Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vocalizações de Apus pallidus

4 participantes

Ir para baixo

Vocalizações de Apus pallidus Empty Vocalizações de Apus pallidus

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 28, 2008 10:27 am

Passo para aqui a questão levantada pelo Júlio na "galeria":

Júlio Neto escreveu:Mas queria aproveitar para perguntar ao Gonçalo sobre as diferenças vocais entre estas espécies. São suficientemente distintos para uma identificação segura?

Sem dúvida. Quando aprendi a vocalização dos A. pallidus, durante muito tempo não sabia se era um bom critério e por isso sempre que o ouvia procurei confirmar visualmente a identificação das aves. Ao fim de alguns anos e muitas dezenas de observações, com uma taxa de acerto de 100%, passei a confiar totalmente no ouvido para identificar esta espécie. Foi graças a este conhecimento auditivo que nos últimos anos consegui detectar e depois confirmar a nidificação de Apus pallidus em diversas localidades na metade norte do país onde a sua ocorrência não era conhecida, das quais destaco: Viseu, Gouveia, Manteigas, Guarda, Arcos de Valdevez, Sabrosa, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Pedras Salgadas, Chaves, Mogadouro e, já em 2008, Bragança.

A minha mnemónica para o reconhecimento é esta: o som do Apu apu acaba em "Erre" e o do Apu pal acaba em "Jota".
Passo a transcrever:
Apu apu - "iiiiiiiiiiiirrrrrrrrrrrrrrrrrr" (ligeiramente ascendente e "irritado", com acento nos rrrr final)
Apu pal - "iiiijjjjjjjjjjjjjjjjjjjj" (ligeiramente descendente e mais pachorrento, com acento no iiii inicial)

Júlio Neto escreveu:Sei que há diferenças entre machos e fêmeas de A. apus, e suponho que o mesmo ocorre nos palidus, mas será que essas diferenças entre sexos confundem a distinção das espécies?

Não conheço essas diferenças para poder pronunciar-me sobre isso.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Vocalizações de Apus pallidus Empty Re: Vocalizações de Apus pallidus

Mensagem por Júlio Neto Ter Jul 29, 2008 4:34 am

Saiu um artigo há uns anos na British Birds descrevendo diferenças entre machos e fêmeas de Apus apus. Penso que as fêmeas têm o chamamento mais curto e mais agudo, e essas diferenças são consistentes e audíveis. Tenho que procurar o artigo para confirmar, pois posso estar a cometer incorrecções.

Eu também me parece que as diferenças entre Apu apu e Apu pal são audíveis e poderão ser diagnósticas, mas de facto poderá haver alguma sobreposição entre os machos de uma espécie e as fêmeas da outra. Tinha a ideia que os chamamentos dos Apu pal eram mais "soft" e longos, e isso parece condizer com a tua interessante descrição. Quero ver se arranjo tempo para gravar o grito de individuos identificados visualmente de ambas as espécies.

Obrigado pelos teus esclarecimentos.
Júlio
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Vocalizações de Apus pallidus Empty Re: Vocalizações de Apus pallidus

Mensagem por nfpconceicao Ter Jun 09, 2020 3:25 pm

Há um espanhol com quem tenho falado que me disse para prestar atenção ás "duas silabas" de Apus pallidus ===> "WEe-oE" (uma forma S no sonograma), enquanto Apus apus é ouvido mais como apenas uma sílaba e em crescendo "weEEEe".
nfpconceicao
nfpconceicao

Número de Mensagens : 217
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Vocalizações de Apus pallidus Empty Re: Vocalizações de Apus pallidus

Mensagem por Helder Vieira Qua Jun 17, 2020 10:45 am

nfpconceicao escreveu:Há um espanhol com quem tenho falado que me disse para prestar atenção ás "duas silabas" de Apus pallidus ===> "WEe-oE" (uma forma S no sonograma), enquanto Apus apus é ouvido mais como apenas uma sílaba e em crescendo "weEEEe".

Exacto, foi assim que aprendi, com malta aqui do fórum, quer ao vivo na Murtosa, quer pela análise dos sonogramas.
O som do preto é ascendente, o do pálido tem uma quebra, ascendente-descendente-ascendente.

Durante anos e anos que não atinava, mas ao vivo com esta explicação, torna-se relativamente fácil.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Vocalizações de Apus pallidus Empty Re: Vocalizações de Apus pallidus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos