Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Procuram-se interessados em adotar...um sobreiro

Ir em baixo

Procuram-se interessados em adotar...um sobreiro Empty Procuram-se interessados em adotar...um sobreiro

Mensagem por jheitor Qui Set 13, 2012 2:08 am

Procuram-se interessados em adotar...um sobreiro

12 de Setembro de 2012

fonte :boasnoticias.pt

Já pensou em adotar um sobreiro? Se nunca considerou a hipótese mas a ideia lhe parece curiosa, saiba que agora é possível fazê-lo. A aldeia de Ferraria de São João, em Penela, lançou um programa de adoção de 87 sobreiros centenários com o objetivo de preservar o património cultural.

Parte inerente da história e cultura locais, o sobreiral proporciona um ambiente que convida ao lazer, ideal para piqueniques, caminhadas e pausas de descanso e é um ícone desta aldeia, pertencente à rede das Aldeias do Xisto, que se encontra numa crista montanhosa no extremo sul da serra da Lousã.

Os responsáveis convidam, portanto, os interessados, a contribuir para a preservação deste património, adotando os sobreiros adquiridos pelos moradores de Ferraria de São João para defender a espécie, protegida por lei, e ajudar a cativar a atenção de futuros visitantes.

Para ajudar a angariar os 4.300 euros necessários para custear os sobreiros, quem desejar poderá adotar uma das árvores, divididas em três categorias: pequenas, médias e grandes, consoante o tamanho e a idade.

O valor da adoção varia entre os 40, os 60 e os 80 euros, de acordo com a categoria. Depois, durante nove anos, o adotante poderá personalizar o seu sobreiro com iniciais ou símbolos pintados e beneficiar de uma parte do valor da venda da cortiça.
Entretanto, a ADXTUR - Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto decidiu dar o exemplo e apoiar esta iniciativa, estando a preparar-se para adotar 5 sobreiros.

O ato formal de adoção das árvores de Ferraria de São João vai decorrer no próximo dia 23 de Setembro no âmbito do programa "A pé pelos Caminhos do Xisto 2012" e culminará com um piquenique.

Quem quiser adotar um sobreiro deverá enviar um e-mail para associacaofsj@gmail.com e receberá, de seguida, a ficha de adoção e as respetivas instruções de pagamento.

http://www.boasnoticias.pt/noticias_Procuram-se-interessados-em-adotar...um-sobreiro_12530.html



jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum