The Big Year (o filme)

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: The Big Year (o filme)

Mensagem por daniel.sobral em Dom Dez 04, 2011 10:40 pm

Vi hoje o filme (The Big Year) no cinema.
É uma comédia ligeira, focada mais no impacto da actividade de twitcher na vida das pessoas.

Demasiado ligeiro para comédia, pouco hardcore para os fãs de birdwatching.
Não é concerteza filme do ano, mas vê-se bem.

Fiquei a saber que, num ano, se podem ver 755 espécies de aves nos estados unidos (é verdade?).

Daniel
daniel.sobral

Número de Mensagens : 173
Local : Almada

http://www.grupoflamingo.org

Mensagem por Luis Gordinho em Ter Fev 07, 2012 3:10 pm

Boa noite a todos.

Daniel: Já percebi que a tua mensagem tem mais de dois meses, mas eu só agora é que a vi. Espero que ainda seja oportuno falar dela.
Vi hoje o filme (The Big Year) no cinema
Onde? Terá sido no estrangeiro??
Fiquei a saber que, num ano, se podem ver 755 espécies de aves nos estados unidos (é verdade?)
Penso que o total de Sandy Komito para 1998 foram 748 espécies. Podes ouvir parte de uma entrevista com ele que esclarece isso aqui: http://www.nabirding.com/2011/11/08/interview-with-sandy-komito-745-or-748/

Entretanto foi criado um novo tópico sobre o filme The Big Year, este tópico aqui:
http://aves.forumeiros.com/t7066-the-big-year
mas, se não se importam, prefiro continuar com o tópico inicial.
Penso que, neste momento, o filme não tem estreia prevista em Portugal nem em Espanha. No entanto, já é possível visionar o dito na Internet, embora isso seja ilegal e, por isso mesmo, desaconselhado.

Tal como o Pedro Ramalho, só vi o filme muito recentemente, no entanto, ao contrário dele, ainda não tenho uma opinião completamente formada. Apesar disso, há alguns aspectos positivos que me parecem inegáveis. Desde logo, para um filme de 100 minutos, parece-me notável que a acção não tenha quebras – acho que o filme tem uma dinâmica bastante boa. Depois há a banda sonora que é bastante variada (vai desde Vivaldi até aos Coldplay mas sem passar pelo heavy metal nem pelo hard rock - uma falha grave para alguns!) e recupera alguns temas incontornáveis do cancioneiro ornitófilo, nomeadamente:
“Surfin' Bird” dos “The Trashmen” (1963) - o toque de telemóvel do Brad
https://www.youtube.com/watch?v=OB_fDwBMkCQ&ob=av2n
e "I Like Birds" dos “Eels” (2000) que surge no momento em que Brad e Stu decidem juntar esforços para derrotar Kenny
https://www.youtube.com/watch?v=JwJr9Rniofc
Para terminar, se possível, gostaria de saber o que é que o Pedro achou "profundamente errado" na cena do colibri (min. 11, Colibri de Xantus’s Hylocharis xantusii). Pode ser que me ajude a ter uma opinião mais definitiva sobre o filme!
Cumprimentos, Luís G
Luis Gordinho

Número de Mensagens : 165
Local : Lisboa

http://www.flickr.com/photos/lgordinho

Mensagem por Flávio Oliveira em Ter Fev 07, 2012 3:27 pm

Luis Gordinho escreveu:
Penso que, neste momento, o filme não tem estreia prevista em Portugal nem em Espanha.
Cumprimentos, Luís G

Aparentemente a estreia em Portugal será a 8 de Março como podem ver aqui.

Edit: só agora é que vi que o artigo que indiquei já é de 18 de Outubro passado e por isso é capaz de estar pouco actualizado.
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 515
Local : Maia

Mensagem por pedro121 em Qua Fev 08, 2012 2:16 am

Luis Gordinho escreveu:
Para terminar, se possível, gostaria de saber o que é que o Pedro achou "profundamente errado" na cena do colibri (min. 11, Colibri de Xantus’s Hylocharis xantusii).

Oi Luis

A cena é para ti plausível? Acreditas que poderia acontecer? Achas que um observador ao chegar a uma casa onde está uma ave no quintal de uma pessoa, pessoa essa que tem todo o gosto em que as pessoas a vejam, esse observador entre á socapa, salte um muro e volte a sair sem dizer nada a ninguém? Na América? No Texas por menos levas um tiro... Uma coisa é esticarem as situações para aumentarem o efeito cómico, mas esta cena para mim não é plausível, não aconteceria, e transmite ao publico em geral uma ideia errada daquilo que estamos dispostos a fazer, o pessoal pode invadir propriedade alheia mas desta maneira??? Very Happy Very Happy E diga-se que está mesmo muito longe do que aconteceu na realidade.

Alem disso aquela lição de moral no final.... completamente dispensável, tanto mais porque não aconteceu.

A questão básica é que o filme é uma comédia, achaste piada? eu achei, mas cai da cadeira a rir? Não, o máximo que aconteceu foi sorrir nalgumas cenas na ilha. Smile Smile
pedro121

Número de Mensagens : 11787
Local : Obidos

Mensagem por Luis Gordinho em Qua Fev 08, 2012 4:18 am

Bom dia.

Flávio: Obrigado pelo link. Talvez seja realmente 8 de Março. O cinecartaz do Público não o inclui nas nove estreias previstas para esse dia (nem nas estreias previstas até 29 de Março). Mas pode ser que sim. Não sei até que ponto o cinecartaz é fiável. Vamos ver.

Pedro: Obrigado pela resposta. A cena provavelmente não é muito plausível, mas também não me parece tão inverosímil como queres fazer crer. O filme é de ficção (abre logo com o "disclaimer": Esta é uma história real – apenas os factos foram alterados!) e, além disso, pretende ser uma comédia, pelo que a plausibilidade não foi certamente uma preocupação central. Concretamente, a cena passa-se num dia de chuva em que não há quase ninguém na rua, pelo que o Kenny aparentemente entra e sai sem ser visto. Sem o verem, provavelmente seria difícil alvejá-lo – mesmo no Texas! Não me parece é haver grande justificação para o Kenny agir daquela forma. Aparentemente a luz estava a acabar (durante a conversa com a Senhora o Stu olha rapidamente para o relógio e faz uma careta) e talvez o Kenny já tivesse tido uma má experiência numa situação semelhante, ou então foi algum pressentimento…

Eu pensei que o "profundamente errado" fosse sobretudo o "espírito do vale tudo" a que também fazes referência. Mas essa interpretação também não me parece linear. Aliás, o Stu é que acaba por partir um anão de jardim e por fazer carga de ombro no portão do quintal. O Kenny entra e sai rapidamente sem ser visto e sem causar estragos. Era aparentemente um "twitch" muito pouco concorrido (mesmo tendo por referência o deserti de Azurara ou a richardi do Douro), por isso a abordagem do Kenny – embora condenável por violar claramente o respeito pela propriedade privada – acaba por não causar danos. Pergunto se a moral não será antes que, às vezes, o bom senso e o pragmatismo se devem sobrepor às regras (e que a sorte muitas vezes se sobrepõe a tudo o resto – o Stu é acaba por ver muito bem o colibri!). Isto porque me parece que o filme não tenta passar a ideia de que os grandes arroladores não têm moral nem escrúpulos. Por exemplo, na cena do mocho (Otus flammeolus, min. 72), o Kenny recusa-se a considerar válido um contacto meramente auditivo (por perigo de confusão com imitações produzidas por outro observador). Isso apesar da pressão por parte de um arrolador de menor envergadura e revelando grande respeito pelo "código de honra dos arroladores".

Relativamente à tua questão final, penso que uma comédia não tem que fazer o espectador "cai da cadeira a rir". Se achaste piada e te fez sorrir já não está nada mal. Acho que é tudo uma questão de expectativa, e eu não estava à espera de um filme para rir a bandeiras despregadas.

Mas ainda fiquei como uma dúvida…
aquela lição de moral no final... completamente dispensável, tanto mais porque não aconteceu
A que é que te estavas a referir aqui?

Cumprimentos, Luís G
Luis Gordinho

Mensagem por pedro121 em Qua Fev 08, 2012 4:59 am

Luis Gordinho escreveu:
O Kenny entra e sai rapidamente sem ser visto e sem causar estragos. Era aparentemente um "twitch" muito pouco concorrido (mesmo tendo por referência o deserti de Azurara ou a richardi do Douro),

Na realidade foi bastante concorrido, eles não foram lá os dois ao mesmo tempo, foram com uma ou duas semanas de intervalo e um deles deu a informação que tinha sobre o sitio ao outro... mesmo igual ao filme! Very Happy Very Happy

Luis Gordinho escreveu:Mas ainda fiquei como uma dúvida…
aquela lição de moral no final... completamente dispensável, tanto mais porque não aconteceu
A que é que te estavas a referir aqui?
Cumprimentos, Luís G

Ao casamento ter acabado.
pedro121

Mensagem por Camilo Carneiro em Qua Fev 08, 2012 7:51 am

Viva!

Como foi dito, parece que cá sai a 8 de Março: http://www.imdb.com/title/tt1053810/releaseinfo
Camilo Carneiro

Número de Mensagens : 115

http://www.flickr.com/photos/camilocarneiro

Mensagem por Luis Gordinho em Qua Fev 08, 2012 9:18 am

Olá de novo.
Obrigado pelas respostas Pedro. Agora já está tudo claro.
O filme é muito pouco fiel ao livro. Eu já suspeitava fortemente disso a 17-Nov-2011, quando desenvolvi um pouco mais sobre o tema neste mesmo tópico. Além disso, eu já li o livro há muito tempo (7 ou 8 anos), pelo que claramente não me lembro tão bem como tu dos detalhes. Compreendo a tua decepção por terem ido ao extremo de alterar a "moral da história". Talvez os autores do filme tenham achado que o final do livro não era adequado para o grande ecrã – isso não sei. Acho que ambos os finais são plausíveis. Há quase sempre um preço a pagar pelo sucesso (mesmo que não seja aquele preço por aquele sucesso). Mas também há quase sempre maneira de conciliar diferentes gostos e sensibilidades, desde que haja bom senso e cedências de parte a parte (e, na verdade, essas cedências raramente impedem o sucesso das partes). Enfim, mesmo com todas as suas fraquezas, o filme vai provavelmente aumentar em muito a visibilidade do nosso hobby – vamos lá ver se não começam a surgir por aí muitos Kenny’s: suspeito que são muito mais engraçados nos filmes do que na vida real!
Cumprimentos, Luís G
Luis Gordinho

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Fev 09, 2014 1:35 pm

Desenterro este tópico algo antigo, mas na verdade só recentemente é que vi o filme.

E após o visionamento do filme surgiram-me duas questões:

- o que raio está um Great Spotted Woodpecker (Dendrocopos major), espécie Paleárctica não migradora, a fazer numa floresta de Oregon
- se é suposto o Big Year decorrer apenas nos EUA, o que vai o Stu fazer à Columbia Britânica (British Columbia), que tanto quanto sei fica no Canadá?
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20306
Local : Sotavento

Mensagem por Helder Vieira em Dom Fev 09, 2014 2:04 pm

Gonçalo Elias escreveu:só recentemente é que vi o filme.

Eu também... mas "não consegui" ver todo. Adormeci Sleep Sleep
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3427
Local : Maia

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Mar 09, 2018 5:43 am

pedro121 escreveu:Sim, mas para se ver digamos 300 espécies em Portugal num ANO só é preciso estar disposto a despender tempo e €€€

Por curiosidade, as regras dos big years permitem que se inclua aves que apenas foram ouvidas, ou tem de ser tudo efectivamente visto, como é suposto ser nos lifers?
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Mar 09, 2018 6:16 am

Gonçalo Elias escreveu:
Por curiosidade, as regras dos big years permitem que se inclua aves que apenas foram ouvidas, ou tem de ser tudo efectivamente visto, como é suposto ser nos lifers?

Sim, nos USA permitem.

pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Mar 09, 2018 7:15 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:

Sim, nos USA permitem.

E cá na Europa? Há algumas "regras" ainda que informais?

Mas já agora, se permitem que se inclua no Big Year aves apenas ouvidas e para ser lifer tem de ser vista, então no limite a pessoa pode ter registada no Big Year uma espécie que não está na sua life list, é um bocado contra-senso...
Gonçalo Elias

Mensagem por pedro121 em Sex Mar 09, 2018 8:15 am

Gonçalo Elias escreveu:
Mas já agora, se permitem que se inclua no Big Year aves apenas ouvidas e para ser lifer tem de ser vista, então no limite a pessoa pode ter registada no Big Year uma espécie que não está na sua life list, é um bocado contra-senso...

Nos USA eles permitem só ouvidas na Life List.

pedro121

Mensagem por Gonçalo Elias em Sex Mar 09, 2018 8:43 am

pedro121 escreveu:Nos USA eles permitem só ouvidas na Life List.

ok não tinha presente essa parte, sendo assim já faz sentido
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: