Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Birdwatching na paisagem protegida da Rocha da Pena

Ir para baixo

Birdwatching na paisagem protegida da Rocha da Pena Empty Birdwatching na paisagem protegida da Rocha da Pena

Mensagem por jheitor Qui Out 04, 2012 2:43 am

Birdwatching na paisagem protegida da Rocha da Pena

03-10-2012

fonte:barlavento.pt

Com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Turismo, que teve este ano como mote «Turismo e Energia Sustentável - Potenciar o Desenvolvimento Sustentável», a Câmara Municipal de Loulé promoveu ontem uma sessão de Birdwatching / Observação de Aves, na Paisagem Protegida Local da Rocha da Pena, ex-líbris ambiental do interior do concelho.

Nesta iniciativa, que nasceu de uma parceria com a Associação Almargem e com o Engº João Ministro, participaram cerca de 40 alunos de Turismo da Escola Profissional de Alte. A ideia foi captar estes futuros guias turísticos para o turismo de natureza, sendo que o Birdwatching é uma das componentes que está a ser cada vez mais explorada na região algarvia.






Pela sua riqueza ambiental, o Concelho de Loulé reúne excelentes condições para receber futuros turistas pelo que a os agentes locais estão a apostar forte em criar as estruturas necessárias para atrair mais visitantes interessados nesta área.

Nesse sentido, encontra-se em fase de implementação um conjunto de equipamentos de informação e apoio à prática da observação de aves, junto dos locais mais interessantes para esta atividade, tendo em conta as necessidades identificadas no estudo promovido pelo Turismo do Algarve sobre Birdwatching na região.

As zonas a intervir são a Rocha da Pena, Fonte da Benémola, Barranco do Velho, Cortelha e Vale da Rosa. Em cada local será definido um pequeno itinerário a percorrer com pontos de paragem e observação, e instalados equipamentos de informação, designadamente cinco painéis informativos, com mapa dos itinerários, pontos de paragem e aves a observar, dois painéis interpretativos da paisagem e dez placas informativas específicas sobre a avifauna.

Finalmente, serão instalados equipamentos de orientação e apoio à atividade como setas e postes de sinalização do itinerário e postos de observação (bancos e apoios para equipamento de observação).

Por outro lado, a Câmara Municipal de Loulé já lançou o Roteiro Ornitológico do Concelho de Loulé que tem sido de grande importância para quem se dedica a esta atividade turística.

Sendo um produto turístico com grande adesão por parte dos países do Norte da Europa, o Birdwatching é uma atividade em franca expansão no Algarve, sobretudo na chamada época baixa devido à presença das aves migratórias nesta época do ano, pelo que será importante para combater a sazonalidade que o turismo algarvio enfrenta.

http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=54076
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos