Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Paul do Boquilobo

+22
barrento
alcedo
Luis Gordinho
João Tomás
Pedro Fernandes
Telmo Ribeiro
Ramalho
AnaGoncalves
Paulfer
MMachado
M. Henriques
rduque
José Frade
António A Gonçalves
PNicolau
raquelst
Miguel Gaspar
Henk Feith
Gonçalo Elias
Simon Wates
pedro121
Paulo Alves
26 participantes

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Qua Mar 09, 2016 3:00 pm

Paulfer escreveu:
Paulo Alves escreveu:quase 90 espécies observadas)!

Só? Então e o açor, laverca, pisco azul, maçarico das rochas... Razz
jocolor

Não se pode ter tudo Paulo... Wink

O Pisco foi o único dos que apontas para o qual fiz algum esforço (e com isto não quero dizer que andei com play-backs)...mas sem resultado.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Mar 09, 2016 3:08 pm

Paulo Alves escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Há três anos foi colocado aqui um link a explicar onde é a ponte dos Bunheiros, mas por alguma razão o link parece não funcionar.

Luis Gordinho escreveu:Oi Paulo.
Eras o destinatário principal do meu "post" inicial (sem desprimor para os demais participantes!). Gostei de ler os teus relatos anteriores.
Não, a Ponte dos Bunheiros é no limite ENE da reserva integral (literalmente). É esta aqui: http://goo.gl/maps/krNvJ
Eu ainda tenho uma cópia do mapa 1/10.000 da reserva (do ICNF, então SNPRCN!) que me deu o Fernando Pereira (aka Puças) em 1987 (!) e que tem esses topónimos todos!!
É só reumático!!!

Paulo, podes por favor referenciar o local?

Gonçalo aqui vai:

Mapa

Obrigado Paulo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Ter Mar 15, 2016 4:46 pm

Manhã chuvosa no Boquilobo, pensei que iria estragar o dia.
No entanto estava enganado.
O Paul está vibrante de patos (principalmente na Ponte dos Bunheiros; o Braço do Cortiço é "terreno" dos Zarros.

Voltei a observar o Galeirão-de-crista com colar. Lembro que observei um (ou muito provavelmente o mesmo) também com colar em Abril de 2014.

A chuva não permitiu grandes observações de rapinas, um Peregrino e Tartaranhão-cinzento andavam a causar pânico nos bandos de fringilídeos.

Lista aqui.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Sex Abr 01, 2016 3:35 pm

Não pensem que ando a tentar bater recordes no Boquilobo, mas hoje foi dia para 90 espécies.
A Primavera tem destas coisas...

Os primeiros Rouxinóis (o comum e o pequeno) ainda envergonhados deram o ar da sua graça. Também os Abelharucos se fizeram ouvir.

As Pêrras mantêm-se no Braço do Cortiço.

Impressionante, ou talvez não, o número de Lugres ainda presente.

Lista aqui.

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por conspicillata Sex Abr 01, 2016 3:48 pm

Definitivamente um bom sítio para bater recordes Smile

Finalmente voltei ao Boquilobo no outro dia umas horas durante a manhã, mas fiquei-me pelas 48 espécies. O dia estava mau e não deu para muito mais.

Para a próxima tens de chegar às 100!

Carlos

conspicillata

Número de Mensagens : 266
Idade : 48
Local : Évora
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Ter Abr 05, 2016 3:16 pm

Passagem de raspão pelo Paul com o Ricardo Salgueiro.
Registo de uma Gaivina-dos-pauis. Uma pequenina esperança que se reproduzam por lá este ano...

Não ouvimos Felosa-unicolor no Paul (no entanto ouvimo-la na ETAR dos Riachos).

Lista aqui.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por pedro121 Ter Abr 05, 2016 3:36 pm

Paulo Alves escreveu:Passagem de raspão pelo Paul com o Ricardo Salgueiro.
Registo de uma Gaivina-dos-pauis. Uma pequenina esperança que se reproduzam por lá este ano...

Bem bom, este ano está difícil para essas meninas, também com este tempo...

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 05, 2016 3:42 pm

Paulo Alves escreveu:Lista aqui.

Reparei agora que houve vários registos em 2015 (depois de muitos anos de ausência).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Ter Abr 05, 2016 3:53 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Paulo Alves escreveu:Lista aqui.

Reparei agora que houve vários registos em 2015 (depois de muitos anos de ausência).

Imagino que te estejas a referir à luscinioides. Sim, esse ano significou um regresso. Lembro-me que na altura falei com o Carlos Noivo (ou foi em 2014?) e ele referiu um retorno da espécie, dois machos ouvidos na reserva.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 05, 2016 4:32 pm

Paulo Alves escreveu:Imagino que te estejas a referir à luscinioides.

Exacto, por alguma razão a citação não saiu bem, mas era mesmo isso.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Qui Abr 07, 2016 5:56 pm

Paulo Alves escreveu:Não pensem que ando a tentar bater recordes no Boquilobo, mas hoje foi dia para 90 espécies.

Não, não foi!
Errei na ID de duas espécies: Tentilhão-montês e Frango-de-água (ambos apenas ouvidos).

Tentilhão: ouvi apenas o "jieee" que vinha de um bando de Lugres. Achei que seria uma ave isolada associada a estes.
Nos últimos dias tive oportunidade de ouvir Lugres a cantar com fartura e apercebi-me que este som integra o seu canto.

Frango: por alguma razão achei que uns gritos de alarme ouvidos no Braço do Cortiço seriam de Rallus (podem ouvir a gravação aqui), mas serão de Mergulhão-pequeno.

Leitura recomendada aqui.


Última edição por Paulo Alves em Qui Abr 07, 2016 5:57 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Typo)
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por pedro121 Sex Abr 08, 2016 2:03 am

Paulo Alves escreveu:

Frango: por alguma razão achei que uns gritos de alarme ouvidos no Braço do Cortiço seriam de Rallus (podem ouvir a gravação aqui), mas serão de Mergulhão-pequeno.

Eles são muito mais vocais do que se poderia pensar, o ano passado quando passei longas horas na Poça do Vau a tentar ver o Abetouro que lá andava, fiquei a conhecer melhor o reportório, tanto deles como os de Rallus, infelizmente sem pratica, parte do que aprendi já se foi... Sad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulfer Sex Abr 08, 2016 2:48 am

Paulo Alves escreveu:
Frango: por alguma razão achei que uns gritos de alarme ouvidos no Braço do Cortiço seriam de Rallus (podem ouvir a gravação aqui), mas serão de Mergulhão-pequeno.

Tb iria para rallus.
Obrigado pela partilha do som e do texto. Está porreiro
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por João Tomás Sex Abr 08, 2016 3:57 am

Paulo Alves escreveu:Frango: por alguma razão achei que uns gritos de alarme ouvidos no Braço do Cortiço seriam de Rallus (podem ouvir a gravação aqui), mas serão de Mergulhão-pequeno.

Leitura recomendada aqui.

Muito bom texto Smile obrigado pela partilha!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 11, 2016 7:25 am

Nos finais da década de 1980 e início da de 1990 ia com alguma frequência ao paul do Boquilobo - o sítio era interessante (já tinha sido classificado como reserva natural), tinha uma boa diversidade de aves, ficava relativamente perto de Lisboa e era servido por comboio, o que era uma vantagem para quem, como eu, não dispunha de transporte próprio. Portanto durante alguns anos era um dos meus sítios favoritos para ir ver aves e era um sítio que eu visitava todos os anos, às vezes várias vezes por ano.

Entretanto os anos foram passando e quando passei a ter carro próprio comecei, obviamente, a visitar outras zonas do país, por isso as minhas visitas ao Boquilobo tornaram-se menos frequentes. Nunca deixei de gostar do paul (embora me desagradem as restrições de acesso que actualmente existem e que tornam um pouco mais difícil a observação de aves, pelo menos em comparação com a fase que conheci no final dos anos 80).

Na minha memória tinha a ideia de que nos últimos anos tinha ido ao paul "de vez em quando". Mas só recentemente, depois de ter carregado toda a minha informação histórica no eBird, é que cheguei à surpreendente constatação de que nos últimos 20 anos só fui ao paul do Boquilobo uma vez.

Fiquei em estado de choque. Shocked

Ainda procurei melhor no eBird, na esperança de que houvesse aqui algum engano, mas não há volta a dar, os registos não enganam: estive no Boquilobo em Novembro de 2008 e antes disso é preciso recuar a Agosto de 1994. Shocked Shocked Shocked
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por alcedo Seg Abr 11, 2016 3:13 pm

Já que estamos em maré de confidências e coma a devida vénia ao Gonçalo, lembrei-me agora de um caso que tem a ver com Boquilobo.
Em meados dos anos 60 do passado século é publicado no Boletim Cultural da Póvoa de Varzim, um artigo que se estende por 3 ou 4 números do dito Boletim. Intitulava-se "as aves e o pescador Poveiro" e era da autoria de um autodidata local que praticava taxidermia mas que com notável consciência estudava as aves e defendia contra ventos e marés a sua conservação.
Ora num destes boletins fala de uma caçada no Paul de Boquilobo, com uns proprietários locais em que ele participa para apanhar gaivinas dos pântanos para as embalsamar e adicionar ao museu que ele pretendia criar.
O artigo ilustrado com desenhos do autor fez-me durante anos ter vontade de ir a Boquilobo o que vim a conseguir muitos anos depois.
Se alguém tiver interesse posso colocar aqui as imagens e o texto do artigo
alcedo
alcedo

Número de Mensagens : 2232
Idade : 63
Local : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 02/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Dom Abr 17, 2016 3:02 pm

Gonçalo Elias escreveu:Nos finais da década de 1980 e início da de 1990 ia com alguma frequência ao paul do Boquilobo - o sítio era interessante (já tinha sido classificado como reserva natural), tinha uma boa diversidade de aves, ficava relativamente perto de Lisboa e era servido por comboio, o que era uma vantagem para quem, como eu, não dispunha de transporte próprio. Portanto durante alguns anos era um dos meus sítios favoritos para ir ver aves e era um sítio que eu visitava todos os anos, às vezes várias vezes por ano.

Entretanto os anos foram passando e quando passei a ter carro próprio comecei, obviamente, a visitar outras zonas do país, por isso as minhas visitas ao Boquilobo tornaram-se menos frequentes. Nunca deixei de gostar do paul (embora me desagradem as restrições de acesso que actualmente existem e que tornam um pouco mais difícil a observação de aves, pelo menos em comparação com a fase que conheci no final dos anos 80).

Na minha memória tinha a ideia de que nos últimos anos tinha ido ao paul "de vez em quando". Mas só recentemente, depois de ter carregado toda a minha informação histórica no eBird, é que cheguei à surpreendente constatação de que nos últimos 20 anos só fui ao paul do Boquilobo uma vez.

Fiquei em estado de choque. Shocked

Ainda procurei melhor no eBird, na esperança de que houvesse aqui algum engano, mas não há volta a dar, os registos não enganam: estive no Boquilobo em Novembro de 2008 e antes disso é preciso recuar a Agosto de 1994. Shocked  Shocked  Shocked

Uau... isso é que é desprezo Gonçalo! Smile quando deixares a Mourolândia

Criei este tópico logo depois da minha primeira visita ao local.
Lembro-me que foi algo decepcionante, claro está, pelas razões que apontas, tais como as restrições de acesso.

Mas isso mudou a partir do momento em que comecei a perceber o local e a distribuição das aves pela área.
A "descoberta" da Ponte dos Bunheiros foi crucial (obrigado ao Luís Gordinho pela partilha).

E nem vou chorar de novo por abrigos noutros locais Rolling Eyes






Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 17, 2016 3:17 pm

Paulo Alves escreveu:
Uau... isso é que é desprezo Gonçalo! Smile quando deixares a Mourolândia

lol, Paulo, não foi desprezo, foi antes, como se costuma dizer, "outras prioridades".

Mas conto brevemente rectificar esta gravíssima falha. bounce
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Ter Nov 01, 2016 7:38 pm

Lista do dia 1 de Novembro aqui.

A maioria dos campos de milho ainda estão por apanhar e estamos a precisar de uma chuvada para alagar os campos.
No Braço do Cortiço abrigaram-se alguns patos e um bom número de Narcejas (dia de caça). 4 Flamingos continuam no local.
Impressionantes números de Fringilídeos e uma adição ao hotspot: 4 Columba oenas no montado do Cortiço.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Qui Set 21, 2017 9:25 am

Lista do dia 16 de Setembro, com o Paulo Marcos, aqui.

A área exterior à reserva integral está seca e com o milho e girassol por apanhar, daí a ausência de anatídeos, ralídeos e afins.
Nada de extraordinário registado, os migradores e residentes do costume.

Realço a manutenção dos caminhos existentes na reserva, principalmente os mais próximos do observatório do Braço do Cortiço.
Foram criados regos de escoação de água o que permitirá um melhor acesso à zona quando chover.

O local conta com 198 espécies no E-bird (ver aqui).
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por David Rodrigues Sex Mar 23, 2018 1:31 pm

O Boquilobo dos anos 60 https://arquivos.rtp.pt/conteudos/o-paul-do-boquilobo/#sthash.WwaGv25H.dpbs

Pareceu-me que o termo Abetouro foi mal utilizado várias vezes mas não confirmei...

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por João Tomás Sáb Mar 24, 2018 9:21 am

David Rodrigues escreveu:O Boquilobo dos anos 60 https://arquivos.rtp.pt/conteudos/o-paul-do-boquilobo/#sthash.WwaGv25H.dpbs

Pareceu-me que o termo Abetouro foi mal utilizado várias vezes mas não confirmei...

Que espectáculo Smile obrigado pela partilha. E sim, a palavra abetouro deveria ser substituída por goraz.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Paulo Alves Sáb Ago 18, 2018 9:11 am

Lista de hoje aqui, com o Ricardo Salgueiro.

A Abetarda macho descoberta pelo Ricardo no dia 30 de Julho continua presente, juntando-se-lhe dois Sisões (espécie nova para o hotspot Ebird).
Foi observado um Falcão-da-rainha forma clara em voo junto à sede da reserva. Uma boa surpresa e também ele uma adição ao hotspot.

A migração está composta no Paul, com os migradores expectáveis. As Locustella deram grande show, ouvimos uma a cantar. Duas Phy bonelli contribuem também para o aumento de espécies no hotspot.

A reserva conta agora com um novo observatório (valeu a pena chorar?!  Laughing ) aqui.. De manhã o sol está mesmo em frente ao observatório, portanto os observadores que o usarem terão de fazer uma certa "ginástica". Acredito ainda assim que será uma mais valia para o local.  O observatório do Braço do Cortiço é também ele novo. É desta que voltas ao Paul, Gonçalo?  cyclops
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Ago 18, 2018 9:18 am

Bem, admito que fico com mais vontade de lá voltar bounce
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por pedro121 Sáb Ago 18, 2018 11:10 am

Paulo Alves escreveu:Lista de hoje aqui, com o Ricardo Salgueiro.

A Abetarda macho descoberta pelo Ricardo no dia 30 de Julho continua presente, juntando-se-lhe dois Sisões (espécie nova para o hotspot Ebird).
Foi observado um Falcão-da-rainha forma clara em voo junto à sede da reserva. Uma boa surpresa e também ele uma adição ao hotspot.
:

Fixe
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Paul do Boquilobo - Página 8 Empty Re: LOCAL: Paul do Boquilobo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos