Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

mundo precisa de um novo modelo económico

Ir para baixo

 mundo precisa de um novo modelo económico Empty mundo precisa de um novo modelo económico

Mensagem por jheitor Seg maio 28, 2012 8:26 am

mundo precisa de um novo modelo económico

fonte :expresso.sapo.pt

28-05-2012

A economia verde é o melhor motor económico para alcançar as metas do desenvolvimento sustentável. Foi com esta ideia-chave que Pavan Sukhdev começou a conferência sobre o tema "Pode a empresa de hoje criar a economia de amanhã?', que se realizou na quarta-feira no Hotel Ritz, em Lisboa.

A conferência, onde participaram Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa (proprietário do Expresso) e Ricardo Salgado, presidente do BES, assim como 300 gestores, empresários, banqueiros, académicos e dirigentes de organizações ambientalistas, foi o principal evento do Mês do Desenvolvimento Sustentável.

É uma iniciativa do Expresso e do BES que decorre durante o mês de maio e que se destina a promover a sustentabilidade em Portugal.

Pavan Sukhdev define a economia verde como a economia do amanhã, que promove o aumento do bem-estar das populações e da justiça social, ao mesmo tempo que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez de recursos.

Economia dos ecossistemas e da biodiversidade



O economista indiano, consultor do Programa de Ambiente da ONU, tornou-se conhecido a nível mundial por ter liderado o estudo TEEB (The Economics of Ecosystems & Biodiversity), que deu origem a vários relatórios com recomendações pioneiras muito concretas sobre a valorização económica dos ecossistemas e da biodiversidade, dirigidas às organizações internacionais, governos, autoridades regionais e locais, empresas, ONG e comunidade científica.

O estudo TEEB surgiu em 2007 depois de um encontro dos ministros do Ambiente dos países do G8+5 (cinco países emergentes: Brasil, China, Índia, México e África do Sul) em Potsdam, na Alemanha, que decidiram "iniciar o processo de análise dos benefícios económicos globais da diversidade biológica, dos custos da perda da biodiversidade e das falhas das medidas de proteção face aos custos da sua efetiva conservação".

Sukhdev considera que há sectores-chave para tornar verde a economia global, como a agricultura, águas, floresta, pescas, energia, transportes, resíduos, construção ou turismo.

Para isso é necessária um nova estratégia que promova o investimento público e privado nestas áreas e que mude a regulamentação, a fiscalidade e a política de subsídios.

Estudos da ONU mostram que o impacto da economia verde nos negócios e no ambiente é muito significativo, por oposição ao "business as usual" (ver gráfico).

Empresas no centro da economia verde



Mas o centro desta mudança são as empresas, responsáveis por 60% do PIB mundial e 70% do emprego. "Como as empresas provocaram a maior parte do problema, são elas que podem catalisar a maior parte da solução", salienta o economista.

Para a empresa de hoje criar um novo modelo económico amanhã tem de mudar a maneira de fazer negócios e integrar nas contas as externalidades, isto é, os efeitos da sua atividade nos ecossistemas e na biodiversidade.

No debate que se seguiu à intervenção de Sukhdev, Carlos Pimenta, diretor do CEEETA (Centro de Estudos em Economia da Energia, Transportes e Ambiente), falou das dificuldades em mobilizar capitais em tempo de crise para investir na economia verde.

Sukhdev disse que existem capitais disponíveis, só que estão a ser usados nos sectores ou atividades errados, como os combustíveis fósseis. "Há subsídios e impostos que não são corretamente aplicados e que devem ser reafetados à economia verde".

O economista confirmou que está em preparação um novo estudo TEEB sobre recursos marinhos, uma área de interesse estratégico para Portugal.

E o secretário de Estado do Ambiente, Pedro Afonso de Paulo, disse que o nosso país "está em boa situação para apostar na economia verde", deixando um alerta: "Os empresários que veem o ambiente como um custo, em vez de um investimento, não terão sucesso nos negócios".


http://expresso.sapo.pt/o-mundo-precisa-de-um-novo-modelo-economico=f727741
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos