Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cantos em Agosto

+18
dos Santos
Ricardo Melo
patriciaeluis
Paulfer
ribeiroa
Pedro Lopes Moreira
Helder Vieira
Isidoro Soares Teodoro
RuiCaratao
pedrocardia
Jorge Saraiva
Paulo Alves
João Ferreira
PNicolau
Júlio Neto
HL
DavidSantos
Gonçalo Elias
22 participantes

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Cantos em Agosto

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Ago 09, 2013 3:04 am

Este tópico é sobre aves que cantam em Agosto.

Por "cantar" entenda-se o canto territorial do macho e não os chamamentos monossilábilicos ou dissilábicos emitidos por fêmeas, juvenis, etc.

Agosto é talvez o mês do ano em que a actividade vocal das aves atinge os seus mínimos (em Julho ainda se ouvem muitos cantos, especialmente no norte, e em Setembro começam a ouvir-se alguns residentes lá para o fim do mês).

De acordo com as anotações que tenho feito ao longo dos anos, as espécies que podem ser ouvidas a cantar com regularidade ao longo do mês de Agosto (ainda que com menos intensidade que na Primavera) são as seguintes:
EDIT: Refiro-me a cantos emitidos de forma espontânea e não induzidos por gravações ou imitações.

Streptopelia decaocto
Strix aluco
Dendrocopos minor
Troglodytes troglodytes
Erithacus rubecula
Cettia cetti
Cisticola juncidis
Phylloscopus ibericus


As seguintes espécies tenho-as ouvido em diversas ocasiões, mas apenas na primeira quinzena:
Columba palumbus
Streptopelia turtur
Sylvia atricapilla
Carduelis chloris


Por fim, há várias espécies cujo canto só ocasionalmente registei em Agosto, sem dispor de uma base que me permita afirmar que o fazem com regularidade:
Coturnix coturnix
Caprimulgus europeaus
Hirundo rustica
Hirundo daurica
Phoenicurus ochruros
Luscinia megarhynchos
Acro. scirpaceus
Phylloscopus bonelli
Parus ater
Oriolus oriolus
Estrilda astrild
Serinus serinus
Emberiza cirlus



Tenho o maior interesse no tema dos cantos, por isso qualquer contribuição sobre este tema é bem-vinda Smile


Última edição por Gonçalo Elias em Seg Ago 12, 2013 2:32 pm, editado 2 vez(es)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por DavidSantos Sex Ago 09, 2013 3:14 am

Bom dia

Nas minhas notas tenho como canto algumas Riparia

Sei que é pouco...
DavidSantos
DavidSantos

Número de Mensagens : 53
Idade : 48
Data de inscrição : 23/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por HL Sex Ago 09, 2013 3:29 am

Delichon urbica (ao fim da tarde)
HL
HL

Número de Mensagens : 1436
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Júlio Neto Sex Ago 09, 2013 6:41 am

Podes acrescentar à lista L. luscinioides, L. naevia, A. schoenobaenus, P. trochilus. É frequente ouvir juvenis dos primeiros a cantar, mas nota-se que o canto ainda não está cristalizado, adultos é menos frequente mas também ocorre. Os migradores de passagem cantam raramente e com pouca intensidade, mas já os ouvi a todos. Ainda hoje ouvi (e vi) um schoenobaenus a cantar em Salreu.
J.
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por PNicolau Sex Ago 09, 2013 7:28 am

Este Agosto já ouvi várias C. coturnix. Não tens aqui, mas dia 31 de Julho ouvi um tentilhão a cantar.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por João Ferreira Sex Ago 09, 2013 11:42 am

Monticola saxatilis
Abraço
JP
João Ferreira
João Ferreira

Número de Mensagens : 802
Idade : 52
Local : Vila Real
Data de inscrição : 21/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Paulo Alves Sex Ago 09, 2013 12:39 pm

Hoje em Mação ouvi Chapim-preto e Chapim-de-crista.
Assim por alto lembro-me também de ouvir Toutinegra-de-barrete e Noitibó-cinzento (este último mais na primeira quinzena).
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Jorge Saraiva Sex Ago 09, 2013 3:35 pm

Ainda à duas noites atrás ouvi o meu Caprimulgus e. aqui a cantar, já muito baixinho, nao percebi se era baixinho ou se estava mais longe do que em outros dias
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Ago 09, 2013 4:03 pm

Obrigado a todos pelos valiosos contributos.

Vou responder a todos os comentários, um a um, neste mesmo tópico (em princípio durante o fim-de-semana).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por pedrocardia Sex Ago 09, 2013 4:12 pm

Ola,

Hoje, na praia da Manta Rota, ouvi duas Galerida cristata a cantar.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por RuiCaratao Sáb Ago 10, 2013 10:32 am

Cantos plásticos de P. ibericus, T. troglodytes, Cettia cettii

S. atricapilla cantou durante todo o Julho e continua em Agosto aqui pelos arredores de Lisboa
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por pedrocardia Sáb Ago 10, 2013 4:07 pm

Olá,

Hoje (10/08/2013) ouvi (e vi) um Serinus serinus juvenil a ensaiar o canto desta espécie. Esta espécie já estava na lista do Gonçalo, na terceira categoria.
O puto até não se saiu mal, mas ainda tem que afinar o canto, se ele durar até à próxima Primavera ...

Pedro Cardia


pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Ago 11, 2013 9:42 am

Obrigado a todos pelas valiosas contribuições.

Aproveito para esclarecer que o meu interesse por este tema já vem de longa data: desde 1995 que registo sempre nos maus cadernos quando uma ave está em canto e por isso ao longo dos anos consegui determinar, ainda que de forma aproximada, as datas habituais de canto das várias espécies.

Seguem alguns comentários às contribuições:

DavidSantos escreveu:Bom dia

Nas minhas notas tenho como canto algumas Riparia

Sei que é pouco...
Confesso que não sei muito bem como é o "canto" das Riparia - os sons que conheço desta espécie caem todos na categoria de chamamentos. Podes dar mais detalhes?

HL escreveu:Delichon urbica (ao fim da tarde)
O canto das Delichon urbica é uma sequência mais complexa que o vulgar chamamento, é a isto que te referes?

Júlio Neto escreveu:Podes acrescentar à lista L. luscinioides, L. naevia, A. schoenobaenus, P. trochilus. É frequente ouvir juvenis dos primeiros a cantar, mas nota-se que o canto ainda não está cristalizado, adultos é menos frequente mas também ocorre. Os migradores de passagem cantam raramente e com pouca intensidade, mas já os ouvi a todos. Ainda hoje ouvi (e vi) um schoenobaenus a cantar em Salreu.
J.
Todas estas situações que referes foram em Portugal, certo? No tópico inicial não o referi, mas as situações que descrevi aplicam-se apenas ao território continental português.

PNicolau escreveu:Este Agosto já ouvi várias C. coturnix. Não tens aqui, mas dia 31 de Julho ouvi um tentilhão a cantar.
No caso da codorniz tenho um único registo, efectuado no dia 1 no estuário do Tejo.
Quanto ao tentilhão, é uma espécie que nunca ouvi em Agosto. Tenho vários registos em Julho, nomeadamente na serra da Estrela nos primeiros dias do mês e dois registos em Sintra nos dias 15 e 20.

João Ferreira escreveu:Monticola saxatilis
Interessante. É uma espécie para a qual tenho poucos dados, uma vez que só ocasionalmente visito as zonas onde ocorrem. Tenho vários registos no início de Julho, na serra da Estrela.

Paulo Alves escreveu:Hoje em Mação ouvi Chapim-preto e Chapim-de-crista.
Assim por alto lembro-me também de ouvir Toutinegra-de-barrete e Noitibó-cinzento (este último mais na primeira quinzena).
No caso de Parus ater é uma espécie que assinalei como ocasional, pois tenho vários registos em diferentes dias do mês, e também em Julho e Setembro, por isso creio que a espécie não tem um verdadeiro "período de silêncio".
Parus cristatus é uma espécie que habitualmente não considero para este efeito, pois não conheço uma forma de distinguir o canto dos chamamentos (creio que as vocalizações andam todas "à volta do mesmo"). Qual é o critério que consideras?
Por fim, Sylvia atricapilla é uma espécie que canta habitualmente na primeira quinzena (tenho marcado como limite o dia 16 de Agosto).

Jorge Saraiva escreveu:Ainda à duas noites atrás ouvi o meu Caprimulgus e. aqui a cantar, já muito baixinho, nao percebi se era baixinho ou se estava mais longe do que em outros dias
Ouvi há uns 3 dias, conforme comentei no tópico do Asio otus. Foi o meu primeiro registo em Agosto.

pedrocardia escreveu:Ola,

Hoje, na praia da Manta Rota, ouvi duas Galerida cristata a cantar.

Pedro Cardia
Registo interessante. Esta espécie está habitualmente silenciosa no Verão e no Inverno (mas tenho vários registos de canto em Outubro).

RuiCaratao escreveu:Cantos plásticos de P. ibericus, T. troglodytes, Cettia cettii

S. atricapilla cantou durante todo o Julho e continua em Agosto aqui pelos arredores de Lisboa
O que são "cantos plásticos"?
No caso de Cettia cetti, pela minha experiência esta espécie está silenciosa em Julho (muda da pena?) mas a partir de Agosto começa a ouvir-se com frequência.
P. ibericus tenho muitos registos na serra da Arrábida. Cantam ao longo do Verão, ainda que com menos intensidade que na Primavera.
Por fim Troglodytes é uma espécie que na verdade nunca se cala e se pode ouvir todo o mês, por isso a incluí no primeiro grupo.

pedrocardia escreveu:Olá,

Hoje (10/08/2013) ouvi (e vi) um Serinus serinus juvenil a ensaiar o canto desta espécie. Esta espécie já estava na lista do Gonçalo, na terceira categoria.
O puto até não se saiu mal, mas ainda tem que afinar o canto, se ele durar até à próxima Primavera ...

Pedro Cardia

No caso do Serinus um único registo, efectuado no dia 1 de Agosto em Coruche. É o meu único registo de canto neste mês.


Novas contribuições para este tópico serão bem-vindas. No início de Setembro abrirei um tópico semelhante para esse mês Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por RuiCaratao Dom Ago 11, 2013 11:27 am

Gonçalo Elias escreveu:O que são "cantos plásticos"?
Cantos não cristalizados, caindo assim na categoria de aves juvenis
Mais uma exótica....E. afer em Agosto e ontem ouvi S. turtur

Gonçalo Elias escreveu:João Ferreira escreveu:Monticola saxatilis
Interessante. É uma espécie para a qual tenho poucos dados, uma vez que só ocasionalmente visito as zonas onde ocorrem. Tenho vários registos no início de Julho, na Serra da Estrela.
Idem....assim como E. hortulana, S. communis, E. cia, P. modularis na area do PNSE na 1ª quinzena de Julho. Aliás, acho que na primeira semana de Julho em Serra a pergunta é o que é que não canta
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Ago 11, 2013 6:26 pm

RuiCaratao escreveu:
Cantos não cristalizados, caindo assim na categoria de aves juvenis
Ok

RuiCaratao escreveu:Mais uma exótica....E. afer em Agosto
Interessante, acho que não conheço o canto disso. Podes dar uma ideia como é?

RuiCaratao escreveu:e ontem ouvi S. turtur
O registo mais tardio que tenho dessa espécie foi em 11 de Agosto, na serra da Arrábida.

RuiCaratao escreveu:Idem....assim como E. hortulana, S. communis, E. cia, P. modularis na area do PNSE na 1ª quinzena de Julho. Aliás, acho que na primeira semana de Julho em Serra a pergunta é o que é que não canta
Correcto, e várias espécies cantam até ao fim do mês. Já ouvi Emberiza citrinella no Gerês nos últimos dias de Julho.


Esta noite (11 de Agosto) voltei a ouvir Caprimulgus europaeus a cantar ao crepúsculo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Paulo Alves Dom Ago 11, 2013 8:01 pm

Gonçalo Elias escreveu:Parus cristatus é uma espécie que habitualmente não considero para este efeito, pois não conheço uma forma de distinguir o canto dos chamamentos (creio que as vocalizações andam todas "à volta do mesmo"). Qual é o critério que consideras?
Assumi que era o canto. Provavelmente seriam vocalizações de contacto.
Não cheguei a observar as aves.

Penso que um bom critério será uma ave parada a vocalizar, no topo de um pinheiro por exemplo. O chamamentos serão emitidos em movimento, quando se alimentam, etc... que achas?
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 12, 2013 3:43 am

Paulo Alves escreveu:Assumi que era o canto. Provavelmente seriam vocalizações de contacto.
Não cheguei a observar as aves.
A questão no Parus cristatus é que eu não sei distinguir (auditivamente) entre canto e chamamento. Só conheço um tipo de vocalização que é aquele "tsi-tsi-tsi-trrrrrrrr" que se ouve o ano inteiro.

Paulo Alves escreveu:Penso que um bom critério será uma ave parada a vocalizar, no topo de um pinheiro por exemplo. O chamamentos serão emitidos em movimento, quando se alimentam, etc... que achas?
Creio que a questão é bastante mais complexa do que simplesmente teres a ave pousada ou a voar.

Para começar tens várias espécies que cantam em voo, como por exemplo todos os alaudídeos, mas também Hirundo rustica, Cisticola juncidis, várias Sylvia, Serinus serinus, Carduelis chloris, entre outros. Logo o facto de uma ave estar a voar não impede que cante em simultâneo.

Por outro lado, há muitos chamamentos que são emitidos pousados. O chapim-real (que tem dezenas de chamamentos diferentes) pode muitas vezes ser ouvido a chamar quando está pousado num galho, num fio ou no topo de uma árvore. E depois tens o caso de espécies que têm chamamentos diferentes consoante estão pousadas ou em voo. Um dos casos mais evidentes é o do tentilhão-comum que tem pelo menos dois tipos de chamamentos: um "tvic-tvic", parecido com o do chapim-real, que só é emitido quando está pousado e um "yup-yup" que se faz ouvir em voo.

Mas é verdade que a definição do que é canto nem sempre é consensual. Sugiro que dês uma vista de olhos nesta página que desenvolve a questão da diferença entre canto e chamamento.

E já agora uma questão: o Passer domesticus terá alguma vocalização que se possa considerar "canto"?


Última edição por Gonçalo Elias em Seg Ago 12, 2013 7:47 am, editado 1 vez(es)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Isidoro Soares Teodoro Seg Ago 12, 2013 5:10 am

Hoje já ouvi uma Hirundo rustica

O [i]Passer domesticus conta em vários momentos, mas principalmente no início da primavera, junto ao local onde se prepara para nidificar.[/i]

Isidoro Soares Teodoro

Número de Mensagens : 112
Data de inscrição : 21/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 13, 2013 2:50 pm

Isidoro Soares Teodoro escreveu:Hoje já ouvi uma Hirundo rustica
Desta espécie tenho apenas dois registos em Agosto: dia 1 no estuário do Tejo e dia 8 no oeste, mais precisamente em São Martinho do Porto (já não sei precisar o ano).

Isidoro Soares Teodoro escreveu:O Passer domesticus conta em vários momentos, mas principalmente no início da primavera, junto ao local onde se prepara para nidificar.[/i]
Podes dizer o que entendes por canto no caso desta espécie?


Hoje voltei a ouvir Caprimulgus europaeus a cantar ao crepúsculo.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Jorge Saraiva Ter Ago 13, 2013 3:07 pm

Estou neste preciso momento aqui a ouvir o caprimulgus e.
Já nao é o cantar arrastado horas e horas; È igual mas só uns 10 segundos á vez, praí.
Jorge Saraiva
Jorge Saraiva

Número de Mensagens : 1032
Idade : 65
Local : Lx
Data de inscrição : 16/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Ago 13, 2013 3:49 pm

Por acaso hoje ouvi-o durante vários minutos seguidos mas foi ao crepúsculo, que é sempre a melhor hora.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por PNicolau Qui Ago 15, 2013 3:27 pm

Hoje ouvi um tentilhão a cantar.
Ontem ouvi uma coruja-das-torres a vocalizar, não sei se conta como canto.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 15, 2013 3:44 pm

PNicolau escreveu:Hoje ouvi um tentilhão a cantar.
Isso é interessante, nunca ouvi essa espécie em Agosto. Podes indicar o local?

PNicolau escreveu:Ontem ouvi uma coruja-das-torres a vocalizar, não sei se conta como canto.
Eu diria que essa espécie não canta.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por PNicolau Qui Ago 15, 2013 3:57 pm

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Hoje ouvi um tentilhão a cantar.
Isso é interessante, nunca ouvi essa espécie em Agosto. Podes indicar o local?
Foi mesmo ao pé de casa, em Caneças.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Helder Vieira Qui Ago 15, 2013 5:14 pm

Hoje em Salreu:
- Luscinia megarhynchos, cantou só durante 10s... mas manteve-se algum tempo a vocalizar o chamamento que o Paulo partilhou como desafio 2 no tópico "Sons - desafio ID"
- Locustella luscinioides, alguns ind a cantar (mas não continuamente)
- Sylvia atricapilla
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos em Agosto Empty Re: Cantos em Agosto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos