Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

+12
pedrocardia
patriciaeluis
Flávio Oliveira
Paulfer
PLeite
Ricardo Vieira
JDGS
pedro121
Gonçalo Elias
MMachado
CoelhoC
Helder Vieira
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Seg Abr 04, 2011 12:30 pm

Ontem (3/04) de manhã na Barrinha de Esmoriz:
- Motacilla flava, 1 ind
- Acrocephalus schoenobaenus, 1 ind a vocalizar
- Locustella luscinioides, vários a cantar nos caniços
- Acrocephalus scirpaceus, 3 ind a cantar (os meus 1ºs do ano)

Na praia estavam várias Sternas albifrons e sandvicencis (estas também davam espectáculo a pescar).
Excelente praia para observar Charadrius alexandrinus, os machos já em plumagem nupcial.
Também andava por lá um Larus canus, 1º inv tardio (suponho que idêntico a 2º verão!?)

A lagoa tinha muito pouca água, graças à minha sinusite passei incólume What a Face
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por CoelhoC Dom Abr 10, 2011 12:34 pm

Hoje, 10-04, na barrinha de esmoriz.
- Cuculus canorus 1 ind.
- motacilla flava, vários ind.
- acrocephalus scirpaceus, 1 ind.
LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Mc091574
foi tirada de muito longe, foi o melhor que consegui.

CoelhoC

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por CoelhoC Dom Abr 24, 2011 1:10 pm

hoje, 24-04-11, na barrinha de esmoriz
7 ind. Pernilongo Himantopus himantopus
[url=LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Mc231734

CoelhoC

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por CoelhoC Qua maio 04, 2011 7:51 pm

hoje, 04-05-2011, na barrinha de esmoriz.
uma maravilha de surpresa
1 IND. Papa ratos (Ardeola ralloides)
LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Mc031932


CoelhoC

Número de Mensagens : 22
Data de inscrição : 08/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por MMachado Qua maio 04, 2011 8:00 pm

Espectáculo!!!
MMachado
MMachado

Número de Mensagens : 83
Idade : 41
Local : Guimarães
Data de inscrição : 18/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 04, 2011 8:21 pm

Boa malha bounce
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Qua maio 04, 2011 10:02 pm

Espectacular achado!!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por pedro121 Qui maio 05, 2011 9:22 am

Muito fixe, e grande descoberta.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Qua Out 05, 2011 2:37 pm

Hoje na barrinha de Esmoriz, já na praia (com o meu irmão Ricardo):
- Morus bassanus, vários ind. de várias idades "ao largo" (não muito longe, pois a neblina persistia sobre o mar) a pescar,
- Melanitta nigra, largas dezenas em jangada para lá da rebentação, e vários pequenos bandos em voo para sul,
- Stercorarius skua, 2 ind. a passar para sul, bem perto e a atacar gaivotas.

Não tenho grande experiência a observar maritimas, aliás tanto os Skuas como Gansos patolas observei-os pela 1ª vez há pouco mais de 1 ano, na viagem até às Berlengas. Hoje fiquei impressionado com a proximidade com que os Moleiros passaram. Um dos Moleiros grandes veio mesmo à praia, sobevoou o areal e um "lago" (da zona entremarés!?) -- estaria no minimo a 50 metros do mar -- em perseguição a uma Sterna sandvicensis... depois continuou para sul. Espectacular! Nunca tinha presenciado uma cena destas tão de perto (a cerca de 25m)!!
Isto passou-se aqui.

Hoje as duas primeiras observações de Moleiros deixaram-me(nos) na dúvida! Praticamente por cima da rebentação, um Moleiro escuro, sem painéis brancos por cima da asa, bem visiveis na parte inferior, "asa de aspecto fino", ventre escuro, ligeiramente menor em envergadura que um Larus fuscus juvenil (que era perseguida)... fiquei com a ideia de ter percebido uma discontinuidade da coloração escura entre o dorso e a cabeça... fico tão excitado com estas observações que tenho grande dificuldade em manter o discernimento. A cena ainda durou uns segundos, e acompanhei-a bem com telescópio. Podia ter tentado observar melhor a cabeça, projecção das patas... mas sinceramente não me lembro desses pormenores ao certo Sad

Pedro, Rui, António.... Bitaites p.f.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por pedro121 Qua Out 05, 2011 7:01 pm

Pois, moleiros pela discrição..... o pessoal que acha que juvenis de Larus é difícil devia tentar juvenis de moleiros...

Mas pela descrição acho que se enquadra num parasítico
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Qua Out 05, 2011 7:13 pm

pedro121 escreveu:Pois, moleiros pela discrição..... o pessoal que acha que juvenis de Larus é difícil devia tentar juvenis de moleiros...

Mas pela descrição acho que se enquadra num parasítico

Pois, bem visto.
Pela tua experiência de observar "maritimas", dos quatro Skuas que passam pela nossa costa (suponho que sejam estes 4: Ste sku, Ste pom, Ste par e Ste lon) como os distribuirias (+- vá!) percentualmente? Suponho que o grande massacre!??!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por pedro121 Qua Out 05, 2011 7:21 pm

Helder Vieira escreveu:
Pois, bem visto.
Pela tua experiência de observar "maritimas", dos quatro Skuas que passam pela nossa costa (suponho que sejam estes 4: Ste sku, Ste pom, Ste par e Ste lon) como os distribuirias (+- vá!) percentualmente? Suponho que o grande massacre!??!

Pois, mas olha que não, o Grande passa sempre, 1-2, num grande dia 30-50, mas quando estão a passar sternas passam facilmente mais parasiticos e pomarinos de que Grandes, o problema é que se não estiverem a passar sternas...

Por exemplo nos dias grandes do ano passado num dos dias passaram tipo, 50% pomarinos, 40 grandes e 10 parasiticos, mas no outro passou 25% pomarinos, 25% parasiticos 25% longicaudus e 25% Grandes, isto falando de aves identificáveis, porque num grande dia com passagens de centenas de moleiros tu não vais realmente olhar para os juvenis a não ser para ver se são lolongicaudus
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Dom Out 16, 2011 8:53 pm

Hoje na barrinha de Esmoriz destaco algumas espécies que nunca tinha observado por lá:
- Egretta alba, 3 ind a sobrevoar.
- Platalea leucorodia, 1 ind a sobrevoar (junto com as 3 garças).
- Tringa ochropus, 3 ind no extremo SW da lagoa.

Ainda observei:
- Puffinus mauretanicus, vários em passagem.
- Melanitta nigra, centenas para lá da linha de rebentação das ondas.
- Stercorarius skua, 1 ind.

Andava uma tarambola na praia... topei-a ao longe, apontei o telescópio e só deu pra ver o aspecto "acastanhado" e lista supraciliar clara... fugiu logo e não consegui verificar em voo (contra luz) contraste squatarola/apricaria. Asa pareceu-me clara por baixo.

Este local sempre me fascinou (embora só o tenha visitado meia dúzia de vezes ao longo dos anos) e me entristeceu ao mesmo tempo:
* O percurso por assim dizer é algo curto e limitado. A zona de caniçal que delimita a E é grande, praticamente inacessível. Merecia um qualquer percurso sobre estacas, observatório... o potencial daquela lagoa é brutal!! Carradas de patos, e outras aves... dada a distância, por vezes neblina e contra luz, é muito difícil identificar tudo desde a barrinha...
* O cheiro nauseabundo, quer das ribeiras que a servem, quer da lagoa (que por vezes está quase vazia) diz muito da atenção que aquela zona tem merecido.
* Partilha os limites com um aeródromo.
* Existência de um campo de golfe clandestino (ainda me lembro de calcorrear esses terrenos, há cerca de 10 anos, onde observei pela 1ª vez Pisco de peito azul...).
* Pelo aspecto das bermas, no final do estradão, junto ao cordão dunar, funciona como Motel à noite.
* Insisto no potencial desta zona. Começando o percurso desde o parque de estacionamento do Aero Clube da Costa Verde até ao cordão dunar percorremos cerca de 1 km... mais um passeio pela praia e facilmente atingimos as 40 espécies.
* Uma lagoa costeira (tão protegida por caniçal) será sem dúvida um local muito importante para as aves migratórias.

Enfim...

abraço,
Helder
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Dom Out 30, 2011 8:09 pm

Hoje a registar.
- Pluvialis apricaria, 1 ind na praia
- Anthus pratensis, 1 ind nas dunas (o meu primeiro da época)
- Luscinia svecica, alguns ind.
Esta última observação deu-me especial gozo. Foi neste local que observei a espécie há cerca de 10 anos, desde aí observei mais duas vezes (ambas este ano, Salreu e Estuário do Douro). No regresso ao carro lembrei-me de tentar uma batota... liguei o Ipod, junto a uma vasta zona de caniçal, e foi praticamente automático! Começaram logo a aparecer alguns machos.

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 30, 2011 8:44 pm

Por acaso sabes se há registos de Remiz pendulinus na área?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por JDGS Dom Out 30, 2011 9:28 pm

Tenho de ir até lá.....Em q local é costumas fazer observaçoes? Na zona mais perto do mar ou na mais afastada?
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Ricardo Vieira Dom Out 30, 2011 10:40 pm

Boa noite,

Gonçalo respondendo pelo meu irmão, pelo menos da nossa parte nunca observámos ou escutámos Chapim de Faces Pretas - Remis pendulinus, mas podemos ter tido sempre muito azar!!! Very Happy


JDGS, o que nós costumámos fazer é deixar o carro no parque ao lado do aeródromo/centro de hipismo e fazemos o caminho a pé até à praia. Na praia "montámos a tenda" numa duna alta de costas para a barrinha de forma a conseguirmos melhor visão para ambos os lados!!

abraços
Ricardo Vieira
Ricardo Vieira

Número de Mensagens : 730
Idade : 41
Local : Vila Nova de Gaia - Valadares
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por PLeite Qui Set 26, 2013 7:35 pm









Hoje fui até á barrinha de Esmoriz e o cenário que encontrei foi este!
Cygnus olor 1 ind.
Recurvirostra avosetta 1 ind.
Platalea leucorodia 1 ind
Corvus corone 3 ind
Circus aeruginosus 2 ind
Tringa totanus 6 ind
Fulica atra 250 a 300 ind
Tachybaptus ruficollis 50 a 60 ind.
Limosa lapponica 3 a 4 dezenas de ind.
Calidris alba
Calidris alpina
entre outros que ainda não consegui identificar

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Iw4z


PLeite

Número de Mensagens : 116
Local : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 01/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Set 26, 2013 7:36 pm

Cygnus olor merece sempre um mail para a mailing list das raridades - é certo que pode ser um "fatela", mas nunca se sabe...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por PLeite Qui Set 26, 2013 7:45 pm

Cygnus olor
Hoje na
Barrinha de Esmoriz
LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Jzfq

PLeite

Número de Mensagens : 116
Local : Vila Nova de Gaia
Data de inscrição : 01/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por pedro121 Qui Set 26, 2013 8:44 pm

Mais um adulto, e os juvenis, nunca aparecem?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Paulfer Sáb Set 28, 2013 5:22 pm

Hoje já não vi o zarro bastardo mas vi os indivíduos mencionados pelo PLeite para além de:
Pato Trombeteiro (+50 ind)
gaivina preta (10 ind) (a estrear Very Happy e que lindo espectáculo que me fizeram)
Garajau de bico preto (+50 ind)
Seixoeira (4 ind)
Tarambola-cinzenta (2 ind)

O local até me surpreendeu pela positiva. Agora só dou com aquilo pela praia...
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Flávio Oliveira Dom Set 29, 2013 9:06 pm

Hoje, juntamente com o Paulo Leite, fui ver como andavam as coisas na barrinha. Confesso que não dei muita atenção às limicolas porque o objectivo era o Ayt mar (que lá estava à nossa espera) e a chuva estava a ameaçar. Mas a quantidade destes bichos surpreendeu-me, eram mesmo muitos, tanto na parte de lamas mais junto à praia como no lado oposto (a nascente), longe como tudo, portanto. A "pataria" também estava toda lá para o fundo, bastantes Ful atr e Tac ruf também. Felizmente o bicho que me fez ir ao local (Ayt mar) era dos que estava mais próximo (sensivelmente a meio do espelho de água). Entretanto apareceram cerca de 20 Pla leu, curiosamente o mesmo número do bando visto de manhã na RNLED e que de tarde já não estava presente.

Depois olhei um pouco para o mar, alguma animação também, com vários gansos-patola em alimentação, uma pardela balear a passar próximo e um moleiro pousado também relativamente próximo. Tudo indica que se tratava de parasiticus, dada a pouca presença de flash na asa, mas eu e estes bichos ainda não nos damos muito bem (e nestes casos o material óptico também não ajuda). Havia ainda uma pequena jangada de Mel nig.

Na praia  bons números de "sternas":
20-30 Ste san
20-30 Ste hir
4 Ste alb
10 Chl nig

Um local bem simpático e com algum potencial para estas épocas do ano em que o clima fica mais agreste.
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 30, 2013 10:06 am

Conheço mal o local (estive aí umas duas vezes no máximo, e foram visitas rápidas) mas tenho ideia que costumava ter muito menos aves.

Foi apenas azar meu ou o local está mesmo a ficar melhor?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Helder Vieira Seg Set 30, 2013 12:45 pm

Gonçalo Elias escreveu:Conheço mal o local (estive aí umas duas vezes no máximo, e foram visitas rápidas) mas tenho ideia que costumava ter muito menos aves.

Foi apenas azar meu ou o local está mesmo a ficar melhor?
Eu suponho que nesta altura do ano tem sempre muitas aves na lagoa interior, e mesmo na praia. O "esquecimento" por vezes atribuído ao local advém, na minha opinião, a alguns factores:
- Aproximação muito difícil (eu não sei como, p.ex) às zonas este e sul da referida lagoa;
- Zona algo isolada, por vezes usada para encontros de índole duvidosa... "motel" e talvez mais;
- Cheiro nauseabundo que por vezes até a alguém sem olfacto, ou quase (como é o meu caso, p.ex) incomoda;
- Mesmo o acesso mais básico ao início do percurso, que praticamente todos nós (que já visitaram o local) conhecemos, não é fácil de encontrar;
etc etc
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos Empty Re: LOCAL: Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos