Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como se salva uma espécie [gralha-de-bico-vermelho]

Ir para baixo

Como se salva uma espécie [gralha-de-bico-vermelho] Empty Como se salva uma espécie [gralha-de-bico-vermelho]

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 08, 2011 11:38 am

Como se salva uma espécie
Data: 4 de Janeiro de 2011
Fonte: visao.pt

Um projeto para a serra dos Candeeiros prova que a melhor forma de proteger alguns animais é proteger os homens.

A gralha-de-bico-vermelho não pede muito. Apenas um terreno suficientemente limpo de vegetação para caçar escaravelhos e outros insetos rastejantes.

A ironia é que, se o Homem não der uma mãozinha, os matos crescem e a ave deixa de conseguir apanhar a bicharada. No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, a gralha (em perigo de extinção, no nosso país) foi desaparecendo até só restar um bando de cerca de 80 indivíduos, concentrado numa encosta da área protegida. A razão é simples: com o abandono da pastorícia, que tradicionalmente mantinha a vegetação controlada, a espécie perdeu o seu habitat.

"Dantes, as aldeias aqui à volta tinham seis ou sete grandes rebanhos e havia gralhas às centenas, nos Candeeiros", recorda António Frazão, representante da cooperativa Terra Chã, na zona sul da serra. Quando os rebanhos desapareceram, a gralha acompanhou-os. A solução passaria por voltar a ter cabras na serra.

Em 2008, a Vodafone, a Quercus e a Terra Chã uniram-se num projeto para trazer de novo a gralha-de-bico-vermelho. Uma ideia simples e que, pelo caminho, ainda ajudaria a economia local com 150 mil euros para investir em cinco anos, contratou-se um pastor e comprou-se um rebanho de 150 cabras serranas. A cooperativa vende agora 50 litros de leite por dia, para fazer queijo, e tem os cabritos certificados. E este é só o primeiro passo. Entretanto, o projeto ganhou o apoio do Programa LIFE, da Comissão Europeia (425 mil euros para os próximos três anos), e deverá, agora, crescer em dimensão e em empregos gerados: a meta é ter mais 200 cabras, três pastores a tempo inteiro e uma queijaria, que dará trabalho direto a mais duas pessoas. Além disso, estimula-se o turismo na região, através da Rota dos Pastores, um programa que leva as pessoas a passarem um dia a guardar cabras, na serra, com um pastor, farnel tradicional incluído.

Em conservação, dois anos e meio é pouco, mas a verdade é que já foram avistadas gralhas na zona. Ainda não houve nidificação, mas é provável que as próximas primaveras vejam nascer as primeiras aves. Quem disse que salvar a Natureza é incompatível com os incentivos às economias locais?

http://aeiou.visao.pt/como-se-salva-uma-especie=f584570
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos