Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vídeo mostra árvores a serem engolidas num lago do Louisiana

Ir em baixo

 Vídeo mostra árvores a serem engolidas num lago do Louisiana Empty Vídeo mostra árvores a serem engolidas num lago do Louisiana

Mensagem por jheitor Sex Ago 23, 2013 6:06 pm


Vídeo mostra árvores a serem engolidas num lago do Louisiana

23 de Agosto de 2013

fonte:diariodigital.sapo.pt

Um fenómeno espantoso - que está a ser monitorizado pelas autoridades na região do Louisiana (EUA) - foi captado num video que mostra o momento em que mais de 10 árvores começam a mover-se, são arrancadas do seu lugar e logo são engolidas em menos de um minuto no redemoinho de um buraco gigante.

O fenómeno acontece num lago surgido numa “dolina” (espécie de poço de formação calcária em formato de funil) aberta no solo medindo cerca de 100 metros de diâmetro e centenas de metros de profundidade.

Neste caso, o buraco – situado num bosque próximo da comunidade de Bayou Corne – não resulta de um processo natural de erosão química. Antes, é resultado do que se diz ser uma catástrofe industrial. É que, nesse poço gigantesco em que – com uma frequência imprevisível e assustadora – tudo o que está à superfície é aspirado para as profundezas do lago em apenas alguns segundos, o fenómeno captado em video resulta de atividade humana e empresarial.

Segundo publicações especializadas que acompanham o fenómeno - que já obrigou a evacuar 350 pessoas em agosto do ano passado -, o que acontece ali é da responsabilidade de uma empresa que explora uma jazida de sal nas profundezas com recurso a uma tecnologia que utiliza injeção de água em alta pressão.

Ora, dado que as galerias onde se acumula o sal se formaram sobre outras estruturas de formação calcária mais ligeiras o resultado da injeção sistemática de água é que, por vezes, o solo cede e tudo o que está à superfície ou nas margens próximo do ponto de colapso desaba e é rapidamente engolido.

O que reforça a gravidade do fenómeno é que a boca deste poço gigante não pára de se alargar. No princípio, a superfície do lago tinha cerca de 4 000 metros quadrados, agora mede vinte vezes mais.

Cientistas que acompanham o fenómeno explicaram que o processo geológico através do qual as cavernas subterrâneas se deverão consolidar (em forma e dimensão) pode levar um número imprevisível de anos, tornando bastante imprevisível a frequência de desabamentos das margens. Por isso, a zona está interditada e é regularmente monitorizada pelas autoridades.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=652181


_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 58
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum