Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar em 2011 à procura de aves na Lagoa de Óbidos

Ir para baixo

Entrar em 2011 à procura de aves na Lagoa de Óbidos Empty Entrar em 2011 à procura de aves na Lagoa de Óbidos

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 30, 2010 1:58 pm

Entrar em 2011 à procura de aves na Lagoa de Óbidos
Data: 30 de Dezembro de 2010
Fonte: publico.pt

Há seis anos que um grupo de portugueses decide acordar bem cedo no dia 1 de Janeiro e rumar à Lagoa de Óbidos, de binóculos na mão, para começar o ano a fazer aquilo de que mais gosta: estar no meio das aves. O guia, Luís Santos, tem a esperança de encontrar uma raridade, o ganso-de-faces-pretas.

Este ano o mau tempo travou os ímpetos mais ornitológicos e apenas quatro pessoas escolheram começar o ano à procura das aves da Lagoa de Óbidos, o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa. “Normalmente costumam participar entre dez a 15 pessoas. Este é o ano com menos inscritos”, contou Luís Santos, guia voluntário da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea) que já “há muitos anos” dedica a manhã do dia 1 de Janeiro àquela lagoa.

São na maioria amadores aqueles que procuram ver garças, colhereiros, tordos, tentilhões e todas as aves que se alimentam na margem da lagoa, enterrando o seu bico longo no lodo, como os pilritos, maçaricos e as rolas-do-mar. Há que começar cedo para aproveitar a altura do dia em que as aves estão mais activas.

Ninguém regressa a casa desconsolado. “Em Dezembro estivemos na Lagoa de Óbidos e, no espaço de duas a três horas, conseguimos ver perto de 50 espécies de aves”, contou ao PÚBLICO.

Mas há uma ave invulgar e especialmente procurada: o ganso-de-faces-pretas (Branta bernicla). “Esta é uma ave extremamente rara em Portugal, que nidifica na Rússia e Finlândia. Costuma passar o Inverno na Holanda e Inglaterra mas nos últimos anos um ou outro indivíduo decidiu aventurar-se mais a Sul e passar o Inverno na Lagoa de Óbidos, que faz fronteira com os concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos.” Luís Santos tem esperança de o conseguir observar este ano.

Para isso, o grupo vai caminhar cerca de duas a três horas junto às margens da lagoa, parando aqui e ali para espreitar pelos binóculos e pelo telescópio. O primeiro dia do ano 2008 não correu muito bem. “Nesse ano, quando estávamos junto à lagoa, onde não há qualquer possibilidade de abrigo, caiu uma tromba de água que nos deixou completamente encharcados. Ainda assim valeu a pena”, lembrou.

http://digital.publico.pt/Sociedade/entrar-em-2011-a-procura-de-aves-na-lagoa-de-obidos_1473078
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos