Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História de uma Andorinha

+2
Simon Wates
ACPereira
6 participantes

Ir para baixo

História de uma Andorinha Empty História de uma Andorinha

Mensagem por ACPereira Ter Fev 10, 2009 9:12 am

Reenvio e-mail que recebi. O texto está um pouco exagerado, de qualquer forma achei interessante partilhar.

ACP


Aconteceu numa praça, no Japão.
Não se sabe como o pássaro morreu.
Ele estava ali no asfalto, inerte, sem vida.
Seria um fato corriqueiro, mas o fotógrafo fez a grande diferença.

História de uma Andorinha Imagem10

Segundo o relato do fotógrafo, uma outra ave permanecia próxima àquele corpo sem vida e ficara ali durante horas. Chamando pelo companheiro, ela pulava de galho em galho, sem temer os que se aproximavam, inclusive sem temer ao fotógrafo que se colocava bem próximo.

História de uma Andorinha Imagem11

Ela cantou num tom triste. Ela voou até o corpinho inerte, posou como querendo levantá-lo e alçou vôo até um jardim próximo. O fotógrafo entendeu o que ela pedia e, assim, foi até o meio da rua, retirou a ave morta e a colocou no canteiro indicado.
Só então a ave solidária levantou vôo e, atrás dela, todo o bando.


História de uma Andorinha Imagem12

As fotos traduzem a sequência dos fatos e a beleza de sentimentos no reino animal.

História de uma Andorinha Imagem13

Segundo o relato de testemunhas, dezenas de aves, antes de partirem, sobrevoaram o corpinho do companheiro morto. As fotos mostram quanta verdade existiu naquele momento de dor e respeito.

História de uma Andorinha Imagem14

Aquela ave que fez toda a cerimônia de despedida, quando o bando já ia alto, inesperadamente voltou ao corpo inerte no chão e, num grito de não aceitação da morte, tenta novamente chamar o companheiro à vida. Desesperada, mas com amor e carinho, ela se despede do companheiro, revelando o seu sentimento de dor.

História de uma Andorinha Imagem15

Serão os animais realmente os irracionais?
ACPereira
ACPereira

Número de Mensagens : 12
Idade : 46
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

História de uma Andorinha Empty Re: História de uma Andorinha

Mensagem por Simon Wates Ter Fev 10, 2009 9:18 am

Obrigado! Adorei este relato!

Pois, será que as pessoas são punidos por não respeitar os sentimentos do reino natural? Este é um pensamento meu que ocupa com alguma frequência.

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

História de uma Andorinha Empty Re: História de uma Andorinha

Mensagem por Agostinho Tomás Ter Fev 10, 2009 3:24 pm

É realmente uma situação muito curiosa.
Tenho ideia de ter visto ou ouvido algo do género mas com mamiferos.

Dá que pensar se o limite do irracional para o racional é tão definido como nós o pensamos.
As questões éticas (como refere o Simon) levariam a uma longa e interessante discução. Também já pensei algumas vezes no assunto e confesso que já tive opiniões/conclusões varias o que me deixa algo inquieto.
A ética como se relaciona com julgamentos de valor é algo oscilante no tempo, nas sociedades, com o conhecimento, chegando à diferenciação individual.

O relato é mesmo muito fixe.

A. Tomás
Agostinho Tomás
Agostinho Tomás

Número de Mensagens : 173
Idade : 46
Local : Ponte de Sôr
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

História de uma Andorinha Empty Re: História de uma Andorinha

Mensagem por António A Gonçalves Ter Fev 10, 2009 4:23 pm

A cena parece efectivamente comovente.

Curiosamente assisti a uma cena "semelhante" na Ponta da Erva, mas com a espécie das barreiras (Riparia riparia):

Estavam grandes bandos pousados na estrada levantando voo muito tarde à aproximação dos carros e uma acabou por ser atropelada. Quando o bando voltou uma das andorinhas que voltou a pousar, pousou em cima da andorinha já morta, dando-lhe bicadas, simulando cópulas, numa demonstração que me pareceu nitidamente de domínio e nada carinhosa. Ambos os indivíduos eram juvenis desse ano.
Enfim talvez tivessem tido uma relação mais conflituosa enquanto vivos Very Happy . Brincadeira à parte e conquentemente a este e outros episódios não gosto de projectar sentimentos humanos nos animais nem para o "bem" nem para o "mal".

Abraço
António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

História de uma Andorinha Empty Re: História de uma Andorinha

Mensagem por Simon Wates Ter Fev 10, 2009 4:29 pm

António A Gonçalves escreveu:Brincadeira à parte e consequentemente a este e outros episódios não gosto de projectar sentimentos humanos nos animais nem para o "bem" nem para o "mal".

Concordo totalmente contigo António, mas no-entanto acho uma boa dose de sentimentos humanos não esta fora do sítio neste fórum. Se-calhar já estou a entrar a 3ª idade e a romanticismo das coisas me atrai mais que antes. farao

Esta situação faz-me lembrar de um acontecimento que testemunhei em São Marcos de Atobeira, Castro Verde num dia escaldante no Julho de 2007:

Estive sentado fora do central cultural de dita vila com dois amigos quando parei que umas 20 Delichon urbicas estavam posadas na passadeira em frente em pleno sol a meia tarde. Quando levantavam os nossos binóculos ficamos bastante triste vendo que umas 5 ou 6 delas estavam deitados quase nas suas costas com seus bicos abertos. Que cena mais triste, Andorinhas mortas – se-calhar por causa de calor intenso? Depois uns largos minutos, tomando um café bastante melancólico, as aves mortas levantavam de repente em voo! Depois pensei que se-calhar ficavam um pouco “ga-ga” com o grande calor ou ainda possivelmente estavam a tentar espantar parasitas?

De tudo modo, nunca vi algo semelhante antes!

Um abraço

Simon
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

História de uma Andorinha Empty Re: História de uma Andorinha

Mensagem por ACPereira Qua Fev 11, 2009 4:24 am

António A Gonçalves escreveu:Brincadeira à parte e conquentemente a este e outros episódios não gosto de projectar sentimentos humanos nos animais nem para o "bem" nem para o "mal".

Por acaso acho que é pelo facto de dizermos que existem sentimentos "humanos" que achamos que os outros animais não os podem ter.
A minha opinião é que existem sentimentos que os animais têm e que são comuns a muitas espécies. Obviamente que os sentimentos serão mais próximos se se tratarem de duas espécies de mamíferos, por exemplo, mas também entre mamíferos e aves haverá certamente sentimentos iguais. Até existirão sentimentos que as aves têm e os mamíferos não, como por exemplo, o sentimento de que estão a voar na direcção certa durante a migração...

Abraço,

ACP
ACPereira
ACPereira

Número de Mensagens : 12
Idade : 46
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

História de uma Andorinha Empty Re: História de uma Andorinha

Mensagem por pedro121 Qua Fev 11, 2009 4:41 am

António A Gonçalves escreveu:, pousou em cima da andorinha já morta, dando-lhe bicadas, simulando cópulas, numa demonstração que me pareceu nitidamente de domínio e nada carinhosa. Ambos os indivíduos eram juvenis desse ano.

Boas

Está sequência de fotos já circula á algum tempo na net, pessoalmente acho que a interpretação comum para a sequência é demasiado "humana" já que nas fotos o que eu vejo é tentativas (?) de copula, mas enfim pode ser do meu espírito cínico... Embarassed
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

História de uma Andorinha Empty Re: História de uma Andorinha

Mensagem por Pedro Fernandes Qua Fev 11, 2009 6:45 am

Tambem e' o que vejo.

Nao me arrisco a comentarios sobre alma de animais, ou sentimentos dos mesmos, nao faço depender disso o respeito que lhes tenho.

Alias, a primeira coisa que me veio 'a cabeça foi o infame trabalho de Moeliker sobre necrofilia em patos-reais ( http://www.nmr.nl/nmr/binary/retrieveFile?instanceid=16&itemid=2574 ).

Nao deixa de ser um registo muito interessante.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

História de uma Andorinha Empty Re: História de uma Andorinha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos