Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obras da praia de Santa Cruz

Ir para baixo

Obras da praia de Santa Cruz Empty Obras da praia de Santa Cruz

Mensagem por Andorinha-dáurica Dom Jul 01, 2007 2:08 pm

Obras da praia de Santa Cruz inauguradas no domingo

As obras de requalificação da praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, são inauguradas domingo e apostam num novo conceito de reordenamento do espaço público, onde o automóvel cede lugar às pessoas.
As obras abrangeram uma área de 4,5 hectares e têm como finalidade "doar às pessoas a oportunidade de terem ao seu dispor uma grande linha de mobilidade", disse à Lusa o vice-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes.

A ideia é passar também por «revitalizar o comércio tradicional», em virtude de várias ruas estarem agora restritas à circulação automóvel, e por eliminar as chamadas barreiras arquitectónicas para quem tem mobilidade reduzida.

Carlos Bernardes explicou que «quem use cadeiras de rodas ou as pessoas que se deslocam com os seus carrinhos de bebé têm a oportunidade de ir do centro de Santa Cruz até ao areal sem qualquer barreira arquitectónica».

Trata-se de uma empreitada orçada em 2,3 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões foram financiados por fundos comunitários, através do Programa Operacional para a região de Lisboa e Vale do Tejo, sendo o maior investimento alguma fez suportado por esta autarquia.

Esta primeira fase de intervenção nos 20 quilómetros da costa torriense consistiu no encerramento de ruas ao trânsito e na redução do número de estacionamentos no centro desta estância balnear, criando espaços de lazer, com três mil metros quadrados de novas zonas verdes e circuitos pedonais.

As obras, iniciadas em Setembro passado, incluíram também a requalificação dos apoios de praia, a execução de passeios e novo mobiliário urbano, com a instalação de nova iluminação pública e de 68 bancos em espaços de lazer e miradouros.

«Não havendo o estacionamento habitual no centro de Santa Cruz, a Câmara Municipal teve oportunidade de criar duas bolsas de estacionamento em alternativa, uma a norte e outra sul, com capacidade para 1200 viaturas», sublinhou o autarca.

Para facilitar o acesso dos veraneantes, a autarquia criou um comboio turístico que passa a ligar os dois parques de estacionamento às praias, percorrendo um trajecto de 20 minutos.

Fica a faltar a consolidação das arribas e dos cordões dunares, bem como a melhoria dos acessos e dos apoios de praia nas restantes estâncias balneares do concelho, que vão também ser sujeitas a intervenção.

Este plano de acção sobre o litoral obrigou a Câmara Municipal a não apresentar candidaturas à bandeira azul.

O galardão foi apenas atribuído a Santa Rita Norte, a primeira praia a ser concessionada no âmbito do Plano de Ordenamento da Orla Costeira, entre Alcobaça e Mafra.

Diário Digital / Lusa

30-06-2007 12:54:08
Andorinha-dáurica
Andorinha-dáurica
Moderador

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos