Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

4 participantes

Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 24, 2010 4:36 pm

Olá a todos,

Foi hoje observada mais uma Larus glaucoides, desta vez na Ericeira (Mafra). Trata-se de uma ave de 1º Inverno, sendo o registo da autoria
de D'Almeida Simões.

Em anexo deixo uma foto desta ave. Há mais fotos disponíveis em http://raridades.avesdeportugal.info/largla-ericeira

1 abraço,
Gonçalo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Largla1


Última edição por Gonçalo Elias em Sex Nov 26, 2010 4:43 am, editado 1 vez(es)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por pedro121 Qui Nov 25, 2010 1:08 am

Muito fixe, e não é o individuo que esteve em peniche, esta tem a plumagem muito mais desgastada.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por RuiCaratao Qui Nov 25, 2010 3:43 am

pedro121 escreveu:Muito fixe, e não é o individuo que esteve em peniche, esta tem a plumagem muito mais desgastada.

Esta ave é um 2º Inverno Pedro, definitivamente não é a mesma.
Sabia que já andavam as L. hyperboreus, pela Galiza, mas destas ainda não tinha visto registos

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por RuiCaratao Qui Nov 25, 2010 5:02 am

Esta ave é um 2º Inverno Pedro, definitivamente não é a mesma.

Acho que vou retirar o que disse....... é só a mim, ou mais alguem tem duvidas quanto a glaucoides!!!!!!! Aquele bico é enorme e não só..... muito diferente da ave do Pedro

Gonçalo não há forma de vermos as restantes fotos, sem ser em slideshow?

cumps,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por pedro121 Qui Nov 25, 2010 7:01 am

RuiCaratao escreveu:Acho que vou retirar o que disse....... é só a mim, ou mais alguem tem duvidas quanto a glaucoides!!!!!!! Aquele bico é enorme e não só..... muito diferente da ave do Pedro

Sim, eu tambem acho o bico grande (forte), mas para ser um 2º inv. hyperboreus, a marcação do bico não deveria estar mais bem definida? Para mim o padrão do bico é mais consistente com glauco. do que com hyper, por outro lado neste ângulo a projecção das asas parece curta e a cauda também, seria tão mais fácil com a ave á frente.

Outra questão é o desgaste das penas, a minha experiencia é limitada aos indivíduos da invasão de 09, mas nessa altura foi notório que as hyper 1º e 2º inverno tinham a plumagem mais desgastada do que as Glauco da mesma idade.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por RuiCaratao Qui Nov 25, 2010 7:57 am

mas para ser um 2º inv. hyperboreus, a marcação do bico não deveria estar mais bem definida? Para mim o padrão do bico é mais consistente com glauco. do que com hyper

O problema é esse, excluí glauco, mas não encaixo as hyper, estas têm tambem o bico mais longo. Há a possibilidade de ser L. glaucoides x L. hyperboreus, já vi fotografias de hibridos com bicos intermedios.
Contudo, o olho muito grande, cabeça quadrada e não redonda, sugere-me muito mais uma micha albina.... o que seria tambem interessante pale

por outro lado neste ângulo a projecção das asas parece curta e a cauda também, seria tão mais fácil com a ave á frente.

Com penas com tanto desgaste, não podemos usar a projeção das primarias como principal caracteristica diagnosticante, se a cauda tiver muito gasta as projeções vão parecer longas e vice versa.
Quando chegar a casa, vou ver melhor as fotos, tambem acho o desgaste da cauda e primarias excesivo para esta altura do ano.

cumps,

Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por pedro121 Qui Nov 25, 2010 8:23 am

RuiCaratao escreveu:

O problema é esse, excluí glauco, mas não encaixo as hyper, estas têm tambem o bico mais longo. Há a possibilidade de ser L. glaucoides x L. hyperboreus, já vi fotografias de hibridos com bicos intermedios.
Contudo, o olho muito grande, cabeça quadrada e não redonda, sugere-me muito mais uma micha albina.... o que seria tambem interessante pale

Rui, se vires as outras fotos (link na 1º post) vez que não é uma Hyper, uma glaucos muito desgastada encaixa, uma albina não é, não teria nenhumas melaninas, quanto muito uma leucistica extrema, mas mesmo assim... vou pela Glauco muito desgastada Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por RuiCaratao Qui Nov 25, 2010 12:27 pm

pedro121 escreveu:uma albina não é, não teria nenhumas melaninas, quanto muito uma leucistica extrema, mas mesmo assim...

Sim tens razão, não será um albinismo, mas sim leucismo..... o ser uma ave imatura, torna a identificação entre as verdadeiras brancas vindas do norte, e as brancas por falta de pigmentação, muito dificil.....

Quando olho para ela e nas fotos que esta lado a lado com michahellis (6ª e 8ª fotos), parece-me igualzinha com as cores ao contrario... o formato da cabeça é muito diferente das glauco e hyper, que têm cabeças redondas e olhos pequenos, esta tem cabeça de michahellis e bico tambem similar, apenas um pouco mais palido

Da uma olhadela nesta leucistica vista na Galiza
http://3.bp.blogspot.com/_kH2HQqzzE24/TN2bZBSz3XI/AAAAAAAAAso/JhLMVqMKQ2s/s1600/L._valderoides.JPG

são tramadas................................. scratch

cumps,

Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por pedro121 Qui Nov 25, 2010 1:06 pm

RuiCaratao escreveu:

Quando olho para ela e nas fotos que esta lado a lado com michahellis (6ª e 8ª fotos), parece-me igualzinha com as cores ao contrario... o formato da cabeça é muito diferente das glauco e hyper, que têm cabeças redondas e olhos pequenos, esta tem cabeça de michahellis e bico tambem similar, apenas um pouco mais palido

Sim, de facto a cabeça e os olhos são muito parecidos com uma michahellis, se nos abstrairmos da plumagem, o bico é demasiado pesado para glaucos e os olhos demasiado grandes, estruturalmente parece mais uma michaellis, mas... eu já vi uma michahellis albina em Peniche, mas essa era mesmo albina com os olhos vermelhos, mas a estrutura/tamanho era claramente igual as normais, agora este bicho..nalgumas fotos parece mais pequena e com a cabeça mais redonda... Sad Sad gaivotas ...raio de bichos complicados Rolling Eyes
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 25, 2010 1:11 pm

Caros,

Desculpem só responder agora mas estive ausente durante o dia.

De facto quando olhei para estas fotos (primeiro só vi as 4 fotos em que a ave estava sozinha), tive exactamente a mesma dúvida: não será uma hyperboreus? o bico algo espesso aponta para isso e a cabeçorra também... por outro lado a projecção das primárias é algo longa e isso aponta para glaucoides.

Pedi então mais fotos e quando vi que era do mesmo tamanho das fuscus / michahellis, excluí a hipótese de hyperboreus. Mas é claro que pode ser um híbrido... talvez apareçam outras opiniões de pessoas com mais experiência em glaucoides (não é o meu caso, as duas glaucoides que vi até hoje foi longe e mal).

Rui, quanto ao slideshow: posso pô-las a passar mais devagar, ou então posso enviar-te as fotos por e-mail, é como preferires.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por RuiCaratao Qui Nov 25, 2010 6:14 pm

pedro121 escreveu:eu já vi uma michahellis albina em Peniche, mas essa era mesmo albina com os olhos vermelhos, mas a estrutura/tamanho era claramente igual as normais

Engraçado que ontem tambem tinha visto uma micha leucistica aqui pelo tejo, parecia uma morph tipo pastel/Isabel????!!!... o que devia ser preto era cafe com leite.
https://2img.net/h/i58.photobucket.com/albums/g279/RuiCaratao/Birds/michahellis_leucistica.jpg

Gonçalo Elias escreveu:Rui, quanto ao slideshow: posso pô-las a passar mais devagar, ou então posso enviar-te as fotos por e-mail, é como preferires.

Ja esta bem mais lento Gonçalo, e ja se consegue ver com mais calma, obrigado. Mas o ideal era ter um pause/stop lol!

cumps,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 26, 2010 1:43 am

RuiCaratao escreveu:
Ja esta bem mais lento Gonçalo, e ja se consegue ver com mais calma, obrigado. Mas o ideal era ter um pause/stop lol!

É engraçado achares isso, pois eu não fiz qualquer alteração no slide show What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por RuiCaratao Sex Nov 26, 2010 4:07 am

Gonçalo Elias escreveu:É engraçado achares isso, pois eu não fiz qualquer alteração no slide show What a Face

Very Happy ..... deve ter sido por estar em casa, não há nada como um ambiente familiar!!!!!

Enviei o link do forum ao Antonio Gutierrez, conhecido gaivotologo galego, e na opinião dele trata-se de uma ave com problemas de pigmentação, leucismo/Esquizocroismo.
Provavelmente, a mesma ave vista na Galiza (não me tinha apercebido mas foi vista no inicio deste mês), pois tem muita parecenças (manchas no dorso e não raiadas/estrutura diferente de glauco/hyper). Debateu-se até se seria fuscus ou michahellis a ave em questão com base nas fotos tiradas por lá.
Disse-me tambem, que a plumagem desgastada não seria nada tipica de glaucoides para esta altura do ano, nem para qualquer outra gaivota, e que poderá indicar uma ave doente, ou que esteve doente, e por isso tem a muda muito atrasada. Para uma ave que vem do circulo polar, como as glaucoides esta condição fisica seria certamente um entrave.....

Este sabado ainda dou um pulinho á Ericeira......

cumps,

Rui Caratão

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 26, 2010 4:39 am

Viva,

Considerando o debate que esta ave suscitou, resolvi pedir a opinião de um "expert", o Killian Mullarney. Aqui fica a resposta dele:

Hi Goncalo,

Thanks for your email and the photos. The excellent quality of the photos leaves me in no doubt that this is a leucistic gull, most likely a Yellow-legged I would guess. It is definitely not an Iceland Gull of any kind and I can see nothing to suggest it is a Glaucous hybrid. The bird's structure, proportions and relative bill size appear to match Yellow-legged and the 'ghost pattern' on some of the scapulars is indicative of one of the larger white-headed gulls in first-winter plumage, as is the faint impression of a terminal band on the tail in the open-wing shot.

I hope this helps the discussion, feel free to use these comments as you wish.

Kind regards,

Killian

Já agora, para quem não percebe inglês, fica um resumo em português: na opinião do Killian, trata-se de uma gaivota-argêntea Larus michahellis leucística e não de uma Larus glaucoides.

P.S. - Considerando as novas informações, alterei o título do tópico.


Última edição por Gonçalo Elias em Sex Nov 26, 2010 5:05 am, editado 1 vez(es)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por pedro121 Sex Nov 26, 2010 4:49 am

E pronto, fica um exelente exemplo de que nem sempre o que parece é. Embarassed
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por RuiCaratao Sex Nov 26, 2010 6:19 am

Gonçalo seria possivel, colocares a foto, da ave de asas abertas, sempre seria informação adicional para se compreender melhor a identificação de uma ave deste genero, e o tópico em si.

eu próprio estou mortinho para ver essa foto, por mais do que 4 ou 5 segundos.... Very Happy

cumps,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Nov 26, 2010 8:40 am

Aqui vai ela:

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Largla2

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25582
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por Isidoro Soares Teodoro Sáb Nov 27, 2010 2:39 pm

Hoje de tarde ainda por lá andava

Teodoro

Isidoro Soares Teodoro

Número de Mensagens : 112
Data de inscrição : 21/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - Gaivota-argêntea leucística na Ericeira Empty Re: Gaivota-argêntea leucística na Ericeira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos