Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abutres atacam rebanhos

Ir para baixo

Abutres atacam rebanhos Empty Abutres atacam rebanhos

Mensagem por Josés Qua maio 25, 2011 7:09 am

Abutres atacam rebanhos

Data: 25 de Maio de 2011
Fonte: Sol



Por Andreia Félix Coelho e Sónia Balasteiro

Os agricultores da Beira Interior estão desesperados por os abutres lhes estarem a comer gado vivo. E culpam o Governo por não ter ainda licenciado campos próprios com carcaças para os abutres se alimentarem, nesta zona do país. É que, ao mesmo tempo, aquelas aves são espécies protegidas, o que impede os agricultores de as abater.
«É um sofrimento horrível para os animais e, quando vemos o ataque, não podemos fazer nada porque os abutres são aves enormes e protegidas», conta ao SOL Palmira Gonçalves, presidente da Associação Regional de Agricultores Biológicos, de Penamacor (Guarda), adiantando que nas últimas semanas são várias as queixas dos produtores de gado sobre o assunto.


As situações ocorrem em produções animais da Beira Baixa, mas também no norte do Alentejo. E só no último mês, por exemplo, chegaram duas queixas ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Fundão.

Palmira Gonçalves recorda que, há cinco anos, já tinha acontecido o mesmo: ««Em 2006, fiquei sem 90 ovelhas. E agora, há duas semanas, voltei a ver abutres a atacar uma ovelha».

A responsável critica ainda as autoridades por nunca a terem compensado pelos prejuízos.

Os agricultores garantem que os ataques aos rebanhos provocam graves perdas financeiras, sobretudo nos tempos de crise que vivem. E exigem que o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, da tutela do Ministério do Ambiente, licencie rapidamente os dois alimentadores (zonas próprias e delimitadas com gado morto para os abutres _se alimentarem), que estão fechados por falta de licenciamento.


Falta de plano estatal
Desde 2002, ano em que surgiu a BSE (conhecida como a doença das vacas loucas), a União Europeia (UE) impôs que todas as carcaças de animais fossem recolhidas pelos agricultores. A medida deixou, no entanto, os abutres com mais dificuldades em alimentar-se, correndo o risco de morrer à fome.

Após queixas de vários países, o Parlamento Europeu aprovou a criação de campos de alimentação nos quais seriam depositados «corpos inteiros de animais mortos».

Estes ‘alimentadores de abutres’ teriam de ser licenciados pela Direcção-Geral de Veterinária (DGV) – só que as licenças estão suspensas à espera de um plano do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), que «já deveria ter sido feito há anos», como denuncia Samuel Infante, responsável pela conservação destas aves no Parque do Tejo. «Em Espanha este plano tem quatro páginas e é muito simples», garante.

Além de prejudicar os agricultores, a falta de medidas do Governo pode também levar à morte de abutres, avisa Samuel Infante, responsável do CERAS ligado à conservação destas espécies no Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI).

O desespero acaba por levar alguns produtores de gado a querer ‘fazer justiça pela próprias mãos’. O responsável lembra o que aconteceu em 2003, quando 30 destas aves em perigo de extinção foram envenenadas após ataques a rebanhos. Na altura, o processo acabou arquivado por não se encontrarem os responsáveis, lembra Samuel Infante. «Já há anos que alertamos o ICNB sobre as queixas dos proprietários de ataques de abutres aos rebanhos e no perigo que isso podia representar para as espécies», conta.

Mas, até agora, nenhuma estratégia foi implementada. E o ICNB admite a falta de um plano. « Está previsto que a Estratégia para a Conservação das Aves Necrófagas_em Portugal (2011-2020), seja adoptada brevemente», assumiu ao SOL a assessora do organismo, Sandra Moutinho. Admitindo que «subsistem problemas com os dois alimentadores instalados na área do PNTI», o ICNB diz que ainda não licenciou os locais por estar à espera de um parecer da DGV.

A DGV, por seu lado, não prestou esclarecimentos.




http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=20055
Josés
Josés

Número de Mensagens : 79
Idade : 40
Local : Moita
Data de inscrição : 08/03/2010

http://exotikbirds.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos