Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Natureza protegida na Faia Brava

Ir para baixo

Natureza protegida na Faia Brava Empty Natureza protegida na Faia Brava

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 04, 2011 1:43 am

Natureza protegida na Faia Brava
Data: 4 de Janeiro de 2011
Fonte: jn.sapo.pt

A primeira área protegida privada de Portugal foi reconhecida pelo Governo no mês passado. Chama-se Faia Brava e situa-se no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.

É um novo conceito de preservação da Natureza e da biodiversidade, criado há 10 anos com o aparecimento da Associação Transumância e Natureza (ATN), e que começa a mostra resultados. Em 2010 registou a visita de 800 pessoas.

De acordo com a bióloga Alice Gama, responsável daquela colectividade, "estava fixada para 2019 a meta de mil turistas".

A Faia Brava integra a rede nacional de áreas protegidas mas a sua gestão continua a ser feita pela proprietária, neste caso a ATN, em estreita colaboração com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Há um protocolo entre as duas entidades que inclui um extenso plano de gestão com todas as acções a desenvolver para favorecer a biodiversidade.

Contribuições de mecenas e dos sócios da ATN

Alice Gama lamenta, porém, que o protocolo não envolva qualquer apoio público ao projecto, pois está convencida que a ATN "está a fazer um trabalho que habitualmente se encontra atribuído ao Estado".

A auto-sustentabilidade da Faia Brava está longe de ser uma realidade e vai vivendo das contribuições de mecenas e dos cerca de 300 sócios da ATN.

Alice Gama salienta, no entanto, que estão a ser trabalhadas "actividades que podem resultar na angariação directa de verbas", dando como exemplo "um programa de visitas e a produção de azeite biológico".

O recente reconhecimento do Governo também pode "dar mais visibilidade" ao projecto, o que por sua vez poderá "ajudar na angariação de fundos".

A relação estreita com várias fundações internacionais tem sido o garante de que o projecto da ATN é levado a bom porto, pois desenvolvem amplas campanhas de angariação de fundos para a aquisição de terrenos, como foi o caso da Faia Brava.

O primeiro foi comprado há 10 anos, quando foi criada a associação, e hoje já tem cerca de 600 hectares. "Há potencial para crescer até aos mil hectares", perspectiva Alice Gama.

Na Faia Brava podem ser apreciados canhões escarpados dos rios Côa, Água e Douro, observadas espécies de aves protegidas como o Abutre do Egipto, a Águia de Bonelli e a Cegonha Preta, entre outras, para além de um imenso património arqueológico e uma importante zona de sobreiros que ocupa mais de dois mil hectares.

Qualquer pessoa pode visitar a Faia Brava, livremente ou na companhia de guias. A área protegida também dispõe de um abrigo onde qualquer fotógrafo pode retratar abutres a alimentar-se a cerca de 20 metros de distância.

http://jn.sapo.pt/VivaMais/Interior.aspx?content_id=1747780
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos