Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Telescópios Vortex

4 participantes

Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Telescópios Vortex

Mensagem por João Rodrigues Ter Ago 23, 2011 10:03 am

Olá! Algum de vós tem experiência com telescópios da marca Vortex, em particular com o modelo Viper HD 20-60x80?

Agradeço qualquer informação que me possam dar, em particular sobre qualidade da imagem, facilidade de manuseamento, facilidade de transporte e comodidade no uso por pessoas com óculos.

Obrigado!
Abraço,
João Rodrigues

João Rodrigues

Número de Mensagens : 29
Local : Linda-a-Velha
Data de inscrição : 07/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por RuiCaratao Qua Ago 24, 2011 11:26 am

Não conheço o Viper HD, mas o modelo acima o Razor HD, é muito bom mesmo. Acredito que o viper HD seja tambem um telescopio com qualidade, coisa que a Vortex esta habituada.

Algumas marcas têm recentemente diminuido o fosso que separava os melhores modelos das grandes marcas, de modelos mais acessiveis, digamos modelos de 700 Euros para cima.
A diferença ainda existe, mas cada vez é menos perceptivel, e muitas vezes so lado a lado se da por ela.

Ja consideras-te um modelo mais pequeno???? o 65 é mais leve, barato......hoje penso se não deveria ter antes um 65mm

espero ter ajudado,

Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por ACarvalho Qua Ago 24, 2011 1:39 pm

RuiCaratao escreveu:...
Ja consideras-te um modelo mais pequeno???? o 65 é mais leve, barato......hoje penso se não deveria ter antes um 65mm...
Seria menos luminoso. Provavelmente em situações de pouca luz, dirias o contrário. Wink


ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por RuiCaratao Qua Ago 24, 2011 5:29 pm

Seria menos luminoso. Provavelmente em situações de pouca luz, dirias o contrário.

Sim Alberto, mas diria que apenas ao amanhecer e entardecer, os novos revestimentos hoje em dia usados têm uma maior capacidade de tranmissão de luz, do que há 10 anos atrás, como disse uma vez o Helder Vieira num outro post, parece que trazem lampadas incorporadas Smile

Já agora porquê o Vortex João???, não é uma marca muito comum em Portugal...

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por João Rodrigues Qui Ago 25, 2011 5:59 am

Olá e obrigado pelas respostas dadas até agora.

Respondendo às questões do Rui Caratão:
- Porque não optar por um telescópio de 65mm de objectiva?
Primeiro que tudo, por uma questão de fetiche! O primeiro telescópio que usei foi um Leica de 80mm de objectiva, e para mim este tipo de telescópio tornou-se o padrão do que é bom! Estas escolhas não se guiam só pela razão... Em termos objectivos, é como diz o Alberto Carvalho, com 80mm tem-se mais luz para se poder "zoomar" mais.

Antes de continuar, tenho de dizer que uso muito pouco telescópio (só quando estou com pessoas que o têm), cerca de uma vez por mês, e nada sapiente no que toca a avaliar instrumentos ópticos. Por isso, não me levem muito a sério!

Quanto ao peso, o Vortex Razor HD 80 pesa 1687g, o 65 pesa 1375g (considerando as especificações dadas no site deles), pelo que são 300g de diferença. Sei que quando se vai para o campo não se leva só o telescópio, pelo que 300g pode ser uma diferença significativa, mas estou disposto a arriscar, acho que o lombo aguenta.

Quanto à diferença de preço, até certo limite estou disposto a pagar mais se achar que vou ter uma coisa melhor. Neste caso concreto, no site Oryx o 80 custa 825€, o 65 600€. Eu estou disposto a pagar os 225€ a mais. E, como estes tipos são simpáticos e dão 10% de desconto a sócios de entidades ornitológicas e conservacionistas, o 80 fica em 742,5€, o que me parece bem.

Quanto aos revestimentos das lentes esbaterem a diferença entre telescópios com diferentes diâmetros de objectiva, não sei nada sobre o assunto.

- Porquê Vortex?
Baseei-me nos testes comparativos e críticas que apanhei na internet. Outros aspectos importantes são o preço, o facto de a marca estar disponível em Espanha (sem as chatices da importação que se tem se se mandar vir de fora da UE e, dentro da UE, terá os menores custos de envio, penso - teoria não confirmada) e a estética.

Quanto a não ser uma marca comum em Portugal, não faço ideia se é ou não, mas isso não foi critério para a minha escolha. Após tentativas com pouco sucesso, deixei de tentar comprar este tipo de material em Portugal. Sei que a SPEA vende Opticron, mas não me inclino muito para esta marca, acho que é sobretudo porque quase não a apanhei nas críticas que li. Talvez ainda me incline para esse lado, mas acho que, a comprar desta marca, não será na SPEA, na Oryx o mesmo modelo (ES 80 GA ED/45º + ocular HDF T 20-60x) custa menos 88€ (e custa mesmo menos, porque, como é uma encomenda de menos de 10kg e de mais de 600€, o envio é gratuito e feito em 24h).

Cumprimentos,
João Rodrigues

P.S. Não trabalho para a loja Oryx! Mas como me parece ter umas boas condições para nós, portugueses e não sei se é suficientemente conhecida entre nós, decidi exaltar as suas qualidades.

João Rodrigues

Número de Mensagens : 29
Local : Linda-a-Velha
Data de inscrição : 07/11/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por RuiCaratao Qui Ago 25, 2011 3:55 pm

Eu tou como tu, tirando o GS 52 da Opticron, que tem um design muito actual, os restantes modelos, são mais banais.... e não chamam atenção do comprador.

Não há nada como poderes ver antes de comprares, convinha experimentares um modelo da dita gama media, para saberes com o que contas e se te satisfaz opticamente, deverás notar alguma diferença a partir de 40x para cima, para uns essa diferença é inaceitavel, para outros é minima e não vale o dinheiro que custa a mais.

Atenção que existe alguma diferença na qualidade dos telescopios dentro do mesmo modelo, acontece mesmo com as grandes marcas e se tiveres a oportunidade de comprar um modelo, em que haja varias unidades disponiveis, olha por cada um deles lado a lado no zoom maximo e escolhe o melhor. Mesmo nas grandes marcas há surpresas!!!

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por Helder Vieira Qui Ago 25, 2011 4:13 pm

João Rodrigues escreveu: Sei que a SPEA vende Opticron

Cujo preço dos telescópios é uma valente desilusão.

João Rodrigues escreveu: mas não me inclino muito para esta marca, acho que é sobretudo porque quase não a apanhei nas críticas que li.

Experimenta ler criticas Britânicas!! Vais ficar "confuso"... é muito popular por lá.

João Rodrigues escreveu: na Oryx o mesmo modelo (ES 80 GA ED/45º + ocular HDF T 20-60x) custa menos 88€ .

Da Sherwoods fica (o mesmo kit) menos 188€... o problema é que te fica +- 50€ pelo transporte, e tens de pagar à cabeça via transferência bancária, provavelmente também com custos, além de que nunca comprei nada por este método, não me agrada muito Suspect... mas se conheceres alguém que more, estude, trabalhe por lá perto...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por Helder Vieira Qui Ago 25, 2011 4:22 pm

RuiCaratao escreveu:Eu tou como tu, tirando o GS 52 da Opticron, que tem um design muito actual, os restantes modelos, são mais banais.... e não chamam atenção do comprador.

Curioso!! Eu fiquei mesmo entusiasmado com o ES 80 GA ED, então passeando pelo birdforum... diria que é unânime!

RuiCaratao escreveu:Não há nada como poderes ver antes de comprares, convinha experimentares um modelo da dita gama media

Isso é um grande verdade Rui, mas aonde (cá em Portugal) é que temos essa oportunidade... excluindo iniciativas do tipo "Festival de Sagres", etc
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por RuiCaratao Qui Ago 25, 2011 6:28 pm

Helder Vieira escreveu:Curioso!! Eu fiquei mesmo entusiasmado com o ES 80 GA ED, então passeando pelo birdforum... diria que é unânime!

Claro! há gostos para tudo, eu pessoalmente acho-os pouco atraentes e algo compridos, mas têm montes de opções em termos lentes fixas e zooms, o que é um ponto a favor.
Não percebi o que queres dizer com opinião ser unânime, Helder

Isso é um grande verdade Rui, mas aonde (cá em Portugal) é que temos essa oportunidade... excluindo iniciativas do tipo "Festival de Sagres", etc

Não tens realmente grandes lojas de optica em que possas comparar modelos, talvez uma tarde bem passada a ver passarinhos entre amigos seja o melhor que podes arranjar. Não fui ao festival de Sagres, havia quantas marcas com telescopios representadas?
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por Helder Vieira Sex Ago 26, 2011 2:09 am

RuiCaratao escreveu:Não percebi o que queres dizer com opinião ser unânime, Helder

Se calhar a expressão "unânime" não foi o mais correcto, peço desculpa. O que eu quis dizer é que dei a volta por vários tópicos do birdforum em que o tal modelo da Opticron era reconhecido por todos como muito bom... agora não é justo de facto eu generalizar, pois confesso que os tópicos eram muitos e não os vi todos.

RuiCaratao escreveu: Não fui ao festival de Sagres, havia quantas marcas com telescopios representadas?

Eu nunca fui, e o deste ano é só no final de Setembro, no entanto dei-o como exemplo pois imagino que numa iniciativa como esta estarão muitas marcas e modelos presentes, e se não em representação comercial pelo menos junto dos muitos participantes.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por RuiCaratao Sex Ago 26, 2011 3:49 am

Atenção, que apenas falo da estética Helder, coisas distintas.
No subforum da Opticron a opinião é unânime, assim como no da Nikon, o é tambem, é subjectivo...as marcas de optica tendem a gerar adeptos fervorosos e leais :-) . Outra coisa tambem são as reviews de novos modelos apenas com novos modelos, perde-se a referencia antiga e ficamos sem perceber nada

Em Sagres talvez estivesse apenas a Zeiss e a Steiner!!! infelizmente

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por Helder Vieira Dom Dez 18, 2011 4:02 pm

João Rodrigues escreveu:- Porquê Vortex?
Baseei-me nos testes comparativos e críticas que apanhei na internet. Outros aspectos importantes são o preço, o facto de a marca estar disponível em Espanha

Alguém conhece (para além da Orix) onde comprar Vortex em Espanha??
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por RuiCaratao Dom Dez 18, 2011 4:29 pm

Só conheço a Orix, Helder!! Acho que são os únicos representantes.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por Helder Vieira Dom Dez 18, 2011 4:48 pm

RuiCaratao escreveu:Só conheço a Orix, Helder!! Acho que são os únicos representantes.

Obrigado Rui.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Telescópios Vortex Empty Re: Telescópios Vortex

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos