Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Morte misteriosa de aves no Alentejo

Ir para baixo

Morte misteriosa de aves no Alentejo  Empty Morte misteriosa de aves no Alentejo

Mensagem por Josés Ter Mar 29, 2011 3:54 am

Morte misteriosa de aves no Alentejo

Data: 28 de Março de 2011
Fonte: Correio da Manhã

Os agricultores da freguesia de Nossa Senhora das Neves, Beja, estão preocupados com a anormal quantidade de pássaros mortos, sem causa aparente, encontrados no último mês nas ramas das árvores e no chão das propriedades.

Morte misteriosa de aves no Alentejo  20110327230428ca967162b
Agostinho Relva, de 62 anos, é agricultor em Beja e está preocupado com a mortandade de piscos e pardais, sem explicação aparente.

Os ambientalistas, que ainda não receberam qualquer queixa, temem que o fenómeno possa ser "grave". "Uma fonte de poluição poderá estar a envenenar as aves", disse Rita Alcazar, da Liga para a Protecção na Natureza. A ambientalista promete investigar o caso.

Na maioria das situações detectadas, trata-se de aves insectívoras, sobretudo piscos e pardais. "Todas as manhãs encontro pássaros mortos. Há um mês que estão sempre dois ou três no chão", contou ao CM Agostinho Relva, agricultor de 62 anos. Manuel Guerreiro, de 79 anos, confirmou também a estranha mortandade. "Tenho sido agricultor toda a vida e nunca tinha visto nada assim", frisou.

Os dois agricultores não encontram explicações para o fenómeno. "Não sei se é da água ou de alguma coisa que comem. Não se vê nada de estranho nos pássaros", frisou Agostinho Relva, dono de uma herdade perto de Neves, a seis quilómetros da cidade de Beja.

Para já, a situação parece estar circunscrita àquela freguesia do concelho de Beja. Segundo apurou o Correio da Manhã junto de agricultores de outros concelhos, não foram detectados casos semelhantes na região.

Também as associações ambientalistas desconhecem o caso. "Não recebemos nenhuma queixa", revela José Paulo Martins, da Quercus. O mesmo sucede com a GNR. Fonte do Destacamento de Beja garante que, desde o início do ano, não foi registada qualquer ocorrência do género, seja através dos postos territoriais ou do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente. "De qualquer forma, vamos apurar junto dos agricultores a situação", acrescentou a mesma fonte.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/morte-misteriosa-de-aves-no-alentejo
Josés
Josés

Número de Mensagens : 79
Idade : 40
Local : Moita
Data de inscrição : 08/03/2010

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos