Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abutre raro sobrevive a electrocussão depois de meses de tratamento

Ir para baixo

Abutre raro sobrevive a electrocussão depois de meses de tratamento Empty Abutre raro sobrevive a electrocussão depois de meses de tratamento

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 04, 2011 5:39 am

Abutre raro sobrevive a electrocussão depois de meses de tratamento
Data: 4 de Julho de 2011
Fonte: publico.pt

A equipa de veterinários e tratadores de um centro de animais selvagens em Gouveia conseguiu, em oito meses, recuperar um abutre do Egipto, espécie rara e ameaçada, que foi encontrado electrocutado, com queimaduras nas duas asas. A ave foi libertada este fim-de-semana.

O juvenil de abutre (Neophron percnopterus) chegou ao CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens cinco dias depois de ter sido electrocutado na zona de Portalegre, em Outubro de 2010. A ave apresentava queimaduras extensas em ambas as asas.

Seguiu-se um longo processo de recuperação. “Os casos de electrocussão são quase sempre os mais complicados, dado que podem deixar sequelas que impedem o voo”, explicou Ricardo Brandão, médico veterinário do centro.

“Primeiro parámos o processo de gangrena na ponta das asas e cicatrizámos as feridas. Depois, tratámos as queimaduras e controlámos as infecções secundárias, que não eram muito graves”, informou. A fase seguinte foi avançar para o longo processo de fisioterapia, “onde demos espaço ao animal para treinar”. Para recuperar a asa que tinha feridas mais graves, “fizemos massagens, extensões da asa e medicação específica”. Nos últimos meses, o abutre viveu no túnel de voo, com as outras aves em recuperação.

Hoje, Ricardo Brandão pode dizer que o animal recuperou a cem por cento. “Isto é muito importante porque esta ave migradora precisará de migrar até África já dentro de mês e meio”.

O abutre foi libertado na sexta-feira passada na Reserva da Faia Brava, no vale do Rio Côa, em Figueira de Castelo Rodrigo. “Escolhemos este local por ter pouca perturbação, por lá ocorrerem outras aves da mesma espécie e por existir disponibilidade de alimento imediato”, referindo-se a um alimentador de abutres a cargo da Associação Transumância e Natureza. “Antes da migração, a ave deve estar na melhor condição física possível”, acrescentou.

Segundo o CERVAS – centro onde, desde 2006, deram entrada 1500 animais selvagens, 50 por cento dos quais devolvidos à natureza –, o abutre do Egipto é o mais pequeno dos abutres de Portugal e é uma das primeiras aves migradoras a chegar ao nosso país, onde pode ser observado entre finais de Fevereiro ou princípios de Março até Setembro ou início de Outubro.

É actualmente considerada uma espécie rara, em perigo (segundo o Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal) e em declínio continuado. Os principais factores de ameaça são o uso ilegal de iscos envenenados, a falta de disponibilidade de alimento, a perturbação humana em zonas de nidificação durante os períodos mais sensíveis (época de reprodução), a colisão e electrocussão em linhas aéreas de distribuição e transporte de energia, bem como o abate a tiro e a degradação dos habitats devido a construção de infra-estruturas como barragens, parques eólicos ou estradas.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1501348
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos