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Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

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Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê Empty Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê

Mensagem por Rafael Matias Dom Jun 24, 2012 12:37 pm

Então a pedido de muitas famílias, como um "spin-off" do tópico dos andorinhões (aqui: https://aves.forumeiros.com/t9208p30-andorinhoes-ajuda-id) cá vai alguma coisa sobre o tema. Estou longe de ser especialista na matéria, vou avisando... Smile Este tema é basicamente um Mundo e vai desde equipamento, a técnicas, a o que fazer com os sons, etc. Por isso isto vai mesmo ser começar a arranhar a superfície do tema e nos posts subsequentes pode-se ir acrescentando matéria nova. Outras pessoas com conhecimento mais específico sobre o tema poderão corrigir o que aqui for escrito e acrescentar info nova.

Os cantos, chamamentos e outras vocalizações de aves são uma parte importante da sua identificação (e não só). Aprender a distingui-los é um dos desafios iniciais do observador de aves. Ao início muitas vocalizações parecem impossíveis de distinguir de ouvido, mas com alguma prática o que que parece complicado torna-se mais simples e o número de cantos que se conseguem aprender e memorizar aumenta com o aumento do número de cantos que se conhece (quantos mais se conhecem, mais fácil é de aprender novos).
Chega a um ponto em que isto poderá já não ser suficiente para o observador e quer-se aprender mais. A memória prega-nos partidas e um canto de que nos lembramos muito bem num dia, no dia seguinte esbate-se até já não nos lembrarmos dele de todo (a não ser que o ouçâmos regularmente). Podemos querer guardar um canto especialmente bonito para ouvir novamente, ou podemos querer fazer prova de uma observação guardando o canto para apresentar a outros, ou ainda o interesse vai tão longe que gostariamos de começar a fazer investigação sobre o tema (como alguns colegas aqui do fórum fazem, não é o meu caso). Quando chega a esse ponto queremos começar a gravar os sons que ouvimos.

O material a usar depende totalmente do uso que queremos dar às gravações. Se o interesse é apenas o de guardar o som para comparar de imediato em casa sem grandes preocupações de analisar resultados, downloads etc, então o mais simples de todos é o Remenbird (http://www.remembird.com/).
Eu quando primeiro me aventurei na gravação de sons era um miúdo e não percebia nada do assunto. Recebi de prenda um gravador de cassetes SONY e comprei um microfone omnidireccional e em Dezembro de 1990 lá comecei a gravar uns piscos, umas sylvia melanocephala, e outras aves comuns. Não existia equipamento para editar sons destes para amadores na altura e o processo foi tão frustrante que desisti passado talvez um ano ou 2. Há uns 5 anos, depois de perder umas oportunidades flagrantes nas Selvagens, voltei a desenvolver o bichinho e decidi investir um pouco mais e comprar algum equipamento. Na minha pesquisa para me decidir pelo equipamento que melhor se adequava às minhas necessidades (leia-se €€€) li inumeras páginas da net sobre o assunto, durante uns valentes meses até me decidir. Há muita informação espalhada na net para quem quiser procurar. No birdfórum há uma sala só sobre tema que muito ajudou na altura (http://www.birdforum.net/forumdisplay.php?f=481). Outras fontes boas que destaco foram a página da Wildlife Recording Society (http://www.wildlife-sound.org/index.html), em que inclusive têm críticas individuais para cada equipamento (aqui: http://www.wildlife-sound.org/equipment/index.html).
Depois disto tudo acabei por comprar o equipamento mais barato que ainda fazia o serviço com boa qualidade.

Portanto indo ao que finalmente interessa, basicamente o equipamento de gravação deve consistir de um gravador propriamente dito e um microfone (pode ainda usar-se uma parábola, mas isso é mais gosto indivídual de cada um e é caro). O gravador deve ter a capacidade de gravar som não comprimido (o MP3 não serve para grande coisa), deve poder gravar em modo PCM ou LPCM (isto é importante), deve ter uma entrada MIC IN e uma saída para download (seja um cabo ou um cartão SD, ou outro). O microfone deve ser daqueles compridos (direccionais) e não em bola (omnidireccional). Quanto mais longo maior a direccionalidade de captação de som (reduzem o ruído e captação de som lateral). Há a opção ainda dos microfones associados a uma parábola, que amplificam o som um pouco. O material possível é de acordo com a carteira de cada um.

Acabei por comprar um Minidisc SONY igual a este (http://www.wildlife-sound.org/equipment/himd.html) e um microfone direccional igual a este (http://www.bhphotovideo.com/c/product/47031-REG/Sennheiser_MKE300_MKE_300_Shotgun_Video.html) pelo ebay; o cabo deste microfone é bastante curto e portanto comprei um cabo longo para ligar ao mic e deste ao minidisc. Fiz ainda uma pega para o mic com um minitripé daqueles para fotografia.
É este ainda o meu "setting" actual, mas quero mudar dentro em pouco porque o sistema Minidisc está basicamente obsoleto (muitos modelos foram descontinuados, e os discos de alta capacidade (1Gb) foram mesmo descontinuados) e na realidade já estava na altura (o Magnus Robb na altura aconselhou-me a não comprar, mas a alternativa era de 500€ e por isso comprei o que deu). Portanto este tópico servirá também para poder ter umas ideias do que comprar para substituir o sistema anterior.

Os sons captados podem ser analisados e visualizados com freeware bastante bom, depois de feito o download (normalmente ficará em formato .wav), nomeadamente o Audacity (fazer busca no Google) e o Raven Lite 1.0, este último para fazer os sonogramas, o primeiro para editar, filtrar, etc as faixas gravadas. Ambos são muito bons.

Ao gravar os sons deve-se tentar o silêncio absoluto e mesmo os sons dos dedos/mão a segurar o mic podem ficar gravados se n houver cuidado. Deve também dar-se prioridade a gravar faixas mais longas do que pequenos excertos (tudo pode ser editado mais tarde). O vento destrói qualquer gravação e sons como a folhada de um choupo num dia de vento são também arrasadores. Quanto mais gravações faço mais me apercebo que é cada vez mais difícil conseguir gravar num local em que não haja sons estranhos a ficar gravados. Pode ser uma estrada distante, vozes de pessoas no lado oposto de um vale, combóios ou aviões... Gravar sons na actualidade pode também ser usado para documentar o presente (visto a tendência ser o ruído aumentar por todo o lado).

Como alternativas para gravador, o ideal será um que não tenha partes móveis, que não produza ruídos mecânicos no seu funcionamento e que não precise de discos ou cassetes (o ideal será um que grave em cartão SD) e que grave o tal som puro em PCM ou equivalente (é um princípio semelhante ao usar RAW para a fotografia). O melhor será verem os links que enviei e discutirmos depois as opções, pq caso contrário este tópico fica ainda mais gigante do que já está.
O microfone, direccional ou parabólico é ao gosto (€€) de cada um, mas tb dos seus resultados. Há quem diga que gravar com disco parabólico distorce ligeiramente o som. Estes são dos melhores: http://www.telinga.com/; mas os Sennheiser são tb muito bons.

Com os resultados das gravações podem, entre muitas outras coisas, distinguir-se facilmente espécies como os tão falados Apus, mas de muitas outras como as Anthus, Phylloscopus, Oceanodromas (nas colónias). Eu pessoalmente gosto muito de coleccionar sons, e tenho algumas ideias sobre o que fazer com eles, mas sobre investigação científica nesta área, o melhor será alguém como Júlio Neto ou o Luís Gordinho acrescentarem. Ouvir gravações feitas há anos é uma experiência incrível e transporta-nos de imediato para aquele mesmo dia. Algumas das gravações que mais gostei de fazer foi durante a noite, principalmente rouxinois a cantar na floresta às 3 da manhã.

Espero ter entusiasmado algumas pessoas para se iniciarem neste mundo, que é visto um pouco à parte por uma maioria dos observadores de aves, mas que deve ser visto como fundamental para uma aprendizagem mais completa. Faltou dizer muita coisa e há coisas que sei que me estou a esquecer, mas ficará para depois.

Boas observações,
Rafael

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Mensagem por Rafael Matias Dom Jun 24, 2012 1:27 pm

Mais um site a explorar, com soluções actuais: http://www.stithrecording.com/

Faltou dizer em cima, que para tentar contornar um pouco o problema do vento, deve usar-se um windshield (Rycote: http://www.rycote.com/) adaptado ao mic.

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Mensagem por pedro121 Seg Jun 25, 2012 5:26 am

Boas,

Antes de mais, é um excelente tópico Rafael!

Bom, o meu interesse pelo assunto é ligeiramente diferente do Rafael, não tenho nenhum interesse em gravar espécies comuns, nem em fazer gravações de alta qualidade, mas tenho muito interesse em fazer gravações porque numa serie de situações são a melhor maneira de fazermos uma identificação ou de comprovarmos uma observação. Este ano tive a sorte de encontrar um macho de Franga-de-agua-pequena, na observação inicial o sol já se tinha posto e embora tenha visto a ave não vi nenhuns pormenores de plumagem, felizmente a ave estava a vocalizar e consegui gravar com o microfone da minha camara, mas esta solução é claramente insuficiente, a ave estava mesmo aos meus pés e na gravação quase não se ouve devido ao barulho ambiente, felizmente que posteriormente vi a ave com mais luz, mas a gravação inicial mesmo sendo muito má é suficiente para fazer a id. Devido a isso actualmente ando a pesquisar soluções que se adequem ao que pretendo, mas os preços….

Não quero ser um estúdio ambulante, mas um equipamento que me caiba na mochila está na lista de compras para o futuro… Very Happy
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Mensagem por Rafael Matias Seg Jun 25, 2012 9:09 am

Entre as coisas que faltaram dizer estão 2 bastante básicas.
A primeira é que uma outra parte importante de equipamento é um par de auscultadores/headphones (convém que o gravador tenha uma saída para o colocar o jack). A maioria dos mics grava em mono, portanto só se ouve do lado esquerdo. Os mics stereo são mais caros. Os auscultadores são úteis para se perceber que som se está a gravar (se é que está a gravar!) e como está a ficar a gravação. Já me aconteceu ter o mic desligado e não ter usado os "phones" e no final não tinha nada gravado... O ruído das mãos e outros pode ser também reduzido por tentativa se se souber o que se está a gravar.
A segunda é que convém, no início da gravação, ditar a data, local e hora (podem ser acrescentados outros dados, tipo condições meteorológicas que podem influenciar a qualidade da gravação e comportamentos das aves, que podem explicar certos chamamentos). No final da faixa deve-se ditar que espécies de esteve a gravar (se se souber). Convém sempre conseguir determinar por observação que espécie se esteve a gravar.
Boas observações (e gravações)

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Mensagem por Rafael Matias Seg Jun 25, 2012 9:22 am

pedro121 escreveu:Boas,

Antes de mais, é um excelente tópico Rafael!

Bom, o meu interesse pelo assunto é ligeiramente diferente do Rafael, não tenho nenhum interesse em gravar espécies comuns, nem em fazer gravações de alta qualidade, mas tenho muito interesse em fazer gravações porque numa serie de situações são a melhor maneira de fazermos uma identificação ou de comprovarmos uma observação. Este ano tive a sorte de encontrar um macho de Franga-de-agua-pequena, na observação inicial o sol já se tinha posto e embora tenha visto a ave não vi nenhuns pormenores de plumagem, felizmente a ave estava a vocalizar e consegui gravar com o microfone da minha camara, mas esta solução é claramente insuficiente, a ave estava mesmo aos meus pés e na gravação quase não se ouve devido ao barulho ambiente, felizmente que posteriormente vi a ave com mais luz, mas a gravação inicial mesmo sendo muito má é suficiente para fazer a id. Devido a isso actualmente ando a pesquisar soluções que se adequem ao que pretendo, mas os preços….

Não quero ser um estúdio ambulante, mas um equipamento que me caiba na mochila está na lista de compras para o futuro… Very Happy

Pedro, julgo que o mic da câmara não será o mais indicado para este tipo de coisa. Os aparelhos desse tipo normalmente estão apenas preparados para serem sensíveis às frequências de som emitidas por humanos e como tal acima de determinada freq vão cortar pura e simplesmente (uma boa parte das frequências emitidas por aves). Os formatos de som tipo MP3 partem de algoritmos baseados nos sons humanos (amputam totalmente o som emitido por uma ave). Pode ser esta a razão de não ter ficado gravado aquilo que ouvias na Porzana. Se queres uma coisa mesmo básica, compra um dictaphone (tipo isto: http://www.amazon.co.uk/gp/product/B004VQS5KQ/ref=s9_simh_gw_p229_d0_g229_i1?pf_rd_m=A3P5ROKL5A1OLE&pf_rd_s=center-2&pf_rd_r=1KK30160FASNM4GYKB13&pf_rd_t=101&pf_rd_p=467128533&pf_rd_i=468294) que grave em LPCM (acho que há uns a 75€) e um mic Sennheiser como o que tenho (uns 150€?), uns phones de ouvir música e estás aviado. Smile O equipamento é todo bastante pequeno e muito leve e podes tê-lo numa bolsa de tiracol pequena ou dentro da mochila até precisares... O gravador deve ter possibilidade de poderes fazer download do que gravas (tenho 1 q não deixa...) para poderes fazer o que quiseres com os sons.

Editei só para acrescentar: os mics embutidos não são os melhores, pq não dão direccionalidade (gravas tudo à tua volta) e gravam especialmente as coisas q estão perto (os teus próprios sons). O melhor é um mic externo, direccional.

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Mensagem por pedro121 Seg Jun 25, 2012 9:30 am

Rafael Matias escreveu:
Pedro, julgo que o mic da câmara não será o mais indicado para este tipo de coisa. Os aparelhos desse tipo normalmente estão apenas preparados para serem sensíveis às frequências de som emitidas por humanos e como tal acima de determinada freq vão cortar pura e simplesmente (uma boa parte das frequências emitidas por aves). .

Pois, não são mesmo, como podes ouvir aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=trAwH-P1QAo&list=UUnnKqrSFGESA1Aw7oilDRVQ&index=1&feature=plcp

Apanho mais som ambiente do que a ave....

Por isso estou á procura de uma alternativa.
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Mensagem por RuiCaratao Seg Jun 25, 2012 10:28 am

Excelente topico, Rafael.... tal como o Pedro já tinha sentido a falta de um gravador, ou de algo funcional que pudesse usar no campo, e apesar da minha compacta conseguir captar razoavelmente o som quando faço video, continua a não ser uma boa opção. Ao contrario do Pedro apenas gravei rãs em Alverca Embarassed , mas tive a sorte de fotografar o bicho.
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Mensagem por Araújo da Silva Seg Jun 25, 2012 1:46 pm


Bem-hajas Rafael, não podia pedir mais!

Ao fim de 15 anos a observar (ver) aves e a registar esses momentos em imagens, apetece-me dizer que sinto que me estão a abrir outras portas para um entusiasmante mundo de novas descobertas.

Decididamente vou ter de investir um pouco nestas ferramentas. É que os sentimentos que o Pedro aqui expôs já os experimentei, tal e qual.

Cumprimentos

Jorge

PS: Gonçalo, quando começar a obter as minhas primeiras gravações áudio Very Happy Very Happy Very Happy , haverá alguma forma de as colocar aqui no fórum?

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Mensagem por Rafael Matias Seg Jun 25, 2012 2:17 pm

Obrigado a todos. Espero que a informação venha ser útil. Bem sei que o post ficou enorme e é muito chato de ler, mas o tema é mesmo muito vasto para se abordar em poucas linhas.
Jorge, eu faria a sugestão de colocares as tuas gravações no excelente site especializado, que decerto conheces, o xenocanto (http://www.xeno-canto.org/europe/) e postares aqui o link. Ficariam assim disponíveis para a maior audiência interessada possível, julgo eu. Claro, o Gonçalo poderá ter ideias diferentes, mas eu postaria sempre também no xenocanto. Basta registares-te, e poderás também conhecer mais pessoas interessadas no mesmo tema.

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Mensagem por Araújo da Silva Seg Jun 25, 2012 2:47 pm

Boa sugestão!

Grato
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Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 25, 2012 2:51 pm

Araújo da Silva escreveu:
PS: Gonçalo, quando começar a obter as minhas primeiras gravações áudio Very Happy Very Happy Very Happy , haverá alguma forma de as colocar aqui no fórum?


Tenho de investigar.

Podes especificar o formato dos ficheiros audio?
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Mensagem por Rafael Matias Seg Jun 25, 2012 3:05 pm

O formato deve ser MP3 para fazer upload (não para fazer a gravação!).
.wav tb dá, mas fica bem maior.

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Mensagem por Araújo da Silva Seg Jun 25, 2012 4:46 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Podes especificar o formato dos ficheiros audio?

Por enquanto sou um total ignorante sobre o assunto.
De qualquer modo, julgo que a solução apontada pelo Rafael será suficiente.
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Mensagem por pedro121 Ter Jun 26, 2012 4:34 am

Bom, entretanto fiz algumas pesquisas, realmente o mercado é vasto e para todos os gostos, mas falando só no microfone, existe na gama media e media baixa (ligeira piada) uma preferência pelos equipamentos da Sennheiser, nomeadamente pelo ME66+K6, pelo que vi até agora essa é uma das alternativas mais populares, infelizmente está muito acima do meu orçamento, por isso em principio fico-me pelo Sennheiser MKE 400 que veio substituir o MKE 300, embora seja possível que tente comprar um 300 em segunda mão, pode aparecer algum a preço irrecusável.

Agora em termos de gravadores, o modelo sugerido pelo Rafael parece-me adequado as minhas necessidades e o preço é bastante razoável, mas ainda vou dar uma volta a ver se existem mais alternativas.
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Mensagem por Rafael Matias Ter Jun 26, 2012 5:10 am

Penso que o MKE400 não será tão bom como o 300, uma vez que é bem mais pequeno e o tubo é mais curto. A forma é tb um pouco estranha.
O gravador que mostrei como exemplo nem foi bem uma sugestão concreta, foi mais para ilustrar o tipo de aparelho. Aquele até parece fixe, mas a oferta aqui é tb tão vasta que vale a pena procurar um pouco melhor e escolher bem.

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Mensagem por pedro121 Ter Jun 26, 2012 5:17 am

Rafael Matias escreveu:Penso que o MKE400 não será tão bom como o 300, uma vez que é bem mais pequeno e o tubo é mais curto. A forma é tb um pouco estranha.

A questão é que o 300 está descontinuado, por isso só o posso comprar se for em segunda mão... Smile



Rafael Matias escreveu:O gravador que mostrei como exemplo nem foi bem uma sugestão concreta, foi mais para ilustrar o tipo de aparelho. Aquele até parece fixe, mas a oferta aqui é tb tão vasta que vale a pena procurar um pouco melhor e escolher bem.

Sim, mas até me parece que a 1ª opção foi mesmo a certa, os outros modelos equivalentes como o Philips LFH0655/00 não gravam em LPCM e nos outros parâmetros tem a vantagem de se possível expandir a memoria com um cartão SD,
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Mensagem por Rafael Matias Ter Jun 26, 2012 5:50 am

[quote="pedro121"]
Rafael Matias escreveu:Penso que o MKE400 não será tão bom como o 300, uma vez que é bem mais pequeno e o tubo é mais curto. A forma é tb um pouco estranha.

A questão é que o 300 está descontinuado, por isso só o posso comprar se for em segunda mão... Smile


Tens aqui 2 hipóteses (mas usado):
http://www.ebay.co.uk/itm/Sennheiser-MKE-300-Microphone-/160829156888?pt=UK_Music_Instruments_Microphones_MJ&hash=item25722a2e18

http://www.ebay.co.uk/itm/SENNHEISER-MKE-300-MIKE-W-CASE-EXCELLENT-/230806903426?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item35bd29da82

Já sabes que se mandares vir material electrónico dos EUA sujeitas-te a uma taxa alfandegária chata...

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Mensagem por pedro121 Ter Jun 26, 2012 7:12 am

[quote="Rafael Matias"]
pedro121 escreveu:
Rafael Matias escreveu:Penso que o MKE400 não será tão bom como o 300, uma vez que é bem mais pequeno e o tubo é mais curto. A forma é tb um pouco estranha.

A questão é que o 300 está descontinuado, por isso só o posso comprar se for em segunda mão... Smile


Tens aqui 2 hipóteses (mas usado):
http://www.ebay.co.uk/itm/Sennheiser-MKE-300-Microphone-/160829156888?pt=UK_Music_Instruments_Microphones_MJ&hash=item25722a2e18

http://www.ebay.co.uk/itm/SENNHEISER-MKE-300-MIKE-W-CASE-EXCELLENT-/230806903426?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item35bd29da82

Já sabes que se mandares vir material electrónico dos EUA sujeitas-te a uma taxa alfandegária chata...

Sim, eu já os tinha visto ontem, é uma pena que o que está no UK só envie para o UK.
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Mensagem por pedro121 Ter Jun 26, 2012 8:29 am

Rafael Matias escreveu:Penso que o MKE400 não será tão bom como o 300, uma vez que é bem mais pequeno e o tubo é mais curto. A forma é tb um pouco estranha.

Sim, é bem mais pequeno, 2/3 do 300, mas se formos ver os parametros tecnicos parece melhor, se bem que eu não sei realmente quais são os mais importantes.

http://www.sennheiserusa.com/media/productDownloads/productSheets/MKE300VIDEO_ProductSheet.pdf

http://www.sennheiserusa.com/media/productDownloads/productSheets/MKE400_Productsheet.pdf

Tenho que encontrar uma analise comparativa.
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Mensagem por Rafael Matias Ter Jun 26, 2012 10:04 am

Bem, vendo as características até parece que o 400 pode ser melhor. É sensivel a uma gama de frequências mais alargada (embora na prática não faça grande diferença).
O gráfico circular é que era porreiro encontrar para o 400 como está no 300. Indica-te a direccionalidade em relação ao tubo do mic e as frequências a que é sensível em cada zona. As zonas que ficam fora não ficam gravadas (ou menos) e é onde deves colocar o aparelho de gravação para não gravares os teus próprios sons (tipo ângulo morto). Repara que grava tb para trás, mas menos. Queres que a "bolha" que sai do centro do gráfico seja o mais alongada possível. Não me perguntes o que é o lado dir e o lado esq do gráfico, pq não sei (mas não deve ser importante).
Edit: o peso igual apesar do tamanho menor tem a ver com a pilha AAA ser bem pesada do que a do 300, ou isto será o peso sem pilha?

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Mensagem por pedro121 Ter Jun 26, 2012 12:40 pm

Rafael Matias escreveu:Bem, vendo as características até parece que o 400 pode ser melhor. É sensivel a uma gama de frequências mais alargada (embora na prática não faça grande diferença).
O gráfico circular é que era porreiro encontrar para o 400 como está no 300.

http://www.sennheiserusa.com/media/productDownloads/instructionManuals/MKE400_Instructionsforuse.pdf

Pagina 8
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Mensagem por pedro121 Ter Jun 26, 2012 12:42 pm

Rafael Matias escreveu:
Edit: o peso igual apesar do tamanho menor tem a ver com a pilha AAA ser bem pesada do que a do 300, ou isto será o peso sem pilha?

O peso de 60g do 400 é sem bateria.
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Mensagem por Rafael Matias Ter Jun 26, 2012 1:21 pm

Parece fixe, tão direccional como o 300. Tem umas funções novas, de sensibilidade, etc que o outro não tinha. Há uma que me parece que é de não usar que é o low-cut filter. Penso que para remover baixas frequências indesejadas (tipo vento, mar, etc) é melhor fazer isso depois com o Audacity. Para vento a bater directamente no mic o melhor é o wind-shield peludo (Rycote) ou fazer um artesanal com uma meia de vidro.

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Mensagem por Paulo Alves Ter Jun 11, 2013 5:48 pm

Antes de mais quero felicitar o Rafael Matias pelo início deste tópico, muito esclarecedor e um óptimo "start up".

Desde criança que valorizo a identificação de aves pelos sons, cresci num meio florestal e foi aí que comecei a dar os primeiros passinhos na observação de aves.
Aprendi imenso a associar um som desconhecido à ave em questão, cria-se uma imagem mental que dificilmente desaparece.

Entusiasmado por este tópico, depois de uma pesquisa paciente, depois de falar com alguns amigos, optei por este material:

Gravação de sons de aves: porquê, como, para quê Img_0410

.RODE videomic
.Dictafone Sony

Adaptei um tripé de máquina fotográfica ao micro.

A primeira gravação.
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Mensagem por pedro121 Qua Jun 12, 2013 2:09 am

Paulo Alves escreveu:Antes de mais quero felicitar o Rafael Matias pelo início deste tópico, muito esclarecedor e um óptimo "start up".

Desde criança que valorizo a identificação de aves pelos sons, cresci num meio florestal e foi aí que comecei a dar os primeiros passinhos na observação de aves.
Aprendi imenso a associar um som desconhecido à ave em questão, cria-se uma imagem mental que dificilmente desaparece.

Entusiasmado por este tópico, depois de uma pesquisa paciente, depois de falar com alguns amigos, optei por este material:

Que venham as porzanas!!! Smile Smile
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