Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Petrificados de medo com o aquecimento global

4 participantes

Ir para baixo

Existe demasiado alarmismo em torno do aquecimento global?

Petrificados de medo com o aquecimento global Vote_lcap14%Petrificados de medo com o aquecimento global Vote_rcap 14% 
[ 3 ]
Petrificados de medo com o aquecimento global Vote_lcap41%Petrificados de medo com o aquecimento global Vote_rcap 41% 
[ 9 ]
Petrificados de medo com o aquecimento global Vote_lcap45%Petrificados de medo com o aquecimento global Vote_rcap 45% 
[ 10 ]
 
Total de votos : 22
 
 

Petrificados de medo com o aquecimento global Empty Petrificados de medo com o aquecimento global

Mensagem por C. M. Elias Qua Jun 24, 2009 5:13 pm

Bjorn Lomborg
Petrificados de medo com o aquecimento global
©️ Project Syndicate, 2008 www.project-syndicate.org

A contínua apresentação de histórias assustadoras acerca do aquecimento global nos meios de comunicação social deixa-nos desnecessariamente receosos. Pior ainda, aterroriza os nossos filhos.

Al Gore distingiu-se pela descrição que fez de como um aumento de seis metros do nível do mar inundaria quase por completo a Florida, Nova Iorque, Holanda, Bangladesh e Shangai, apesar de as Nações Unidas estimarem que os níveis do mar subirão 20 vezes menos do que isso e que não terão essas consequências.

Quando confrontados com estes exageros, alguns de nós dizemos que são por uma boa causa e que seguramente ninguém sai prejudicado se isso fizer com que nos concentremos ainda mais na resolução dos problemas associados às alterações climáticas. Um argumento semelhante foi utilizado quando a Administração de George W. Bush sobrestimou a ameaça terrorista do Iraque de Saddam Hussein.

Mas estes argumentos são extremamente errados e tais exageros são bastante nocivos. A preocupação excessiva com o aquecimento global significa que há uma menor preocupação com outras questões que poderíamos melhorar bastante. A título de exemplo, focalizamo--nos no impacto que o aquecimento global poderá ter sobre a malária - que terá colocado mais algumas pessoas em risco dentro de 100 anos - em vez de atacarmos o problema dos 500 milhões de pessoas que sofrem de malária actualmente, através de programas de prevenção e de tratamento que são muito mais baratos e francamente mais eficazes do que será o combate à redução das emissões de dióxido de carbono.

O exagero também desgasta a vontade da população de combater o aquecimento global. Se o planeta está condenado, poderão as pessoas perguntar-se: "então para quê tentar fazer alguma coisa?" Um número recorde de 54% de norte-americanos está actualmente convicto de que as notícias dos meios de comunicação social fazem com que o aquecimento global pareça muito pior do que na realidade é. Hoje em dia, uma maioria de indivíduos acredita - erradamente - que o aquecimento global nem sequer é provocado pelos seres humanos. No Reino Unido, 40% acreditam que a dimensão que é atribuída ao aquecimento global é exagerada e 60% duvidam que seja causado pelo homem.

No entanto, estou convicto de que o pior "custom" do exagero é o desnecessário alarmismo que provoca - particularmente entre as crianças. Recentemente, falei sobre as alterações climáticas com um grupo de adolescentes dinamarqueses. Um deles receava que o aquecimento global fizesse "explodir" o planeta - e todos os outros tinham receios similares.

Nos Estados Unidos, a rede de televisão ABC informou recentemente que os psicólogos estão a começar a observar mais neuroses em pessoas ansiosas em relação às alterações climáticas. Um artigo do "The Washington Post" citava o caso de Alyssa, com 9 anos, que chora perante a possibilidade de extinções em massa de animais devido ao aquecimento global. "Não gosto do aquecimento global porque mata animais e eu gosto dos animais", disse ela. E acrescentou - recorde-se que se trata de uma criança que ainda nem perdeu todos os seus dentes de leite - o seguinte: "Preocupo-me com o aquecimento global porque não quero morrer".

O referido jornal referia também o caso de pais que estão à procura de saídas "produtivas" para as obsessões dos seus filhos de 8 anos relativamente à morte dos ursos polares. Seria muito melhor se os educassem e lhes dessem a saber que, contrariamente ao que se crê, a população mundial de ursos polares duplicou e talvez tenha até quadruplicado no último meio século, para cerca de 22.000. Apesar da redução - e eventual desaparecimento - do gelo estival no Ártico, os ursos polares não se extinguirão. Afinal de contas, na primeira parte do actual período interglaciar, quase não existiam glaciares no Hemifério Norte e o Ártico provavelmente não teve gelo durante mil anos, mas os ursos polares continuam entre nós.

Uma outra criança de 9 anos mostrou ao "The Washington Post" o seu desenho de uma linha de tempo do aquecimento global. "É assim que a Terra é agora", disse Alex, apontando para uma forma escura na parte inferior do desenho. "E depois, simplesmente vai começar a desaparecer". Olhando para cima para ter a certeza de que a sua mãe estava a ouvi-lo, apontou para a parte de baixo do desenho: "dentro de 20 anos, não haverá oxigénio". Em seguida, para dramatizar a cena, atirou-se para o chão, fazendo-se de "morto".

E estes não são casos isolados. Um novo estudo realizado junto de 500 pré-adolescentes norte-americanos concluiu que uma em cada três crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos receava que a Terra já não existisse quando eles chegassem à idade adulta, devido ao aquecimento global e a outras ameaças ao ambiente. Incrivelmente, um terço das nossas crianças acha que não tem um futuro, porque tem medo das assustadoras histórias em torno do aquecimento global.

Observamos o mesmo padrão no Reino Unido, onde um estudo demonstrou que metade das crianças entre os 7 e os 11 anos revela ansiedade perante os efeitos do aquecimento global, chegando muitas das vezes a perder o sono devido a esta preocupação. Isto é grotescamente prejudicial.

E sejamos honestos: estas histórias assustadoras são intencionais. As crianças acreditam que o aquecimento global destruirá o planeta antes de elas chegarem à idade adulta, porque são os adultos que lhes estão a dizer isso.

Quando cada nova previsão acerca do aquecimento global é mais assustadora do que a anterior e quando as estimativas mais aterradoras - que não são, frequentemente, sustentadas por dados científicos comprovados - são as que recebem mais tempo de antena, não admira que isso deixe as crianças preocupadas.

Nada traduz melhor esta manipulação do medo que o filme de Al Gore, intitulado "Verdade Inconveniente", cuja campanha de lançamento o promoveu como "de longe, o filme mais aterrador que alguma vez irá ver".

Dê uma vista de olhos ao "trailer" deste filme no YouTube. Observe as imagens de forças descomunais e que fazem gelar o sangue, em vias de destruir o nosso futuro. O comentário diz-nos que este filme "chocou audiências em todo o mundo" e que "nada é mais aterrador" do que aquilo que Al Gore vai contar. Repare como o "trailer" até inclui uma explosão nuclear.

O actual debate sobre o aquecimento global é, claramente, nocivo. Acho que chegou a altura de exigirmos aos meios de comunicação social que deixem de nos assustar - a nós e aos nossos filhos. Merecemos um diálogo mais razoável, mais construtivo e menos assustador.


©️ Project Syndicate, 2009.

www.project-syndicate.org

Tradução: Carla Pedro

Fonte: Jornal de Negócios
C. M. Elias
C. M. Elias
Admin

Número de Mensagens : 321
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Petrificados de medo com o aquecimento global Empty Re: Petrificados de medo com o aquecimento global

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Mar 06, 2012 12:28 pm

Que o aquecimento global (ou alterações climáticas, se preferirem) se tornou um dogma e uma questão de fé, parece ponto assente.

Mas é curioso notar que se está a tornar também uma questão política, conforme demonstra uma recente sondagem:

Global warming: It IS political
WEDNESDAY, FEBRUARY 29, 2012

On this dreary day with rain imminent, if you were to ask people if it's been raining more around here lately, our guess is they would say "yes."

Which raises an overarching question: Why would you bother asking when you and the people you question could simply look it up?

The National Weather Service records would show that 2011 was the wettest year in Philadelphia on record and that the last several years overall have been quite wet. These are facts that we have published and posted.

Which brings us to a poll released by the Brookings Institution that assessed "belief" in global warming.

It found that about 62 percent of those surveyed do believe the world is getting warmer. What really stopped us was that 78 percent of Democrats are hot on warming, and only 47 percent of Republicans.

Again, we ask, why bother asking such a question, when one could easily consult one of the world temperature databases, such as the National Climate Data Center's, or NASA's satellite data to get a quantifiable answer.

The answer by the way is clear; The world has become warmer in the last 30 years overall, albeit with irregularities.

Precisely how much humans have to do with it, whether it is going to continue, and whether it will have catastrophic consquences are critical questions.

We predict that the answers will take decades to play out, regardless of what Democrats or Republicans or crypto non-ethnic voters in battleground states believe.

Posted by Tony Wood @ 9:09 AM

http://www.philly.com/philly/blogs/weather/140856433.html
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Petrificados de medo com o aquecimento global Empty Re: Petrificados de medo com o aquecimento global

Mensagem por jheitor Ter Mar 06, 2012 12:45 pm

seja como for na minha opinião há que fazer alguma coisa ( ainda ontem se viram os glaciares a derreter ) mas até agora pouco se fez e falou-se muito e muitas vezes fala-se apenas para desviar atenções de assuntos mediáticos...

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Petrificados de medo com o aquecimento global Empty Re: Petrificados de medo com o aquecimento global

Mensagem por JDGS Ter Mar 06, 2012 4:16 pm

As ONGs de tudo fazem para combater o aquecimento do planeta, mas como é obvio não são meia dúzia de associações que vão alterar o destino do planeta. Os governos devem actuar e já, porque se perdermos mais tempo, ADEUS boa vida....E acreditem a coisa está preta.
Dizem que há demasiado alarmismo, mas ainda se pode ver atentados (que não cabem na cabeça de ninguém) à natureza. Talvez algumas pessoas exagerem um pouco, mas quando faltar água, comida, etc, as pessoas que não querem saber vão pedir ajuda a Deus.
JDGS
JDGS

Número de Mensagens : 2062
Idade : 31
Local : Porto
Data de inscrição : 21/07/2011

http://portugalselvagem.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Petrificados de medo com o aquecimento global Empty Re: Petrificados de medo com o aquecimento global

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos