Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Andropadus importunus

+4
Menezes
barrento
Mestre
hdamasio
8 participantes

Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Andropadus importunus

Mensagem por hdamasio Qua Ago 11, 2010 4:47 am

Bom como é sabido a minha experencia em fotografia é 0, pelo que ando a dar os primeiros passos agora, exclusivamente em fotografia da natureza.
Neste caso concreto, o que poderia ter corrido melhor?
Ha qualquer coisa nesta foto que me desagrada, tirando a exposição, talvez o enquadramento?

Andropadus importunus Img1058m

F/8
1/500
ISO 250
400 mm

s\apoio


Cumpr,
hdamasio
hdamasio

Número de Mensagens : 66
Idade : 36
Local : Lisboa
Data de inscrição : 14/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por Mestre Qua Ago 11, 2010 8:08 am

Olá Hugo,

Também eu ando nos meus primeiros passos. Penso, contudo, que comentários entre " caloiros " também nos ajudarão mutuamente e sobretudo as posteriores criticas de quem já anda nisto há muito tempo. Em relação á fotografia em causa penso que os muitos verdes do fundo e uma ave igualmente verde, faz com que esta perca um pouco da sua " presença ". Eu teria lateralizado a ave, tentando enquadra-la na união dos terços. De resto parece-me muito bem.
Um abraço,

Luís

Mestre

Número de Mensagens : 478
Idade : 65
Local : Estoril
Data de inscrição : 03/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por barrento Qua Ago 11, 2010 9:11 am

Olá Hugo,

Concordo com o Luís, descentrar o motivo principal daria uma foto mais dinâmica. Por outro lado, usar uma abertura maior, isolaria mais a ave do fundo. A atenção ao fundo é muito importante e muitas vezes substimada.
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 56
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por hdamasio Qua Ago 11, 2010 9:29 am

Obrigado,

Tens razão Luis, mas tenho tido muita dificuldade em fotografar estas aves, andam sempre por dentro dos arbustos, a única oportunidade é quando vêm para a periferia dos mesmos.

Barrento vou tomar em conta o uso de maiores aberturas, espero que consiga o efeito desejado.
hdamasio
hdamasio

Número de Mensagens : 66
Idade : 36
Local : Lisboa
Data de inscrição : 14/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por Menezes Seg Out 25, 2010 4:56 pm

Viva.
Antes de tudo desculpem se esta mensagem é longa!

Ora então vamos lá animar esta sala, até porque fui um dos que votei a seu favor.
Sobre este tópico em particular, e apesar da sua última mensagem ter sido em 11 de Agosto passado, sempre tenho a dizer o seguinte:
Neste género fotográfico - aves em estado selvagem - o fundo da fotografia, também conhecido como bokeh, é tão importante como a sua nitidez, focagem ou enquadramento.
Assim sendo, uma foto de uma ave em estado selvagem pode apresentar-se devidamente dentro do foco e muito bem enquadrada mas se tiver o fundo como a que tem esta que o hdamasio nos apresenta, perde todo o interesse, fotograficamente falando, como é evidente.
Neste género fotográfico pretende-se que a foto apresente um fundo completamente desfocado, com cores atraentes e, se possível, que contrastem com as cores da ave que fotografamos, para que o motivo principal da nossa foto seja a ave, só a ave e não os ramos, por exemplo.

São diversas as razões que contribuem para a formação de um bom bokeh, das quais destaco as seguintes:
- Em primeiro lugar aponto a qualidade da lente com que estamos a fotografar: a sua qualidade óptica e o número de lâminas que compõem o seu diafragma. Lentes que permitem aberturas superiores a f2.8, como por exemplo f1.8 ou f1.4, e que ainda por cima tenham um diafragma composto, por exemplo, por 8 lâminas, no mínimo, oferecem sempre óptimos fundos.
- Seguidamente refiro-me à abertura com que fotografamos: quanto maior a abertura maiores serão as possibilidades de obtermos um fundo completamente desfocado.
- E como não podia deixar de ser, o conteúdo que constitui o fundo da nossa foto é importantíssimo: arvoredos, plantas diversas, superfícies de água em determinadas horas do dia, etc.,etc., dão óptimos fundos fotográficos. Fotógrafos existem que criam os seus próprios fundos com telas de cores diversas.
- Depois vêm as distâncias focais que usamos para obter a foto; se usarmos uma lente fixa, por exemplo uma 400mm, nada a temer, pois é aquela a sua distância focal. Mas se usamos, por exemplo, uma 100x400, então o assunto é outro. Neste caso quanto maior for o zoom usado, por exemplo 400mm, mais desfocado será o fundo da nossa foto.
- De seguida refiro-me à luz (sempre ela!) que no momento do disparo temos a incidir não só no motivo como também no fundo da nossa foto.
- Por último, e talvez o mais importante, refiro-me às distâncias entre o fotógrafo e o motivo e entre o motivo e o fundo da foto; quanto mais próximo estiver o fundo do motivo a fotografar pior será o bokeh da nossa foto (é o caso da foto deste tópico); quanto mais próximo o fotógrafo estiver do motivo a fotografar, em especial com distâncias focais pequenas, pior será o fundo da nossa foto.

Enfim! Em estúdio, a conjugação mais ou menos perfeita de todos estes factores obtém-se com alguma facilidade, mas na natureza, ainda por cima tratando-se de aves, não é nada fácil.
Agora basta sair para o campo, procurar um bom fundo para as suas fotografias e pôr em prática tudo aquilo que acabo de escrever. Se não encontrar uma ave verdadeira que queira colaborar consigo, leve de casa uma de plástico que também serve!

O que acabo de escrever é o resultado de alguns conhecimentos técnicos e práticos. Caso tenha cometido algum erro por favor corrijam.

- Sobre bokeh visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bokeh
- Sobre fotógrafos/fundos artificiais. visite: http://www.javiermilla.es/

Abraço
Menezes
Menezes

Número de Mensagens : 180
Idade : 71
Local : Cantanhede
Data de inscrição : 31/08/2009

http://www.menezes-foto.com

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por SaraCarvalho Ter Out 26, 2010 4:22 am

Eu tenho uma dúvida sobre este assunto, quando ponho uma abertura como f4.2 que é o máximo que a minha objectiva permite, automaticamente a velocidade passa para 1.3'' o que é demasiado lento (a ave já fugiu e a maquina ainda não disparou) se colocar manual, uma abertura de f4.2 e uma velocidade mais rápida, as fotografias ficam todas brancas.



O que faço?



Ou será que ainda não percebi nada? Ainda sou um pouco inexperiente.



Tenho uma Nikon D40 e a minha objectiva é uma Sigma DG 70-300 com OS.
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por hdamasio Ter Out 26, 2010 4:47 am

Bom, desde já obrigado pelo comentário, tudo o que seja construtivo é bem-vindo, e para quem está nos primeiros passos ajuda sempre, mesmo que venha com um mês de atraso: lol:

Sara quanto á tua dúvida, vou responder pela linha de pensamento que tenho seguido, assim quando alguém que perceba realmente do assunto te tire a dúvida, logo vejo se tenho andado a fazer muita porcaria.

Quanto ao fotografar em automático, eu tenho evitado, mas por vezes não há tempo para ajustes e lá tem que ser.

Quando o objectivo é o motivo ficar evidenciado, tal como já explicaram, devem-se utilizar aberturas menores ( ou seja valores de F maiores, tipo F10, F11.. ).

Como tens que congelar a imagem rapidamente convém utilizares pelo menos o inverso da distância focal em que estás a fotografar, ou seja, se tiveres em 300mm convém fotografar com velocidades não inferiores a 1/300.

Depois terás que ajustar o ISO, que irá determinar a sensibilidade do sensor á quantidade de luz que entra. Quanto ao ISO eu não sigo nenhuma regra, ajusto por intuição Rolling Eyes

Vamos lá ver se ando muito longe da verdade..
hdamasio
hdamasio

Número de Mensagens : 66
Idade : 36
Local : Lisboa
Data de inscrição : 14/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por ACarvalho Ter Out 26, 2010 1:34 pm

SaraCarvalho escreveu:Eu tenho uma dúvida sobre este assunto, quando ponho uma abertura como f4.2 que é o máximo que a minha objectiva permite, automaticamente a velocidade passa para 1.3'' o que é demasiado lento (a ave já fugiu e a maquina ainda não disparou) ...

Olá
Não deve estar certo. What a Face


Usando a prioridade à abertura, colocas a máxima abertura, a velocidade será mais rápida, que usando outra abertura.
1.3" (1 segundo e três décimas) é muito.


A máquina já disparou. O diafragma e o obturador é que ficam 1.3" abertos a captar a imagem. O que deve acontecer é ficar tudo arrastado.

ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 57
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por ACarvalho Ter Out 26, 2010 1:52 pm

hdamasio escreveu: ... Quando o objectivo é o motivo ficar evidenciado, tal como já explicaram, devem-se utilizar aberturas menores ( ou seja valores de F maiores, tipo F10, F11.. ).
...
Depois terás que ajustar o ISO, que irá determinar a sensibilidade do sensor á quantidade de luz que entra. Quanto ao ISO eu não sigo nenhuma regra, ajusto por intuição Rolling Eyes ...


O "F", é a relação abertura/distância focal.
Fechas o diafragma, aumentas o campo de focagem (começas a focar o fundo).
Para haver um grande destaque, abres a diafragma. O campo de focagem é muito curto. Por vezes é preciso escolher, que zonas da aves queres focar. Mas o resto fica mesmo desfocado.


O ISO nas máquinas digitais é a transposição do rolo, no analógico. Pouca luz (inverno, nublado), usar rolos ISO 400 ou 800. Depois os mais usados (o que todas as lojas vendiam), ISO 100 e 200. Por fim (ou nem por isso), para fotos de estúdio, com luz potente e controlada, ISO 50.

ACarvalho
ACarvalho

Número de Mensagens : 638
Idade : 57
Local : Lisboa
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por Menezes Ter Out 26, 2010 4:16 pm

SaraCarvalho escreveu:Eu tenho uma dúvida sobre este assunto, quando ponho uma abertura como f4.2 que é o máximo que a minha objectiva permite, automaticamente a velocidade passa para 1.3'' o que é demasiado lento (a ave já fugiu e a maquina ainda não disparou) se colocar manual, uma abertura de f4.2 e uma velocidade mais rápida, as fotografias ficam todas brancas.
O que faço?
Ou será que ainda não percebi nada? Ainda sou um pouco inexperiente.

Viva Sara.
Ora vejamos: se estás a fotografar com prioridade à abertura e seleccionaste f4.2, a tua máquina irá calcular de imediato a velocidade do obturador adequada para obteres uma foto correctamente exposta, pelo menos em teoria, tendo sempre em conta a luz disponível e a sensibilidade ISO que usas no momento. Se a velocidade encontrada foi de 1.3", como dizes, então é porque estavas quase às escuras! Uma velocidade assim para fotografar aves é uma eternidade!
Como a lente que tens não te oferece aberturas maiores, só te resta aumentar a sensibilidade ISO ou usar um Flash. Deixemos o Flash de parte e vamos então aumentar o ISO. Só que quanto mais aumentas o ISO mais ruído terás na tua foto. É o caso da manta curta demais: tapas a cabeça mas destapas os pés!

Se bem conheces a tua máquina tenta o seguinte: selecciona o modo da prioridade à velocidade, escolhe, por exemplo, 1/250, e passa o ISO para Automático. Assim, sempre que a luz seja pouca ela procurará automaticamente a maior abertura possível da lente em relação ao menor valor de ISO possível (quase sempre 100) e se f4.2 não for suficiente para fotografar a máquina determinará então o valor ISO correcto para efectuares o disparo com a velocidade escolhida.
Depois analisa as fotos para verificares até onde podes ir com o ISO da tua máquina! Se concluíres, por exemplo, que a partir de ISO 500 nada consegues fazer das fotos, esquece valores superiores a 500. Restam-te os valores ISO mais baixos e rezares para que o astro Rei não te falhe!
Claro está que podes sempre optar por outra lente que te permita, por exemplo, aberturas até f2.8 em todas as distâncias focais, só que não são nada baratas!
Existem máquinas onde é possível limitar a escala de ISO no modo de ISO automático. Não sei se a tua é assim.

Bons clics
Menezes
Menezes

Número de Mensagens : 180
Idade : 71
Local : Cantanhede
Data de inscrição : 31/08/2009

http://www.menezes-foto.com

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por SaraCarvalho Ter Out 26, 2010 5:31 pm

Andropadus importunus DSC_0114

Esta foto foi tirada com:

1/250s
ISO 200
e automaticamente: f5.6

O que correu mal? O f4.2 faria a diferença?
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 26, 2010 5:52 pm

Olá Sara,

Assim à primeira vista eu diria que está um bocado sobre-exposta - repara como os brancos ficaram queimados.

Com f4.2 deixavas entrar mais luz e por isso mais queimada ficaria.

Eu dava-lhe um f8.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25662
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por SaraCarvalho Ter Out 26, 2010 6:03 pm

Andropadus importunus DSC_0126
O mesmo motivo com f11.


Deixem me explicar o que se passou:

eu estava no meio das rochas a mudar as definições da máquina e a tirar uma fotografia, depois mudava e tirava e assim sucessivamente.
Agora reparei que passei de f5.6 para f11, talvez tenha sido de mais?
SaraCarvalho
SaraCarvalho

Número de Mensagens : 538
Idade : 33
Data de inscrição : 14/09/2009

https://www.flickr.com/photos/125373178@N03/collections/

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por L_Almeida Qua Out 27, 2010 4:34 am

Olá,


Talvez fosse boa ideia fazer uma medida spot nas asas das gaivotas que estão expostas ao sol. Os elementos na fotografia não tem uma gama dinâmica muito grande. É muito possível que resultasse bem. Como as asas são cinzentas o medidor na máquina ia dar uma medida precisa.

L_Almeida

Número de Mensagens : 376
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por barrento Qua Out 27, 2010 9:03 am

Olá,

Pelas sombras, esta foto foi feita já com o sol altinho no horizonte (certo?): então, com ISO 200 requer algo como 1/2000 f/5.6 (ou valores equivalentes como 1/1000 f/8; 1/500 f/11; etc...). portanto aqui até podias escolher 100 ISO, o que daria uma exposição a rondar 1/1000 f/5.6...

Reparem que estou a falar da luz que banha a cena, não das asas ou disto ou daquilo. É claro que, num ou noutro caso, tem de se compensar para objectos muito claros ou muito escuros que fujam à média de reflexão (os tais 18% de cinza), mas numa cena genérica como esta, até podemos (devemos!) ignorar o fotómetro! Smile

Já agora: f/ (minúsculo) refere-se a aberturas. F (maiúsculo) refere-se a distância focal.
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 56
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por hdamasio Qua Nov 17, 2010 4:52 am

Estive ausente uns tempos, haja sabedoria para partilhar. Obrigado Wink
hdamasio
hdamasio

Número de Mensagens : 66
Idade : 36
Local : Lisboa
Data de inscrição : 14/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Andropadus importunus Empty Re: Andropadus importunus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos