Tabela de registos do CPR

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Tabela de registos do CPR

Mensagem por pedro121 em Dom Mar 13, 2011 5:54 am

Boas

Concertesa que muitos de vocês já viram a tabela de registos do CPR, mas agora tem uma novidade, aparece o status dos registos, ou seja já dá para saber que alguns registos foram aceites, e não temos que esperar pelo Anuário, muito fixe.

http://www.spea.pt/fotos/editor2/tabeladeregistosnaopubl2.pdf
pedro121

Número de Mensagens : 12061
Local : Obidos

Re: Tabela de registos do CPR

Mensagem por fmorais em Dom Mar 13, 2011 12:06 pm

Olá.

Parece-me interessante e útil.
Alguém me consegue esclarecer sobre as siglas "PH" na coluna observações e "AC" na coluna "estado" ?

Cumps
Frederico
fmorais

Número de Mensagens : 86
Local : Lisboa

Mensagem por pedro121 em Dom Mar 13, 2011 2:20 pm

fmorais escreveu:
Alguém me consegue esclarecer sobre as siglas "PH" na coluna observações e "AC" na coluna "estado" ?

PH indica que o registo tem fotografias em anexo, VID indica que tem videos em anexo, AC espero que seja ACEITE Very Happy Very Happy
pedro121

Mensagem por RuiCaratao em Dom Mar 13, 2011 5:16 pm

Bem, submeti um registo o ano passado, o que já de si é um record e continua sem qualquer anotação...se lá aparecer um AC, não quererá antes dizer Ar condicionado???? Poderão estar a precisar de um!!!!!

cumps,

Rui
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283

Re: OBRIGADO

Mensagem por fmorais em Dom Mar 13, 2011 5:20 pm

pedro121 escreveu:
fmorais escreveu:

PH indica que o registo tem fotografias em anexo, VID indica que tem videos em anexo, AC espero que seja ACEITE Very Happy Very Happy

OK.

Obrigado Pedro
Frederico
fmorais

Número de Mensagens : 86
Local : Lisboa

Mensagem por pedro121 em Seg Mar 14, 2011 4:20 am

RuiCaratao escreveu:Bem, submeti um registo o ano passado, o que já de si é um record e continua sem qualquer anotação...se lá aparecer um AC, não quererá antes dizer Ar condicionado???? Poderão estar a precisar de um!!!!!

Eu tenho vários registos de 2009 que ainda não foram aceites, se reparares a maioria dos registos aceites são registos de espécies de “fácil” identificação e que estão acompanhados de fotos, registos sem fotos ou mesmo com fotos mas de espécies mais complicadas demoram mais tempo a processar. De qualquer modo acvho que a propria existencia desta tabela é um grande avanço na maneira como são tratados os registos de raridades.
pedro121

Mensagem por pedro121 em Qua Ago 03, 2011 4:45 am

Bem, como não tenho mais nada para fazer (ironia pura) tenho andado de volta da TDR, existem varias situações curiosas

1º Existem vários registos para Aix galericulata e também para A. Sponsa a serem avaliados, ora sendo quase 100% garantido que ambas as espécies são resultantes de fuga de cativeiro porque é que são sujeitas a homologação? Tudo bem que o mandarim é possível vir das populações inglesas e á indícios que alguns indivíduos fazem deslocações significativas, por isso num inverno duro é possível, mas sem a ave estar anilhada com anilhas de identificação nunca se vai conseguir provar nada, e o mesmo é valido para o carolino, aliás devem ser dos poucos casos em que é preferível encontrar aves com anilhas, sempre existe uma esperança se a ave for anilhada…

2º O058 Calidris minutilla 06-05-02 salinas de Montenegro, Faro 1 1º Inv.
Tendo em conta que seria o primeiro para Portugal, estar 9 anos encravado parece-me excessivo, tanto mais que o 1º inverno poderia ser confundido com o que? Ou a descrição não é conclusiva, mas nesse caso??

3º H179 Pelecanus onocrotalus 12-09-95 Barroca d'Alva, Alcochete, Setúbal 1 ind.
4 Registos para esta espécie parados desde 95???? Quando existem registos para a mesma zona e quase de certeza para a mesma ave aprovados e quando ela é de categoria D? Não seria razoável arrumar estes registo-tos?

4º E178 Serinus citrinella 20-10-90 Guadramil, P. N. Montesinho, Bragança 2 ads.
Outro, para uma espécie que não tem nenhum registo homologado e que é bastante distinta 11 anos parece-me excessivo, ou se aceita ou não se aceita, mas colocar os registos no limbo…

Devo dizer que não tenho razões de queixa do CPR, eu comecei a observar aves há muito pouco tempo e sempre que enviei os meus registos foram bem recebidos mesmo quando foram rejeitados, e como já disse a TDR é uma mais valia significativa, mas existe felizmente espaço para melhorias, e uma delas é fazer uma limpeza á tabela.
pedro121

Mensagem por RuiCaratao em Qua Ago 03, 2011 11:07 am

Em contrapartida, houve registos mais complicados (digo eu) de resolver, e tiveram quase aprovação intantânea... scratch

RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283

Mensagem por pedro121 em Qua Ago 03, 2011 12:27 pm

RuiCaratao escreveu:Em contrapartida, houve registos mais complicados (digo eu) de resolver, e tiveram quase aprovação intantânea... scratch

Talvez tenham tido fotos, melhores descrições ou a ave tenha sido observada por varias pessoas. Ou não?
pedro121

Mensagem por Rafael Matias em Qui Ago 04, 2011 12:22 pm

Caro Pedro e restantes,
muito obrigado pelos comentários à lista de registos, são todos sempre muito bem vindos. Tentarei comentar/responder a algumas das questões que apresentas dentro do possível, sendo esta apenas a minha opinião pessoal e não necessariamente a posição do CPR. De forma a evitar potenciais choques entre a minha posição e a dos restantes membros do CPR evito comentar muitas destas questões (ID de raridades por exemplo, ou que estejam relacionadas com posições que exijam consenso dentro do grupo de trabalho.
1) a questão dos Aix: de facto os registos destas espécies acabam por ser publicadas na secção respeitante às aves exóticas (excepção: Aix sponsa nos Açores). O facto de surgirem na tabela deve-se à forma como a tabela é produzida, de forma automática, em que entram todos os registos recebidos no CPR. Tal não indica que esses em particular estejam a ser avaliados (e potencialmente a retirar tempo para a avaliação de outros mais relevantes). De qualquer forma haveria outras pessoas mais indicadas para responder a esta questão em concreto, pois não passa por mim a elaboração da tabela.
2) esta questão é complexa e por diversas razões penso que não caberá aqui a sua discussão (por respeito ao observador, à opinião dos restantes membros, etc)
3) os pelicanos de 1995: essas observações foram efectuadas de facto em 1995 mas não foram submetidas nesse ano, mas sim há 2 anos (2009), não estando à espera há 16 anos como se poderia julgar.
4) Ser citrinella: este registo foi efectuado há já 21 anos (não há 11 como referes), numa altura em que "ninguém" fotografava e obviamente não havia máquinas digitais... Foi submetido em 2006 a pedido do proprio CPR (]e de notar que a espécie não estava sujeita a homologação aquando do registo, pois não existia CPR, mas sim CIR, Comité Ibérico de Rarezas, e essa espécie não estava por isso sujeita pois nidifica em Espanha). Sendo assim a avaliação deste registo é também bastante complexa (até porque seria o primeiro para Portugal) e por isso continua em avaliação.
Também é vontade do CPR a melhoria de tudo o que for possivel e para isso são fundamentais comentários como este, que são sempre de agradecer.
Obrigado e 1 abraço,
Rafael

Rafael Matias

Número de Mensagens : 369
Local : Cornwall (UK) e Amadora (PT)

http://www.flickr.com/photos/18665593@N00/

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Ago 04, 2011 1:25 pm

Rafael Matias escreveu:
4) Ser citrinella: este registo foi efectuado há já 21 anos (não há 11 como referes), numa altura em que "ninguém" fotografava e obviamente não havia máquinas digitais... Foi submetido em 2006 a pedido do proprio CPR (]e de notar que a espécie não estava sujeita a homologação aquando do registo, pois não existia CPR, mas sim CIR, Comité Ibérico de Rarezas, e essa espécie não estava por isso sujeita pois nidifica em Espanha). Sendo assim a avaliação deste registo é também bastante complexa (até porque seria o primeiro para Portugal) e por isso continua em avaliação.
Também é vontade do CPR a melhoria de tudo o que for possivel e para isso são fundamentais comentários como este, que são sempre de agradecer.

Rafael,

Por favor nota que o registo de 1990 de Serinus citrinella não é o primeiro para Portugal. Existem três registos anteriores, efectuados em 1987 na serra da Estrela e em condições "equivalentes" (isto é, sem descrição nem fotografias). Estes três registos foram publicados no Airo em 1990 e estão igualmente mencionados no livro "Aves de Portugal", pag. 769.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20623
Local : Sotavento

Mensagem por Rafael Matias em Qui Ago 04, 2011 1:40 pm

Olá Gonçalo,
como poderás ler, escrevi "seria o primeiro para Portugal". Isto é, se fosse homologado (por outras palavras, considerado seguro), pois a espécie não integra a lista de Portugal (está no Anexo I), uma vez que os respectivos registos (4 no total) não foram considerados suficientemente documentados. Como primeiro autor da Lista e como co-autor do "Aves de Portugal" estou bem consciente de todos os registos individuais e como deverás compreender conheço perfeitamente os 3 registos que referes de data anterior ao registo em questão. Contudo esses registos não foram submetidos ao CPR e portanto seria este (o de Montesinho) o primeiro registo para Portugal (pois dos restantes não temos acesso aos detalhes, ao contrário do presente, no qual foi feita uma descrição das 2 aves observadas).
Abraço,
Rafael

Rafael Matias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Ago 04, 2011 1:54 pm

Rafael,

Eu sei que os três registos em questão não foram submetidos ao CPR.

No entanto, segundo percebi dos teus posts, do quarto registo [1990] existe uma descrição porque o CPR tomou a iniciativa de a pedir. O que eu quero dizer é que se também tivesse sido pedida uma descrição para os restantes três, possivelmente seriam esses os primeiros registos para Portugal. Wink

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Rafael Matias em Qui Ago 04, 2011 1:57 pm

Sim, eventualmente. Obrigado pelos comentários.
Abraço,
Rafael

Rafael Matias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Ago 04, 2011 2:02 pm

Rafael,

Já agora mais uma nota: creio ser importante esclarecer que no nosso livro nós considerámos tudo aquilo que estava publicado, discriminando os que foram ou não homologados.

No caso concreto de Serinus citrinella o texto nem sequer faz referência à necessidade de homologação, sendo os 4 registos apresentados como válidos.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Rafael Matias em Qui Ago 04, 2011 2:19 pm

CPR e livro são coisas bem distintas como sabes. Não é por um registo antigo estar homologado ou não que ele deixa de existir. Desta forma, todos os registos publicados para uma dada espécie até à data de fecho do livro foram incluídos (todos os que conheciamos), tendo havido uma filtragem necessariamente diferente daquela que um comité de raridades faz. O critério no livro foi basicamente se um registo seria plausível ou não à luz do conhecimento actual, o que é aceitável num livro de autor. Ao CPR cabe validar registos (o que não é o papel do livro) de forma objectiva (quanto possível) por forma a munir a comunidade de ornitólogos (e não só) de uma colecção de registos que poderá ser utilizada por todos como cientificamente validados. Desta forma, embora nessa avaliação e validação seja tido em conta se o registo é plausível ou não, o que é avaliado é o registo em concreto com base na informação disponível (em factos concretos), e não na que poderia estar disponível se vivêssemos num mundo ideal.
Abraço,
Rafael

Rafael Matias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Ago 04, 2011 2:41 pm

Rafael,

Eu sei que tu sabes que eu sei (Very Happy) que são coisas distintas.

Mas não podemos esquecer que o livro é uma referência que está disponível para o público em geral. Aquilo que lá está publicado (entre os quais os registos de Serinus citrinella) foi o que os seus autores consideraram como válido e isso é um aspecto relevante para quem use esta referência.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Rafael Matias em Qui Ago 04, 2011 2:53 pm

Gonçalo Elias escreveu: foi o que os seus autores consideraram como válido
Exacto, é subjectivo como sabes, uma vez que não avaliámos nenhuma evidência em concreto nesse caso (e noutros), apenas compilámos a informação que era o grande objectivo do livro. Uma grande compilação de informação nunca antes feita (à qual foi acrescentada muita outra informação, claro, e o nosso crivo pessoal). É legítimo num livro de autor, pois cada um é livre de fazer o que quiser. Tem a utilidade que tem e deve ser utlizado à luz da metodologia usada. Não torna um registo validado o facto de este estar publicado em livro.
Abraço,
Rafael

Rafael Matias

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Ago 04, 2011 3:02 pm

Rafael Matias escreveu:Não torna um registo validado o facto de este estar publicado em livro.

Claro que não, mas parafraseando a tua afirmação de há pouco, "Não é por um registo estar homologado ou não que ele deixa de existir." (independentemente de ser antigo ou não). Smile

Foi isso que quis salientar. Os registos existem e por isso não devem ser esquecidos. Wink

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias

Mensagem por Rafael Matias em Qui Ago 04, 2011 3:09 pm

Gonçalo Elias escreveu:não devem ser esquecidos.
E de onde vem esta idéia? Smile
Abraço,
Rafael

Rafael Matias

Mensagem por pedro121 em Sex Ago 05, 2011 2:08 am

Rafael Matias escreveu:Caro Pedro e restantes,
muito obrigado pelos comentários à lista de registos, são todos sempre muito bem vindos. Tentarei comentar/responder a algumas das questões que apresentas dentro do possível, sendo esta apenas a minha opinião pessoal e não necessariamente a posição do CPR. De forma a evitar potenciais choques entre a minha posição e a dos restantes membros do CPR evito comentar muitas destas questões (ID de raridades por exemplo, ou que estejam relacionadas com posições que exijam consenso dentro do grupo de trabalho.

Boas

Antes de mais obrigado Rafael por participares neste tópico, espero que tenha ficado claro que o meu “objectivo” não é examinar a validade de um um registo em particular, para isso existe o CPR, as minhas questões prendem-se apenas com situações que a mim me parecem estar encalhadas e se estão encalhadas é porque a decisão não deve ser fácil.

1º A questão dos Aix interessa-me porque se por um lado são quase de certeza fugas por outro existe uma possibilidade remota de não o serem, e de aparecer um Carolino genuíno especialmente tendo em vista os registos Açorianos, eu pensava que os registos sofriam uma filtragem prévia, a questão de estarem assinalados com AC implica portanto que foram aceites mas para a categoria E, certo?

2º Ok

3º opsss, realmente devia ter visto que sendo o código da série H eles teriam que ter sido submetidos em 2009, no entanto como continuo a achar que são registos “fáceis” acho que poderia já ter sido resolvida, aliás, aproveito para sugerir que com o crescente nº de registos aqueles que dizem respeito á mesma ave poderiam ser anexados ao processo e isso ser indicado na tabela, do género: H179a, H179b e H179c etc., Em situações em que é enviado um registo para uma ave já aceite, esse registo precisa da aprovação de todos os membros do CPR ou é aceite automaticamente? Penso que não , caso contrario o Pelicano já o teria sido.

4º Ok
pedro121

Mensagem por Rafael Matias em Sab Ago 06, 2011 8:02 am

Olá Pedro,
aqui vão algumas tentativas de respostas:

1º A questão dos Aix interessa-me porque se por um lado são quase de certeza fugas por outro existe uma possibilidade remota de não o serem, e de aparecer um Carolino genuíno especialmente tendo em vista os registos Açorianos, eu pensava que os registos sofriam uma filtragem prévia, a questão de estarem assinalados com AC implica portanto que foram aceites mas para a categoria E, certo?

R: Sim, quer dizer que a identificação está ok, mas nota que as espécies da Cat. E não precisam de descrição (embora em certos casos sejam pedidos mais alguns detalhes para o bem da qualidade de informação publicada, casos de alguns Ploceus, Lamprotornis e outros, em que há frequente confusão de espécies).

3º opsss, realmente devia ter visto que sendo o código da série H eles teriam que ter sido submetidos em 2009, no entanto como continuo a achar que são registos “fáceis” acho que poderia já ter sido resolvida, aliás, aproveito para sugerir que com o crescente nº de registos aqueles que dizem respeito á mesma ave poderiam ser anexados ao processo e isso ser indicado na tabela, do género: H179a, H179b e H179c etc., Em situações em que é enviado um registo para uma ave já aceite, esse registo precisa da aprovação de todos os membros do CPR ou é aceite automaticamente? Penso que não , caso contrario o Pelicano já o teria sido.

R: Não há uma regra rígida para estas situações. Depende de muitos factores, como que espécie está em questão, da categoria em que está inserida, até da altura do ano, tudo deve ser pesado. Os casos mais complicados são nos Açores e em épocas em que o "turnover" de indivíduos é grande, nas passagens migratórias principalmente. Por vezes é impossível saber se uma ave que foi vista no mesmo local com alguns dias de diferença é mesmo o mesmo indivíduo, por exemplo muitas limícolas mas não só (isto afecta o número de registos e as estatísticas). Outros comités europeus já registaram várias vezes casos de "registo por sugestão", isto é, um observador sabe que uma ave está no local, desloca-se para a ir observar, mas acaba por registar uma outra espécie que até podia ser parecida, e que sumete como sendo a raridade que procurava. São situações que têm que ser tidas em conta. Com os pelicanos este problema põe-se de outra forma, mas é sempre bom poder saber-se a quantas aves afinal dizem respeito os registos e isto não deve ser feito de forma automática. Em relação aos pelicanos, por exemplo em 1996 vi um adulto (ou quase, P. onocrotalus) na Barroca de Alva (com o Luís Gordinho e Filipe Moniz) que apresentava uma anilha preta que até parecia ser de borracha (indicando fuga de cativeiro). Noutras descrições de aves vistas no mesmo ano esta anilha não é referida por exemplo. Tenta-se apenas usar alguma precaução para não inflacionar o nº de registos, isto sempre que possível.

Abraço,
Rafael

Rafael Matias

Mensagem por Rafael Matias em Dom Set 18, 2011 2:19 pm

Boas noites a todos,
venho informar que a tabela de registos do CPR se encontra actualizada: http://www.spea.pt/fotos/editor2/tabela_rnp_3_20110912.pdf
A página original: http://www.spea.pt/pt/observar-aves/comite-portugues-raridades/
Muito obrigado a todos e boas observações,
Rafael

Rafael Matias

Mensagem por pedro121 em Dom Set 18, 2011 2:22 pm

Rafael Matias escreveu:Boas noites a todos,
venho informar que a tabela de registos do CPR se encontra actualizada: http://www.spea.pt/fotos/editor2/tabela_rnp_3_20110912.pdf
A página original: http://www.spea.pt/pt/observar-aves/comite-portugues-raridades/
Muito obrigado a todos e boas observações,
Rafael

Exelente, obrigado pela indicação, já tenho o que cuscar... Very Happy Very Happy
pedro121

Mensagem por pedro121 em Sex Jul 20, 2012 8:26 am

Boas

Entretanto já saiu a nova versão da tabela.

http://www.spea.pt/fotos/editor2/reg_nao_publicados_v4.1.pdf

Com muitas novidades, incluindo uma que me deixou... Shocked Shocked

J006 Chersophilus duponti 27-07-2011 Castelo Branco, aero clube junto a
EN240, 5 inds.

E eu, que passo lá ao lado varias vezes por ano, acho que da proxima vez faço uma busca intensiva á area!!

Mais interesante é o aumento de observações de Gavias nos ultimos anos bem como de Galeirões de crista.
pedro121

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: