Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudar de JPEG para RAW

+6
PNicolau
Gonçalo Elias
jheitor
Telmo Ribeiro
barrento
Rogerio
10 participantes

Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por Rogerio Seg Out 10, 2011 8:54 pm

Ainda não testei a fotografia em RAW mas vejo muitas referências à sua utilização Gostaria de obter a opinião de alguem que tenha já tenha feito esta transição Jpeg para RAW em fotografia de vida animal.

Cumprimentos
Rogerio
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por barrento Seg Out 10, 2011 9:15 pm

Rogerio, muda!!! Smile
É outro mundo. No início, como em tudo, podes ter algumas dificuldades, mas rapidamente vais perceber as enormes vantagens. Nem te deixes enganar pelo aspeto estranho dos raw antes de processados, é mesmo assim. E dá para os processar a todos de uma vez. Mais tarde podes abrir só um e processa-lo de maneira diferente. É outra das vantagens. É tudo reversível, com um clique...

Boas fotos
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por Telmo Ribeiro Seg Out 10, 2011 9:20 pm

Eu como toda a gente comcei no JPG. Mais precisamente com o Jpg basic que vem predefinido na maioria das DSLR's. Mas a qualidade nao me alegrava, sendo um metodo de compressão de informação há perda de qualidade, e informação no processo de compressão. Passei a usar JPG fine da minha Nikon que é supostamente um método de compressão lossless. O tamanho das fotografias aumentaram consideravelmente, mas o que podia fazer com os jpg's complicavam um bocado um bom resultado final. Então Pesquisei acerca do RAW, que até á data era para mim um mistério, visto que não os conseguia abrir no pc.
Mas depois saquei os codecs da Microsoft para poder ler ficheiros raw, e abriu-se um mundo para mim XD.
Os ficheiros Raw, são como que um negativo digital. Armazenam a informação binária saida imediatamente do sensor da DSLR, pelo que não só não há perda de informação, logo aumentando a qualidade da imagem, como os Raw permitem uma manipulação mais facil e poderosa através de programas dedicados. Por exemplo, eu uso o Lightroom 3 da Adobe, visto não ter o PSP. O lightroom é uma ferramenta poderosa de catalogação, arrumação, manipulação e publicação de Raw's.
Não permite grandes manipulações invasivas das fotos, mas permite-te através do raw, ajustar a a exposição, histograma, sharpness, etc sem mexer no ficheiro raw, algo que pelo que me foi dado a conhecer, o Photoshop não permite, sem alterar o raw.
O programa em si é bastante simples, mas bastante bom, permite para além do que já disse a aplicação de filtros, tanto sacados da net, como criados por nós para fazer determinadas coisas, para além de usar o spot removal para limpar fotos de poeiras ou distractores.
Agora se queres algo mais á frente tens que ir para o PSP....
A unica desvantagem de usar os RAW's é que um ficheiro de RAW é enorme. Um Raw chega facilmente aos 10mb, para uma unica fotografia, o que pode dar dores de cabeça a quem não tenho discos externos/gravadores de DVD....
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por jheitor Seg Out 10, 2011 9:39 pm

o problema é um bom programa para trabalhar o raw'???!!!

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 10, 2011 9:46 pm

barrento escreveu:Nem te deixes enganar pelo aspeto estranho dos raw antes de processados, é mesmo assim.

Pergunta de ignorante: quando olho para um RAW (no écran da máquina) não parece ter mais qualidade do que um JPG.

O que é que me está a escapar?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por Telmo Ribeiro Seg Out 10, 2011 9:55 pm

A possibilidade de edição que o raw te oferece sobre o jpg, e não perda de informação/detalhe que terias caso usasses o jpg.... Num RAW podes mexer directamente na exposição, balanço de brancos, etc, sem mexer no ficheiro, algo impossivel nos jpg's (podes pelo menos no gimp que era o que usava antes, mexer na luminosidade etc, mas não directamente na exposição). Não sei se é da minha ignorancia na altura e falta de experiencia gritante, mas o ruido num ficheiro Raw parece-me menor, e é mais facil reduzi-lo num computador.
Podes instruir-te mais profundamente no site do conhecido Kenrockwell, em:

http://www.kenrockwell.com/tech/raw.htm

Programas bons para trabalhar com raw?

Photofiltre - gratuito (experimentei, dá para trabalhar mas não é grande coisa)
The Gimp - Gratuito (precisas dos codecs de raw da Microsoft) (visto não ter o Photoshop uso este para jpg's e raw's)
Lightroom 3 da Adobe (eu uso este)
PSP - Pago (não possuo)

Pessoalmente aconselho o uso do Raw sobre o JPG, mas isto sou eu, outros mais experts no assunto que te digam com mais certezas...
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por barrento Seg Out 10, 2011 10:21 pm

Gonçalo, quando olhas para o ecran da máquina estás a olhar para um jpeg Smile que a máquina faz para te mostrar hehehe!, mesmo que estejas a fotografar em RAW. Mas mesmo que o vejas já aberto no computador, o RAW vai-te parecer mais "flat" que o JPEG. Experimenta fotografar simultaneamente em RAW e em JPEG (penso q a tua máq. tenha essa opção) e abre as duas num editor qualquer: o JPEG vai ter melhor aspeto, mas é enganador.

Como bem disse o Telmo, o RAW é como um negativo digital. Depois pode (deve) ser “interpretado” tal como os negativos: fazíamos cópias deles e ficávamos sempre com o original. Mas o RAW vai além disso. Tem inúmeras vantagens e poucas desvantagens. Além do espaço que ocupa, tem também aquele senão de ter se editar sempre. Tal como o negativo, tinhas de fazer cópias. Aqui não tem as cores e o claro escuro invertidas, mas as cores e o contraste estão planas, sem vida. A informação está em bruto e o fotógrafo deve dar-lhe depois o tratamento que deseja (no nosso caso, deve tentar-se que a imagem fique semelhante ao que vimos). O JPEG tem outro defeito, a máquina faz já um “tratamento” ao ficheiro, aplicando-lhe definições “preset” e isso pode resultar bem ou não, e não é reversível!

Outra grande vantagem do RAW é a enorme quantidade de informação que contém, podendo ser trabalhado para ir buscar informação que num JPEG não conseguiríamos. O exemplo mais típico é o de uma ave em 1º plano, pouco iluminada, com um céu com umas belas nuvens em fundo banhadas pelo sol. Se expusermos para a ave (o nosso motivo), vamos ficar com o céu queimado. Dependendo de quantos stops de diferenças estamos a falar, com um RAW vamos buscar informação às nuvens, com o JPEG não.

O ACR (Adobe Camera RAW) é o leitor de raw do Photoshop. Podemos associá-lo ao Bridge, que é a ferramenta de catalogação do PS. Neste caso, como eu faço, raramente chego a abrir o photoshop, exceto para colocar a marca de água/assinatura.
Já quando quero trabalhar mais a imagem, por exemplo para cenas mais “artísticas” ou para fazer montagens, uso o photoshop. Mas ai, faço-o com layers, que não destroem a imagem: é como se colocássemos um acetato sobre a imagem.

Para quem não tem esses programas como PS, Lightroom, etc, qualquer marca (pelo menos Canon e Nikon) têm o seu editor de raw.
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por PNicolau Seg Out 10, 2011 11:03 pm

Eu uso o Lightroom e estou bastante satisfeito!
Simples e eficaz.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por L_Almeida Qui Out 20, 2011 3:06 pm

Absolutamente. A única desvantagem de se partir do formato RAW é o espaço de armazenamento (ou a dificuldade de processamento, caso o computador tenha pouca RAM). Outra vantagem de armazenar as imagens RAW é a de que as edições são sempre, por definição, não destrutivas. Sempre que um .jpeg é gravado, existe perda de informação e consequentemente qualidade. Outra vantagem ainda é o facto de os RAW poderem ser aproveitados mais tarde com software mais recente com melhores algoritmos e resultados. Os .jpeg , por norma, já estão demasiado comprimidos para que as melhorias possam ser significativas.

L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por Rogerio Seg Nov 28, 2011 5:10 pm

Sumário das primeiras semanas a utilizar RAW muito em conformidade com as opiniões publicadas neste tópico.

Software utilizado Nikon View NX2

Positivo.
1-Amplitude do controle de imagem aumenta substancialmente , incluindo o controlo de exposição e sharpness dois dos meus favoritos.
2-Resultado final melhora significativamente
3- Há ainda uma imensidão de novas oportunidades a aprender que seguramente não estou ainda a utilizar correctamente.


Negativo.
1-Espaço de memória nos cartões é reduzido substancialmente uma foto em Jpeg Fine 5 Mb em RAW 15 Mb - Seleccionar RAW e JPEG é uma aventura , para quem só utilizava JPEG reduza por 4 o espaço disponivel.
2- O consumo de bateria na maquina aumenta , necessário recarregar mais cedo.
3-Tratamento de Imagem mais demorado , mais ajustes possiveis.
4-O Software é muito pesado e demora tempo a processar.

Minha conclusão , para quem quer melhorar a qualidade dos seus trabalhos individuais vá para RAW , no entanto considere todos os aspectos negativos mencionados anteriormente , não recomendo a sua utilização para fotografia casual .
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por JDGS Qua Nov 30, 2011 11:12 pm

Como é que eu sei se devo aumentar/diminuir, por exemplo, o brilho, exposiçao, contraste, etc, etc, etc, numa foto? Eu uso o lightroom e normalmente experimento aumentar e diminuir, por ex o contraste, e depois vejo como fica melhor.....Há alguma regra para fazer um bom ajuste da foto?
Eu actualmente uso RAW, mas fotografo a pouco tempo, vale a pena utilizar este formato sendo um principiante?
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por Telmo Ribeiro Qui Dez 01, 2011 1:47 am

Que tal a regra de "Parece-me bem, fica assim"? Smile
Que eu saiba não há grande rule of thumb a não ser, meter como melhor me parece á vista. Depois os ajustes acabam por ser um bocado ao gosto pessoal. Pessoalmente tento sempre aumentar um nadinha a saturação e o contraste, especialmente quando há verdes, tento sempre trazer mais para fora os verdes, e gosto de tornar as restantes cores um nadinha mais quentes. Fora isso, é Sharpen quanto baste, um bocado de clarity (vejo conforme fica melhor), exposição a condizer, aumento nos blacks, fill light e recovery até ficar como gosto. É uma questão de experimenar até ficar como mais gosto, e como mais me alegra o olho.

Quanto ao tempo de fotografia, eu também sou um principiante nestas andanças, virei-me para a fotografia de forma mais seria há quase um ano, e desde há coisa de 9 meses que uso apenas e só RAW, e nem sonhar que volto a JPG...Nem que me dessem dinheiro! Laughing Laughing Laughing
Telmo Ribeiro
Telmo Ribeiro

Número de Mensagens : 301
Idade : 38
Local : Cartaxo
Data de inscrição : 15/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por Ricardo Vieira Qui Dez 01, 2011 3:38 pm

Rogerio escreveu:Sumário das primeiras semanas a utilizar RAW muito em conformidade com as opiniões publicadas neste tópico.

Software utilizado Nikon View NX2

Positivo.
1-Amplitude do controle de imagem aumenta substancialmente , incluindo o controlo de exposição e sharpness dois dos meus favoritos.
2-Resultado final melhora significativamente
3- Há ainda uma imensidão de novas oportunidades a aprender que seguramente não estou ainda a utilizar correctamente.


Negativo.
1-Espaço de memória nos cartões é reduzido substancialmente uma foto em Jpeg Fine 5 Mb em RAW 15 Mb - Seleccionar RAW e JPEG é uma aventura , para quem só utilizava JPEG reduza por 4 o espaço disponivel.
2- O consumo de bateria na maquina aumenta , necessário recarregar mais cedo.
3-Tratamento de Imagem mais demorado , mais ajustes possiveis.
4-O Software é muito pesado e demora tempo a processar.

Minha conclusão , para quem quer melhorar a qualidade dos seus trabalhos individuais vá para RAW , no entanto considere todos os aspectos negativos mencionados anteriormente , não recomendo a sua utilização para fotografia casual .

Viva Rogério

ainda não sou nenhum "expert" em fotografia como dá para ver nas minhas fotos, mas também vai-se fazendo o que se pode com o material que se tem.

Concordo seriamente com todos teus positivos, mas discordo de alguns negativos, na minha opinião, desde já aviso.

1- Espaço de memória no cartão fica reduzido, mas para quê gravar foto em RAW e JPEG?? No meu caso os meus RAW têm sempre acima de 20Mb mas, só gravo em RAW, chego a casa, descarrego-as para pc e trabalho-as e só depois gravo para JPEG mantendo ambos ficheiros no pc!!!
2- Quanto à bateria por tudo que aprendi e experimentei na minha (Canon) as únicas coisas que me gastam mais bateria são: uso de flash, fotos de elevada exposição, mas suponho que a mudança do ficheiro nada causou ao gasto da bateria.
3- Realmente, o tratamento da imagem é mais demorado mas isso porque a imagem está a cru e podes fazer milhentas modificações na imagem sem perda de qualidade. No fim, se não gostares podes sempre voltar ao RAW original. Eu, por exemplo, as minhas fotos iniciais tinha-as todas com o balanço de branco mal ajustado, mas consegui compor isso em todas elas.
4- Quanto ao programa ai concordo, apesar que depende do programa a uso, do pc que usas. Eu uso o Photoshop CS 5 e não me posso queixar muito, mas às vezes chateia um pouco..

espero que não leves a mal as minhas opiniões/pontos de vista.

Abraços
Ricardo Vieira
Ricardo Vieira

Número de Mensagens : 730
Idade : 41
Local : Vila Nova de Gaia - Valadares
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por barrento Qui Dez 01, 2011 8:02 pm

Rogerio, continua, vais ver que com o RAW vais estar sempre a aprender e a perceber que podes tirar mais das tuas fotos. Mesmo daquelas que achavas que já estavam boas... Smile

JDGS, claro que existem regras basicas para uma foto tecnicamente bem feita e que não dependem do gosto (outras dependem). Mas a resposta não é simples e rápida. Mais uma vez repito: fotografar não é carregar no botão, é necessário estudar, ter/ganhar cultura visual, analisar as fotos dos que fazem bem e treinar, treinar muito Smile No início tens de desbravar terreno, depois sim, podes ir fazendo perguntas mais focadas em determinado problema que encontras. Assim é difícil... Estudo fotografia há 20 anos e continuo a aprender...

Concordo com o Ricardo, para quê fotografar em RAW/JPEG? Só em certas situações. E eu passo as imagens em RAW e não faço nenhuma cópia em jpeg. Só faço JPEGs quando necessito deles e da foto escolhida. De resto é perda de tempo e espaço.
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por barrento Sex Dez 02, 2011 12:58 am

JDGS, esqueci de dizer que sim, é boa ideia usares RAW. Mesmo que agora ainda não o saibas trabalhar, depois saberás. Mas se captares em JPEG agora, mais tarde, quando já os souberes trabalhar bem, terás apenas JPEGs... e como te vais lamentar disso Smile
Para começar, podes tentar não teres brancos queimados, isto é, que a zona mais clara da imagem tenha pormenor. Isto é algo que passa por saber de exposição no momento de carregar no botão e, depois, trabalhar o Raw... Como vês, as coisas estão interligadas e não é fácil responder assim à tua pergunta...
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por Ricardo Vieira Sex Dez 02, 2011 2:30 pm

Viva JDGS

visto que na minha infelicidade me encontro desempregado (se alguém precisar de um Eng. Quimico comunique..loool!! Joking!! Twisted Evil ) e que sou de Valadares e a cada passo estou pelo Porto, temos de combinar umas saidas para tentar tirar umas fotos e para tentar te ensinar o pouco (admito que com fotografia estamos sempre a aprender, como com tudo na vida!!!) que aprendi e sei sobre Fotografia.

Abraços
Ricardo Vieira
Ricardo Vieira

Número de Mensagens : 730
Idade : 41
Local : Vila Nova de Gaia - Valadares
Data de inscrição : 27/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por JDGS Sex Dez 02, 2011 4:30 pm

Ricardo Vieira escreveu:Viva JDGS

visto que na minha infelicidade me encontro desempregado (se alguém precisar de um Eng. Quimico comunique..loool!! Joking!! Twisted Evil ) e que sou de Valadares e a cada passo estou pelo Porto, temos de combinar umas saidas para tentar tirar umas fotos e para tentar te ensinar o pouco (admito que com fotografia estamos sempre a aprender, como com tudo na vida!!!) que aprendi e sei sobre Fotografia.

Abraços

Olá Ricardo, por mim tudo bem.....Gostava muito. Neste momento tenho aulas mas a partir do dia 17 já estou livre (embora tenha de estudar para os exames finais, mas dá sempre para dar uma escapadela) Very Happy
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por Rogerio Sex Dez 02, 2011 5:41 pm

Barrento e Ricardo ,

Obrigado pelo " fio de baque ".

Correcto só usar RAW ulilizar os dois formatos é um desperdicio.

Barrento , de facto mesmo com JPEG se voltar a fotos antigas hoje já as trabalho melhor do que há um ano atrás , assim sendo compreendo perfeitamente o teu comentário em relação ás potencialidades do RAW.

Cumprimentos
Rogerio


Última edição por Rogerio em Seg Dez 05, 2011 5:50 pm, editado 1 vez(es)
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por barrento Sex Dez 02, 2011 7:09 pm

Claro Rogerio, mas se fossem raw ainda tiravas mais deles Wink
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por SaraCarvalho Sex Dez 02, 2011 7:11 pm

Não sou capaz de explicar nada e ainda estou a aprender! Mas o facto é que as fotografias em RAW ficam sempre muito melhores.
Onde noto mais é nas zonas escuras, recuperam-se na boa, parece magia Laughing
Uso o Photoshop CS5.

Wink Wink
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Mudar de JPEG para RAW Empty Re: Mudar de JPEG para RAW

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos