Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Serinus citrinella / Carduelis citrinella

+5
Tissot
João Tomás
PNicolau
Jorge Saraiva
Gonçalo Elias
9 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Serinus citrinella / Carduelis citrinella - Página 3 Empty Re: Serinus citrinella / Carduelis citrinella

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 21, 2017 12:41 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
João Tomás escreveu:
pedro121 escreveu:Não está muito longe: http://crextremadura.info/cita/verderon-serrano-carduelis-citrinella-4/

A espécie já anda a rodear Portugal Smile

Não percebo estes comentários, este registo está a cerca de 80 km da fronteira, muito mais longe que os de Sanabria

Além disso a espécie tem um núcleo reprodutor no Sistema Central de Espanha (Serra de Gredos), este registo está dentro desse núcleo, portanto não há aqui qualquer aproximação.

http://www.mapama.gob.es/es/biodiversidad/temas/inventarios-nacionales/verderon_serrano_tcm7-21891.pdf

Chato! Twisted Evil Twisted Evil

Sim, eu sei, é sempre chato quando os factos vêm dar cabo de uma bela teoria Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus citrinella / Carduelis citrinella - Página 3 Empty Re: Serinus citrinella / Carduelis citrinella

Mensagem por pedro121 Ter Nov 21, 2017 1:47 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Sim, eu sei, é sempre chato quando os factos vêm dar cabo de uma bela teoria Laughing

Vieram dar cabo? Bem, para começar eu não tenho uma teoria, e depois mesmo que a tivesse não me parece que estes factos dessem cabo dela.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus citrinella / Carduelis citrinella - Página 3 Empty Re: Serinus citrinella / Carduelis citrinella

Mensagem por João Tomás Ter Nov 21, 2017 1:51 pm

Podes deixar-nos sonhar? :p
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus citrinella / Carduelis citrinella - Página 3 Empty Re: Serinus citrinella / Carduelis citrinella

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 21, 2017 2:53 pm

pedro121 escreveu:Vieram dar cabo? Bem, para começar eu não tenho uma teoria, e depois mesmo que a tivesse não me parece que estes factos dessem cabo dela.

Está bem, tu não tens uma teoria, mas hás-de convir que o teu post com o link a dizer "não está longe", e na linha das mensagens anteriores, poderia levar os menos informados a pensar que a espécie estaria a "aproximar-se" de território português. Ou seja, o teu post prestava-se à especulação e eu achei por bem apresentar os factos conhecidos para depois cada qual poder dizer assim:

João Tomás escreveu:Podes deixar-nos sonhar? :p

Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus citrinella / Carduelis citrinella - Página 3 Empty Re: Serinus citrinella / Carduelis citrinella

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 21, 2017 3:02 pm

Já agora aproveito para contribuir um pouco para o tópico: há um local no território nacional que ainda ninguém referiu e que me parece um sítio lógico, quiçá provável, para a ocorrência desta espécie - a Malcata. Forma a continuação para oeste do Sistema Central espanhol e pelo mapa do atlas do país vizinho podemos ver que há registos, em época de reprodução, muito próximos da nossa fronteira, julgo que na sierra de Gata (ou na de Peña de Francia). Há um atlas das aves da província de Salamanca que talvez possa dar mais detalhes sobre a sua distribuição nessa região.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus citrinella / Carduelis citrinella - Página 3 Empty Re: Serinus citrinella / Carduelis citrinella

Mensagem por José Frade Ter Nov 21, 2017 3:56 pm

Gonçalo Elias escreveu: (ou na de Peña de Francia).
Em Sete Rios sei que há umas coisas giras, agora na Penha de França desconhecia... sempre a aprender... Laughing Laughing
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4811
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus citrinella / Carduelis citrinella - Página 3 Empty Re: Serinus citrinella / Carduelis citrinella

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 21, 2017 4:27 pm

José Frade escreveu:
Gonçalo Elias escreveu: (ou na de Peña de Francia).
Em Sete Rios sei que há umas coisas giras, agora na Penha de França desconhecia... sempre a aprender... Laughing Laughing

Um grande bem-hajas por teres vindo aqui animar este tópico cheers
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Serinus citrinella / Carduelis citrinella - Página 3 Empty Re: Serinus citrinella / Carduelis citrinella

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos