Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gralha de Bico Vermelho

+2
PNicolau
Lemuel Silva
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Lemuel Silva Qui Set 24, 2015 3:20 am

No passado dia 18 de Setembro, entre as 11:00 e as 12:00, nos baldios da aldeia de Guadramil, no Parque Natural de Montesinho, vi uma gralha de bico vermelho a voar solitária. Metros ao lado, em fios elétricos, muitas gralhas pretas, não sei se tinha estado associado a elas ou não. De qualquer forma, vi a ave a voar enquanto conduzia, ia devagar e vimo-la perfeitamente. Muito negra e de bico amarelo vivo. Como não há gralhas de bico amarelo em Portugal, depreendi que fosse um imaturo de gralha de bico vermelho. Fica o registo, entre 500 a 650 metros de altura, já não me lembro bem. Cumprimentos.
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por PNicolau Qui Set 24, 2015 4:54 am

Gralhas-de-bico-vermelho não podem ter o bico amarelo vivo, quanto muito laranja. Sugeria que tentasses voltar ao local e fotografasses a ave. Apesar de não haver registos, há sempre a possibilidade de ocorrer muito raramente uma gralha-de-bico-amarelo.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Lemuel Silva Qui Set 24, 2015 8:02 am

Não sei quando posso voltar ao local de observação, é muito longe do meu local de residência, mas vou ter sempre isso presente quando for lá.
Ia a conduzir, ela passou a voar, vi um grande corvo negro de bico amarelo. Do que me lembro, era amarelo vivo. No entanto, devo dizer que foi na sexta feira passada, quando começou este bom tempo espetacular. Estava muito sol e o sol estava quase no seu pico, será que o que me pareceu amarelo era um laranja claro brilhante? Para além disso, devo dizer que nunca tinha visto uma gralha vermelha ou amarela antes, logo os meus termos de comparação são parcos.
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Lemuel Silva Qui Set 24, 2015 8:08 am

Contudo, para perceberem o quão amarelo era o bico, lembro-me de na altura ter gritado para a minha namorada: olha uma gralha de bico amarelo! Esta ainda faltava na minha lista! Enfim, de tão amarelo que era o bico não tive duvidas em atribuir-lhe o nome gralha de bico amarelo. Só mais tarde, quando fui ao guia, é que percebi que não existia a espécie em Portugal. E que a gralha de bico vermelho, embora em perigo e bastante rara, estava registada para o nordeste lusitano, apresentando um bico bastante claro quando imatura. Assim sendo, automaticamente, depreendi que fosse uma gralha de bico vermelho. Enfim, certezas certezas, só DEUS. Quem sabe um dia uma fotografia, voltando lá Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Paulfer Qui Set 24, 2015 11:34 am

1.º Porque era gralha de bico vermelho?
2.º não podia ser uma gralha normal (excluindo o bico)?
3.º estava sol?
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Lemuel Silva Sáb Set 26, 2015 11:33 am

Paulfer escreveu:1.º Porque era gralha de bico vermelho?
2.º não podia ser uma gralha normal (excluindo o bico)?
3.º estava sol?

Penso que fui bastante claro mais acima:

Estava muito sol, céu limpo. A ave passou à frente do carro, vimo-la na perfeição, um corvídeo negro de bico muito amarelo. O porque de ser vermelha e não amarela prende-se apenas pelo facto de não estar referenciada gralha de bico amarelo para Portugal, ou seja, talvez fosse uma gralha de bico vermelho imatura com o bico mais amarelo do que o costume graças ao sol. Tudo isto é na verdade uma suposição com base em probabilidade, pois na verdade poderia ser realmente uma gralha de bico amarelo, who knows?!

Quanto à possibilidade de ser uma gralha normal, não se põe. Eu e a minha namorada vimos bem o animal. Para além disso estou bem familiarizado com gralhas de bico preto, aquilo era um animal diferente.

Gralha de bico vermelho ou amarelo não importa. Qualquer uma das duas torna a observação notável, seja pela raridade de uma ou pela teórica ausência da outra. Montesinho, um local a prospectar melhor! Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por PNicolau Sáb Set 26, 2015 12:05 pm

Sem dúvida que Montesinho é uma zona com muito por descobrir.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Paulfer Sáb Set 26, 2015 12:10 pm

Lemuel Silva escreveu:
Para além disso estou bem familiarizado com gralhas de bico preto, aquilo era um animal diferente.

E com a gralha de bico vermelho? Sem ser o bico, como era diferente?
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por PNicolau Sáb Set 26, 2015 12:20 pm

Paulfer escreveu:
Lemuel Silva escreveu:
Para além disso estou bem familiarizado com gralhas de bico preto, aquilo era um animal diferente.

E com a gralha de bico vermelho? Sem ser o bico, como era diferente?
Paulo, nota que o Lemuel nunca disse que era P. graculus, sempre foi pela via da espécie mais comum, apesar de ter dito que nunca tinha visto nenhuma. Se era uma gralha e tinha o bico colorido, não há muitas opções. Mas agora também não será possível chegar a uma conclusão..
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Paulfer Sáb Set 26, 2015 12:39 pm

Ok e nunca viste corone com bico amarelo?  Very Happy
Pois eu já e continuo a ver e é devido ao reflexo do sol

As minhas questões são só para perceber o caso, pois comigo passou-se assim:
A uns anos eu andava pela murraceira e passa-me várias gralhas com bico amarelo. Como eu ainda não tinha a experiência da gralha de bico vermelho supôs que eram juvenis. Mas depois pensei, mas elas andam por cá? (Serra da boa viagem)

Mais tarde volta-me a acontecer e estudo melhor o caso: Bico molhado + sol = muito reflexo


Última edição por Paulfer em Sáb Set 26, 2015 12:43 pm, editado 1 vez(es)
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Paulfer Sáb Set 26, 2015 12:42 pm

Ah e a gralha de bico amarelo está a 200 e poucos km de distância Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Lemuel Silva Sáb Set 26, 2015 5:56 pm

Não era mesmo um Corvus corone, tenho a certeza do que vi. Passou a voar muito perto, vimo-la na perfeição. Enfim, tenho que voltar ao Montesinho e conseguir uma foto Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 27, 2015 7:32 am

Há uma coisa que me faz confusão em todo este tópico: a questão parece girar unicamente em torno da cor do bico.

Em minha opinião, há um aspecto nas gralhas de bico vermelho que permite identificá-las com relativa facilidade, mesmo em contra-luz: o formato do bico. Este é totalmente diferente do das gralhas-pretas, sendo mais fino e mais curvado.

Lemuel, não notaste nada difererente na forma do bico?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25580
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Lemuel Silva Seg Out 05, 2015 12:01 pm

Eu não estava em contraluz, o sol estava atrás de mim, eu e a minha namorada vimos a ave na perfeição, pois passou à nossa frente perfeitamente iluminada. Mas passou a voar rapidamente, não conseguimos ver o formato do bico. Nem insisti, afinal deduzi logo que era uma gralha de bico amarelo, não sabia que ia levantar duvidas. Só mais tarde ao pegar no guia amaldiçoei o facto de não saber mais pormenores. Eu vi uma gralha super escura, de bico super amarelo, a contrastar fortemente com a plumagem. É uma das duas espécies, qual, ficamos por saber. De qualquer forma é uma observação interessante, dado a raridade de uma espécie naquela região e a ausência (que se saiba) da outra. Acho que a malta aqui do site devia prospectar melhor o nordeste Portugues e a Beira Alta, são as duas zonas onde costumo ver mais variedade de espécies de aves e é so pelos sons que ouço e as cores que vejo a passar por mim, há ali muita, muita passarada. Só chascos vi às dezenas, nunca tinha visto tantos juntos em tão poucos km. Vou ter que ir lá de propósito ao PNM para ver aves, façam o mesmo Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Paulfer Seg Out 05, 2015 1:08 pm

Lemuel Silva escreveu: Vou ter que ir lá de propósito ao PNM para ver aves, façam o mesmo Smile
Sempre por uma boa causa Very Happy
Calhandra de Dupont
Perdiz-cinzenta
Gralha-de-bico-amarelo
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Lemuel Silva Seg Out 05, 2015 1:30 pm

Paulfer escreveu:
Lemuel Silva escreveu: Vou ter que ir lá de propósito ao PNM para ver aves, façam o mesmo Smile
Sempre por uma boa causa Very Happy
Calhandra de Dupont
Perdiz-cinzenta
Gralha-de-bico-amarelo


Boa Paulo Ferreira Smile

Já lá foste desde a ultima vez que falamos? Viste essas 3 espécies, incluindo a Gralha de Bico Amarelo, é isso? Seriam as melhores noticias possíveis, não sei se estou a interpretar bem!
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Paulfer Seg Out 05, 2015 2:09 pm

Não fui mas espero ir um dia.
São espécies desaparecidas de Portugal que quem lá for, que esteja bem atento Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por pedro121 Ter Out 06, 2015 2:51 am

Pegando no ponto do Paulo, embora a gralha-d-bico-amarelo seja muito pouco provável, ela não é impossível, mas o interesse principal dessa zona é nas hipóteses que oferece para perdiz-cinzenta e Calhandra de Dupont que tem pequenos núcleos a escassos km da fronteira, mas acima de tudo para verdilhão-serrano, o problema é que para procurar qualquer destas 3 espécies seria necessário ir de inverno.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 06, 2015 3:08 am

@Lemuel: mais uma questão, qual era o tamanho da ave?
Pergunto isto porque a gralha-de-bico-amarelo é uma ave relativamente pequena... muito mais pequena que uma gralha-preta e mais pequena mesmo que a de bico vermelho.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25580
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por pedro121 Ter Out 06, 2015 3:11 am

Gonçalo Elias escreveu:
Pergunto isto porque a gralha-de-bico-amarelo é uma ave relativamente pequena... muito mais pequena que uma gralha-preta e mais pequena mesmo que a de bico vermelho.

Sim, bem pequena, do tamanho de uma rola. mas em voo vai parecer maior, de qualquer modo é melhor meter esta observação na caixa das "podia ser, mas vamos ficar para sempre na duvida"
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16022
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Lemuel Silva Ter Out 06, 2015 9:23 am

Boa tarde. Não me lembro da ave me parecer pequena ou grande, pareceu-me mais ou menos do tamanho de uma gralha preta normal. Realmente, para ser de uma das outras duas espécies, teria que ser uma ave um pouco mais pequena, mas realmente não notei nada. De qualquer forma, antes desta observação, nunca tinha visto gralhas de bico amarelo ou vermelhas antes, nunca me tinha informado particularmente bem acerca das características e tamanho destas espécies, da confusão que podia gerar, então não atentei bem nisso, ou seja, se não estamos alertados para isso nem sempre nos apercebemos, para mais passou a voar. O bico, contudo, vi muito bem que era amarelo, era impossível ser um bico negro a brilhar ao sol. Isso vimos muito bem, tenho a certeza, aliás, a minha namorada também viu. Para mim era uma gralha de bico vermelho juvenil. Quando voltar lá vou estar atento a estas espécies e às outras duas também. E vou ver se trago provas fotográficas.
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Lemuel Silva Ter Out 06, 2015 9:27 am

Já agora, a este nível, só vi gralha preta, corvos e gralha de nuca cinzenta. Mas acredito que possa ocorrer acidentalmente gralha calva em algumas zonas. Ando sempre à procura, essa espécie é que eu gostava de encontrar, mais do que as gralhas de bico vermelho ou amarelo Smile
Lemuel Silva
Lemuel Silva

Número de Mensagens : 880
Idade : 38
Local : Porto
Data de inscrição : 30/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 06, 2015 9:34 am

Lemuel, parece-me que há aqui um aspecto que te escapa: o facto de uma gralha totalmente preta ter o bico amarelo não faz dela uma gralha-de-bico-amarelo nem sequer uma gralha-de-bico-vermelho juvenil.

Tal como um andorinhão todo preto com o uropígio branco não o transforma automaticamente num andorinhão-cafre ou num andorinhão-pequeno (há casos de andorinhões com leucismo parcial, justamente na zona do uropígio). Tal como uma cegonha com o pescoço preto pode não ser uma cegonha-preta (já vi uma vez uma cegonha branca com o pescoço tão sujo e tão negro, talvez de fuligem(?), que facilmente passaria por cegonha preta a um observador que estivesse menos atento a outros pormenores.

Os guias de campo muitas vezes colocam demasiada ênfase numa determinada característica, dando quase a ideia de que para identificar a espécie basta olhar para essa característica, mas muitas vezes as identificações são mais complexas, especialmente tendo em conta a variabilidade que pode haver dentro das espécies comuns. O que quero dizer com isto é que é importante reparar sempre em várias características, muito especialmente quando se tratar de uma ave que esteja a ser vista fora da sua área normal de ocorrência, como terá sido o caso.

E por vezes também temos de aceitar o facto de que nem sempre é possível chegar a uma conclusão sobre a identidade de todas as aves que observamos... Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25580
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Paulfer Ter Out 06, 2015 11:09 am

Lemuel Silva escreveu: Quando voltar lá vou estar atento a estas espécies e às outras duas também. E vou ver se trago provas fotográficas.

Às outras 3
Perdiz cinzenta
verdilhão serrano
Calandra do dupont

Lemuel Silva escreveu: E vou ver se trago provas fotográficas.

Isso era mesmo muito bom porque aves dessas sem registos fotográficos/video não caem bem Smile
Ainda me lembro da noticia da perdiz cinzenta. Ui que confusão que gerou Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Out 06, 2015 11:13 am

Paulfer escreveu:Ainda me lembro da noticia da perdiz cinzenta. Ui que confusão que gerou Very Happy

"Ah e tal, eu hei-de apresentar as provas"... até hoje nicles Twisted Evil
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25580
Idade : 56
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

gralha - Gralha de Bico Vermelho Empty Re: Gralha de Bico Vermelho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos