Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

+3
DavidSantos
Gonçalo Elias
Upupa epops
7 participantes

Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por Upupa epops Qui Ago 16, 2012 3:32 pm

Visitei nesta 3ª feira a Lagoa das braças (http://www.avesdeportugal.info/sitquiaios.html) onde pude observar através do observatório a cerca de 50 metros, vários indivíduos de garças-brancas-pequenas e garças reais e no meio delas andava uma garça-branca-grande, que se distinguia bem pelo seu porte e que penso eu, não ser comum encontrar nesta altura. scratch
Observei também algumas limícolas de pequenas dimensões que passaram a voar, inúmeros galeirões e patos, dos quais distingui um pato de cores beges e algum branco e preto, que não consegui identificar nem ter uma ideia da espécie devido à sua distância e fraca qualidade dos binóculos... No

Pelo que pareceu das 3 lagoas situadas nesta zona a curta distância, a das braças era a que tinha mais avifauna.

Aconselho uma passagem por esta lagoa, pois pelo que vi é um oásis para a passarada.  Wink
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 16, 2012 4:47 pm

Algumas vezes há mais bichos na lagoa das Braças, noutras ocasiões a da Vela é mais interessante.

Estiveste no abrigo das Braças? Da última vez que lá estive já estava um bocado maltratado...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por Upupa epops Sex Ago 17, 2012 7:26 am

Sim, estive nesse abrigo meio escondido pelas árvores. Cool
Pois é, está um bocado mal tratado, pois não há grande limpeza (os escuteiros ainda limpam por lá alguma coisa), mas de resto está preservado.

Faltou-me acrescentar o avistamento de uma rapina de média dimensão que estava perto da lagoa e voou para os pinhais, que me pareceu ou um gavião, ou um açor. Smile

Sobre o pato que não consegui perceber o que era devido à sua distância, alguém tem algum palpite sobre o que eventualmente poderia ser? scratch

Estas lagoas mesmo nesta altura já andam cheias de passarada, então no inverno...
Upupa epops
Upupa epops

Número de Mensagens : 523
Idade : 27
Local : Aveiro
Data de inscrição : 05/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por DavidSantos Sex Ago 17, 2012 4:06 pm

Boa noite

A breve descrição faz-me lembrar o Pato-ferrugíneo (Tadorna ferruginea). Pode fazer uma pesquisa rápida e confirmar se era este animal.
Há cerca de uma semana atrás falei com Romão Machado que me informou que andava um desses exemplares junto da Costa Nova na Ria de Aveiro. Estive no local referenciado e efectivamente e vi um destes animais.
Quiaios é suficientemente perto para ele estar mais escondido... por isso...
DavidSantos
DavidSantos

Número de Mensagens : 53
Idade : 48
Data de inscrição : 23/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por Paulfer Sex Ago 17, 2012 4:24 pm

Upupa epops escreveu:Sim, estive nesse abrigo meio escondido pelas árvores. Cool
Pois é, está um bocado mal tratado, pois não há grande limpeza (os escuteiros ainda limpam por lá alguma coisa), mas de resto está preservado.

Faltou-me acrescentar o avistamento de uma rapina de média dimensão que estava perto da lagoa e voou para os pinhais, que me pareceu ou um gavião, ou um açor. Smile

Sobre o pato que não consegui perceber o que era devido à sua distância, alguém tem algum palpite sobre o que eventualmente poderia ser? scratch

Estas lagoas mesmo nesta altura já andam cheias de passarada, então no inverno...

Nessa lagoa há 2 postos de observação.
Ambos até estão +/- , pena é a distância para as aves mas com telescópio distingue-se.
Por causa do pessoal das praias a passarada refugia-se nessas lagoas.
Vejo isso pela quantidade de aves Mira vs Tocha no Inverno e no Verão e tb pelo galeirao branco que ou está em Mira ou está na da Vela... muito fixe :-)
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por P.Rodrigues Dom Jan 06, 2013 1:02 pm

Boa noite a todos,

Nos anos 90 fui algumas vezes às lagoas de Quiaios durante o inverno e sempre as vi frequentadas por centenas de patos de várias espécies destacando-se o Pato Colhereiro e o Zarro, que ocorriam em concentrações importantes, para além de Piadeiras e Frisadas.

Decorridos cerca de 20 anos sobre essa epoca regressei lá no Verão de 2012 onde constatei que, como era esperado, as duas lagoas maiores estavam muito vazias sendo que a menor, se não estou em erro é a Lagoa do Salgueiral, tinha varias garças vermelhas, galeirões, galinhas de água, tartaranhões etc. Nessa altura prometi a mim mesmo que regressaria no inverno.

Em má hora decidi lá ir hoje. Na lagoa das Braças, sem contar com uns cinquenta Corvos Marinhos empoleirados em 2 arvores próximas de um dos postos de observação, não vi mais do que uma vintena de patos reais no meio dos quais se encontrava um casal de patos colhereiros. A lagoa do Salgueiral (acho que é assim que se chama) está completamente infestada de jacintos de água e finalmente a lagoa da Vela está contaminada. Nas margens junto do restaurante Nenufar vi centenas de peixes mortos. Constrangedor. Tão cedo não volto lá.

Para terminar quero daqui dar os parabéns aos responsáveis pela conservação daqueles locais. Continuem assim pois vê-se que têm feito um bom trabalho e já agora digam-me como posso obter asilo político em Espanha.

P.Rodrigues

Número de Mensagens : 23
Idade : 66
Local : Braga
Data de inscrição : 10/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 06, 2013 1:07 pm

P.Rodrigues escreveu:A lagoa do Salgueiral (acho que é assim que se chama)

Se a memória não me falha chama-se "lagoa da Salgueira".

Nota: alterei o título do tópico para "Lagoas de Quiaios".
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por Diogopm Seg Out 05, 2015 5:46 pm

Desculpem utilizar um tópico tão antigo, mas acho que não havia necessidade de criar outro. Algum de vós me sabe dizer mais ou menos onde é esse abrigo? Fui lá hoje e não o vi. Obrigado.

Diogopm

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por Paulfer Ter Out 06, 2015 2:28 am

Na lagoa das braças:
40.243097, -8.808766
40.246042, -8.804672

Os abrigos não são grande coisa e a variedade de espécies tb não. Como estás mais ligado à fotografia, aconselho-te este sitio:
40.307802, -8.777012

Tens caniçal, onde podes tirar fotos fixes e pode ser que algum mergulhão de pescoço preto apareça junto a ti.
Mas vai comunicando o que tens visto, essa lagoa recebeu uma estrela em 2014 Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por Diogopm Ter Out 06, 2015 9:33 am

Paulfer escreveu:Na lagoa das braças:
40.243097, -8.808766
40.246042, -8.804672

Os abrigos não são grande coisa e a variedade de espécies tb não. Como estás mais ligado à fotografia, aconselho-te este sitio:
40.307802, -8.777012

Tens caniçal, onde podes tirar fotos fixes e pode ser que algum mergulhão de pescoço preto apareça junto a ti.
Mas vai comunicando o que tens visto, essa lagoa recebeu uma estrela em 2014 Very Happy

Fico muito agradecido. Mal fique bom tempo vou dar uma vista de olhos por aquelas bandas. ^^

Diogopm

Número de Mensagens : 4
Data de inscrição : 04/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Aythya affinis

Mensagem por David Rodrigues Sex Jan 29, 2016 12:42 pm

Hoje dei uma volta pelas lagoas de Quiaios e Mira. A mais interessante foi a das Braças onde andam (para além de reais, acutas e galeirões), 12 fuligulas e uma fêmea de [i]affinis [i] - provavelmente a mesma que esteve em S. Jacinto - já tinha perdido a esperança de a marcar esta época mas voltou a ser possível... What a Face
Para a fotografia acho que é para esquecer - estava na zona sudeste da lagoa logo a mais de 300m do observatório e respectiva margem - quem for lá pode levar um serrote e um foição para cortar os ramos de acácia e/ou caniço que esteja a bloquear a observação da margem... Razz

Na Vela e na dos Teixoeiros ainda andavam alguns patos mas a Lagoa e Barrinha de Mira estavam muito fracas.

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por Paulfer Sex Jan 29, 2016 5:11 pm

David Rodrigues escreveu: uma fêmea de [i]affinis [i]
cheers
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por David Rodrigues Qua Dez 21, 2016 3:21 pm

Hoje na Lagoa da Vela, ao escurecer, cerca de 40 fuligulas sem marca (um grupo estava sempre a mergulhar...), e uma fêmea de affinis, com marca...  ;-)

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz) Empty Re: LOCAL: Lagoas de Quiaios (Figueira da Foz)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos