Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Perda da biodiversidade devido a alterações climáticas

Ir para baixo

Perda da biodiversidade devido a alterações climáticas Empty Perda da biodiversidade devido a alterações climáticas

Mensagem por Andorinha-dáurica Seg Jun 25, 2007 3:15 pm

Perda da biodiversidade devido alterações climáticas avaliada

Uma análise das consequências das alterações climáticas na biodiversidade em Portugal e dos custos de investir ou não actuar perante o problema vai ser patrocinada pela EDP, no âmbito de uma iniciativa da presidência portuguesa da União Europeia.
Num documento da eléctrica nacional, a que a agência Lusa teve hoje acesso, a EDP explica que o objectivo daquele estudo é o de sustentar «futuras propostas» de intervenção na biodiversidade, numa lógica de melhor relação custo/benefício.

O estudo de avaliação do impacte das alterações climáticas sobre a biodiversidade vai debruçar-se na vertente «ecológica pura» e na componente económica, fazendo uma avaliação dos gastos necessários para combater a perda da biodiversidade e dos prejuízos previstos se essa decisão for adiada.

A EDP quer promover iniciativas de curto/médio prazo que permitam, por um lado, recuperar ou melhorar as deficiências já conhecidas a nível nacional no domínio da biodiversidade e, por outro, avaliar causas e consequências da intervenção humana na perda continuada da biodiversidade.

A eléctrica portuguesa propõe criar o Fundo EDP para a Biodiversidade, constituído por um montante fixado anualmente, para financiar projectos no domínio da biodiversidade, «em particular» destinado «às espécies potencialmente mais afectadas pelas actividades conduzidas pela empresa».

«Reconhecemos que existem impactes sobre a biodiversidade que decorrem das nossas actividades. Queremos ter um papel positivo na conservação e promoção da biodiversidade», justifica a EDP, num documento sobre o projecto.

O primeiro passo para avançar com o projecto teve hoje lugar, com a assinatura de um protocolo com o Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), no âmbito da iniciativa Bussiness e Biodiversity da presidência portuguesa da União Europeia que começa em Julho.

Além do estudo sobre o impacto das alterações climáticas na biodiversidade, a EDP propõe um plano de melhoria do estado de conservação dos peixes migradores e dos seus habitats no troço jusante do Rio Cávado (entre a foz e o aproveitamente hidroelétrico de Penide) para melhorar o estado de conservação da lampreia-marinha.

A empresa apresentou também outro plano de apoio a espécies ameaçadas, em toda a comunidade europeia, destinado a três aves rupícolas do Parque Natural do Douro Internacional: águia de bonelli, cegonha-preta e abutre do Egipto.

O objectivo da iniciativa Bussiness e Biodiversity da presidência portuguesa, cuja primeira iniciativa foi anunciada pelo BES na semana passada, é aumentar o relacionamento entre as empresas e a biodiversidade, para conseguir em 2010 parar a perda de biodiversidade ao nível local, nacional, regional e global.

Diário Digital / Lusa

25-06-2007 16:55:00

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=282672
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos