Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lebres, abetardas e sisões “apanhados” a passar para o outro lado

Ir para baixo

Lebres, abetardas e sisões “apanhados” a passar para o outro lado Empty Lebres, abetardas e sisões “apanhados” a passar para o outro lado

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 16, 2011 11:55 am

Lebres, abetardas e sisões “apanhados” a passar para o outro lado
Data: 14 de Junho de 2011
Fonte: publico.pt

Logo depois de nascerem, as crias de abetarda ou sisão têm nas vedações de arame uma prova de fogo. Muitas morrem sem conseguir passar, em busca de alimento, refúgio ou água. No Alentejo, estão a ser testadas passagens das redes. Câmaras fotográficas já “apanharam” aqueles que as utilizam.

É nos meses de Junho a Agosto que começam a nascer as crias de abetardas e sisões, nos campos de Castro Verde, cultivados com cereal. “Assim que nascem, estas crias não ficam em ninhos, acompanham logo a progenitora em busca de alimento, refúgio ou água. Acontece que, até aos dois meses, estas aves não conseguem voar e ficam encurraladas numa rede de vedações de arame”, explicou ao PÚBLICO Rita Alcazar, responsável da Liga para a Protecção da Natureza (LPN) pelo projecto LIFE Estepárias, em Castro Verde.

As crias, do tamanho de uma galinha, não conseguem passar pelos buracos da vedação, tornando-se alvos fáceis para os predadores, como os saca-rabos e raposas, que já se habituaram a procurar animais vulneráveis junto às redes.

Além disso, as vedações são um obstáculo para as paradas nupciais das abetardas, em Março. “Os machos precisam de espaço para estas exibições e para as lutas entre si, através das quais estabelecem hierarquias”, lembrou ainda Rita Alcazar.

Mais de 50 passagens em onze quilómetros de vedações

A LPN está, desde o ano passado, a estabelecer acordos com vários proprietários agrícolas e já instalou 52 passagens para as aves, de modelos diferentes, em cerca de onze quilómetros de vedações, erguidas para delimitar propriedades ou para conter o gado. Desde Março estão a monitorizar a eficácia dos vários tipos de passagem e, para tal foram instaladas cinco câmaras fotográficas, com a ajuda de financiamento da Comissão Europeia. “Estamos a caminho de adquirir outras tantas”, adiantou.

“Ainda estamos em fase de testes mas as primeiras imagens captadas através de armadilhagem fotográfica dão conta que as passagens estão a ser utilizadas pelas abetardas e sisões” mas também por lebres, águias e texugos. Só no final de 2012 a LPN poderá concluir que tipos de passagens são mais eficazes para as aves e que, ao mesmo tempo, cumpram os seus objectivos de contenção e delimitação das propriedades.

O censo anual de abetardas em Castro Verde contabilizou este ano 1300 indivíduos, 645 dos quais são fêmeas. “Este é um número bom e encorajador. Mas revela uma estabilização da população”, responsável por 85 por cento de todas as abetardas do país. Esta é uma espécie classificada como "Em Perigo" pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal. Segundo a LPN, estas aves – que se alimentam de plantas, sementes e invertebrados - podem chegar aos 16 quilos e a cerca de um metro de altura.

http://ecosfera.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1498643
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos