Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

+5
pedrocardia
Gonçalo Elias
VozdoBerço
pedro121
Magnus
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Magnus Seg Out 03, 2011 4:22 am

Nos ultimos dias, tenho quase a certesa que ouvi Regulus regulus em dois sitios perto de Sintra. A primeira vez foi na estrada entre Colares e Praia das Maçãs, e a segunda vez foi na Ribeira de Sintra. Não tinha binoculos, mas ouvi dois tipos de sons caracteristicos de R regulus. 1) chamamento de contacto: ‘See-see-see-see’ muito alto (cerca de 7 kHz), com notas identicas sem subir e sem acelerar. 2) chamamento de vôo mais simples que R ignicapillus, parecido com Anthus pratensis mas muito mais alto. Quando viví em Holanda, estes critérios provam sempre ser de confiança, até incluímos no livro The Sound Approach to birding, illustrados com sonagrams e gravações.

Parece-me muito cedo para eles chegarem. Alguem que sabe mais de R regulus no pais neste altura? Vou tentar a confirmar com binoculos. A segunda vez confirmei pelomenos que era um Regulus! R ignicapillus é comun nesta area mas até agora não vi nenhum R regulus perto de Sintra.

Boas observações,

Magnus Robb

Magnus

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 28/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por pedro121 Seg Out 03, 2011 6:58 am

Magnus escreveu:Parece-me muito cedo para eles chegarem. Alguem que sabe mais de R regulus no pais neste altura? Vou tentar a confirmar com binoculos. A segunda vez confirmei pelomenos que era um Regulus! R ignicapillus é comun nesta area mas até agora não vi nenhum R regulus perto de Sintra.

Uma boa descoberta, especialmente pela altura do ano, eu já observei R. regulus em Outubro mas no fim do mes, e mais a norte.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por VozdoBerço Ter Out 04, 2011 5:57 am

Já que falam nisso há cerca de 3/4 semanas vi duas na Penha (Guimarães) 3 dias seguidos. Depois nunca mais as vi. Esta espécie pode nidificar em portugal?
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 8:59 am

Gostaria de saber a vossa opinião sobre a identificação auditiva da estrelinha-de-poupa.

Quem consegue fazer a distinção da estrelinha-de-cabeça-listada?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por pedrocardia Qua Dez 16, 2015 9:30 am

Para mim o chamamento das Regulus regulus tem uma cadência mais regular e ritmada.
Faz-me lembrar a cadência da máquina de costura da minha mãe.
Já as Regulus ignicapillus parecem-me mais ansiosas (tipo Periparus ater) e em crescendo, não tendo uma cadência constante.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 9:38 am

pedrocardia escreveu:Para mim o chamamento das Regulus regulus tem uma cadência mais regular e ritmada.
Faz-me lembrar a cadência da máquina de costura da minha mãe.
Já as Regulus ignicapillus parecem-me mais ansiosas (tipo Periparus ater) e em crescendo, não tendo uma cadência constante.

Pedro Cardia

Olá Pedro,

Ao ler o teu post fiquei com a sensação de que estavas a descrever o canto (que me parece de facto bastante diferente).

Ou estavas mesmo a escrever sobre as notas isoladas do chamamento?

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Paulfer Qua Dez 16, 2015 11:27 am

Gonçalo Elias escreveu:Gostaria de saber a vossa opinião sobre a identificação auditiva da estrelinha-de-poupa.

Quem consegue fazer a distinção da estrelinha-de-cabeça-listada?
Hmm pelo call não consigo. Preciso de as ouvir mais vezes. Já estive a ouvir pelo xeno e penso que é impossível, não sei.

Agora pelo canto, elas cantam em PT?
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 11:31 am

Paulfer escreveu:Agora pelo canto, elas cantam em PT?

Apenas tenho conhecimento de um registo envolvendo uma ave em canto, vem descrito no livro "Aves de Portugal - Ornitologia do território continental", que cito:

Em 20.04.1996, foi detectado um macho desta espécie a cantar numa mata de pinheiros-de-casquinha, a 1200 m de altitude, na serra da Nogueira (Patacho 1998). Este registo permite supor que a espécie ocasionalmente nidifique nas terras altas do norte, tal como o faz em várias zonas montanhosas de Espanha (incluindo em zonas adjacentes à fronteira do Parque Natural de Montesinho [Martí & Del Moral 2003]), mas esta hipótese está por confirmar.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por João Tomás Qua Dez 16, 2015 2:08 pm

Gonçalo Elias escreveu:Gostaria de saber a vossa opinião sobre a identificação auditiva da estrelinha-de-poupa.

Quem consegue fazer a distinção da estrelinha-de-cabeça-listada?

Como o Pedro referiu, pelo que tenho ouvido no campo (apenas ouvi duas vezes as Reg reg) e no xeno, parece-me que a Reg ign tem um chamamento em crescendo, mais frenético, estridente (parece que entra pelo ouvido a dentro) e um pouco mais forte. Quanto à Reg reg parece-me ter um chamamento mais constante, mais agudo e fraco. Acho que são dois sons dos mais complicados de distinguir em campo... Rolling Eyes
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 2:15 pm

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Gostaria de saber a vossa opinião sobre a identificação auditiva da estrelinha-de-poupa.

Quem consegue fazer a distinção da estrelinha-de-cabeça-listada?

Como o Pedro referiu, pelo que tenho ouvido no campo (apenas ouvi duas vezes as Reg reg) e no xeno, parece-me que a Reg ign tem um chamamento em crescendo, mais frenético, estridente (parece que entra pelo ouvido a dentro) e um pouco mais forte. Quanto à Reg reg parece-me ter um chamamento mais constante, mais agudo e fraco. Acho que são dois sons dos mais complicados de distinguir em campo... Rolling Eyes

João, não estarás a referir-te ao canto do macho?

Os cantos parecem-me fáceis de distinguir, o meu problema é com o chamamento.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Helder Vieira Qua Dez 16, 2015 2:29 pm

Tópico interessante.
Discuti o assunto há pouco tempo com o Ricardo Melo. Os cantos distinguem-se bem, quanto aos chamamentos não consigo.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por João Tomás Qua Dez 16, 2015 3:31 pm

Gonçalo Elias escreveu:João, não estarás a referir-te ao canto do macho?

Os cantos parecem-me fáceis de distinguir, o meu problema é com o chamamento.

Enganei-me... mesmo assim acho o chamamento das Reg ign mais estridente do que o da Reg reg, isto depois de ouvir alguns no xeno.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 3:38 pm

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:João, não estarás a referir-te ao canto do macho?

Os cantos parecem-me fáceis de distinguir, o meu problema é com o chamamento.

Enganei-me... mesmo assim acho o chamamento das Reg ign mais estridente do que o da Reg reg, isto depois de ouvir alguns no xeno.

Sim, pelas gravações também parecem diferentes, mas ao vivo...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por João Tomás Qua Dez 16, 2015 3:56 pm

Gonçalo Elias escreveu:Sim, pelas gravações também parecem diferentes, mas ao vivo...

Para além de ao vivo ser mais difícil tens ainda outros factores que tornam tudo mais difícil: variações de notas porque as aves nunca dizem sempre a mesma coisa Razz , aves que falam diferentes línguas pois são de regiões geográficas diferentes Razz , etc...
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 4:07 pm

João Tomás escreveu:aves que falam diferentes línguas pois são de regiões geográficas diferentes Razz , etc...

bem lembrado Exclamation
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por João Tomás Qua Dez 16, 2015 4:19 pm

Gonçalo Elias escreveu:bem lembrado Exclamation

Os tordos-comuns e os piscos-de-peito-vermelho são aquelas duas espécies que no inverno dão um trabalho extra no que toca ao canto, pois os que vêem la de "cima" tem a chamada "pronúncia" do norte Razz
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 4:29 pm

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:bem lembrado Exclamation

Os tordos-comuns e os piscos-de-peito-vermelho são aquelas duas espécies que no inverno dão um trabalho extra no que toca ao canto, pois os que vêem la de "cima" tem a chamada "pronúncia" do norte Razz

Desculpa lá, mas pronúncia do norte têm os piscos transmontanos que vêm passar o Inverno aqui ao Algarve lol!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por João Tomás Qua Dez 16, 2015 4:36 pm

Gonçalo Elias escreveu:Desculpa lá, mas pronúncia do norte têm os piscos transmontanos que vêm passar o Inverno aqui ao Algarve

Tens piscos com "pronúncia" algarvia no verão para comparar ou para dizeres que os daqui têm pronúncia?? nahhhh me parece!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 4:47 pm

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Desculpa lá, mas pronúncia do norte têm os piscos transmontanos que vêm passar o Inverno aqui ao Algarve

Tens piscos com "pronúncia" algarvia no verão para comparar ou para dizeres que os daqui têm pronúncia?? nahhhh me parece!

Sim, há aqui bastantes a criar. Nas serras e nos vales ensombrados. pirat
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por pedrocardia Qua Dez 16, 2015 4:49 pm

Olá,

Bem, estava a referir-me ao canto mas foi assim que as detectei na anterior "invasão", no último inverno do atlas das invernantes.
Tendo em conta as aves que detectei este ano o que me chamou mais a atenção nos chamamentos, isto é, "aquilo que me fez parar para ver o que é que andava ali", foi a reduzida potência de um som muito agudo. E sim, também acho que no chamamento são mais monocórdicas. Tenho a impressão que mesmo nesta época elas também usam o canto, ou fragmentos do canto, e não apenas os chamamentos mais simples.

Mas como o João escreveu, e bem, "as aves nunca dizem a mesma coisa". E acrescento eu, mesmo as espécies que já conhecemos bem têm capacidades vocais para além do que estamos habituados a ouvir. Haverá sempre vocalizações surpreendentes, aquelas que a espécie X, ou Y ou Z, só emite em 0,0001% das vezes que vocaliza, a maior parte das quais sem um público humano atento.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2015 4:51 pm

Olá Pedro,

Muito interessante este teu post.

pedrocardia escreveu:Tenho a impressão que mesmo nesta época elas também usam o canto, ou fragmentos do canto, e não apenas os chamamentos mais simples.

É bem possível, vou andar atento.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por João Tomás Qua Dez 16, 2015 4:55 pm

Gonçalo Elias escreveu:Sim, há aqui bastantes a criar. Nas serras e nos vales ensombrados. pirat

Vi logo que esses eram meio fantasmas Twisted Evil
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por João Tomás Qua Dez 16, 2015 4:58 pm

pedrocardia escreveu:Tenho a impressão que mesmo nesta época elas também usam o canto, ou fragmentos do canto, e não apenas os chamamentos mais simples.

Pedro por acaso não te estás a referir uma espécie de gorgulhar muito agudo que ela intercalam com o chamamento?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por PNicolau Qua Dez 16, 2015 5:09 pm

Um som mais agudo talvez, mas acho muito difícil distingui-los mesmo.
Preciso de mais prática.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por pedro121 Qui Dez 17, 2015 5:17 am

Bom, eu sou um zero à esquerda em sons, mas neste caso eu tenho acertado mais vezes do que falho, acho o som mais calmo, e menos acelerado, mais em ritmo de conversa, lembra menos o chapim-carvoeiro, acho que alguém que seja bom em sons, com pratica consegue fazer a separação.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus) Empty Re: ESPÉCIE: Estrelinha-de-poupa (Regulus regulus)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos