Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

+4
Paulo Alves
Helder Vieira
António Beira Alta
RuiCaratao
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por RuiCaratao Seg Dez 19, 2011 4:26 pm

Uma compacta super-zoom???......mais tralha!!!!! Laughing
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por António Beira Alta Ter Dez 20, 2011 12:34 pm

Helder Vieira escreveu:
RuiCaratao escreveu:Mas era esta a gama e o preço que procuravas ?

Sim a gama seria por aí. Inicialmente comecei a pensar em 10X42... mas como a maior ampliação rapa um pouco a luminosidade e o campo de visão... optei por 8X42.
Confesso que não estava inclinado a gastar quase 200€. Faz-me sempre confusão tanta tralha "cara" portátil sujeita a um qualquer imponderável (scope, tripé+cabeça, binóculos... um dia enervo-me e compro uma compacta super-zoom Razz ).

Lá está , não sou o unico a pensar assim , foi essa maneira de ver as coisas ( quando se faz BTT dá jeito pouco peso) que me levou a adquirir a Canon sx 10 is , dá para tudo , mas é obvio que a qualidade fica a anos-luz do material de qualidade e especifico , no entanto estou contente com ela e só em condições de fraca luminosidade me deixa em pouco .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por RuiCaratao Qua Dez 21, 2011 3:24 am

Acho que estamos a falar de coisas completamente distintas, observar aves e fotografa-las!!!!!
Helder, se queres fazer umas fotos, porque não comprares um adaptador e uma compacta com 5x de ampliação (máx)????? Não sai caro e fazes umas coisas giras, inclusivamente video...já tens o resto. (Eu não sou exemplo que nem adaptador tenho)

Agora se me disseres que vais trocar o telescopio por uma DSLR semi ou mesmo profissional, e uma lente de 500 ou 600 mm f/4 ou uma 800mm f/5.6.....so tenho de concordar que talvez valha a pena santa e é um 2 em 1 bastante respeitável, embora continue a ser questionável.

Se comprares os bins, não te esqueças de partilhar a opinião Wink

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Helder Vieira Qua Dez 21, 2011 6:35 am

RuiCaratao escreveu:Helder, se queres fazer umas fotos, porque não comprares um adaptador e uma compacta com 5x de ampliação (máx)????? Não sai caro e fazes umas coisas giras, inclusivamente video...já tens o resto. (Eu não sou exemplo que nem adaptador tenho)

Pois, eu ainda não estou convencido em gastar 300-400€ numa superzoom... já ando há meses a ver modelos, mas... Fotografia não é mesmo algo que me interesse muito, e não sei se valerá a pena um trambolho desses (algumas são do tamanho das reflex). Agora falta-me de momento algo para os registos, se me aparecer algo (tipo Cal. meanotos em maio passado) interessante não tenho como registar.
O adaptador que referes já me passou pela cabeça... devem-se arranjar baratitos por 50€. Em relação à máquina, o que deveria ter em consideração para a relação objectiva/ocular (ou seja da máquina com o telescópio)??

RuiCaratao escreveu:Agora se me disseres que vais trocar o telescopio por uma DSLR semi ou mesmo profissional, e uma lente de 500 ou 600 mm f/4 ou uma 800mm f/5.6.....so tenho de concordar que talvez valha a pena santa e é um 2 em 1 bastante respeitável, embora continue a ser questionável.

Observo aves há cerca de 15 anos. Há uns 7-10 anos andei vai não vai para comprar um leica apotelevid 77... ainda bem que ganhei juizo, pelas razões (pessoais) que já enumerei neste e outros tópicos (nada contra a qualidade do mesmo). Finalmente lá me decidi em comprar scope(s)... e agora ia troca-lo?!?!?
Cheguei a comprar uma DSLR no "final do analógico", mas isso agora está fora de questão, em absoluto.
Quando planeio uma saida, ou quano acordo pelas 5:00h para ir a Salreu p.ex. nunca me emocionaria "o que se será que vou fotografar hoje?!" Com todo o respeito por quem fotografa. Isto claro não quer dizer que não venha aqui um dia partilhar fotos, mas não é a minha paixão definitivamente... agora preciso de alguma coisa para registos de preferência compativel com a "máquina da familia" (para férias, festas, whatever...) que já tá velhota. A panasonic lumix FZ 150 parece-me interessante quer para registos quer para a "familia".



RuiCaratao escreveu:Se comprares os bins, não te esqueças de partilhar a opinião Wink

Claro que sim Rui. Supostamente já deveriam vir a caminho, mas o funcionário da loja (birders store) verificou-os e tinha qualquer manchita numa ocular.... Portanto só em meados de janeiro. Mandava-me os 10X42 pelo mesmo preço, mas prefiro esperar pelos 8X42.


abraço,
Helder
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por RuiCaratao Qua Dez 21, 2011 7:25 am

Por acaso sempre tive a sensação que gostavas mesmo era de um dia fotografar!!!!

Quanto ao registo das especies, continuo a achar que o disgiscoping é a melhor solução (se não tiveres possibilidade de ter artilharia pesada)..nada como uma maquina compacta e leve que ande no bolso e possas encostar ao telescopio para registares a ave.
A opinião é de que não se deve de usar uma maquina que tenha mais do que 4 ou 5x de ampliação (melhores lentes com menos zoom = melhores fotos), eu recentemente comprei esta Lumix http://www.panasonic.pt/html/pt_PT/Productos/Lumix/Compactas/DMC-S3/Ficha/6804144/index.html, que não é um topo de gama, mas ja tem estabilizador de imagem, o que ajuda bastante, sobretudo porque faço "point and shoot", sem usar adaptador, claro que 90% das photos não se aproveitam, mas muitas registam o que é preciso para a ID. A lumix FZ 150 já a acho muito grande e pesada para o que quero.

Fotografo sempre a 20 ou 30x no telescopio, e com o programa macro...pelo menos tenho-me safado assim, e parecem-me ser os melhores resultados, mas tambem não sou a melhor pessoa para te aconselhar sobre digiscoping e decerto que aqui pelo forum muitos mais te podem dar umas dicas.

Não me fico so pelo digiscoping como tambem pelo "binoscoping", com muito bons resultados, aliás...uma muito melhor opção para passeriformes, em que não tens muito tempo para montar equipamento ou seguir uma pequena ave com o telescopio.
Se sair so de binoculos levo sempre a máquina.... Wink
Mais logo, posso-te mostrar alguns exemplos de binoscoping Idea


cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Paulo Alves Qua Dez 21, 2011 9:38 am

RuiCaratao escreveu:
Quanto ao registo das especies, continuo a achar que o disgiscoping é a melhor solução (se não tiveres possibilidade de ter artilharia pesada)..nada como uma maquina compacta e leve que ande no bolso e possas encostar ao telescopio para registares a ave.

Tenho a mesma opinião que o Rui. Helder se o objectivo não é fazeres fotografia opta pelo digiscoping.

Compra uma pequena máquina que também dê para as fotos de família e ficas bem servido.

Usei durante muito tempo uma Canon PowerShot A480 com o Zeiss 85 T Fl e mesmo não tendo adaptador para digiscoping os resultados eram muito satisfatórios (a máquina infelizmente já não se encontra entre nós, uma queda para dentro de água foi fatal... Rolling Eyes ).
Alguns exemplos do que consegui com esta junção:

http://www.flickr.com/photos/30162487@N00/4670138782/in/set-72157606117476104/
http://www.flickr.com/photos/30162487@N00/5291686294/in/set-72157606117476104
http://www.flickr.com/photos/30162487@N00/5224265749/in/set-72157606117476104
http://www.flickr.com/photos/30162487@N00/5313539400/in/set-72157606117476104

O digibinning também é uma opção, mas na minha opinião produz fotos com menos qualidade que com o telescópio.

http://www.flickr.com/photos/30162487@N00/2754073095/in/set-72157606117476104/

Abraço!


Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Helder Vieira Qua Dez 21, 2011 2:58 pm

Obrigado Rui e Paulo. Grande ajuda!!
Paulo as oculares do teu scope são de 1.25'', certo? Usas adaptador?

Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Paulo Alves Qua Dez 21, 2011 5:24 pm

Uso esta ocular Hélder: http://www.eurooptic.com/zeiss-vario-eyepiece-528067.aspx
Não tenho adaptador, apenas encosto a máq fot à ocular.
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Helder Vieira Qui Dez 22, 2011 2:49 am

Obrigado Paulo.
Já percebi que para registos essa será a melhor solução (havendo telescópio!), e com os sistemas image stabiliser de facto nem adaptador será preciso...
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Dez 22, 2011 2:54 am

Com essa fotos e imagens convences qualquer um Paulo Há muita gente com melhor equipamento (ou antes com bom equipamento fotográfico) que gostaria de fazer fotos assim Very Happy
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Paulo Alves Qui Dez 22, 2011 7:12 am

Carlos Pacheco escreveu:Com essa fotos e imagens convences qualquer um Paulo Há muita gente com melhor equipamento (ou antes com bom equipamento fotográfico) que gostaria de fazer fotos assim Very Happy

Olá Carlos,

estas fotos estão dependentes de vários factores: distância da ave, hora do dia e muita, mas muita paciência! Rolling Eyes

A máquina que usava era fantástica para estes registos... Sad tenho de ver se no sapatinho vem alguma assim santa
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Helder Vieira Qui Dez 22, 2011 7:37 am

Paulo Alves escreveu:
A máquina que usava era fantástica para estes registos... Sad tenho de ver se no sapatinho vem alguma assim santa

Em pesquisas sobre o assunto tem-me aparecido várias vezes a Nikon coolpix P300, confesso que não tive paciência para comparar as especificações com a "tua"... Embarassed

http://www.pixmania.com/pt/pt/9010972/art/nikon/coolpix-p300.html?key=Z0l5cjceamJXWlQmBD9wIws8QXpdR1FnHRcQNHBBFjl5cEVzGhZQUyBQAzACUn1CNwVeXw==&srcid=10547&partenaire=google_ppc_pt&mctag=gg_goog_1432&nopopup=1&CodePromo=oui
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por RuiCaratao Qui Dez 22, 2011 5:02 pm

Bem, o Paulo já se adiantou, com boas fotos... na realidade digibinning faz mais sentido Wink

Helder com adaptador é o ideal, mas algo que se monte muito rapido, talvez um DIY.
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Paulo Alves Qui Dez 22, 2011 6:02 pm

após uma pesquisa no Youtube... Simple is beauty! Laughing

https://www.youtube.com/watch?v=EXZuMFV-Yhw
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 23, 2011 3:13 am

Encontra-se vários exemplos no youtube, mas para a minha máquina tenho tido algumas dificuldades, porque a lente da máquina recolhe por completo e não tenho onde fixar o tubo.

Helder da uma vista de olhos neste site http://www.cameralabs.com/reviews/digital_camera_and_lens_reviews.shtml, gosto muito das reviews, embora não perceba porque é que usam locais diferentes para testar as super-zoom das digitais compactas....a P300 ainda não figura lá.

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Helder Vieira Sex Dez 23, 2011 6:26 am

Paulo Alves escreveu:após uma pesquisa no Youtube... Simple is beauty! Laughing

https://www.youtube.com/watch?v=EXZuMFV-Yhw

Tá fixe! Quando falaram em DIY vi logo que vinham aí fita cola, clips, etc Very Happy
As compactas que já vi também recolhem a lente, mas algo do género não é dificil de inventar... embora só para registos o handheld deve bastar.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Helder Vieira Sex Dez 23, 2011 6:29 am

RuiCaratao escreveu:na realidade digibinning faz mais sentido Wink

Como assim?! Só pela maior portabilidade de uns binóculos, certo?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Paulo Alves Sex Dez 23, 2011 7:41 am

Helder Vieira escreveu:
RuiCaratao escreveu:na realidade digibinning faz mais sentido Wink

Como assim?! Só pela maior portabilidade de uns binóculos, certo?

Acho que o Rui estava a referir-se ao termo usado para quando usas os binóculos para registar uma ave. Ele falou em "binoscoping". Eu falei em "digibinning" Wink
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por pedro121 Sex Dez 23, 2011 11:39 am

Helder Vieira escreveu:
. A panasonic lumix FZ 150 parece-me interessante quer para registos quer para a "familia".

Bem, ao contrario dos outros eu não acho o digiscoping uma opção para fazer registos, eu tenho uma panasonic lumix FZ38, que é a versão mais antiga da 150 e recomendo vivamente, acho que tem menos limitações que o digiscoping, especialmente para aves em voo ou passeriformes muito moveis a medias distancias.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 23, 2011 12:32 pm

Percebo o que dizes Pedro, mas as superzoom tambem não são camaras rápidas e de ação....são lentas a focar baralham-se todas com alvos em movimento e se deixa de haver luz, aquilo é ruido por todo o lado em full zoom. Quanto a isso só uma DSLR, me preenche as medidas.

E as longas distâncias?
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por RuiCaratao Sex Dez 23, 2011 12:38 pm

Mas eu percebo-te vives na terra onde há pelo menos 3 lentes fixas acima dos 500mm, a curta distância depois de um telefonema!!!!!
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Helder Vieira Sex Dez 23, 2011 4:12 pm

O Pedro tem a sua razão, pelo menos no que toca aos passeriformes será mais fácil efectuar registos com a superzoom... mas fácil como quem diz! Aves mais próximas também não estão indicadas para o digiscoping...
De qualquer modo estou neste momento inclinado para uma pequena compacta, por 30% do valor que eu já andava a pensar gastar, mais leve, arruma-se num qualquer bolso, etc... depois logo se vê Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por pedro121 Sex Dez 23, 2011 5:11 pm

RuiCaratao escreveu:Percebo o que dizes Pedro, mas as superzoom tambem não são camaras rápidas e de ação....são lentas a focar baralham-se todas com alvos em movimento e se deixa de haver luz, aquilo é ruido por todo o lado em full zoom. Quanto a isso só uma DSLR, me preenche as medidas.

Lá está, não há soluções perfeitas a custo reduzido, mas se a ideia não é fazer fotografia, mas sim andar com alguma coisa na mochila para fazer registos especialmente de raridades as Super zoom são uma hipótese a considerar, para alvos em movimento e em condições de pouca luz ou em aves dentro de folhagem elas conseguem gravar em HD com muita qualidade o que dá jeito, em longas distancias são muito piores que o digiscoping, mas mesmo uma DSLR de 500mm é ineficiente, para raridades no entanto a minha só me deixa ficar mal em maritimas, aí as distancias são demasiado grandes e de qualquer modo o tempo é demasiado curto.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por pedro121 Sex Dez 23, 2011 5:13 pm

RuiCaratao escreveu:Mas eu percebo-te vives na terra onde há pelo menos 3 lentes fixas acima dos 500mm, a curta distância depois de um telefonema!!!!!

Sim, e as diferenças vem-se, mas quando a artilharia pesada não vem a minha pequena super zoom não me deixa ficar muito mal, desde que não seja para fotografar um pusilla a 100 metros com pouca luz... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por pedro121 Sex Dez 23, 2011 5:14 pm

Helder Vieira escreveu:
De qualquer modo estou neste momento inclinado para uma pequena compacta, por 30% do valor que eu já andava a pensar gastar, mais leve, arruma-se num qualquer bolso, etc... depois logo se vê Smile

Sim, não andes é sem qualquer coisa que desenrasque o registro.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos) Empty Re: Máquinas fotográficas (split do tópico binóculos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos