Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus)

2 participantes

Ir para baixo

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Empty ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 11, 2018 8:39 am

Criei este tópico com um objectivo concreto em mente: o de juntar informação sobre a ocorrência desta espécie no interior do território (embora o tópico também possa ser usado para informação referente a pontos do litoral).

Ora sobre o interior há uma situação que me intriga há muitos anos: no primeiro atlas de aves (realizado de 1978 a 1984) refere-se uma situação curiosa, que é a de nidificarem nos bancos de areia no Tejo, na zona de Santarém, creio eu. E segundo o Tait (1924) ocorria ainda mais para montante até à zona de Abrantes. No entanto não conheço registos recentes dessa zona e no ebird nada aparece. Será falta de prospecção ou falta de aves?

Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Empty Re: ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus)

Mensagem por pedro121 Qua Abr 11, 2018 8:54 am

Dando uma olhada rápida no eBird a espécie parece ocorrer no interior, pelo menos durante a migração.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Empty Re: ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Abr 11, 2018 9:11 am

Sim, na migração sem dúvida, e até no Inverno, eu já vi no interior do Alentejo, salvo erro na albufeira de Odivelas (tenho de confirmar).

A minha curiosidade neste caso era mais sobre a nidificação, creio que já terão nidificado em Alqueva também.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Empty Re: ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 20, 2021 10:31 am

Durante o mês de Junho (na verdade a partir do final de Maio) vai decorrer o censo nacional do borrelho-de-coleira-interrompida.

Em anexo os mapas com as quadrículas (tétradas) a visitar. As tétradas a verde já estão atribuídas a observadores, as azuis serão realizadas pelo icnf e as não coloridas ainda não estão atribuídas.

Quem tiver interesse em colaborar poderá contactar directamente com o Afonso Rocha: afonso.rocha (arroba) ua.pt

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Censo_10

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Censo_11

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Censo_12

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Censo_13

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Censo_14
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus) Empty Re: ESPÉCIE: Borrelho-de-coleira-interrompida (Charadrius alexandrinus)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos