Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Plantar árvores nos desertos pode travar aquecimento global

Ir em baixo

Plantar árvores nos desertos pode travar aquecimento global Empty Plantar árvores nos desertos pode travar aquecimento global

Mensagem por jheitor Qui Ago 01, 2013 1:30 pm

Plantar árvores nos desertos pode travar aquecimento global

1-08-2013

fonte:diariodigital.sapo.pt

Árvores plantadas em regiões áridas e, por consequência, sem uso, podem ser a solução para livrar o planeta da ameaça do aquecimento global, travando o fenómeno, segundo um estudo publicado na revista da União Europeia de Geociência (EGU, na sigla em inglês), a Earth System Dynamics.

Investigadores da Universidade de Hohenheim, na Alemanha, afirmam que o plantio do pinhão manso (Jatropha curcas), que é uma árvore de pequeno porte, mas resistente ao clima de áreas litorais do deserto e apta ao plantio nessas condições adversas, poderia ajudar na captura do dióxido de carbono (CO2) emitido por actividades da humanidade diariamente, como fumo dos carros, na nossa atmosfera.

Segundo os autores, o plantio da árvore em larga escala poderia «absorver uma significante porção de CO2 adicionada à nossa atmosfera desde a revolução industrial». A plantação do pinhão manso numa área equivalente a 3% do deserto da Arábia absorveria, em 20 anos, todo o CO2 gerado por automóveis na Alemanha no mesmo período.

Os cientistas estimam que a árvore poderia ser plantada em mil milhões de hectares no planeta, permitindo captar «uma porção significativa do CO2 adicionado à nossa atmosfera desde o advento da revolução industrial», ou seja, desde o século XIX.

«É a primeira vez que uma equipa de especialistas em irrigação, plantio, absorção de dióxido de carbono, economia e ciências atmosféricas une-se para avaliar a viabilidade de um projecto do género», ressalta o cientista Volker Wulfmeyer na divulgação do estudo. «Chegamos a essa possibilidade ao realizar simulações por computador e analisar dados de plantações de Jatropha curcas no Egipto, Índia e Madagáscar.»

O grupo, no entanto, reconhece que ainda é necessário fazer novos estudos e investigar os efeitos colaterais inerentes à plantação de áreas verdes em desertos.

Para os pesquisadores, a ausência de incentivo financeiro e a falta de conhecimento sobre os benefícios de plantações em larga escala, que reconhecidamente causam um aumento desequilibrado na ocorrência de chuvas nas regiões de plantio, estão entre os principais entraves para que o projecto deixe o papel.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=648075

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum