Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

+13
nfpconceicao
luis correia
Ricardo Melo
lrodrigues
Samuel Patinha
João Tomás
cardosohelder
pedrocardia
PNicolau
Helder Vieira
pedro121
Paulo Alves
Gonçalo Elias
17 participantes

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Ricardo Melo Sáb Abr 20, 2019 9:26 am

Gonçalo Elias escreveu:
Ricardo Melo escreveu:mas o arundinaceus só a costuma ocupar na metade inferior de PT + interior profundo.
tenho ideia que no litoral centro (nomeadamente no baixo Vouga e no baixo Mondego) é razoavelmente frequente, não?
João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:tenho ideia que no litoral centro (nomeadamente no baixo Vouga e no baixo Mondego) é razoavelmente frequente, não?
Mais algumas lagoas e pauis do litoral centro.
No texto que escrevi, e relativamente à distribuição na metade inferior de PT, refiro-me à localização da espécie particularmente em tabua... Wink
Já agora, envio o mapa eBird relativo ao período de nidificação deste e de anos passados, na qual se observa uma distribuição bastante maior na metade sul do território:
ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Captur12
Ricardo Melo
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1723
Idade : 46
Local : Paços de Ferreira
Data de inscrição : 24/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por João Tomás Sáb Abr 20, 2019 9:30 am

Ricardo Melo escreveu:Já agora, envio o mapa eBird relativo ao período de nidificação deste e de anos passados, na qual se observa uma distribuição bastante maior na metade sul do território:

Ok, com a expressão bastante maior já concordo Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 20, 2019 10:07 am

Convém distinguir distribuição da densidade, no interior de portugal a distribuição é grande, beneficiando na rede de açudes, mas a densidade menor do que nos grandes estuários e grandes zonas húmidas.

Eu estou curioso com os resultados deste censo precisamente pela dificuldade de ser feito. Por um lado temos as dificuldades de identificação, por outro temos a logística, os grandes estuários são extremamente difíceis de serem prospectados, talvez o Tejo seja até mais fácil do que o Sado ou a Ria de Aveiro mas todos eles serão difíceis de cobrir numa percentagem elevada. A outra dificuldade logística é cobrir todos esses açudes do interior. Há uns anos, eu o Matthias e o Flávio tínhamos ido ao Rosmaninhal ver de calças, e depois fomos à serra da Estrela, no caminho paramos num açude, mas quando digo açude estou a falar de uma coisa minúscula, no meio do nada, e lá estava um macho a cantar. Açudes daqueles há muitos, e em propriedade privada.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 20, 2019 10:50 am

Ricardo Melo escreveu:No texto que escrevi, e relativamente à distribuição na metade inferior de PT, refiro-me à localização da espécie particularmente em tabua... Wink

Ok esclarecido, e concordo, mas parece-me que a tabua está em expansão no centro (nomeadamente no distrito de Viseu, p.ex.).

pedro121 escreveu:Eu estou curioso com os resultados deste censo precisamente pela dificuldade de ser feito. Por um lado temos as dificuldades de identificação, por outro temos a logística, os grandes estuários são extremamente difíceis de serem prospectados, talvez o Tejo seja até mais fácil do que o Sado

O Sado tem muitas restrições de acesso mas não tem uma área extensa de caniçais / tabuais nem valas enormes como há no Tejo. Tem manchas relativamente pequenas na Carrasqueira, no Zambujal, no Pinheiro, talvez no Monte Novo / Abul e eventualmente no Açude da Murta. Tirando o Pinheiro, que tem enormes restrições de acesso, os outros locais são visitáveis. Eventualmente a zona mais difícil de prospectar será a zona a montante do estuário (isto é, a sul de Alcácer).

pedro121 escreveu:A outra dificuldade logística é cobrir todos esses açudes do interior. Há uns anos, eu o Matthias e o Flávio tínhamos ido ao Rosmaninhal ver de calças, e depois fomos à serra da Estrela, no caminho paramos num açude, mas quando digo açude estou a falar de uma coisa minúscula, no meio do nada, e lá estava um macho a cantar. Açudes daqueles há muitos, e em propriedade privada.

Sim, é verdade, por outro lado o número de açudes visitados e a % deles que tenha machos a cantar já pode ser um bom indicador da densidade de ocorrência.

Eu continuo a achar que a população da espécie está a cair, e bem depressa. Aqui no Algarve os números continuam baixíssimos, apenas 2 machos até ao momento e olha que não foi por falta de prospecção. Só eu já visitei a maioria dos locais bons nos concelhos de VRSA, Castro Marim, Tavira e Lagoa e alguns de Loulé e só vi um macho. Se que também houve visitas em Vilamoura (Loulé) e nada. O outro registo veio de Vila do Bispo. Portanto até ver parece-me que a principal dificuldade não é a falta de acessos e sim a falta de aves Mad
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 20, 2019 2:58 pm

Bem, há inúmeras questões por responder, e uma delas é qual a melhor altura para fazer o censo, por exemplo, eu hoje fui à poça do Vau, não ouvi nenhum, mas vi um, mas em compensação ouvi pelo menos 5 machos de cigarrinhas, embora tenha quase a certeza que fossem 6. foi um pequeno percurso, mas foi há melhor parte da zona para cigarrinhas, mesmo assim um minimo de 5 machos é muito bom. Acho que nunca tinha ouvido tantos.

As cigarinhas chegam no inicio de março, e eu em março e abril faço muito esforço para frangas, raramente oiço RGC mesmo em abril, mas cigarinhas normalmente oiço sempre 1-2 nesta zona. Este ano 5, é verdade que era a melhor zona e que a 2ª melhor zona estava seca, mas mesmo assim acho o numero alto.

Talvez o meu erro em anos anteriores tenha sido ir ouvi-las cedo demais, meio de Abril pode ser melhor do que meio de Março.

Bem, e quanto ao rouxinol? eu deixo de fazer esforço para as frangas a partir do meio de Abril, mas e talvez por isso tenha poucos registos, vamos ver, pessoalmente acho que é inútil qualquer esforço antes de maio, mas mesmo o inicio de maio pode não ser o pico.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 20, 2019 3:19 pm

Pedro quando eu comecei a ver aves começava a ouvir os rouxinóis em finais de Março ou início de Abril sem qualquer tipo de esforço dirigido. Se a minha teoria de que havia muitos mais estiver certa, então é natural que fosse mais fácil dar com eles em Abril.

Saliento ainda que no primeiro atlas nacional se menciona que o canto da espécie pode ser ouvido desde o início de Março, no sul do país.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 20, 2019 3:57 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Saliento ainda que no primeiro atlas nacional se menciona que o canto da espécie pode ser ouvido desde o início de Março, no sul do país.

Saliento que a realidade actual é muito diferente da retratada no 1º atlas para basicamente todas as espécies.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 20, 2019 4:26 pm

Verdade, umas retraíram muito e outras expandiram-se consideravelmente.

O terceiro atlas também vai dar um panorama muito diferente para imensas espécies (e não necessariamente por ter havido mudanças Evil or Very Mad )
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por pedro121 Dom Abr 21, 2019 1:14 am

Gonçalo Elias escreveu:
Saliento ainda que no primeiro atlas nacional se menciona que o canto da espécie pode ser ouvido desde o início de Março, no sul do país.

Como são actualmente as datas de chegada no resto da Europa? Eu pessoalmente tenho muita dificuldade em aceitar que eles cheguem no inicio de Março, no inicio de Março começam a chegar as cigarinhas e depois delas os RPC, os RPG se chegassem no inicio de Março comiam o que? há uma razão para que espécies de insectívoros maiores cheguem mais tarde do que espécies mais pequenas.

Atenção que eu não estou a contestar a descida dos números, mas sim a perguntar qual é a melhor altura para se fazer o censo, que pela lógica deve ser depois da chegada do grosso da população.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 21, 2019 1:47 am

pedro121 escreveu:qual é a melhor altura para se fazer o censo, que pela lógica deve ser depois da chegada do grosso da população.

Por um lado sim, mas por outro nota que - e creio que isto acontece com a maioria das aves canoras - os machos quando já estão emparelhados e com crias começam a cantar menos e tornam-se mais difíceis de detectar e os cantos que vais ouvindo no final da época correspondem (possivelmente) a machos não emparelhados que ainda estão a ver se se "orientam".

Feitas as contas, se calhar a janela óptima de oportunidade é muito curta (duas semanas? um mês?), mas isso levanta outro tipo de dificuldades, nomeadamente de ordem logística, pois não é possível mobilizar toda a gente para sair numa janela temporal muito curta, além disso tens os caprichos da meteorologia que nem sempre ajudam. E a partir de meio de Maio podes começar a ter muito calor.

Não nos esqueçamos que este censo tem um carácter experimental, não sabemos bem o que vai sair daqui e só no final da época poderemos fazer o balanço - o primeiro censo da pesqueira também ficou com resultados muito parciais, mas foi a aprendizagem do primeiro censo que nos permitiu preparar melhor os seguintes.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por pedro121 Dom Abr 21, 2019 2:06 am

Gonçalo Elias escreveu:, nomeadamente de ordem logística, pois não é  possível mobilizar toda a gente para sair numa janela temporal muito curta, além disso tens os caprichos da meteorologia que nem sempre ajudam. E a partir de meio de Maio podes começar a ter muito calor..

Não é? e como é que foi feito o censo da pesqueira?

Quanto ao resto concordo.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 21, 2019 2:17 am

pedro121 escreveu:Não é? e como é que foi feito o censo da pesqueira?

Já estava à espera dessa questão Smile

No caso da pesqueira foi possível mobilizar bastantes pessoas mas não as suficientes.

Chamo a atenção para alguns aspectos importantes:
- a população invernante de pesqueira está concentrada em quatro ou cinco locais-chave que reúnem 80% da população nacional e portanto cobrindo bem esses locais ficas com uma taxa de cobertura razoável; ainda assim, num desses locais (o estuário do Sado) foi muito difícil arranjar voluntários e a cobertura no último censo ficou bastante fraca; de qualquer forma no caso do Acro a situação é bem diferente, a população está distribuída e a cobertura requer mais gente ou mais dias de trabalho de campo
- no interior alentejano a cobertura por voluntários no censo das Pandion foi pouco expressiva; algumas aves (não muitas) poderão ter ficado por contar; mas essa zona é importante para os Acro e não nos podemos dar ao luxo de a ignorar; se fosse só no Tejo talvez fosse mais fácil atrais muita gente, mas no interior alentejano é diferente - pela minha experiência em atlas e quejandos, a maioria das pessoas não está disponível para ir censar aves muito longe de casa
- a Pandion é uma espécie mais 'sexy', logo é mais fácil atrair gente para participar
- tens muito menos gente qualificada para identificar Acro que Pandion, portanto o censo demora mais tempo porque contas com menos observadores
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Helder Vieira Dom Abr 21, 2019 8:49 am

Hoje, numa volta ao caniçal da lagoa de Paramos (barrinha de Esmoriz), eu, o Luís Rodrigues e o meu irmão, não ouvimos nenhum. Desde a minha última visita ao local (há +- 2 semanas) o número de scirpaceus aumentou consideravelmente (24) e vimos/ouvimos as primeiras Loc lus (10).
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por João Tomás Dom Abr 21, 2019 3:54 pm

Helder Vieira escreveu:Hoje, numa volta ao caniçal da lagoa de Paramos (barrinha de Esmoriz), eu, o Luís Rodrigues e o meu irmão, não ouvimos nenhum. Desde a minha última visita ao local (há +- 2 semanas) o número de scirpaceus aumentou consideravelmente (24) e vimos/ouvimos as primeiras Loc lus (10).

É ir insistindo Razz
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por nfpconceicao Seg Abr 22, 2019 5:34 am

Fui a três sítios hoje de manhã dois estão praticamente secos e um deles está bom com os tais tabuais ou juncos mas não ouvi ou vi nada do que se pretende mas vou passar mais vezes. https://goo.gl/maps/emZQ5jEPP3sk6P5VA
Esta tarde ultimo dia de ferias da pequenada passear para a serra a ver outros potenciais locais. Vamos ver.
nfpconceicao
nfpconceicao

Número de Mensagens : 217
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 22, 2019 8:00 am

Hoje dia 22 de Abril uma visita a alguns caniçais do concelho de Loulé produziu os seguintes resultados:

Lagoa do Trafal - scirpaceus 2, arundinaceus 0
Foz do Almargem - scirpaceus 3, arundinaceus 0
Parque Ambiental Vilamoura - scirpaceus 3, arundinaceus 0

Ou seja, aqui no Algarve continua a bombar scirpaceus mas nada de arundinaceus.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por pedro121 Seg Abr 22, 2019 8:26 am

8? 8 não é bombar, 6 tive eu só na poça do Vau, num bocadinho, e aquilo está seco, sequinho
começo a achar que os acros não gostam do Algarve. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 22, 2019 8:32 am

pedro121 escreveu:8? 8 não é bombar

Semântica, meu caro. Não estive a fazer um levantamento completo dos locais, quis apenas salientar a desproporção face aos grandes.

pedro121 escreveu:, 6 tive eu só na poça do Vau, num bocadinho, e aquilo está seco, sequinho
começo a achar que os acros não gostam do Algarve. Smile

Tens andado distraído então. Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por pedro121 Seg Abr 22, 2019 8:43 am

Gonçalo Elias escreveu:

Semântica, meu caro. Não estive a fazer um levantamento completo dos locais, quis apenas salientar a desproporção face aos grandes.

Mas é realmente uma desproporção? dada a diferença de tamanhos e o tipo de áreas utilizadas, qual será a proporção normal? Por exemplo, eu aqui não estranharia se a proporção fosse algo do tipo 1:10, os pequenos ocupam mais zonas marginais, por exemplo na poça há uma serie de valas secundarias que estão ligadas à vala de drenagem, cada vala tem pelo menos um RPC, mas não tem RPGs, basicamente aqui são mais, porque precisam de territórios menores. Não?

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 22, 2019 8:48 am

Para mim é.

Há 20-30 anos eu via muito mas muito mais arundinaceus que scirpaceus e agora a situação é inversa. Posso apresentar números, se tiveres curiosidade.

E mais, há 30 anos os pequenos ocupavam sobretudo os grandes caniçais, ao passo que os grandes se contentavam com pequenas manchas. Não estou a inventar, está escrito com as letrinhas todas no primeiro atlas, publicado em 1989.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por PNicolau Seg Abr 22, 2019 8:54 am

Bom, parece-me óbvio que a situação da espécie no nosso país é diferente agora.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Abr 22, 2019 9:07 am

PNicolau escreveu:Bom, parece-me óbvio que a situação da espécie no nosso país é diferente agora.

Exacto, e foi essa percepção que esteve na origem da criação deste tópico e, posteriormente, do censo que está a decorrer.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por pedro121 Seg Abr 22, 2019 9:30 am

Gonçalo Elias escreveu: Não estou a inventar, está escrito com as letrinhas todas no primeiro atlas, publicado em 1989.

Infelizmente falha-me esse.

Essa situação agora só se verifica no interior do pais.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por nfpconceicao Ter Abr 30, 2019 12:14 pm

Ainda não vi nem ouvi nenhum, para quem conhece a zona de Tavira, a ribeira que vem do pego do inferno hoje onde se junta com outra já deixou de correr!  https://goo.gl/maps/YFpJEi93C56HdoKh8 Os caniços dá-me a sensação que já foram mais pojantes e que com a falta da água estão mais fracos e a desaparecer. Aqui ouvi e gravei à tempos um Rouxinol-pequeno-dos-caniços - Acrocephalus scirpaceus.
A zona da ponte de São Domingos tem bons caniços e a água ainda corre. https://goo.gl/maps/kmTetudZuS7LjRMv9
Das poucas zonas que conheço e que poderiam ter Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) já só tenho esperança na Ponte de São Domingos e na Mata da Conceição numa lagoa que tem caniços. https://goo.gl/maps/j9YFYKTWR1aa5V8o6
Vamos ver se ainda vou ter sorte.
nfpconceicao
nfpconceicao

Número de Mensagens : 217
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por nfpconceicao Sex maio 10, 2019 5:33 pm

Não vi nem ouvi nenhum até agora. Não está fácil.
nfpconceicao
nfpconceicao

Número de Mensagens : 217
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus) - Página 6 Empty Re: ESPÉCIE: Rouxinol-grande-dos-caniços (Acrocephalus arundinaceus)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos