Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet

2 participantes

Ir para baixo

Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet Empty Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet

Mensagem por jheitor Qui Jul 26, 2012 5:00 am

Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet

25.07.2012


fonte : publico.pt

Há 25 anos em Mafra, uma associação que se dedica a dar abrigo aos lobos que não podem estar em meio selvagem está em risco de ficar desalojada. Este é uma das iniciativas que a partir de agora qualquer um pode ajudar através de uma nova plataforma portuguesa, a Naturfunding, que acolhe projectos de crowdfunding ligados a temas ambientais.

O Centro de Recuperação do Lobo Ibérico (CRLI), situado no Gradil, concelho de Mafra, pode ter de “fazer as malas e sair”, declarou Francisco Fonseca, presidente do Grupo Lobo, associação para a conservação do Lobo-ibérico e do seu ecossistema.

O Centro está instalado em 17 hectares que até este ano tinham sido cedidos por um proprietário privado sem qualquer custo. Porém, o dono do terreno comunicou-lhes que a partir de agora terão de adquirir o espaço ou sair do local.

Por isso, a nova plataforma de financiamento online Naturfunding "surgiu no momento certo, à hora certa”, diz Francisco Fonseca. A associação já ia lançar uma campanha de financiamento nacional mas através desta plataforma pode aspirar ir mais longe.

“A vantagem de esta campanha ocorrer na internet é que conseguimos envolver não só Portugal mas também outros países. Cada vez, mais a conservação da natureza ultrapassa fronteiras”, sublinhou.

A iniciativa vai estar disponível online até 28 de Setembro para alcançar a meta dos 206.134 euros necessários para a aquisição dos terrenos.

Qualquer um pode fazer doações desde cinco dólares (aproximadamente 4,1 euros) até 10.000 dólares (8241 euros), recebendo algo em contrapartida. Nesta campanha, as recompensas vão desde um email de agradecimento até duas semanas de exploração do habitat do lobo reconstituído em Mafra, acompanhado por um biólogo, no caso dos valores mais elevados.

Neste momento, o CRLI acolhe oito espécimes, mas brevemente vai acolher mais um grupo de lobos vindos de um jardim zoológico britânico.

Crowdfunding ambiental

A Naturfunding foi lançada nesta quarta-feira e resulta da parceria entre o portal ambiental português, o Naturlink e o indiegogo, a plataforma generalista de crowdfunding mundial.

O crowdfunding é uma forma de financiamento colectivo ou colaborativo que permite apoiar causas que dificilmente encontrariam financiamento através dos meios tradicionais.

“Há cerca de dois meses, considerámos a possibilidade de criar uma plataforma de crowdfunding ambiental internacional, que ainda não existia, e contactámos o indiegogo para termos um sistema semelhante ao deles”, explica Rui Borralho, da Naturlink. “Não pensávamos concretamente numa parceria, mas acabou por surgir”, acrescenta.

Deste modo, a plataforma está alojada no site do indiegogo e segue o mesmo modelo de funcionamento em que os promotores podem alojar as suas campanhas e definir os valores das doações e as contrapartidas correspondentes que são proporcionais aos montantes doados. Para tal, “basta os utilizadores registaram-se no site do indiegogo e podem começar a ajudar”, resume Rui Borralho.

A parceria com a plataforma de crowdfunding internacional, que conta com projectos sedeados em quase 200 países, revelou-se vantajosa, pois “utilizar a estrutura do Indiegogo dota os projectos de maior visibilidade”, refere Rui Borralho.

Na Naturfunding as campanhas dividem-se em três áreas: causas, criatividade e empreendorismo. “Nas causas encontra-se, por exemplo, esta do lobo ibérico, enquanto que as campanhas criativas podem ter como objectivo o lançamento de um livro ou de um disco”, exemplifica Rui Borralho. “Em relação às campanhas de empreendorismo, podíamos, por exemplo, apoiar uma empresa que fabricasse chocolates biológicos”, acrescenta.

O objectivo da iniciativa é promover campanhas ambientais e angariar fundos que contribuam para conservação da natureza, através de uma plataforma de referência.

Além da campanha para manter o espaço onde se encontra o CRLI, na Naturfunding está já disponível a Iniciativa Construção Sustentável que pretende angariar fundos para a produção de um livro e de uma ferramenta online que servirão de guia para as boas práticas de construção nas regiões de clima Mediterrânico. O livro e a ferramenta serão justamente as recompensas pelas doações.

“Estão em preparação cerca de 20 campanhas”, adiantou Rui Borralho. Entre estas, conta-se uma relacionada com lagartixas nos Estados Unidos e outra com borboletas em Angola.

http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1556319
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet Empty Re: Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet

Mensagem por C. M. Elias Sex Jul 27, 2012 3:47 pm

Aqui fica o link para a página da campanha de angariação de fundos:
http://www.indiegogo.com/IberianWolf
É possível ajudar com um mínimo de $5 (aproximadamente €4).

_________________
Abraços,
CME

Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet 1194985418834879623uccello_profilo_01_archi_01.svg.thumb
C. M. Elias
C. M. Elias
Admin

Número de Mensagens : 321
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet Empty Re: Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet

Mensagem por jheitor Sáb Set 29, 2012 10:10 am

Centro do Lobo-Ibérico permanece em Mafra


Sábado, 29 de Setembro de 2012

fonte:.boasnoticias.pt

Centro de Recuperação do Lobo-Ibérico vai permanecer no seu terreno de Mafra. A campanha de financiamento coletivo para impedir que o Centro fosse despejado terminou, esta semana, com a angariação de 71.300 dólares (55.477 euros) online mais algumas contribuições pessoais que o Grupo Lobo recebeu diretamente na sua conta.

Embora a espécie a que se dedica seja um dos principais atrativos da Península Ibérica, o Centro de Recuperação do Lobo-Ibérico, em Grandil, Mafra, estava em risco de perder o terreno se não o adquirisse. Por isso, o centro lançou, no final de Julho, com o apoio do portal Naturlink, uma campanha de solidariedade na Internet destinada à angariação de fundos.

Apesar de não ter conseguido angariar a totalidade do valor pretendido (150.000 euros), o Grupo Lobo chegou a um acordo com os proprietários do terreno (que tem 17 hectares) de modo a poder pagar o valor em cinco prestações anuais, tendo esta campanha permitido a angariação do valor das prestações para dois anos.

2ª maior angariação do mundo para causas animais

O portal Naturlink, que promoveu a campanha de angariação, confirma, na sua página do Facebook, "que o Centro já não irá ser despejado e que se ganharam dois anos". No mesmo comunicado, o Naturlink diz esperar "que as próximas ações que se seguirão mantenham o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico operacional por muitos mais anos".

"Queremos transmitir a nossa maior admiração pelo envolvimento e apoio de quem contribuiu para esta campanha, em mais uma demonstração de vitalidade da sociedade civil num contexto económico tão difícil", acrescenta o comunicado do Naturlink.

A campanha do Centro de Recuperação do Lobo-Ibérico foi a primeira ação da iniciativa Naturfunding, um projeto de crowdfunding ambiental lançado pelo Naturlink e o valor angariado é o segundo maior do mundo conseguido online até ao momento para causas animais em portais de crowdfunding.

Clique AQUI para visitar o site do Centro de Recuperação do Lobo-Ibérico.

http://www.boasnoticias.pt/noticias_Centro-do-Lobo-Ib%C3%A9rico-permanece-em-Mafra_12780.html

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet Empty Re: Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet

Mensagem por jheitor Ter Out 09, 2012 11:32 am

só puxo este tópico para dizer que qualquer um pode ajudar mais um pouco
mensagem difundida varias vezes pela SIC

760 450 044 o custo é 60 cêntimos mais IVA

não custa dar uma ajudinha

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet Empty Sabia que há Lobos Ibéricos às portas de Lisboa?

Mensagem por jheitor Qua Out 10, 2012 2:39 pm

Sabia que há Lobos Ibéricos às portas de Lisboa?

10-10-2012

fonte :abola.pt

São oito mas muito em breve a família vai aumentar – no final do mês, outros seis inquilinos vão instalar-se. Com toda a tranquilidade e conforto. Têm todos nomes de gente ou de nomes que as gentes deram a lugares: Aura, Faia, Sabor, Minho...

Vivem numa área de aproximadamente 17 hectares e, garante quem os conhece, «estão felizes» na casa que os acolheu de braços abertos. Que os salvou de existências miseráveis.
É do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico de Mafra de que se fala, mesmo às portas de Lisboa, mais precisamente no Gradil, concelho de Mafra, espécie de santuário ao longo de mais de duas décadas para dezenas de animais, salvos de situações limite de cativeiro. Também lhe chamam a Cova. Porquê?

Porque este habitat natural não se diferencia em muito da forma das tocas dos lobos no meio selvagem, menos nas suas proporções.

Tudo começou em 1985, ano em que um grupo de amigos, um deles escocês, Robert Lyle, profundamente apaixonados pela causa e por causa do Lobo Ibérico, fundou o Grupo Lobo. Dois anos depois, nascia o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, organização não-governamental de ambiente e que tem sobrevivido, em grande parte, graças à generosidade de particulares e amigos...dos lobos.

E generosidade é a palavra de ordem do dia. Francisco Fonseca, docente na Faculdade de Ciências de Lisboa e um dos pioneiros do projeto, explica porquê. Sem ponta de pedinchice. «Nestas duas décadas e meia os terrenos foram cedidos sem quaisquer custos. No entanto, no início do ano, o atual proprietário comunicou-nos que teríamos de partir se não comprássemos o terreno. Chegamos a acordo de forma a pagar em cinco prestações anuais, cada uma no valor de 30 mil euros. Duas já estão liquidadas. Faltam as outras», sublinha.

Cinco euros...inesquecíveis

Se tiver sorte, pode ver os oito magníficos. Se não, quase de certeza que a Faia vem cumprimentá-lo, ali, junto à rede, onde todos os dias renovam a água para a alcateia. O convite está feito; apareça que eles, mais meia hora menos meia hora (às vezes demora...meio minuto) também aparecem. «No último fim de semana, recebemos 150 pessoas. Tantos, ou todos, são sempre bem-vindos», ressalva Francisco Fonseca. Quanto aos preços, é barato: cinco euros por adulto. Os mais pequenos pagam menos. Muito menos.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=356752
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet Empty Re: Já é possível ajudar a preservar o Lobo-Ibérico na internet

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos