do estuário com presença garantida).

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Pedro Andrade Sex Jan 14, 2011 12:48 pm

Passei ontem (dia 13) pelo Cabedelo e vi 2 Tadorna ferruginea pousados, junto a um cisne-mudo. Para além disso, entre outros, observei alguns Larus marinus e Larus melanocephalus, e outros observadores conseguiram identificar pelo menos um Larus canus.
Pedro Andrade
Pedro Andrade

Número de Mensagens : 42
Local : Barcelos / Porto
Data de inscrição : 21/07/2007

http://vidaterra.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Bipbip Ter Jan 18, 2011 11:33 am

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 DSC00094

que pato é este preto com uma risca preta ao lado do mandarim.

abraço

Bipbip

Número de Mensagens : 68
Idade : 43
Local : Porto
Data de inscrição : 04/12/2007

http://www.bipbip.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Ter Jan 18, 2011 4:24 pm

Ora bem, antes de mais obrigado Bipbip.
Na foto estão precisamente os 2 patos que me intrigaram no dia 8, quando postei aqui as minhas dúvidas.

O da esquerda é o tal que tem na cabeça um padrão semelhante a um Anas querquedula, e o que eu chamei de "patão" é o da direita (é de facto maior que P. real.... mas também não é assim!!!....)

Tá visto que são aves de cativeiro...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por zefil Qua Jan 19, 2011 3:41 am

Tb estive no estuário esta semana e na semana anterior debaixo de temporal.

Muitos variados exemplares que eu por não perceber muito da coisa não consigo identificar.

Tirei umas fotos a um Penereiro e às garças que estavam mais próximas.

Anda tb por lá uma ave de um azul brilhante muito interessante.

Infelizmente não nos podemos aventurar fora dos locais de observação, pois a longa distância estava o grosso dos individuos.

Corvos marinhos eram às centenas!

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por zefil Qua Jan 19, 2011 12:55 pm

Reparei que tb existem 2 tópicos para o Estuário do Douro que tb deveriam ser fundidos. O mesmo provavelmente acontece com muitos outros tópicos.

Não sei se já se experimentou, mas se calhar seria interessante uma secção do fórum especifica para locais de observação. A nível de organização facilitaria a consulta e a troca de ideias.

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por paulo dias Sáb Jan 22, 2011 11:24 am

Boas
Hoje mais uma surpresa bem simpática uma Lutra lutra (lontra), quanto a passarada (com penas) nada a registar.
Não se esqueçam de votar.


paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Ter Fev 08, 2011 3:04 pm

Hoje pela hora de almoço observei a calcorrear a maré vaza um Larus delawarensis, 1º inverno....
Assim de repente pareceu-me uma L.canus, mas observando melhor... study ...

Opiniões p.f.

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Dsc3540



Última edição por Helder Vieira em Ter Fev 08, 2011 4:04 pm, editado 1 vez(es)
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedrocardia Ter Fev 08, 2011 3:29 pm

Olá,

Concordo com a ID (Larus delawarensis).
Parabéns! É sempre difícil topar uma gaivota destas quando anda no meio de milhares de outras gaivotas.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedro121 Ter Fev 08, 2011 3:37 pm

Pois, eu á primeira também ia para canus, ela tem a cabeça tão redondinha, mas depois...aquele bico... concordo com o Pedro.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Helder Vieira Ter Fev 08, 2011 4:04 pm


Obrigado aos dois.

pedro121 escreveu:Pois, eu á primeira também ia para canus, ela tem a cabeça tão redondinha, mas depois...aquele bico... concordo com o Pedro.

Pois, foi precisamente por aí, a estrutura é mais forte e a ponta clara também é distintiva.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedrocardia Ter Fev 08, 2011 4:55 pm

Olá,

Pois é, a cabeça até é bem redondinha ("columbóide") mas aquele bico não tem nada pinta de Larus canus.
Adicionalmente, as penas que já têm a côr cinzenta no dorso parecem demasiado cinzentas e demasiado claras para uma Larus canus, faltando-lhe o tom um pouco azulado-escuro desta espécie (embora tenha escrito isto, tenho que dizer que a avaliação da côr em fotografias visualizadas em monitores de PC's é uma coisa assim um bocado subjectiva...).

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por pedrocardia Ter Fev 08, 2011 4:58 pm

paulo dias escreveu:Boas
Hoje mais uma surpresa bem simpática uma Lutra lutra (lontra), quanto a passarada (com penas) nada a registar.

Olá,

Embora a Lontra não tenha penas (excepto, porventura, no tubo digestivo) esta deve ser uma das observações mais interessantes de todas as que já foram aqui reportadas para o estuário do Douro.
Parabéns!

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por zefil Sáb Fev 12, 2011 11:57 am

Foto tirada há 3 ou 4 semanas

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 180315_193393757356492_100000576075890_612142_5375229_n

zefil

Número de Mensagens : 197
Data de inscrição : 02/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por paulo dias Sex Mar 18, 2011 12:05 pm

Boas

Este tópico têm estado parado e apesar de não possuir observações "explosivas" passei por lá nos dias 01 e 11Mar2011 e verifiquei que a Galinha-d`água adoptou o porto de pesca da Afurada como lar assim como o Pato-mandarim (macho) no sapal. As Larus canus lá andam, no dia 11 deve ter sido a primeira que não observei Larus marinus em meses. Algumas limícolas "desapareceram" (Perna-vermelha, -verde, tarâmbolas, etc), o casal de Peneireiros estão muito atrevidos e despudorados (na seca do bacalhau) nos seus encontros amorosos sobre o olhar de um Mocho-galego.

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por lrodrigues Qui Mar 24, 2011 5:47 am

Viva,

Após algumas semanas de ausência devido a um período de muito trabalho, lá consegui ter algum tempo para ir ao Cabedelo.

Observações em 2011-03-22:

- 1 Águia-calçada - http://www.flickr.com/photos/dragoms/5551333263/

- 3 Andorinha-das-chaminés

- 1 Poupa

Estive com outro fotógrafo / observador, a quem infelizmente me esqueci de perguntar o nome. :-( Se for freguês aqui do forum pf diga.

Obrigado
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por paulo dias Qui Mar 24, 2011 10:17 am

Boas

Hoje passei por lá e parece-me que está a ficar muito fraca a oferta orni.:

- Larus marinus 1 ind. imaturo
- Peneireiro-comum 2 talvez 3 ind.
- Gavião 1 ind.
- Garajau-comum
Estavam a dar um verdadeiro espectáculo a pescar, cerca de 60 ind., (talvez outros tantos dispersos pousados em pequenos bandos) no limite do rio. Em grande frenesim, quando capturavam algo eram logo perseguidos por gaivotas.

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por paulo dias Sáb Mar 26, 2011 6:41 pm

Boas

Mais algumas observações

Ontem (25Mar):

- Larus minutus 1 ind ad inverno
- Morus bassanus 3 ind ao largo

Hoje (26Mar)

- Morus bassanus +20 ind ao largo
- Stercorarius skua (com reservas - 1 ind ao largo a perseguir uma gaivota)
- Pardela - (espécie?) vários ind ao largo, parte superior corpo/asas escuro (preto?) parte inferior corpo/asas claro (branco?) possivelmente Puffinus puffinus ou griseus (ou talvez não).

Boas observações

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo - Página 3 Empty Re: LOCAL: Estuário do Douro / Afurada / Cabedelo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 13 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos