Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bonelli na Serra do Açor

2 participantes

Ir para baixo

Bonelli na Serra do Açor Empty Bonelli na Serra do Açor

Mensagem por scirpaceus Seg Jul 02, 2007 4:24 pm

Caro Alexandre

Existem algumas zonas de grandes escarpas, principalmente a zona da Barragem de Sta Luzia, Penedos do Fajão e Penedos de Góis.

Os primeiros registos que efectuei ocorreram numa área entre Vide, o cruzamento da estrada Vide-Unhais da Serra- Loriga e o marco geodésico do Gondufo, situado perto do ponto mais alto da Serra do Açor (S.Pedro do Açor). Normalmente este individuo observado durante a época de nidificação encontrava-se quase sempre poisado num pinheiro, numa estrutura parecida com um ninho e o território de caça atingia o Monte Cebola, o vale da Malhada Chã e as zonas de cumeada.

Depois com o passar dos anos, a observação começou a ser feita mais para sul, principalmente para a área do Fajão.

A presença deste casal poderá ter como causa o aumento de disponibilidade alimentar na região, principalmente coelho. Não sei se se alimentam de corço (porventura das crias), que tem sido uma espécie que tem registado uma expansão significatica a partir da vizinha Serra da Lousã e que neste momento já se encontram instalados na Mata da Margaraça.

Cumprimentos

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Bonelli na Serra do Açor Empty Re: Bonelli na Serra do Açor

Mensagem por Alexandre_Leitão Sáb Jul 14, 2007 1:15 pm

Paulo:

A situação que descreves é interessante. Muito interessante, pois pode indiciar, pelo menos, a tentativa de reprodução.

Na verdade, desde que a zona onde existe potencial de nidificação esteja relativamente a salvo da perturbação, e exista disponibilidade alimentar no território, estão reunidas as condições para que a espécie se reproduza.

Quanto aos corços, pois, também penso que não os caçará. Mesmo as crias penso serem demasiado pesadas para uma rapina daquele tamanho.

Aguardamos com espectativa a evolução dessas aves. Poderá significar a conexão entre as populações do sul e as do norte - um dos mais graves problemas das populações da zona do Douro, Sabor e Côa tem a ver com a baixa taxa de reposição genética, sendo dificil a substituição dos membros de casais que morrem ou deslocam-se para outras áreas.

Cumprimentos
Alexandre_Leitão
Alexandre_Leitão

Número de Mensagens : 91
Local : Lisboa
Data de inscrição : 15/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos