Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maritimas

+42
Samuel Patinha
Paulo Lemos
João Tomás
LuisMM
Tissot
Ricardo Melo
patriciaeluis
tiago_sa
Flávio Oliveira
Paulfer
Paulo Alves
JMorgado
Araújo da Silva
paulo dias
sérgio moreira
Inocêncio Oliveira
cardosohelder
alcedo
Luis Silva
Jacinto Roque
Isidoro Soares Teodoro
José Frade
Rafael Matias
Carlos Pacheco
JFMeneses
PNicolau
thysvalkenburg
Filipe Martins
Simon Wates
Helder Vieira
lrodrigues
RuiCaratao
Joost Valkenburg
pedrocardia
Alexandre_Leitão
Sonia Manso
Carlos Vilhena
António A Gonçalves
Pedro Fernandes
Gonçalo Elias
Nigel Jackson
pedro121
46 participantes

Página 14 de 28 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 21 ... 28  Seguinte

Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Fev 11, 2013 2:17 am

Araújo da Silva escreveu:"Passaram" para norte certo, Pedro?

(pode ser que o mau tempo encoste apenas uma dessas aves à foz do Cávado Very Happy )

Não, todas as aves estavam a passar para sul, levadas pelo vento.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Isidoro Soares Teodoro Seg Fev 11, 2013 1:39 pm

E assim de um dia para o outro os papagaios do mar aparecem em força. Parabéns Pedro!

Teodoro

Isidoro Soares Teodoro

Número de Mensagens : 112
Data de inscrição : 21/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Fev 11, 2013 1:56 pm

Isidoro Soares Teodoro escreveu:E assim de um dia para o outro os papagaios do mar aparecem em força. Parabéns Pedro!

Teodoro

Sim, mas foi sol de pouca dura, a ver se temos mais sorte nos próximos tempo, eu vi-os da cruz, ainda fui ve se estavam a entrar na baia, sempre era mais perto e teriam que reduzir a velocidade, mas nada, ainda não foi desta que lhes vi o bico... Sad Sad temos que ir para o mar em Março...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por cardosohelder Seg Fev 11, 2013 2:01 pm

Sol de pouca dura mesmo, estive lá uma meia hora depois do Pedro e já não passou nenhum.

Passaram 171 Alca e 1 airo...
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Fev 11, 2013 2:09 pm

cardosohelder escreveu:Sol de pouca dura mesmo, estive lá uma meia hora depois do Pedro e já não passou nenhum.

Passaram 171 Alca e 1 airo...

Melhores dias virão Helder, mas para já parece que ou aparece alguma coisa amanha ou então para os proximos tempos o tempo foi-se, por outro lado os barcos de pesca devem sair, hyper adulta? Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Paulfer Ter Fev 12, 2013 10:51 am

Não sei como conseguem...
Estive lá 3 dias e a única coisa que vi (sempre que ia à costa) foi a mobelha grande e 3 Pardela das Baleares. O resto passava muito longe e não distinguia. O vento não me ajudava a segurar Surprised era muito forte
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Ter Fev 12, 2013 11:40 am

Paulfer escreveu:Não sei como conseguem...
Estive lá 3 dias e a única coisa que vi (sempre que ia à costa) foi a mobelha grande e 3 Pardela das Baleares. O resto passava muito longe e não distinguia. O vento não me ajudava a segurar Surprised era muito forte

Estiveste 3 dias onde?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Paulfer Ter Fev 12, 2013 11:51 am

Quando disse estive lá, queria dizer em Peniche. Ou andava pelo farol ou na Papoa
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Ter Fev 12, 2013 12:04 pm

Paulfer escreveu:Quando disse estive lá, queria dizer em Peniche. Ou andava pelo farol ou na Papoa

Devias ter dito qualquer coisa, sempre tinhas tido mais apoio no terreno. Smile

Mas não foi nestes dias pois não? De qualquer modo não tendo experiência com maritimas é preferível fazer observação com companhia, muitas vezes estamos a falar de pontos, que vão muito depressa e com ondas a encobri-los, vento a fazer tremer o telescopico etc... Faz toda a diferença ter alguém ao lado que diga, olha para ali, estas a ver aquilo? é uma rissa, por isto...

Acredita, quando comecei, o tempo que demorei a perceber o que era uma mauritanicus... e os meses de observação até ter a certeza do meu primeiro moleiro-grande... Embarassed

Por isso, se vierem a Peniche e quiserem ver marítimas/gaivotas, não custa nada dar-me um toque ou ao Helder, no que podermos ajudar... Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Paulfer Ter Fev 12, 2013 12:39 pm

Por acaso foi este fim de semana.
E bem que precisava de ajuda pois em marítimas sou um zero e estava sozinho a observar, a minha companhia ficava no carro.

Obrigado Pedro
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Ter Fev 12, 2013 12:50 pm

Então foi mesmo pena, no sábado o tempo estava incapaz, mas no domingo devia ter dado qualquer coisinha, pelo menos rissas, moleiros-grandes e alcas tordas, mas o dia forte foi na segunda, de manha estava bastante vento e não choveu quase nada, não estava perfeito mas já foi muito bom.

Um problema com marítimas, para quem vem de fora é que se não estiver a dar não há nada a fazer, se não passam não se pode ir para outro lado ver se se ai há aves, como se pode fazer com terrestres, com maritimas se não passam perdemos o dia.

A diferença é que para mim e para o Helder, mas mais ainda para mim, é que estamos muito perto do local de observação, não custa nada ir ver se no dia X a coisa está boa ou não, se estiver, óptimo! se não...fica para outro dia, e para cada dia em que vamos tentar e as aves aparecem, há n dias em que lá chegamos e não se passa nada. mas para nós isso não é grave, agora para quem vem de fora...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qua Fev 13, 2013 2:23 am

Paulfer escreveu: foi a mobelha grande e 3 Pardela das Baleares.

Tu viste a mobelha grande dentro do porto? ou junto ao bar O Quebrado, já não é vista uma mobelha-grande em Peniche á algum tempo, o ultimo avistamento foi em inicio de Janeiro, por isso pode ser um individuo novo, eu hoje vi uma Gavia sp, mas muito longe não consegui eliminar artica.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qua Fev 13, 2013 3:35 am

Paulfer escreveu:Não sei como conseguem...

Voltando á questão inicial, por pura coincidência na segunda feira depois das marítimas eu e o Hélder estivemos precisamente a falar nisso, nomeadamente como outro observador que é uma referencia absoluta na observação de marítimas em Portugal conseguia identificar algumas espécies a partir de terra que eu não conseguiria, e acredita que tenho 100% certeza de que ele consegue e isto apesar de nunca ter observado aves com ele ou sequer o conhecer pessoalmente.

A razão porque acredito, é porque não conseguindo eu fazer o que ele faz, eu consigo identificar algumas espécies em circunstancias que para outras observadores seriam pontos, ou que seriam pontos para mim á alguns anos, ou seja eu neste momento estou melhor como observador de marítimas, e estou melhor porque tenho mais experiência, ainda não consigo identificar muita coisa, e garantidamente ainda tenho muito que aprender. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Paulfer Qua Fev 13, 2013 12:32 pm

Não sei o nome daquilo mas é junto àquela ''habitação'' de um hippie. Aliàs, tive de ''entrar na casa'' dele para tirar fotos à mobelha. Acho que deves saber do que falo.
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 23, 2013 1:19 pm

Uma boa passagem hoje, especialmente Alca tordas, com mais de 1200 a passarem em hora e meia, mais alguns papagaios e uma Mobelha sp.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por António A Gonçalves Sáb Fev 23, 2013 4:53 pm

Pois...

As Alca torda vimos também no Cabo Raso, às centenas a passar para sul, mas Papagaios do mar ainda não foi desta. Provavelmente passaram despercebidos no meio do fluxo quase continuo de Alcas, mas estavam a passar bastante afastadas.
Antes das 8h ainda vi uma Rissa e nessa altura passaram também bastantes Larus michahellis e fuscus para norte junto ao farol e entre elas 2 com muita pinta Smile para atlantis: uma sub adulta e outra de 3º CY
Seguem algumas fotos:

Maritimas - Página 14 Larmicatl

Maritimas - Página 14 Larmicatl3

Maritimas - Página 14 Larmicatl2

Maritimas - Página 14 Larmicatl1

3CY:

Maritimas - Página 14 Larmicatl3cy2

Maritimas - Página 14 Larmicatl3cy1

Maritimas - Página 14 Larmicatl3cy

Cumprimentos
António Gonçalves



António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Fev 24, 2013 1:02 am

Muita pinta mesmo, especialmente o sub-adulto. Quanto aos papagaios o problema é a distancia, no carvoeiro a passagem estava a ser feita muito perto a única ave que passou longe foi a Gavia..............
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por RuiCaratao Dom Fev 24, 2013 5:17 pm

Pedro121 escreveu:Quanto aos papagaios o problema é a distancia, no carvoeiro a passagem estava a ser feita muito perto
E já viste o bico? Very Happy

António A. Gonçalves escreveu:e entre elas 2 com muita pinta para atlantis: uma sub adulta e outra de 3º CY

Oi António, as tuas Larus michahellis fazem de facto lembrar atlantis, se nos focarmos apenas em uma ou duas caracteristicas, pricipalmente o riscado da cabeça. A ave subadulta ainda assim podendo estar dentro da variação possivel de atlantis não mostra nos loros o riscado intenso caracterisitico destas, nem a extensão do preto nas primarias a chegar à P4, como seria de esperar, no entanto esta divisão do riscado na zona gular é realmente notória. É de notar que geneticamente as aves da costa portuguesa(Berlengas) e da costa galega não se diferenciam significativamente ao nivel genético e fenótipos semelhantes poderão ocorrer em ambas as populações, fruto de uma suposta troca genética de ambas que poderá até ser regular.

A 2ª ave de 3cy parece partilhar o mesmo riscado intenso, mas aqui é preciso referir que em qualquer grande gaivota o seu 3cy é sempre o que apresente o maior riscado cefálico. No entanto repara que as primárias interiores até à P3 formam um painel alar evidente, que não é comum a atlantis, estas deverão apresentar as primárias interiores escuras, embora esta variação possa ser mais abrangente neste grupo de penas de voo se contarmos com aves das Canárias e Madeira, mas são tambem mais precoces a mudar e hormonalmente o que não é o caso desta ave.
Repara tambem nas grandes coberturas muito riscadas ao invés de escuras e uniformes como na maiorias de atlantis.....eu diria que esta ave é do continente, talvez da mesma fornada desta de Peniche http://seabirdinginpeniche.weebly.com/1/post/2013/02/possvel-larus-michahellis-atlantis.html Wink

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Fev 25, 2013 2:13 am

RuiCaratao escreveu:
Pedro121 escreveu:Quanto aos papagaios o problema é a distancia, no carvoeiro a passagem estava a ser feita muito perto
E já viste o bico? Very Happy

Nem por isso, se estivesse com o equipamento do Hélder talvez tivesse visto, diga-se que dos 4 eu só vi 1, o Hélder é que os topou a todos, eu estava a ter problemas com a magnificação e não estava claramente nos meus dias, o meu colega para alem de dar com os papagaios deu também com o airo e com a gavia sp., eu dei mais apoio moral...

Curiosamente hoje as aves estão a retornar para cima, parei só para ver o que se passava no mar e estão a passar muitas tordas para norte.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por António A Gonçalves Seg Fev 25, 2013 2:03 pm

Olá Rui e Pedro,

Obrigado Rui e Pedro pelos comentários.
Pela variação possível e falando apenas das atlantis dos Açores, penso que certezas só com aves observadas lá. Smile

Rui,
De qualquer forma o que me levou a fotografar a ave subadulta foi obviamente a cabeça muito marcada e com o capuz tão bem delineado.
Para além disso não observei no local e nem posteriormente nas fotos qualquer espelho na P9. A luz estava fraca, mas o tom cinza pareceu-me na altura mais escuro comparativamente às restantes michahellis que passavam na altura.
Por outro lado da experiência que tive com a subespécie nos Açores (mas no mês de Setembro) reparei em muitas com os loros muito pouco ou nada marcados.
Infelizmente não fiz tantas fotos a Gaivotas como agora desejaria e apenas fotografei aquelas tinham a plumagem mais ou menos característica para a subespécie ou as que estavam mais pertinho (e nenhuma adulta ou subadulta em voo).
Pena também ainda não haver registos de exemplos da subespécie desta época do ano e ou mais registos em voo em http://gull-research.org/atlantis/4cyfebr.html Smile

Quanto à de 3 cy concordo plenamente com todos os argumentos contra.

Cumprimentos
António

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por RuiCaratao Seg Fev 25, 2013 5:52 pm

Antonio A. Gonçalves escreveu:Por outro lado da experiência que tive com a subespécie nos Açores (mas no mês de Setembro) reparei em muitas com os loros muito pouco ou nada marcados.

Tens toda a razão António, há aves em que o raiado cefálico é realmente muito semelhante ao das aves do continente, muito mais esbatido, no entanto está presente na maioria das aves ainda que tenue, mas na região dos loros na mesma intensidade que no resto da cabeça. Há excepções claro, e esta ave é um exemplo http://gull-research.org/atlantis/atlantis5cy/5cyoct015.html , repara agora nesta ave de riscado cefálico ténue mas homogeneamente marcada nos loros e restante cabeça http://gull-research.org/atlantis/atlantis5cy/5cysept06b.html
Mas quantas das aves do continente chegam por ano aos Açores, a troca genética é concerteza uma realidade, e aves da nossa costa "lusitanius" que não anilhadas passam facilmente despercebidas no meio das atlantis, observam-se anualmente michahellis subadultas nos Açores de fenótipo "michahellis" por exemplo. Volto a frisar que geneticamente as 2 populações são indistintas e curiosamente as aves das Canárias e Madeira são as que apresentam a menor introgressão de genes de michahellis do mediterrânio, e que a expansão se deu do Atlântico para Este e não o contrário.

Infelizmente não fiz tantas fotos a Gaivotas como agora desejaria e apenas fotografei aquelas tinham a plumagem mais ou menos característica para a subespécie ou as que estavam mais pertinho (e nenhuma adulta ou subadulta em voo).
Pena também ainda não haver registos de exemplos da subespécie desta época do ano e ou mais registos em voo em http://gull-research.org/atlantis/4cyfebr.html

Wink ... exacto toda a variação seria importante, nem que um dia conseguissemos chegar à conclusão que apenas aves num determinado periodo do ano e numa determinada idade fossem seguramente identificáveis à semelhança do que acontece com Larus fuscus fuscus, neste momento acho que apenas aqueles individuos muito tipicos podem ser com alguma segurança identificados como atlantis
Infelizmente o interesse por esta subespecie parece ser quase na sua totalidade manifestado pelos observadores estrangeiros que visitam a região durante a época de migração e a progressão das galerias com novas fotos practicamente estagnou.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Qua Fev 27, 2013 3:26 pm

Hoje de manhã... Very Happy Very Happy Very Happy

Maritimas - Página 14 Larhyp



Na simpática companhia do Inocêncio Oliveira, que teve a amabilidade de me guiar em alguns dos seus locais (Angeiras, Vila Chã, Azurara...), e foi com muito agrado que encontramos esta magnífica ave Very Happy Very Happy Very Happy estreia para mim!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por lrodrigues Qua Fev 27, 2013 4:43 pm

Boa Helder.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qui Fev 28, 2013 2:37 am

Helder Vieira escreveu:
Na simpática companhia do Inocêncio Oliveira, que teve a amabilidade de me guiar em alguns dos seus locais (Angeiras, Vila Chã, Azurara...), e foi com muito agrado que encontramos esta magnífica ave Very Happy Very Happy Very Happy estreia para mim!

Muito bem, e a glaucoides? Não apareceu?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Qui Fev 28, 2013 2:52 am

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu:
Na simpática companhia do Inocêncio Oliveira, que teve a amabilidade de me guiar em alguns dos seus locais (Angeiras, Vila Chã, Azurara...), e foi com muito agrado que encontramos esta magnífica ave Very Happy Very Happy Very Happy estreia para mim!

Muito bem, e a glaucoides? Não apareceu?

Nope.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 14 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 14 de 28 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15 ... 21 ... 28  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos